O Caminho do Homem Espiritual





Cada redimido é participante da vocação celestial (Hebreus 3;1) por isso deve fazer cada vez mais firme a vocação e eleição para caminhar sem tropeçar (II Pedro 1;10) essa é uma chamada de santa vocação(II Timóteo 1:9) devemos olhar para Cristo (Hebreus 12:1 e 2) devemos ser firmes e constantes (I Coríntios 15:58) assim devemos andar em Cristo, Ele é o caminho (João 14:6) “Andai Nele” (Colossenses 2:6) assim procede, devemos andar:
Em entendimento (Provérbios 9:6) nosso entendimento foi iluminado pelas verdades do Evangelho (Efésios 1:18) assim andamos por uma vereda segura, passo a passo, caminho de martírio, negando nosso eu e nunca a Cristo, negando nossa vontade e fazendo a vontade de Deus (Mateus 6:10) esse andar no entendimento é prosseguir em vigilância e sobriedade (I Pedro 5:8) porque o fim de todas as coisas se aproxima; “Filhinhos já é a ultima hora” (I João 2:18)
Nas veredas antigas (Jeremias 6:16) sim, a modernidade inventa modismos que cimentam os degraus do abismo da apostasia, as veredas antigas, são os caminhos santos da ortodoxia, a vida de oração, separação do mundo, dos cultos cristocentricos, a consagração pessoal, a vida de piedade prática que resulta em poder espiritual, as veredas por onde trilharam os heróis da fé de Hebreus 11, por onde passaram os santos da igreja, por onde tombaram os corpos dos mártires que não negaram a Cristo. Quem não anda pelas veredas antigas, se desvia para outro evangelho (Gálatas 1:8)
Em luz espiritual. (João 8:12 com Colossenses 2:6) Cristo ensinou que andar com Ele é andar na luz (João 12:35) quem anda em trevas não sabe para onde vai (I João 2:11) mas se temos comunhão com Cristo, temos luz espiritual (O João 1:6) Ele é a verdadeira luz que alumia (I João 2:6) Cristo está na Palavra e a Palavra está em Cristo (Salmos 119:105 João 1:1) Nós não somos da noite nem das trevas (I Tessalonicenses 5:5) “Andai como filhos da luz”(Efésios 5:8) no mundo está a potestade das trevas (Colossenses 1:13) no mundo estão os príncipes das trevas (Efésios 6:12) e nele encontramos as obras infrutuosas das trevas (Efésios 5:11) mas não devemos ter contato com essas coisas, pois devemos andar na luz da glória do evangelho que resplandece sobre nossa vida.
Em temor á Deus (I Pedro 1:17) respeito sagrado pelo Criador e amor profundo, Jesus falou sobre o amor integral a Deus, amando de todo o nosso coração, alma e pensamento (Mateus 22:39) o temor a Deus não é um medo, mas um respeito sagrado e elevado na medida que amamos e reconhecemos sua Soberania e seu Senhorio sobre nossa vida. Isso nos leva a medida completa de uma admiração, devoção e submissão a Ele.
Em Espírito (Gálatas 5:16) Andar no Espírito Espírito Santo, cheios do Espírito Santo, produzindo o Fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22) pois aquele que não tem o Espírito de Cristo não pertence a Cristo (Romanos 8:9) Aqui está o andar espiritual autentico, viver cheio do espírito Santo é viver na eficácia da piedade, é ter vida em abundancia e experimentar o fluir da vida eterna saindo de dentro dele. Ora meu dileto leitor, não podemos andar diante do Senhor, agradando-lhe em tudo e frutificando em toda a boa obra e crescendo no conhecimento dEle (Colossenses 1:10) sem sermos cheios do Espírito santo, não podemos resistir ao diabo sem sujeição ao Senhor, e só podemos nos sujeitar a Ele quando estamos cheios do Espírito Santo, e sendo cheios do Espírito, podemos também andar no poder do Espírito.
Andai para que possa progredir cada vez mais (I Tessalonicenses 4:1) esse progresso primeiro começa pelo amor (I Tessalonicenses 3:12) e ele segue a até a medida da estatura completa de Cristo(Efésios 4;13) sim! Nossa fé deve crescer muitíssima (II Tessalonicenses 1:3) assim o crescimento de cada redimido é um crescimento corporativo “No qual rodo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor” (Efésios 2:21) assim se andarmos em comunhão com o Senhor (I João 1:3) sabemos que Ele dá o crescimento (I Coríntios 3:7) assim não seremos meninos inconstantes levados por todo vento de doutrina (Efésios 4:14) mas teremos um fortalecimento diário pelo vida consagrada numa devoção diária ao Senhor nosso Deus. Não podemos progredir sem devoção e zelo pelas coisas santas do evangelho, só o progresso espiritual nos conduz aos caminhos da firmeza espiritual “Fortalecidos em todo o poder segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade e gozo; dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz” (Colossenses 1:11 e 12) “Mas a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais até ser dia perfeito” (Proverbios 4:18)

CLAVIO J. JACINTO

0 comentários:

Postar um comentário