O pós-humanismo é uma reação a tragédia humanista, uma vez que
o materialismo destrói a expectativa da vida eterna e esperança da
imortalidade, tendo em vista que o pessimismo assume o controle da cosmovisão e
o destino humano perde o sentido no labirinto das casualidades, era necessária
uma reação mais otimista para essa tendência filosófica. Enquanto a sociedade
ocidental estava repousando sob os valores judaicos cristãos, havia um equilíbrio
psicológico e emocional no homem, pois a bíblia dá uma ênfase sobre o homem
como a criatura coroada com a imagem e semelhança de Deus, Nancy Pearcey
percebe isso quando escreveu: “Longe de expressar uma baixa opinião da natureza
humana, a bíblia oferece um ponto de vista bem mais alto do que a visão secular
predominante hoje, a qual considera que os seres humanos são meros computadores
complexo feitos de carne, produto das forças cegas e naturalistas, sem propósito
ou significado transcendente.” 1) A tendência
do humanismo é centralizar todas as esperanças nas potencias do homem, a razão
e a criatividade, a inteligência e a bravura humana seriam os sustentos desses
ideais. A visão utópica do humanismo é que o homem pode vencer os obstáculos que
a vida impõe, e ele venceria a s doenças, a morte e alcançaria a vida eterna
pelo poder da ciência. O movimento criogênico deve ser aceito como os primeiros
sinais dessa fé na razão e sabedoria humana. É notável que os humanistas
seculares rejeitem todo o tipo de religião, tornaram-se anticristãos e
rejeitaram completamente as doutrinas centrais da fé cristã, inclusive a
doutrina da ressurreição de Cristo. Tais negam as verdades das Escrituras,
todavia, é interessante notar esses que rejeitam a doutrina da ressurreição,
são completamente crédulos quanto a possibilidade do homem cientifico
conquistar a imortalidade pelos seus próprios méritos. É lógico que o homem
secular, uma vez que rejeite a fé em Deus, passe a defender algo, que se torne
em seu ídolo, para que possa dar suporte as suas aspirações filosóficas vitais.
É necessário que seus impulsos, seus instintos espirituais passe a venerar a
razão como um meio de garantir as bases para sua credulidade. Não existe algo
como uma incredulidade absoluta, os que são incrédulos, crêem em divindades que
por natureza, não são divindades. (Gálatas 4:8) assim, quando um homem não reconhece
um Criador que exista a parte da criação, acaba venerando ídolos que se erguem
dentro dele mesmo, assim aquela crença num Deus exterior é apenas rejeitada para
que os ídolos do seu coração tomem o lugar da veneração. Essa substituição
sutil da crença do Deus bíblico, por divindades superficiais, embutidas em
contornos filosóficos e racionais tem um panteão enorme dentro dos corações mais
céticos.
O Caminho da Conquista ou da Falência?
A palavra "pós-humanismo" também tem sido usada em
outros sentidos, por exemplo, para se referir a uma crítica do humanismo, enfatizando
uma mudança em nossa auto-compreensão e suas relações com o mundo natural, a
sociedade e os artefatos humanos. O transumanismo, ao contrário, defende
não tanto uma mudança na maneira como pensamos sobre nós mesmos, mas uma visão
de como podemos usar concretamente a tecnologia e outros meios para mudar o que
somos - não para nos substituir por outra coisa, mas para potencial para se
tornar algo mais do que somos atualmente. Assim como uma criança cresce e
desenvolve as capacidades de um adulto, novas opções tecnológicas podem um dia
permitir que os adultos continuem a se desenvolver e amadurecer em seres com
capacidades pós-humanas. (2)
Percebe-se que o humanismo evolui, ele pavimenta o caminho que leva para o altar
da auto-idolatria. Há uma tendência no homem, ele avança ou retrai-se nas
questões éticas e espirituais, nesse
caso, o passo seguinte é o homem confiar em si mesmo para ajustar-se aos
anseios mais profundos do coração, e nesse caso crer na auto-salvação, isso
nada mais é do que um paganismo que se aperfeiçoou pela tecnologia e pelo
racionalismo, mas que no fundo apenas reflete alcançar a imortalidade pelos próprios
méritos. Assim sob a pretexto racionalista, o home expõe em atitudes crenças e sentimentos, o
que se coração almeja. (Eclesiastes
3:11) no hebraico, a palavra “Haolam” é usada em outras passagens do Pentateuco
como Gênesis 13:15, 17:7 9:16 Êxodo 12:14 e 17 e 24:9 etc. Assim, o homem,
mesmo o secular exprime um sentimento como denotando algo de duração
prolongada, infinita, nesse caso em Eclesiastes 3:11, o homem possui um desejo,
um instinto inato dentro dele de viver para sempre. Esse é um ensino bíblico, e
os mais incrédulos acabam revelando esse sentimento, ainda que rejeitando outro
ensino fundamental das Escrituras: ”Aquele que tem ele só a imortalidade e
habita na luz inacessível” (I Timóteo 6:16) Uma vez que as vãs filosofias,
apenas tendem a levar o homem para o erro (Colossenses 2;8) pelo fato de seu
coração ser completamente enganoso (Jeremias 17:9) sem duvidas, se não abraça
as verdades do evangelho, naufraga no erro espiritual. É lamentável que o homem
inteligente e secular troque a fé num Deus Criador Soberano que do trono
celeste rege todo o universo, para fazer do seu coração um altar para idolatrar
a própria razão
Verdade
Absoluta. Nancy Pearcey. CPAD. Pagina 99
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