FILHOS DA RESSURREIÇÃO



FILHOS DA RESSURREIÇÃO

“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para a vergonha e desprezo eterno” (Daniel 12:2) “E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fazerem o mal para a ressurreição da condenação. (João 5:29)
Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição” (Lucas 20:35 e 36)
“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus Cristo dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem, porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, assim estaremos sempre com o Senhor (I Tessalonicenses 4:14 a 16)
“Num momento, num abrir e piscar de olhos, antes a ultima trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi à morte pela vitoria. Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está ó inferno, a tua vitoria? (I Coríntios 15:52 a 55)

Aquele que ressurgiu dentre os mortos também nos levantará, se fizermos a sua vontade, guardarmos seus mandamentos e amarmos as coisas que Ele amou, afastando-nos de toda injustiça (Policarpo-Epistola aos Filipenses, Capitulo 2)

A Lei de Lavoisier afirma “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Antoine Laurent Lavoisier(1743-1794) essa é uma lei que está implícita na criação, e aplica-se no âmbito espiritual também, uma vez que Cristo mesmo usou princípios da criação para aplicá-las nas verdades espirituais. “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer da muito fruto.”(João 12:24) e assim Paulo declara “Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção, semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará em vigor, semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual, há corpo natural e há também corpo espiritual” (I Coríntios 15:42 a 44). O Espírito Santo revela que o poder da ressurreição é aplicado na esfera espiritual, assim como é aplicado na esfera da criação física, como na transformação da massa em energia. A percepção desse fato é muito clara dentro do conceito do poder de Deus, o sopro dado em Adão foi um fôlego de energia divina, a energia vital de Deus soprada  em Adão, e ele saiu do pó “E formou o Senhor o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”(Genesis 2:7)

“A diferença entre conhecer a Cristo e conhecer o poder de sua ressurreição é a diferença entre conhecer uma pessoa e se assemelhar a uma pessoa. . . Não se trata de relacionamento, mas de crescimento de caráter sobrenatural. Quando Paulo diz: Eu quero conhecê-lo, significa eu quero estar com ele, mas quando ele diz: Eu quero saber o poder de sua ressurreição, significa: Eu quero ser apenas como ele. Olhe para a morte em sua vida. Olhe a raiva. Como isso vai se transformar em perdão? Olhe para a insegurança. Como isso vai se transformar em confiança? Olhe para o egocentrismo. Como isso vai se transformar em compaixão e generosidade? Como? A resposta é que o material morto é tomado pelo Espírito de Deus. . . No minuto em que você decide receber Jesus como Salvador e Senhor, o poder do Espírito Santo entra em sua vida. É o poder da ressurreição - a mesma coisa que ressuscitou Jesus dos mortos ”. (Tim Keller)

“Há uma ressurreição depois da morte. Não deixe isso  ser esquecido. A vida que vivemos aqui na carne não é tudo. O mundo visível ao nosso redor não é o único mundo com o qual temos que lidar. Tudo não acaba quando o último suspiro é tirado, e homens e mulheres são levados para o seu longo lar na sepultura. A trombeta soará um dia e os mortos ressuscitarão incorruptíveis. Todos os que estão nos sepulcros ouvirão a voz de Cristo e sairão, os que fizeram o bem para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Esta é uma das grandes verdades fundamentais da religião cristã. Vamos nos apegar a esse fato com firmeza e nunca jamais esmorecer” (J. C. Ryle)


A transformação da lagarta em crisálida e no processo de metamorfose uma transformação radical em borboleta é um modelo perfeito de transição existencial de uma para outra forma de existência, através da variação aleatória e de pequenos passos graduais uma lagarta vai dissolver-se dentro do casulo, até forma-se num liquido viscoso (No interior, essas lagartas encolhem, perdem a pele, seus órgãos se dissolvem. Suas entranhas se transformam em uma espécie de mingau. A maioria de suas células morre. Mas, à espreita, estão algumas células as chamadas células adultas ou "imaginárias") que, nesse momento, entram em ação, reorganizam todas as proteínas flutuantes e outros nutrientes e transformam o que antes era uma lagarta.)  A ciência chama esse processo de metamorfose. Isso não é surpreendente, dado que dentro da crisálida, as células da lagarta se transformam em uma sopa química. Então novas células - células-borboletas - se formam a partir dos componentes moleculares. Em apenas alguns dias, essas células são reagrupadas em uma borboleta adulta que praticamente não tem nenhuma semelhança com uma lagarta, feia que se arrastava sobre folhas e ramos. Agora um ser majestoso, que voa, que disputa com a beleza das flores, num verdadeiro símbolo de delicadeza e sensibilidade, saiu de um estagio de dormência e abre as asas para uma vida que se estende por infinitos espaços, depois de uma vez, viver nos limites da terra, sob a condição de no fim de um ciclo existencial, ficar durante um período de tempo, sob uma condição literalmente hermética, sem nenhum contato com a vida anterior de larva e completamente fechado para o mundo exterior do seu antigo habitat. (Clavio J. Jacinto)
“Depois da morte, algo novo começa, sobre o qual todos os poderes do mundo da morte não têm mais poder.”
Dietrich Bonhoeffer

Uma das mais espetaculares explicações sobre o fato da ressurreição de Cristo e posteriormente de todos os salvos, vem de David Gooding e John Lennox, no livro: Cristianismo Ópio do Povo? Pagina 50 (Editora Verdade) de modo magistral encontramos essa lógica plausível, maravilhosa e real sobre o assunto tratado aqui, esse texto é uma pérola intelectual da lógica cristã, pois está baseado na mais pura verdade cientifica
A CIENCIA AO LADO DA FÉ
Uma das eis básicas da natureza que a ciência descobriu e constantemente promulga é a Segunda Lei da Termodinâmica, que ensina que o universo, como um todo, está enfraquecendo, a entropia está aumentando. Mas, se o universo está enfraquecendo, é praticamente impossível  pensar que isso vem acontecendo infinitamente longo. Na verdade, a própria ciência ensina que deve ter havido um ponto no qual o processo reverso estava em operação, e o universo ‘recebia corda’. Se, então, em um ponto no passado, o universo se fortalecia, não é nem impossível, nem anticientifico acreditar que, na ressurreição de Cristo, os processos da natureza, mas uma vez entraram no modo reverso e que seu corpo morto veio á vida e saiu do tumulo. Além disso, a ciência ensina que, embora a entropia do universo, considerado como um todo esteja aumentado, pode haver situações nas quais a entropia está diminuindo localmente. Sementes desenvolvem-se em arvores que dão frutos; sabemos que isso é possível, porque nessa situação local, a Terra está recebendo uma entrada colossal de energia do sol. Condizendo com isso, o Novo Testamento ressalta que a ressurreição de Cristo se tronou possível por uma entrada inimaginavelmente grande da energia do próprio Criador: “A suprema grandeza do seu poder... Segundo a eficácia da  força do seu poder; o qual exerceu ele em cristo, ressuscitando-o dentre os mortos”(Efésios 1:19 e 20)




 Autor: Clavio Juvenal Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário