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 824) O SENHOR TE REPREENDA — JUDAS 1.9


Mas quando o Arcanjo Miguel, discutindo com o Diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: “O Senhor te repreenda!” (Bíblia ARA).


I – RESPOSTA APOLOGÉTICA:


1- Na passagem de Judas 1.9, o motivo pelo qual o Arcanjo Miguel não pronunciou um juízo de maldição contra o diabo (ha-Satan), durante uma disputa relacionada ao corpo de Moisés está relacionado a uma questão de autoridade.


2- De acordo com a tradição judaico-cristã, somente Deus tem Autoridade para julgar e condenar. Portanto, quando o Arcanjo Miguel se refere ao Senhor para repreender o diabo, ele está reconhecendo que somente Deus tem o Poder de impor qualquer tipo de juízo ou maldição.


3- Essa atitude de Miguel mostra humildade e respeito pela Autoridade divina. Ele entende que não é seu papel ou prerrogativa agir de forma arrogante ou assumir funções que não lhe foram atribuídas. Assim, ele deixa a questão nas mãos de Deus, confiando que Ele fará o que é certo.


4- Essa passagem também sugere que Miguel, como um ser celestial Poderoso, sabe que o diabo é um adversário formidável e perigoso. Ele reconhece que enfrentar o diabo requer uma Autoridade Superior, que somente Deus possui. 


5- Em resumo, a razão pela qual o Arcanjo Miguel não pronunciou um juízo de maldição contra o diabo durante a disputa relacionada ao corpo de Moisés é porque ele reconhece a Autoridade exclusiva de Deus para julgar e repreender.


► Enquanto Jesus esteve na terra repreendeu enfaticamente o diabo e seus demônios (espíritos malignos) muitas vezes:


a) vai-te, Satanás! (Mt 4:10).


b) para trás de mim, Satanás! (Mt 16:23). 


c) E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou. (Mt 17:18). 


d) E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. (Mc 1:25).  


e) Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens. (Mc 8:33). 


f) mas Jesus repreendeu o espírito imundo; (Lc 9:42); 


g) Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome. (Lc 10:17). 


h) Em meu nome expulsarão os demônios... (Mc 16:17). 


i) Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoniados, dizendo: "Em nome de Jesus" a quem Paulo prega, eu ordeno que saiam! (Atos 19:13). 


II - CONCLUSÃO:  


● Vimos que Jesus tem Autoridade sobre o diabo e seus demônios, mas o Arcanjo Miguel ao ter-se escudado no nome do Senhor em seu confronto com Satanás, isto demonstra que Ele não tem a mesma Autoridade de Cristo; Cristo é Superior aos anjos (Hb 1.3-6) o que prova claramente que são distintos entre si. (Jesus é Criador e Miguel é Criatura).


● “O Senhor te repreenda” O Arcanjo Miguel não ousou pronunciar juízo de maldição contra o diabo, — é porque os anjos, sendo maiores em força e poder não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor (2Pe 2.11).   


● Em resumo, a razão pela qual o Arcanjo Miguel não pronunciou um juízo de maldição contra o diabo durante a disputa relacionada ao corpo de Moisés é porque ele reconhece a Autoridade exclusiva de Deus para julgar e repreender.


Aut. Diácono Sérgio Baeta

Nietzsche, o Anticristo e o Falso Cristão

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No livro "O Anticristo", Nietzsche faz duras criticas ao sistema moral do cristianismo, ele considera essa moral decadente e opressora. Nietzsche argumenta que essa moralidade nega os valores de uma vida elevada, ele acusa a cristandade de distorcer os ensinamentos originais de Jesus em prol de valores sacerdotais que promovem o medo. Nietzsche defende a afirmação da vida e a vontade de potência como fundamentos para uma nova moral, oposta à moral dos fracos. A obra é uma reavaliação radical da cultura ocidental, propondo uma ética que valoriza a força e a independência da pessoa .

O que motivou Nietzsche a fazer duras críticas contra a moral cristã? Suponho que o filósofo tinha profundas amarguras contra a fé cristã, ele veio de berço cristão,, seus pais eram luteranos. Muitos dos Grandes opositores da fé cristã foram frutos de uma amargura e uma decepção com o cristianismo. O joio produz veneno, e sua função é macular a fé cristã, inimigos do cristianismo usam o argumento contra a nossa fé, apelando para os crimes e a corrupção produzida pelo falso cristianismo. Aquilo que causa escândalo a fé cristã é reprovado com consequências de duro juízo pelo Senhor. (Mateus 13:41 e 18:7)

A crítica de Nietzsche em "O Anticristo" é mordaz, acusa a cristandade de perverter os ensinos originais de Jesus e então apresenta uma filosofia humanista e niilista, centrada na sobrevivência do mais apto, algo muito parecido com o darwinismo social. Não há lugar para o perdão e a humildade nessa visão idealista. O que ocorre no final das contas, é aquele velho clichê, acusar o cristianismo a partir da conduta dos falsos cristãos. É realmente complicado, querer redefinir os ensinos de Cristo a fim de enfatizar a lei dos mais fortes e enaltecer um sistema que integre o homem numa plataforma onde o ego seja adorado num altar niilista.

Não é de admirar que o pensamento de Nietzsche fortaleça ideologias ultra-raciais como a ariosofia e de uma ênfase na fertilização ideológica de correntes antropocentricas como o trans humanismo. O racismo, a ariosofia, o nazismo, o arianismo e o humanismo secular. Todas essas ideologias estão fundamentadas num mesmo egoísmo centralizado no potencial humano.

A resposta a essas tendências malignas e anticristas, e a vida pautada numa praxis verdadeiramente dos valores do evangelho .

A força da fé cristã e a humildade seguida de uma fraqueza que emerge de uma santidade legítima e poderosa, algo que pode ser observado por exemplo na conduta de Policarpo quando foi martirizado por causa da fé em Cristo.

Quando o nazismo ascendeu na Europa, o heroísmo emergiu de uma resistência muitas vezes fraca e humilde, os que propuseram uma ideologia fundamentada na lei da sobrevivência do mais apto e forte, as vezes considerados também como os mais inteligentes e evoluídos, tornaram-se vilões. O contraste e gritante, e o amor precisava sobreviver para que a humanidade visse uma centelha de esperança, o cristianismo bíblico aponta esse caminho.

Nietzsche atacou a fé cristã tradicional e apresentou um cristianismo alternativo, posso chamar isso de outro evangelho. A proposta do filósofo era denunciar como fraqueza o que o Novo Testamento chamou de virtudes.

Todo inimigo do evangelho vai buscar subsídios argumentativos no falso cristianismo para atacar o verdadeiro. Levando para um nível mais pessoal, incrédulos e inimigos da fé cristã, irão buscar a ações dos falsos cristãos para atacar a fé cristã. Se você não se comporta bem, se é desonesto, se é mentiroso, se não e sal e luz do mundo, seu péssimo testemunho é usado contra Cristo, você será uma arma para o diabo, ele estará muito contente em usar todas as ações anticristãs a favor da causa do anticristo.

Qualquer pessoa pode ter nutrido um ódio pelo cristianismo, e pessoalmente creio que essa era a motivação de Nietzsche, ele foi motivado pela decepção causada pelos falsos cristãos infiltrados na cristandade que posam de verdadeiros, e que promovem uma identidade falsa e causam escândalos através de comportamentos e ações malignas. A hipocrisia é extremamente maligna, não é admirável que Cristo tenha combatido com muita força essa deformação infernal do caráter humano relativo a religião.

"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo" (Filipenses 2:15)

Que possamos ser verdadeiros em nossa fé para não sermos julgados com o mundo

 

C.J. Jacinto

 

No Mundo Tereis Aflições

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João 16:33

 

Sinto muito por seus sofrimentos, eles são intensos, me faz lembrar Paulo quando declara: “Sofro o resto das aflições de Cristo” (Colossenses 1:24) Mas Cristo não prometeu um céu sobre um mundo escuro, onde a iniqüidade vem se multiplicando dia após dia, onde a vaga vida morta da Igreja de Laodiceia está impregnada na cristandade. Ele não disse que seriamos vencedores sobre nossos sofrimentos, senão que tenhamos bom animo, pois Ele venceu. Quando Cristo diz: No mundo tereis aflições, ele dirigiu as palavras aos seus seguidores. Nas mais profundas nuances da dor intima, Cristo mesmo sofre os desprezos e a agonia de ver seu povo induzindo Ele a vergonha da cruz.

 E então sabendo da vergonhosa e horrenda cruz, ele diz “No mundo tereis aflições”.  A palavra é forte como uma verdade possante, as circunstancias podem esmagar nossa vida, a igreja é feita desse tipo de gente, Pedro crucificado de cabeça pra baixo, Paulo sendo decapitado, Tiago transpasado por uma espada, Estevão sendo apedrejado, o sofrimento intenso não é uma novidade na vida cristã, que cada mártir do coliseu romano ou todos os que ilustram a pagina do Livro dos Martires de John Fox, falem por nós. A carne despedaçada nas arenas e as cabeças dos cadáveres queimados nas estacas de Nero, falem sobre a dor de ser cristão e não desistir. Pois depois de Cristo dizer “No mundo tereis aflições” aos discípulos que seriam conduzidas como cordeiros ao matadouro , Ele prossegue: “Tendes bom animo” E Paulo nas suas dores, naufrágios, surras e perseguições brada:  Quem poderá nos separar do amor de Deus? É um grito no meio do desespero, na cela de uma prisão ou na fuga dos algozes e no cansaço da carreira, nada poderia separar-nos do amor de Deus, nem perseguições, nem fome, nem nudez, nem tribulações, nem morte e nem a espada, e Paulo reitera: Nada! Mas no fundo as aflições  fermentam o ódio, a revolta, a insipiência no nosso coração, a alma se sobrecarrega de desgosto e então caímos num mar de tristeza e teremos que carregar toda a carga emocional que emerge de nosso desespero.

Mas onde nós encontramos o desespero, alguns cristãos encontraram a felicidade. A historia conta que quando a igreja tronou-se mundana ao extremo, muitos abandonaram a cidade e a igreja, e foram morar nos lugares desertos e nas cavernas, reduzindo a vida a mendicância e ao severo viver primitivo, apenas para continuar com comunhão com Deus e com oração. Movido por uma visão tão radical, Francisco de Assis, que vinha de uma família rica, abandonou tudo e fez voto de pobreza extrema e passou a viver como um homem  tão pobre que qualquer pedaço de pão caído aos seus pés, é um favor digno á sua reputação. Em tudo isso, posso supor evidencia de que não esperavam o céu na terra, mas somente o sofrer o resto das aflições de Cristo. Que o mundo e a cristandade está longe deste ideal, não resta duvida nenhuma, e que olhando para o mundo a nossa volta, vimos as coisas piorarem, pois o amor se esfria e chegará ao ponto de enrijecer os sentimentos dos mais religiosos, que na pompa de uma sofisticada forma de culto carnal, exporão a celebridade e o glamour do orgulho humanista, mas como nas cavidades mais baixas da terra, jazem em frieza e escuridão.

Nisso tudo meu irmão, as aflições de Cristo são os bens dos santos, eles padecem com o Senhor para reinar com Ele. Como peregrinos errantes suportam as dores do testemunho fiel, Watchman Nee passou muitos e muitos anos numa prisão angustiante privado de sua liberdade de pregar, e morre na cela, sendo conduzido para a glória com o selo do martírio, John Bunyan, foi preso por pregar Cristo crucificado e na cela fria da sua prisão nasceu o famoso livro “O peregrino”. O sábio e santo sabe de onde tira o néctar celestial, as maçãs precisam do frio para que receber doçura, assim o homem santo produz a espiritualidade mais doce mediante a frieza alheia para mostrar ao mundo que assim como o sândalo quando ferido doa perfume, o cristão quando afligido pelas circunstancias exala o bom perfume de Cristo.

Portanto Paulo diz “Sofre as aflições” e isso verdade, pois assim, em nenhum momento permitirás que as glórias celestiais sejam ofuscadas pelas nevoas do mundo sem Deus.

Estar onde Deus quer é uma questão individual, a fornalha foi para os amigos de Daniel, o Desterro em Patmos para o apostolo João, a masmorra e a decapitação para João Batista, e a lista é infinita, pois o estar em Deus é tudo, a intima consolação, é a presença do Deus bendito, não pessoas as circunstancias da vida, “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte Tu estás comigo”, afirmou o salmista. Deus trata com cada de nós de acordo com o material que somos a lapidação é para o diamante, o carvão para o fogo, o barro para ser amassado e o ouro purificado pelo buril.

Pensai nessas coisas, pois na vida, vi gente morando debaixo da ponte sorrindo de alegria e pessoas num palácio sofrendo as angustias da vida. A reação da nossa lapidação brilha e ganha forma ou se ofusca e se despedaça, depende do material que somos feito.

 

 

A Inssurreição Gnostica

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A INSURREIÇÃO GNÓSTICA NOS ÚLTIMOS TEMPOS CONTRA A VERDADE DO EVANGELHO

 

 

Nas ultimas décadas, após o surto da canalização e o suposto contato com seres de outras dimensões, vários médiuns afirmam contato com seres interplanetários ou de outras dimensões, entre muitas entidades, Ashtar Sheran é o nome atribuído a um ser extraterrestre ou a um grupo de seres que várias pessoas em todo mundo afirmam ter canalizado. O contato inicial com Ashtar foi reivindicado pelo contatado de OVNIs George Van Tassel em 1952. Desde então, experiências envolvendo Ashtar têm sido reivindicadas em diversos contextos e cada uma delas possuiu uma dinâmica em torno de um novo culto. Assim como muitos outros movimentos com crenças em ETs como o raelismo, o  movimento Ashtar é estudado por acadêmicos como uma forma proeminente de religião ufológica. Isso é o que caracteriza nosso tempo, entidades demoníacas que se fazem passar por anjos de luz. Segundo seus canalizadores,  Ashtar é descrito como um ser interdimensional que supostamente se comunicou telepaticamente com Van Tassel e é associado a mensagens sobre a evolução da raça humana. Esse “salto evolutivo” já era uma teoria no gnosticismo, onde a busca de um conhecimento de si mesmo levava ao encontro de uma centelha divina dentro de nós, o que levava o homem a sair da prisão da ignorância e dar um salto evolutivo para tornar-se um divino iluminado. Em Genesis 3, essa foi a proposta do diabo: “Ser como Deus” o que a antiga serpente fez foi induzir Eva a acreditar num salto evolutivo, de uma criatura para uma divindade. Assim, entidades como Ashtar Sheran é freqüentemente mencionado em obras canalizadas e é associado a ensinamentos sobre uma ascensão induzindo os homens a se envolverem numa cooperação intergaláctica. Essas mensagens do “além” freqüentemente exploram temas como a dualidade luz/trevas, a evolução espiritual e a restauração do mundo à uma luz e o home alcançará essa evolução prodigiosa se cooperarem com os seres de outras dimensões. Essa é a desgastada e utópica mensagem da nova era. Nas décadas de 1989 e 1990, surgiram muitos canalizadores propondo esse tipo de mensagem de evolução, o espiritualismo flerta muito com esse tipo de propaganda, a “evolução espiritual”. Como muitas outras entidades que surgiram no cenário da nova era em decadas passadas,  Ashtar tambem é descrito como um comandante mestre ascendido que compartilha mensagens detalhadas sobre o retorno da luz e a restauração das energias divinas femininas e masculinas na Terra. Nesse aspecto vimos como a teosofia influencia essas entidades que são reconhecidas por muitos espiritualistas e canalizadores como “mestres ascensos” uma simulação demoníaca que tenta competir com a verdadeira ressurreição seguida da ascensão a destra de Deus que Cristo experimentou depois da obra q  eu consumou na cruz. Em resumo, Ashtar Sheran é um tema freqüentemente abordado em contextos relacionados a canalizações espirituais, ensinamentos sobre evolução espiritual e narrativas ufológicas, é a velha serpente discursando através do movimento nova era e do espiritualismo, apresentando outro evangelho, fazendo emergir o antigo gnosticismo e levando muitos á crença falsa na evolução espiritual que os homens precisam alcançar para se libertarem da ilusão. Como sempre ocorre, a entidade Sheran, acaba sendo objeto de culto e para alguns é a esperança de uma humanidade cativa na ignorância. O gnosticismo em suas mais variadas formas, precisa emergir com força num mundo que aguarda a vinda do anticristo, e assim como foi no começo, quando o apostolo João aborda acerca do espírito do erro, falava acerca do espírito do anticristo que no contexto de I João 4:1 a 6 falava acerca do movimento gnóstico que atuava na época do apostolo João e que se estabelecia no mundo antigo para confirmar o espírito do anticristo atuando naquele tempo. Assim será também nos últimos dias.

 

C. J. Jacinto

 

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Profundezas de Deus ou Profundezas de Satanás?

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Profundezas de Deus ou Profundezas de Satanás?

 

A bíblia é clara em revelar que há níveis de aproximação, relacionamento entre os opostos, Deus e o diabo (não entenda isso como um dualismo) temos as profundezas de Deus (I Coríntios 2:10) como há as profundezas de Satanás ( Apocalipse 2:24) ocultistas como Aleister Crowley e muitos nazistas por exemplo, alcançaram as profundezas de satanás, homens piedosos como Estevão, Paulo alcançaram as de Deus. Quanto aos pactos, observe Mateus 4:1 a 8, ali na tentação satanás chamou Cristo a fazer um pacto, houve uma oferta, aliás foi uma oferta de pacto condicional, a adoração ao diabo em troca de glórias humanas , fama, aplausos etc.

Em que sentindo você está se movendo? Se você não está indo em direção as profundezas de Deus, então você está se afastando dele, e isso significa indo de encontro as profundezas de satanás.  Na esfera espiritual, não há neutralidade, ou você vai se aproximar-se de Deus (Pela oração, leitura e estudo das Escrituras, vida devocional ativa freqüência a uma reunião cristã para ter comunhão e pertencer ao corpo de Cristo etc.), ou você pela negligencia quanto aos cuidados da vida espiritual, estabelecidas pelas Escrituras, você se afastará mais e mais das coisas relacionadas a Deus e ao seu reino, assim estará indo em direção as profundezas de satanás.

A pergunta é necessária e a resposta deve ser urgente: Em que direção você está indo?