O Reino Universal Soberano De DEUS
(Evidencias Contra a Heresia do Teísmo Aberto)
Por Michael J. Vlach
O programa do reino começa com o reino universal de Deus, que é a soberania
absoluta de Deus e o controle sobre toda a criação do céu em todo momento. Nenhuma área do universo está isenta do
controle de Deus. Tampouco não há havido um só momento em que o domínio de Deus
sobre Sua criação se haja vista comprometida ou perdida. Varias passagens
discutem o reino eterno e soberano de Deus sobre todas as coisas em todo
momento. Por exemplo, o Salmo 145: 13 estabelece a natureza eterna do reino de
Deus:
“O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações”
(ACF)
O Salmo 103:19 declara a extensão do reino universal de Deus sobre todas
as coisas:
“O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina
sobre tudo” (ACF)
Não somente o reino de Deus é eterno e interminável e se estende a todos.
Davi afirmou o reino universal de Deus com sua oração em 1 Crônicas 29: 11-12:
“Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a
majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus, e na terra; teu é Senhor o
reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de
diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão está o engrandecer e o dar
força a tudo”(ACF)
A “grandeza”, o “poder” e a “gloria” de Deus se estende a “todos e a
tudo” tanto nos “céus como na terra”. Este esforço do controle do reino de Deus
ocorre através de milagres e da divina providencia.
Incluindo o poderoso rei pagão da Babilônia, Nabucodonosor, eventualmente
afirmou que Deus é soberano e faz o que deseja sobre sua criação: Leia Daniel
4:34-35.
Isto é significativo vindo do rei a quem Daniel se referiu anteriormente
como a “cabeça de ouro” (Daniel 2:38). Daniel também lhe disse: “Tu, ó rei, és
rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a
glória” (Daniel 2:37 ACF). Inclusive quando Nabucodonosor foi reconhecido como
“rei de reis” na terra, Daniel disse que o “Deus do céu” deu a Nabucodonosor seu
“reino”. A medida que o livro de Daniel se abre, nos damos conta mais tarde de
que Nabucodonosor era um homem orgulhoso. Então Deus o humilhou e o fez comer
erva como se fosse um animal (Daniel 4). Mas quando Deus permitiu enxergar a própria condição, o
poderoso rei reconheceu a Deus como Rei Soberano absoluto.
Portanto, o reino de Deus sobre o universo é eterno e se estende a todas
as coisas, incluindo os reinos terrenais dos gentios. Mas, como se harmoniza
esta verdade com as passagens que ensinam que o reino de Deus é futuro? Jesus
disse aos seus discípulos que orassem, “Venha o teu reino” (Mateus 6:10),
indicando que deveriam orar por um reino que ainda estava por vir. Aqui é onde
a distinção de McClain entre o “reino universal” de Deus e seu “Reino mediato”
é útil.
O reino universal de Deus sobre todas as coisas já existe. O centro do
reino e trono de Deus está no céu onde Ele exerce seu domínio e vontade. Sem duvida, o “reino mediato” tem uma
referencia especial ao reinado de Deus sobre a terra através de mediadores ou
representantes. Deus é o Rei da criação, pois tem determinado que o homem, como
portador de Sua imagem, deve “governar” e “dominar” a criação em Seu nome (ver Genesis 1: 26-28). O
pecado do homem introduziu um elemento negativo no reino mediato de Deus.
Então, o programa do reino desde Gênesis 3 em diante envolverá o plano de Deus
para trazer a este planeta rebelde novamente em conformidade perfeita com sua
vontade. O homem supremo, Jesus, alcançará isto. Sem duvida, quando o reino
mediato de Deus evidencia o pecado e a maldição, o reino universal de Deus
sobre todos nós assegura que Deus todavía está no controle absoluto. Compare:
Reino universal: O domínio eterno de Deus sobre toda a criação..
Reino mediato: O governo de Deus na terra através do homem que atua como
representante de Deus.
Uma seção que aborda tanto o reino universal como o reino mediador
no mesmo contexto é Apocalipse 4-5. Apocalipse
4 revela a Deus o Pai exaltado e adorado desde seu reino universal mo trono no céu . Logo, Apocalipse 5 apresenta a
Jesus como Aquele que é digno de tomar o livro da destra do Pai. Este livro é o
título de propriedade da terra com juízos que desencadeiam a ira de Deus que
culminará no reino de Jesus na terra. Então os que foram comprados por Jesus
com Seu sangue (Apocalipse 5:9) participarão no reinado de seu reino. (Veja Apocalipse
5:10). Assim que Apocalipse 4 introduz uma cena de sala do trono celestial (reino
universal de Deus) que culmina no reinado de um reino mediato de Jesus e Seus
santos na terra.
Ainda que a maioria das passagens do reino se centralizam no reino
mediato de Deus na terra (Daniel 2:44; Mateus 6:10; Atos 1:6), o reino
universal de Deus sempre está em funcionamento. Ele sempre tem o controle e
sempre prevalece. Por um tempo, os homens podem resistir aos planos do reino
mediato de Deus, mas nunca escapam do governo universal de Deus. Como afirma
McClain: “não corresponde aos homens eleger se estarão ou não debaixo do domínio
do Reino Universal. Quer gostem ou não, ja estão debaixo dele (Salmos. 75:
4-7).” O objetivo é que este planeta se ajuste a perfeição com a vontade de
Deus. Quando o Mediador supremo, Jesus, reinar com êxito sobre a terra, o reino
mediato será posto em conformidade com o Reino Universal de Deus (ver 1 Coríntios
15:24, 28). E a vontade de Deus na terra se fará como no céu (ver Mateus 6:10).
Tradução: Clavio J. Jacinto
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