A fé baseada em experiências tem raízes no gnosticismo, não é
meramente uma fé ortodoxa. Tenho visto como certos "cristãos" são
conduzidos por experiências de vozes interiores e locuções internas, a fim de
demonstrar ser espiritual e crê cegamente que está recebendo orientações
diretas de Deus, sem contudo ter a bíblia como única regra de fé. Trata-se de
um perigo e uma porta aberta para o engano, quando alguém ao invés de consultar
a bíblia para saber qual a vontade de Deus para a sua vida, busca ouvir vozes
internas para receber orientação, ele está cedendo terreno ao engano. O
gnosticismo defendia a idéia de que não a fé mas o conhecimento é que leva o
homem a experimentar a salvação, a idéia é que a matéria era má, porem formas
mais refinadas de gnosticismo podem ser vista hoje, através do movimento d
renovação carismática por exemplo, onde busca alicerçar a fé nos sentimentos e
em experiências místicas subjetivas. Certo dia conversando com um certo
"pastor " evangélico, notei sua extrema convicção confiante, ele
afirmava "Deus falou comigo, mandou eu abrir um ministério", logo em
seguida notei os desvios doutrinários e as aberrações promovidas pelo seu
"ministério" isso é uma espécie de gnosticismo que infectou parte do
movimento religioso atual sob o rotulo de cristianismo. Outro dia fui
testemunha ocular e presencial de um outro "pastor" que apresentou
aos obreiros um modelo exclusivo de oração pelos perdidos, é claro que como
subterfúgio usou textos isolados das Escrituras para dar credibilidade a sua
teoria, seriam sete semanas, com sete domingos de consagração, cada
participante teria que orar por sete pessoas. Como essa idéia surgiu? disse o
tal "pastor" que Deus tinha falado para ele fazer isso. Bem, com
certeza, NÃO A BÍBLIA, mas a experiência em si foi o fator determinante para
dar credibilidade ao assunto. Isso é gnosticismo, infelizmente isso é comum
hoje em dia
Travers e Jewel van der Merwe, no
livro "Fire Strangers, The rise gnosticism in the church" advertiram:
"Infelizmente, as tendências gnósticas estão se desenvolvendo a um ritmo
alarmante dentro da Igreja. Já no Segundo Século, o gnosticismo infiltrou
a teologia cristã. Desde então, gradualmente saturou a Igreja e é agora,
nestes últimos dias, explodindo não só dentro da Igreja, mas também nas
instituições seculares. O mundo está sendo preparado para uma forma
religiosa gnóstica predominante, uma Nova Ordem que governará uma grande parte
do mundo antes de Cristo retornar."
A questão principal nesses
últimos dias é que não parece haver relevância nenhuma ás exortações
claras como Judas 3, onde devemos batalhar pela fé que uma vez foi dada
aos santos. ESSA FÉ FOI ENTREGUE, ela não seria entregue posteriormente ao
cânon. A mensagem cristã central está no ensino de Cristo, ao que está
escrito, como podemos ver na performance de Cristo contra o diabo, usando a
bíblia como arma espiritual contra manifestações sobrenaturais. Essa
relevância a bíblia foi primeiramente colocada como
princípio por Cristo em Mateus 4, na tentação ele usa a bíblia como
espada, na ofensiva contra o diabo. O novo Testamento começa com a
importância suprema da Palavra de Deus, como autoridade como superior as
mensagens sobrenaturais do diabo e todas as astucias de um espiritualismo que
se apresentou na tentação, como sedutor. A reação de Cristo, perante essa
tentação de ordem sobrenatural pôs fim ao confronto, fazendo uso
eficaz da Palavra escrita. Isso é de suma importância, se queremos entender
essa queda da igreja atual para o espiritualismo gnóstico. Heat Henning, explica
:"Hoje, os profetas e apóstolos modernos oferecem suas novas revelações
como um conhecimento superior de Deus para uma nova era. Muitas das
reivindicações proféticas desses movimentos contemporâneos estão estabelecendo
novas doutrinas que se alinham com os antigos ensinamentos do gnosticismo
antigo"(1)
O espiritualismo cativa, o
gnosticismo dava ênfase a experiência porque elas traziam "status"
aos seus seguidores, eles teriam acesso a conhecimento sobrenatural, seriam
superiores aos demais. Não apenas um livro era suficiente, a bíblia não era
suficiente para eles, algo mais era necessário, e então cediam a busca de
experiências do conhecimento sobrenatural extra-bíblico. Devemos entender
que parte do movimento gnóstico professava a fé cristã, eles não negavam o
cristianismo mas misturavam a fé cristã com o esoterismo, essa mistura era
fatal. Uma abertura para experiências sobrenaturais levou os gnósticos ao
naufrágio da fé e um caminho rápido para o lamaçal do ocultismo. Creio que é
exatamente isso o que ocorre hoje, é complexo lidar com esse assunto. Quando
lemos livros espiritualmente ortodoxos como "Genuína Experiência
Espiritual" de Jonathan Edwards, sabemos que a religião cristã apresenta
suas doçuras e nos remete para experiências, mas elas são objetivas, claramente
bíblicas e que servem para sustentar a mais ferrenha ortodoxia, tudo o que no
afasta da sacra ortodoxia e do terreno sagrado da são doutrina não tem
procedência divina, não é promovido pelo Espírito Santo. A ação central do
Espírito Santo é conduzir o cristão a verdade, então sua missão é para nos
levar para dentro das Escrituras, porque Cristo já determinou que elas são a
verdade (João 17:17)
A questão final desse artigo é: um cristão
deve viver pela fé ou por sentimentos e experiências? o que determina nosso
relacionamento correto com religião cristã, não é de outra forma, senão como
aplicamos a fé nessas questões. O justo viverá pela fé, e entende-se por fé,
uma confiança plena no que Deus sentiu e fez por nós, e não nos nossos sentimentos.
A verdadeira experiência está com Cristo, que na cruz suportou as mais
agonizantes dores por causa de nossos pecados. (I Pedro 2:24) A experiência
radical da sentença mortal dos nosso pecados estavam em Cristo, e nós
precisamos aceitar isso com fé. O gnosticismo tomou outro rumo, a experiência
de entrar num campo de êxtases místicos para receber novas revelações, e obter
conhecimento esotérico sobre assuntos espirituais, era a base da crença
gnóstica. Hoje não é diferente em varias ramificações do movimento carismático
pentecostal, que buscam orientações por meios idênticos: revelação
extra-bíblica, encontramos os crentes que alegam possuírem uma missão especial,
receber novas revelações e se auto-considerarem como portadores de uma
espiritualidade mais avançada. Abriu-se um campo de extenso onde a levedura da
apostasia se estendeu por todo o mundo, por causa desse gnosticismo. Novas
doutrinas e as mais obscuras heresias sobressaíram do campo do gnosticismo
cristão de nossa época.
(1) veja o artigo sobre Gnose e Novos
Profetas em:
Autor : Clavio J. Jacinto
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