TRANSPASSADO



TRANSPASSADO

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo os mesmos que o transpassaram e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele” (Apocalipse 1:7) que passagem misteriosa! devemos interpretá-la dentro do seu contexto normal, o versículo seguinte atesta que Cristo é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim (Apocalipse 1:8) temos um contexto que explica o texto. Essa menção de testemunhas universais da vinda triunfante de Cristo é um tema vigoroso e misterioso. Em primeiro lugar temos  a evidencia textual da crucificação de Cristo, o termo grego “exekentēsan” significa perfurado, o corpo de Cristo foi perfurado na cruz, ele morreu e ressuscitou, seu sangue nos lava dos nossos pecados e Ele mesmo nos comprou no seu sacrifício redentor.  Alguns foram testemunhas oculares da Sua crucificação, todos serão testemunhas da Sua vinda triunfante. A cruz está em evidencia no livro de Apocalipse, e de modo bem simples, podemos notar que a conexão entre morte e ressurreição de Cristo é a base pelo qual se fundamenta todos os princpios absolutos da sua segunda vinda triunfante. Entender esse fato nos capacita a valoriza de modo definido da importância suprema da redenção pela morte de Cristo. Na plenitude dos tempos e na cruz (Galatas 4:14) Verbo divino que se fez carne para ser imolado na cruz. A pergunta que surge aqui é: como todos irão enxergar a Cristo vindo nas nuvens? Todo olho o verá é uma expressão de dinamismo universal. Não podemos postergar esse assunto, pois de certo modo há uma dificuldade em entender isso, pois o todo é uma definição de completitude, então pelo versículo seguinte que, sendo Cristo primeiro e ultimo e aquele que tem as chaves da morte e do inferno, significa que na Sua suprema Majestade, Cristo um dia estará diante dos olhos de todos os homens de todas as eras e de todos os lugares, cada verá Cristo na sua glória, cada olho verá a supremacia de Cristo, seu triunfo será selado com um evento cósmico, onde todas as almas serão testemunhas oculares dessa supremacia. Creio que Filipenses 2:10 e 11 tem uma conexão direta com a passagem de Apocalipse 1:7: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a gloria de Deus Pai”. Será a vinda de Cristo um evento de múltiplos acontecimentos, abrange uma serie de acontecimentos simultâneos, algo radicalmente diferente da sua primeira vinda em humilhação, reduzido geograficamente á uma região, vivendo nos limites territoriais de Israel, e pouco conhecido fora dessa esfera de convivência. Cristo nunca foi até Atenas que era um centro filosófico e cultural de grande importância no mundo antigo, não esteve em Roma a cidade que era o centro político do mundo de sua época. Jesus não esteve no Aeropago grego, naquele tribunal onde se tratava com destreza os assuntos políticos e religiosos da Grécia, lugar dos pensadores supostamente mais sofisticados daquela época. Enquanto que os sábios ocupavam tribunais, Cristo ocupava lugares de humilhação, lavando os pés encardidos dos discípulos e por fim como corpo perfurado suspenso numa cruz de vergonha e dores. Mas chegará o dia em que aqueles que ocupavam os tribunais e as plataformas da glória humana, todos verão o Cristo triunfante sobre as nuvens, dobrarão seus joelhos e confessarão que Ele é o Senhor da sabedoria, da salvação, sim! Porque as Escrituras afirmam que nEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2:3) É verdade incontestável que cada olho verá o Senhor na glória e majestade suprema, porque o tempo é o caminho aberto para essa consumação cristocentrica de todas as coisas (Efésios 1:10) quando Ele será o Rei dos reis e Senhor dos senhores(Apocalipse 19:11)



C. J. JACINTO

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