Escandalos e Apostasia



Há pelo menos três passagens nas Escrituras que abordam a questão do escândalo, veja o amado leitor que o tema não é muito discorrido em nossos dias, e quando é empregado, a abordagem é sempre sobre alguém que cometeu algo contra a sua própria fé, contradizendo em ações o que antes pregava em seus sermoes religiosos. Mas vimos que Jesus advertiu com um “ai” aos que cometem escândalos (Mateus 18:7) Ele também afirmou que os escândalos seriam impossíveis de serem evitados entre os homens (Lucas 17:1) e Paulo, que sempre amplia os ensinos de Cristo, pois ele tinha o Espírito de Cristo (Romanos 8:9) admoesta a que tenhamos um bom discernimento para notar os que provocam dissensões e escândalos contra a doutrina apostólica, deve-se desviar de tais (Romanos 16:17) note que a verdade última do tema que estou abordando; os escandalos, envolve a sentença: contra a doutrina. Portanto contra a ortodoxia, contra o evangelho, contra a verdade revelada. Então escândalo tem uma conexão com apostasia e com heresia de alguma forma. A palavra grega “Skandalon” significa “obstáculo” “empecilho” algo que se sobrepoe para obstruir a influencia da verdade. O fluir das coisas verdadeiras é impedido pela ação do “skandalon”. Esse deve ser o sentido total do termo. Não há necessidade de compreendermos que o escândalo a nível prático, precisa ser algo chocante á sensibilidade de um coração que sustenta alguns valores morais elevados, justamente porque o escandalo a que o Novo Testamento se refere é tudo o que corresponde a ser um empecilho á verdade revelada. Assim aquilo que predomina dentro de uma circunstância que impede a expressão exata das verdades evangélicas de alguma forma são os empecilhos que obstruem o fluir da verdade sobre as pessoas de um modo geral. Vimos essa correspondência nas igrejas de Apocalipse 2 e 3, e nelas o que se manifesta antes de tudo são os falsos ensinos seguido das consequências deles.  Note que a chamada para a sensibilidade deve sempre nos motivar ao discernimento para não promovermos os escândalos a nível bíblico e não venhamos a ser uma forma de empecilho ou obstáculo para o evangelho. Não devemos ser o fator da nulidade da crença, nossa vida deve corresponder-se as nossas convicções e não ir contra elas. A postura de um cristão que não vive o que prega não é muito distante da postura de um ateu que não obedece porque não crê. Note aí a essência espiritual do “skandalon” a desobediência do incrédulo é justificada pelo seu ceticismo, mas não há justificativas para quem vive contrário às suas convicções espirituais. Nisso consiste o espírito de apostasia que reinará na igreja nos últimos dias. Uma negação, não com a boca mas com as ações. Eis aí o escandalo, quando a vida está morna, pois a identidade sequencial a fé que professa é relativa. Um exemplo claro é quando pregamos sobre o Reino de Deus mas o nosso coração está ajustado a desejar com ímpeto as coisas que pertencem aos reinos desse mundo. Outro exemplo digno de nota é quando tentamos espiritualizar o materialismo, assim acreditamos que o espiritual é de tal maneira alheio a esse mundo, que torna-se impossível viver uma fé sem se desprender dos tesouros deste mundo e das vaidades dele. Mas aqui temos o escandalo coletivo, pois a tendência da igreja moderna descamba sempre para o materialismo como foi com a igreja de Laodicéia. Queremos de fato evitar os escandalos? temos que abandonar as ideias que permeiam a teologia fraca de nossos dias que tenta misturar Nova Jerusalém con a Babilonia.  Aqui temos o cerne da apostasia que estará presente nos ultimos dias, esse abandono da fé no Reino de Deus pela fé nos valores e riquezas dos reinos desse mundo. Esse humanismo que se instaurou de forma definitiva no seio das assembleias cristãs, a enfase dada ao mundo, a influencia que ele vem tendo de forma predominante sobre os cristãos é um escândalo aos olhos do Espírito Santo, mas sobretudo torna-se em empecilho para os incrédulos experimentarem uma verdadeira conversão e assimilarem as evidencias de que a cruz de Cristo e a obra consumada que foi realizado por Ele na cruz, constitui-se na resposta definitiva contra o pecado e o inferno. Assim o escândalo será tudo o que serve de empecilho para que a mensagem da cruz seja exaurida e desacreditada em nossos dias.  Esses que promovem esses escandalos, são inimigos da cruz de Cristo (Filipenses 3:18) eles são religiosos, professam uma fé cristã superficial de modo que não são como lâmpadas que apontam para o evangelho mas apenas sombras que confundem o caminho da salvação.

CLAVIO J. JACINTO



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