TRANSPASSADO
“Eis que vem
com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo os mesmos que o transpassaram e
todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele” (Apocalipse 1:7) que passagem
misteriosa! devemos interpretá-la dentro do seu contexto normal, o versículo seguinte
atesta que Cristo é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim (Apocalipse 1:8)
temos um contexto que explica o texto. Essa menção de testemunhas universais da
vinda triunfante de Cristo é um tema vigoroso e misterioso. Em primeiro lugar
temos a evidencia textual da
crucificação de Cristo, o termo grego “exekentēsan” significa perfurado, o corpo de Cristo foi perfurado na
cruz, ele morreu e ressuscitou, seu sangue nos lava dos nossos pecados e Ele
mesmo nos comprou no seu sacrifício redentor. Alguns foram testemunhas oculares da Sua
crucificação, todos serão testemunhas da Sua vinda triunfante. A cruz está em
evidencia no livro de Apocalipse, e de modo bem simples, podemos notar que a
conexão entre morte e ressurreição de Cristo é a base pelo qual se fundamenta
todos os princpios absolutos da sua segunda vinda triunfante. Entender esse
fato nos capacita a valoriza de modo definido da importância suprema da
redenção pela morte de Cristo. Na plenitude dos tempos e na cruz (Galatas 4:14)
Verbo divino que se fez carne para ser imolado na cruz. A pergunta que surge
aqui é: como todos irão enxergar a Cristo vindo nas nuvens? Todo olho o verá é
uma expressão de dinamismo universal. Não podemos postergar esse assunto, pois
de certo modo há uma dificuldade em entender isso, pois o todo é uma definição
de completitude, então pelo versículo seguinte que, sendo Cristo primeiro e
ultimo e aquele que tem as chaves da morte e do inferno, significa que na Sua
suprema Majestade, Cristo um dia estará diante dos olhos de todos os homens de
todas as eras e de todos os lugares, cada verá Cristo na sua glória, cada olho
verá a supremacia de Cristo, seu triunfo será selado com um evento cósmico,
onde todas as almas serão testemunhas oculares dessa supremacia. Creio que
Filipenses 2:10 e 11 tem uma conexão direta com a passagem de Apocalipse 1:7: “Para
que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra,
e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para
a gloria de Deus Pai”. Será a vinda de Cristo um evento de múltiplos acontecimentos,
abrange uma serie de acontecimentos simultâneos, algo radicalmente diferente da
sua primeira vinda em humilhação, reduzido geograficamente á uma região,
vivendo nos limites territoriais de Israel, e pouco conhecido fora dessa esfera
de convivência. Cristo nunca foi até Atenas que era um centro filosófico e
cultural de grande importância no mundo antigo, não esteve em Roma a cidade que
era o centro político do mundo de sua época. Jesus não esteve no Aeropago grego,
naquele tribunal onde se tratava com destreza os assuntos políticos e
religiosos da Grécia, lugar dos pensadores supostamente mais sofisticados
daquela época. Enquanto que os sábios ocupavam tribunais, Cristo ocupava
lugares de humilhação, lavando os pés encardidos dos discípulos e por fim como
corpo perfurado suspenso numa cruz de vergonha e dores. Mas chegará o dia em
que aqueles que ocupavam os tribunais e as plataformas da glória humana, todos
verão o Cristo triunfante sobre as nuvens, dobrarão seus joelhos e confessarão
que Ele é o Senhor da sabedoria, da salvação, sim! Porque as Escrituras afirmam
que nEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento
(Colossenses 2:3) É verdade incontestável que cada olho verá o Senhor na glória
e majestade suprema, porque o tempo é o caminho aberto para essa consumação
cristocentrica de todas as coisas (Efésios 1:10) quando Ele será o Rei dos reis
e Senhor dos senhores(Apocalipse 19:11)
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