Estado Intermediario e Sono da Alma


O que Paulo tem a dizer sobre um estado intermediário? Como outros Judeus da era do Segundo Templo que acreditavam na ressurreição, Paulo confronta um intervalo entre morte corporal e ressurreição do corpo, e esta passagem oferece sua descrição mais completa desse intervalo. Para começar, aplique à morte a imagem comum de permanecer adormecido, o que permite que você fale sobre as pessoas que estão atualmente dormindo, mas que um dia eles acordarão novamente, e o farão com ecos de Daniel 12,2, que, como vimos, era uma das principais passagens bíblicas sobre o assunto.

Paulo usa essa linguagem três vezes, em I Tessalonicenses  4,13, 14 e 15, e ele também a usa com um significado diferente em 5,6-10. Isso levou alguns intérpretes a  falarem sobre "o sono da alma", um tempo de existência post-mortem inconsciente, antes do novo despertar da ressurreição. Mas isso é quase certamente enganoso - outro caso de pessoas pegando uma  metáfora  paulina e a esgota agitando para a esquerda e para a direita. Para começar, mesmo que Paulo possa se referir à "alma" (psique) entre outros termos antropológicos é evidente que não utiliza esse termo quando se refere ao estado intermediário - ao contrário dos escritos de Salomão, por exemplo, e também de Apocalipse.

Na verdade sim falaríamos rigorosamente, deveríamos dizer que é o corpo que "dorme" entre morte e ressurreição; mas com toda a probabilidade Paulo usa a linguagem de dormir e acordar simplesmente como uma maneira de contrastar um estágio de inatividade temporária, não necessariamente inconsciente, com mais tarde uma atividade renovada. Outras referências a quem estão mortos no momento presente encontrado nesta passagem eles se referem a eles como "os mortos em Cristo" (4.16) e como pessoas que, apesar de estarem dormindo, continuam (e continuarão) “vivendo nela” (5,10), estar "com Jesus" (4.14) ou "com o Senhor" (4.17). Este é o paradoxo e a tensão inerente a pertencer ao Messias ressuscitado, por um lado, e ter um corpo morto e ainda não ressuscitado, por outro. (NT Wright. A ressurreição dos Filhos de Deus Pagina 240)


0 comentários:

Postar um comentário