Animismo: As vertentes primitivas do paganismo.


Animismo: As vertentes primitivas do paganismo.

 Escritura de Advertência contra o animismo: Deuteronomio 17:2 a 7

Introdução

O animismo é uma das formas mais antigas de religiosidade humana, caracterizada pela crença de que tudo na natureza — seres vivos, objetos inanimados e fenômenos naturais — possui uma alma ou espírito. Essa visão de mundo, presente em diversas culturas ao redor do globo, oferece uma compreensão profunda sobre a relação entre os seres humanos e o ambiente que os cerca.

 O entendimento acerca do animismo é um recurso para que tenhamos uma percepção das superstições dentro do neopentecostalismo quando confere poderes sobrenaturais a “rosas ungidas” “Sal grosso” “lenços” “água” praticando algo que está mais se identificando com o animismo do que com o cristianismo do Novo Testamento.

1. Edward B. Tylor e a Sistematização do Animismo

O antropólogo britânico Edward Burnett Tylor (1832–1917) foi o primeiro a sistematizar o conceito de animismo em sua obra seminal Primitive Culture (1871). Tylor definiu o animismo como "a doutrina geral das almas e seres espirituais", considerando-o a forma mais primitiva de religião. Ele argumentava que, a partir da observação de sonhos e visões, os povos antigos desenvolveram a ideia de uma alma separada do corpo, estendendo essa crença a todos os elementos da natureza.

Para complementar o artigo, cito um pequeno texto de Don Stewart, que fez uma abordagem interessante: “Animismo é um termo que remonta ao século XIX. É derivado da palavra latina anima, que significa ‘sopro’ ou ‘alma’. O termo foi cunhado por um homem chamado E. B. Tylor, um dos fundadores da antropologia moderna. Tylor, aplicando a teoria da evolução de Darwin ao âmbito religioso, considerou que a religião começou como algo primitivo. Ele alegou que a primeira religião foi o animismo.”

Os animistas acreditam que existem inúmeros espíritos ou fantasmas por trás dos eventos do mundo natural. De fato, os animistas veem um espírito ou alma vivendo em cada objeto, incluindo plantas, rochas e animais. Consequentemente, tudo no mundo está, em algum sentido, vivo.

 

 Embora discorde de Tylor com relação a origem da crença no espírito, ele está certo quando percebe que o consumo de elementos psicodélicos tem sido o caminho mais simples para a crença num mundo espiritual, isso pode ser visto ainda hoje nas religiões que usam chás alucinógenos feitos com cipós e ervas da Amazônia, o que na verdade ocorre é uma abertura para o mundo espiritual e o contato com demônios.

2. Crenças e Práticas Animistas

  • Espíritos na Natureza: No animismo, acredita-se que rios, montanhas, árvores, animais e até objetos feitos pelo homem possuem espíritos ou almas. Esses espíritos podem influenciar diretamente a vida humana, sendo necessário manter uma relação harmoniosa com eles .
  • Mana: Um conceito central em muitas tradições animistas é o de mana, uma força vital ou energia espiritual que permeia todos os seres e objetos. A perda de mana pode resultar em doenças, infortúnios ou até a morte.
  • Rituais e Práticas: Para manter o equilíbrio com o mundo espiritual, são realizados rituais como oferendas, danças, cânticos e cerimônias conduzidas por xamãs ou líderes espirituais. Essas práticas visam apaziguar os espíritos e restaurar a harmonia.

3. A Relação com o Sagrado

Embora muitas tradições animistas reconheçam a existência de um ser supremo ou Deus criador, este geralmente é visto como distante e inacessível. Assim, a ênfase recai sobre os espíritos mais próximos e diretamente envolvidos no cotidiano das pessoas. Não há, portanto, uma figura equivalente a Jesus Cristo; em vez disso, a mediação com o sagrado ocorre através dos espíritos e ancestrais.

Veja como a crença, invocação e culto aos santos no catolicismo pode se encaixar na crença de uma miríade de entidades que atuam como mediadores no mundo espiritual, o culto, a busca por auxilio, a evocação, são na verdade os mesmos princípios do animismo, apenas revestido de uma roupagem cristã.

4. Consequências da Desarmonia Espiritual

No animismo, acredita-se que doenças, desastres naturais e outros infortúnios são resultado de desequilíbrios espirituais ou ofensas aos espíritos. Portanto, manter uma relação respeitosa e equilibrada com o mundo espiritual é essencial para o bem-estar individual e coletivo.

5. O Legado Contemporâneo do Animismo

Apesar de suas origens antigas, o animismo continua a influenciar muitas culturas indígenas e tradições espirituais ao redor do mundo. (inclusive a cristandade) Além disso, há um crescente interesse por parte de movimentos ecológicos e espiritualistas contemporâneos em adotar uma visão animista, reconhecendo a interconexão e a sacralidade de toda a vida.

 O animismo ganhou um impulso e foi propagado por vários movimentos associados a Nova Era, principalmente na década de 1980 e 1990, e isso resultou na popularidade e no engajamento de varias seitas espiritualistas, além de influenciar as inovações e métodos supersticiosos dentro de neopentecostalismo.

Conclusão

O animismo oferece uma perspectiva rica e profunda sobre a relação entre os seres humanos e o mundo natural. Ao reconhecer a presença do espírito em todas as coisas, promove uma atitude de respeito, reverência e responsabilidade para com o ambiente e os seres que nele habitam. Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, as lições do animismo podem ser mais relevantes do que nunca.

 

C. J. Jacinto

 

 

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