Quais são os valores judaico-cristãos?


Quais são os valores judaico-cristãos?

 

 

 

“As verdades da tradição judaico-cristã são infinitamente preciosas, não só, creio eu, porque são verdadeiras, mas também porque fornecem o impulso moral que sozinho pode levar a essa paz, no verdadeiro significado da palavra, pelo qual todos ansiamos... Há pouca esperança para a democracia se os corações dos homens e mulheres nas sociedades democráticas não puderem ser tocados por um apelo a algo maior do que eles próprios”.

Margareth Tatcher

 

Aqui estão 10 desses valores. (Definidos por Dennis Prager)

 

Nº 1: Há um só Deus. Esse Deus é o Deus apresentado ao mundo pela Bíblia hebraica - a fonte de uma moralidade universal.

 

Nº 2: A Bíblia Hebraica (a única Bíblia que Jesus conhecia e que citava com frequência) introduziu a ideia moral mais revolucionária da história: que existem verdades morais objetivas, assim como existem verdades matemáticas e científicas. Sem Deus como fonte dos padrões morais, não há verdade moral; existem apenas opiniões morais.

 

Nº 3: Porque existem verdades morais, o bem e o mal são os mesmos para todas as pessoas.

 

Nº 4: Deus – não o homem, nem o governo, nem a opinião popular, nem o voto democrático – é a fonte de nossos direitos. Todos os homens “são dotados por seu Criador  com certos direitos inalienáveis”,

 

Nº 5: O ser humano é “criado à imagem de Deus”. Portanto, cada vida humana é preciosa. Portanto, a raça não tem importância, pois fomos todos criados à imagem de Deus, e Deus não tem raça.

Nº 6: O mundo é baseado em uma ordem divina, significando distinções divinamente ordenadas. Entre essas distinções divinas estão Deus e o homem, o homem e a mulher, o humano e o animal, o bem e o mal, a natureza e Deus, o santo e o profano.

 

Nº 7: O homem não é basicamente bom. Os cristãos falam de “pecado original” referindo-se à natureza pecaminosa do homem; Os judeus citam o próprio Deus em Gênesis: “A vontade do coração do homem é má desde a sua juventude” (Gênesis 8:21). Não são crenças idênticas, mas são dois mundos distantes da crença ingênua do Iluminismo de que o homem é basicamente bom. E eles chegam à mesma conclusão: precisamos de regras baseadas em Deus para nos manter afastados de nossa inclinação natural para fazer o mal.

 

Nº 8: Portanto, não devemos seguir nossos corações. Tanto os judeus quanto os cristãos religiosos estão profundamente cientes de como é moralmente perigoso ser guiado por nossas emoções. Aqueles que rejeitam os valores judaico-cristãos são muito mais propensos a seguir e promover o conselho: “Siga seu coração”.

 

Nº 9: Deus nos deu os Dez Mandamentos - o núcleo dos valores judaico-cristãos. Portanto, para aplicar apenas um dos Dez Mandamentos à nossa era secular moralmente confusa, você deve “Honrar seu pai e sua mãe” mesmo que eles tenham votado em alguém que você detesta – significando, pelo menos, permanecer em contato com eles e não ousar privá-los do direito de estar em contato com seus netos.

 

Nº 10: Os seres humanos têm liberdade de escolha. No mundo secular não existe essa liberdade porque todo comportamento humano é atribuído à um determinismo biologico, ao meio ambiente e ao acaso fatalista. Apenas uma cosmovisão religiosa, porque postula a existência de uma alma divina – algo independente da biologia e do ambiente – permite o livre arbítrio.

Há outro aspecto importante no termo “judaico-cristão”. As duas religiões precisam uma da outra. Sem o Antigo Testamento, não há Novo Testamento. Praticamente todos os princípios morais cristãos derivam da Bíblia Hebraica - não apenas os 10 valores judaico-cristãos enumerados aqui, mas princípios morais básicos como “Ame o seu próximo como a si mesmo (Levítico 19:18), “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração…” (Deuteronômio 6:5) e “Ame o estrangeiro” (Deuteronômio 10:19).

Ao mesmo tempo, o judaísmo precisa dos cristãos. Foi o cristianismo que levou a Torá e o restante da Bíblia hebraica ao mundo. Isso foi reconhecido pelo maior pensador judeu depois de Moisés, Maimônides.

Assim, enquanto as pessoas falam de valores “judaico-cristãos”, as pessoas não falam de valores “judaico-muçulmanos”. Como o notável estudioso judeu David Novak escreve: “Maimonides determina que os judeus podem ensinar a Torá aos cristãos, mas não aos muçulmanos, porque os cristãos acreditam que as Escrituras hebraicas são a palavra revelada de Deus, enquanto os muçulmanos acreditam que o texto principal é o Alcorão; para eles, a Escritura Hebraica é uma revelação falha. Assim, judeus e cristãos compartilham uma revelação comum de uma forma que os judeus não compartilham com nenhuma outra comunidade religiosa”.

A personificação definitiva dos valores judaico-cristãos são os Estados Unidos da América. Os fundadores da América eram cristãos (alguns culturalmente, outros doutrinariamente) que estavam enraizados na Bíblia hebraica. A América foi fundada não para ser uma substituição de Israel, mas um “Segundo Israel”. Até recentemente, era.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário