O CONHECIMENTO DE CRISTO





Por Jorge Müller



“PARA QUE EU O CONHEÇA.”



Parece-me, amados amigos cristãos, que com relação ao assunto diante de nós, “para que eu possa conhecê-lo”, o Espírito Santo, falando pelo apóstolo, não tem nenhuma referência particular à medida de conhecimento que é absolutamente necessária com relação a para a salvação de nossas almas, mas um conhecimento mais elevado, profundo e íntimo do Senhor Jesus Cristo, assim como um amigo está intimamente familiarizado com seu amigo íntimo. Que este é o significado, deduzo da leitura do versículo 8 em conexão com o versículo 10 “Sim, sem dúvida, e tenho como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”. Então, o que se segue à nossa porção diante de nós, julgo ser um parêntese, de modo que a conexão seria: “Tenho todas as coisas como perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, nosso Senhor, para conhecê-lo e o poder de Sua ressurreição e a comunhão de Seus sofrimentos”, o parêntese começa com estas palavras no versículo 8: “Por quem sofri a perda de todas as coisas e as considero como esterco, para que eu possa ganhar a Cristo, e ser achado nele, não tendo a minha própria justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé”. Este parêntese, parece-me, refere-se àquilo que ele já alcançou como crente no Senhor Jesus Cristo, e ao qual multidões de queridos filhos de Deus alcançaram, mas com o que eles não deveriam estar satisfeitos, mas almejar após maiores realizações do que estas, até que eles deveriam conhecê-lo, e o poder de sua ressurreição, e a comunhão de seus sofrimentos.


A questão surge naturalmente: o que o apóstolo deseja particularmente em nosso texto, “para que eu possa conhecê-lo?” Para que ele possa conhecer o Abençoado em toda a Sua amabilidade, em toda a Sua beleza, assim como os santos finalmente verão o Rei em Sua beleza, O conhecerão em toda a Sua amabilidade, em todos os Seus personagens, assim como cada um de Seus santos O conhecerá na glória finalmente, então, enquanto o apóstolo ainda estava no corpo, enquanto ainda estava em fraqueza, enquanto Satanás ainda não estava preso, e ele mesmo não estava na glória, ele desejava cada vez mais intimamente se familiarizar com o precioso adorável Senhor Jesus Cristo em toda a sua beleza, para que a alegria e a bem-aventurança da glória no mundo vindouro possam, em grande medida, já ser realizadas por ele enquanto ele ainda estava no corpo.



RESULTADOS PRÁTICOS DE CONHECER A CRISTO



Qual seria o resultado desse conhecimento íntimo do Senhor adorável ao qual o Apóstolo se refere aqui? Evidentemente seria maior conformidade à imagem de nosso Senhor Jesus Cristo, conforme a palavra do Apóstolo João: “Amados, agora somos filhos de Deus; e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é” (ou o conheceremos como ele é). Assim, conhecendo o Senhor Jesus Cristo perfeitamente, conhecendo-O em toda a Sua amabilidade, vendo o Rei em Sua beleza, eles serão feitos como Ele. Agora, na medida em que nós, os filhos de Deus, enquanto ainda estamos na terra, conhecemos o Senhor em toda a Sua beleza, em toda a Sua amabilidade, em todos os Seus personagens, seremos conformados à mente do Senhor Jesus Cristo. . E por isso, esse conhecimento aqui referido pelo Espírito Santo, por meio do Apóstolo, é de imenso valor. E não devemos dizer: “Eu o conheço para a salvação da minha alma. Finalmente serei salvo por Ele.” Deus seja louvado se conhecemos o Senhor suficientemente no que diz respeito à salvação de nossa alma; mas este não é o objetivo final a nosso respeito, mas a glória de Seu nome e nossa crescente conformidade com a mente do Senhor enquanto ainda aqui na terra; e para conseguir isso, deve-se buscar um maior conhecimento íntimo do precioso Senhor Jesus Cristo, de modo que a pessoa não deva ficar satisfeita com a medida de obtenção em relação ao conhecimento de Cristo ao qual ela já foi trazida. Este é o primeiro ponto para o qual desejo dirigir sua atenção, a saber, que, com maior conhecimento do Senhor Jesus Cristo, haveria em nós maior conformidade com a mente do Senhor Jesus Cristo Outro ponto que seria alcançado é maior poder espiritual, maior conforto, maior força em todos os sentidos. Refiro-me, como prova disso, ao versículo 4 do 50º de Isaías. Isaías, você sabe, fala aqui sobre o Senhor Jesus Cristo. Lá, o próprio Abençoado declarou para conforto e encorajamento de Sua Igreja: “O Senhor Deus me deu a língua dos eruditos, para que eu saiba dizer uma palavra oportuna ao que está cansado”.


Portanto, o grande ponto é ser capaz de tratar o Senhor Jesus Cristo como um amigo íntimo, ser capaz de ir a Ele e dizer: “Meu precioso Senhor, fala-me a palavra a seu tempo”, quando estamos cansados. Ao passar por este vale de lágrimas, em meio à provação e dificuldade, em meio ao trabalho e à tristeza, em meio à dolorosa tentação, em meio ao conflito de maior ou menor grau, novamente, e novamente, e novamente, o filho de Deus, que deseja andar nos caminhos do Senhor, se sentirá desgastado espiritualmente. Agora vá ao precioso Senhor e diga: “Meu Senhor, fala-me a palavra a seu tempo, porque estou cansado”.
Essas felizes reuniões de conferência não são tanto para discussão teológica quanto para encorajamento espiritual. Eu pergunto, portanto, meus irmãos e irmãs em Cristo, quanto vocês sabem disso? Você tem o hábito de ir ao Senhor Jesus Cristo e dizer:
“Meu Senhor, fala a teu servo a palavra a seu tempo, porque estou cansado.” Digo-vos como alguém que conheceu o Senhor Jesus cinquenta anos e oito meses; de novo e de novo, e de novo, eu vim ao Senhor e disse: “Senhor, diga uma palavra a seu tempo ao teu servo que está cansado”. E o que eu encontrei? Invariavelmente isto - eu presto testemunho para a honra de meu precioso Senhor - invariavelmente isto, Ele me falou a palavra no tempo em que eu estava cansado. E que meus amados irmãos e irmãs em Cristo tentem o caminho. Procure provar o bendito Senhor Jesus dessa maneira, e eles descobrirão como o Abençoado está pronto para lhes falar a palavra a seu tempo, quando estiverem cansados. Estas não são apenas declarações religiosas, mas adequadas para serem entesouradas em nossos corações e para serem conhecidas experimentalmente. Mas se você achar que é assim, oh, a bênção desse estado de coração é ter um amigo pronto em todos os momentos e sob todas as circunstâncias para falar com você a palavra na hora certa, quando você estiver cansado! Oh, a bem-aventurança disso é indescritível, e se algum de meus amigos não conhece essa preciosidade, deixe-me rogar-lhes que não descansem até que conheçam o Senhor Jesus Cristo como um amigo íntimo!


Mas isto não é tudo. Outro resultado que se seguiria é este. Tornando-nos assim cada vez mais familiarizados com o Senhor Jesus Cristo, devemos finalmente chegar ao estado ao qual encontramos referência no Salmo ix. Versículo 10: “Aqueles que conhecem o teu nome confiarão em ti.” E, portanto, dizemos, conhecendo-O, eles confiam Nele, confiam em Seu poder, confiam em Seu amor, confiam em Sua sabedoria, confiam Nele em todos os momentos e em todas as circunstâncias. Quão abençoado seria tal estado de coração! O mundo lá fora olha e quer saber se nossa religião é mais que uma mera diferença de credo entre eles e nós, para saber o quanto temos da realidade das coisas de Deus. Agora, se eles encontrarem um homem ou uma mulher capaz em todos os momentos, sob todas as circunstâncias, porque eles têm um amigo íntimo no céu, Todo-Poderoso e infinitamente sábio, que os ama em todos os momentos e sob todas as circunstâncias, que sempre os ajudará e socorrerá. e abençoá-los e, portanto, são capazes de confiar Nele, olhar para Ele, confiar Nele, ficar quietos, calmos e em paz, quaisquer que sejam as circunstâncias, e ser capazes de dizer: “Embora Ele matar-me, ainda assim confiarei nele; então o mundo ao nosso redor pode olhar e ver a bem-aventurança e a realidade das coisas de Deus. E por isso é de grande importância não ficar satisfeito em conhecer o suficiente do Senhor Jesus Cristo para a salvação da alma, mas buscar intimamente conhecê-lo, conhecê-lo como um amigo conhece seu amigo íntimo, e assim confiar totalmente nEle. Posso dizer que encontrei essa bem- aventurança em todas as condições variadas da vida. Oh! experimente-o, experimente-o, experimente-o! Você descobrirá como é bom confiar Nele e como pode confiar Nele, e Ele o ajudará e nunca o deixará nem o abandonará.


Outra e a última razão pela qual tudo isso é tão profundamente importante que devemos buscar cada vez mais nos familiarizar com o Senhor Jesus é esta. Todos vocês, meus amados irmãos e irmãs em Cristo, saibam que estamos em comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo, que estamos em co-participação com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo, isso significa em parceria com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo. Agora, nem todos veem quão profundamente importante é saber quem é nosso parceiro, conhecer as riquezas do parceiro, conhecer os recursos do parceiro, conhecer a disposição do parceiro, conhecer a capacidade do parceiro, procurar cada vez mais nos familiarizar com aqueles a respeito de quem Deus nas riquezas de Sua graça declara que estamos em comunhão, em co-participação, em parceria com o Pai e o Filho? Quão maravilhosa é a condescendência daquele Abençoado para com seres vis, inúteis e miseráveis como nós. Enquanto ainda estava fraco e ainda exposto aos poderes das trevas, e um peregrino aqui na terra passando por este vale de lágrimas, quão importante eu deveria ser capaz de ir sem medo a Ele, o bom e gracioso, e sempre generoso parceiro, o Senhor Jesus Cristo, que é infinitamente rico e sábio, e que me ama com um amor eterno e imutável.




COMO ALCANÇAR O CONHECIMENTO DE CRISTO





Mas alguns podem dizer: “Tudo isso é muito precioso, mas como posso alcançá-lo?” É claro que, em primeiro lugar, devemos ter sentenciado a nós mesmos, devemos ter nos condenado e depositado nossa confiança no Senhor Jesus Cristo para a salvação de nossas almas. Sem isso não pode haver tal coisa como alcançar este conhecimento mais íntimo do Senhor Jesus Cristo. Isso é absolutamente necessário. Mas, como afirmei no início, parece-me que se refere aqui a um grau mais elevado de conhecimento do Senhor Jesus Cristo, mais do que o necessário para a salvação de nossas almas, a fim de que possamos glorificar a Deus, viver como convém aos filhos de Deus, e dê frutos abundantemente, sessenta e cem vezes mais. Acabei de mencionar aqui, e meus amados irmãos e irmãs em Cristo já pensaram nisso, que não devemos ficar satisfeitos em dar frutos trinta vezes, mas na verdade quarenta vezes, quarenta e cinco vezes, cinqüenta vezes; pressionar; sim, se for possível, atingir sessenta e cinco vezes, e se algum de nós tiver alcançado isso, então almejar atingir setenta, setenta e cinco vezes, oitenta vezes; sim, ficar satisfeito com nada além de almejar cem vezes mais. Quando o bendito Senhor Jesus Cristo traz esta declaração diante de nós, Ele quer dizer o que Ele diz, que alguns carregam em um e alguns em outro grau. E por que não deveríamos avançar para suportar os graus mais elevados e gloriosos, até a gloriosa consumação de cem vezes? Nunca devemos perder de vista o fato de que a salvação de nossa alma não é o objetivo final de Deus, mas a glória de Seu nome está intimamente ligada à produção de frutos. Não pensemos que, porque agora por alguns anos, em alguma pequena medida, deixamos o mundo para que possamos relaxar e agora seguir mais silenciosamente, mas para continuar, para continuar, para continuar e para continuar. colocou diante de nós nada menos que o prêmio, para pagar cem vezes mais.
Tomemos o texto em sua conexão. Como posso obter esse conhecimento íntimo do Senhor Jesus Cristo? No versículo 8, lemos: “E tenho por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”, “para que eu possa conhecê-lo e ao poder de Sua ressurreição e a comunhão de Seus sofrimentos”. Tudo o que ele desejava deixar de lado e renunciar, a fim de conhecê-lo e conhecê-lo cada vez mais. Portanto, amados amigos, os prazeres deste mundo devem ser deixados de lado - a moda deste mundo deve ser colocada aos pés de Jesus, as riquezas deste mundo, a honra deste mundo e tudo o que a mente natural deseja. depois, deseja, encontra gratificação em - tudo para ser colocado aos pés de Jesus, a fim de que possamos dizer com o apóstolo: “Sim, sem dúvida, e considero todas as coisas como perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus”. De modo que, pelo resto de nossa vida, teremos apenas um único objeto. Não seis, nem cinco, nem três, nem dois, mas um único objetivo - viver para Deus.

 

0 comentários:

Postar um comentário