AFLIÇÕES



AFLIÇÕES

A pergunta que ouvi ontem me deixou perplexo, primeiro porque veio de um cristão, depois porque envolve a teodicéia. Por conta de uma tragédia, a velha e estigmatizada pergunta veio aos meus ouvidos de forma pessoal:
-Porque tal tragédia se abateu sobre um piedoso?
Questionamentos podem ser meios saudáveis de crescimento espiritual, se você faz para pessoas certas ou vai buscar respostas nos lugares certos.(Veja João 16:33)

De algum modo misterioso, lidamos com problemas que precisam ser encarados com uma transcendência na percepção, Foi o filósofo Leibniz quem primeiro abordou o problema do sofrimento com a compatibilidade da existência de um Deus amoroso e cunhou o termo teodicéia.
Outros acabaram sucumbindo na areia movediça do niilismo, mas o fato de encarar esses problemas de frente, parece ser um desafio intelectual, como já afirmei, é necessário uma transcendência da mente. Parte dos problemas existenciais não têm respostas imediatas, e as Escrituras apontam muito bem para isso.(Apocalipse 22:1 a 5)
Toda a natureza geme com dores de parto, e de alguma forma, no atual estagio da vida, quase tudo está envolvido num processo contínuo de dor e sofrimento muitas vezes num processo que possibilita o crescimento.(Romanos 8:22 e 23)


A narrativa da antiguidade de que a madeira que servia para a construção de navios que tinham um casco resistente às tempestades do mar precisava ser tomada de árvores que durante toda a vida deveriam ter sua madeira “calejada” pelos ventos e tempestades dos cumes das montanhas é um exemplo bem definido do método processual de crescer e ser mais resistente sofrendo aflições constantes. Da mesma forma o diamante que passa por longos processos de duras pressões até tornar-se um dos materiais mais resistentes que a natureza oferece, também é outro exemplo. A experiência, o crescimento e uma percepção aguçada do sentido da vida tem essa direção. A escola de Cristo tem esses fatores que sempre predominam na vida dos santos, porque todo o santo é um mártires, quando não morre por não negar a santíssima fé aos opositores do evangelho, morre todos os dias para seu próprio ego ao mortificar o velho homem. Por fim vem a vantagem da sabedoria pela experiência com a vida, como no dizer de certo sabio: "A sabedoria prática deve ser aprendida apenas na escola da experiência. Preceitos e instruções são úteis na medida em que avançam, mas, sem a disciplina da vida real, permanecem apenas da natureza da teoria." (Samuel Smiles) que possamos crescer dentro das tempestades da vida, pois fugindo delas, muitas seremos somente pelo cansaço de sermos meros espectadores covardes. O cristianismo é para homens corajosos, por isso o Senhor abriu uma galeria de heróis da fé como vimos em Hebreus 11.

Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário