Considerações Sobre Mateus 28:19
Nas ultimas
décadas surgiram muitas correntes heréticas que se introduziram no
cristianismo, alguns pregando novidades doutrinarias outros revivendo antigas
heresias, de qualquer forma, o que emerge dessas correntezas espirituais são
controvérsias e desvios doutrinários sérios.
De modo particular desejo abordar a questão da formula batismal, ela foi
definida por Cristo: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus
28:19) essa formula é definitiva, é explicita, é bíblica é cristologica.
Abrange no seu contexto uma ordem. Não podemos manipular o texto que é muito
claro, não podemos fugir da regra geral de que se uma coisa é simples, não há
necessidade de posturas complicadas, e o texto de Mateus 28:19 se encaixa
perfeitamente dentro dessa condição. De fato existe uma formula batismal
verdadeira. Note que nos evangelhos, há
uma dupla identidade dada ao colégio apostólico, primeiro eles são chamados de
apóstolos, esse reconhecimento ultrapassa o tempo e tem uma conotação eterna
(Apocalipse 21:14) e também esses são
chamados de discípulos,(Mateus 9:19) ou seja, aqueles que estão sob a
jurisdição espiritual de um discipulador: Jesus Cristo, o Senhor! Na qualidade
de discípulos, são os apóstolos seguidores de Cristo, como cada cristão deve
ser (João 15:8) essa qualificação é a norma espiritual vigente para qualquer
cristão verdadeiro, Cristo é o Senhor e Mestre, aqui está algo que desejo
salientar, não é somente Salvador e Senhor, mas também Mestre. Na qualidade de
discípulos, Jesus se dirige aos seus e faz uma pergunta: Podeis vós ser
batizado com o batismo com que eu fui batizado? (Marcos 10:38) ora, a resposta
foi positiva. Antigamente os incrédulos eram contra o batismo, agora muitos
falsos crentes também rejeitam a doutrina bíblica e opõem-se a ordem de Cristo.
Não podemos apelar para textos históricos onde não enfatiza a ordem, mas a
comissão sob o aspecto de que estão os novos convertidos sendo batizados em
nome de Cristo, como que na força da autoridade do Salvador. Textos como Atos
2:38 não são formulas comissionados, não relatos históricos, portanto em Atos
não encontramos um padrão, apenas descrições sob a regência de uma autoridade
central: Cristo. (Veja Atos 2:38 , 8:16 e 10:48) essas variantes podem ser
observadas de modo mais pormenorizado quando compara-se as variantes nas
diversas traduções(O Autor usa a
Corrigida e Fiel da SBTB de forma definitiva como versão padrão) Assim
observando de forma sucinta, percebendo que Lucas em Atos não estava semeando confusão
muito menos disseminando contradições ou reformulando padrões. Ao lermos Marcos 10:38 e 39, levamos em conta
que seguir os passos de Cristo denota o seguir a Cristo, como um ato de vida
pratica, da ordem a obediência. (I Pedro 2:21 I João 2:4 ) por ocasião do
batismo de Cristo, a manifestação tripla abre a janela para a natureza
sobrenatural da divindade. Primeiro, temos a manifestação do Espírito Santo,
uma forma corpórea com identidade independente, á parte proveniente de um lugar
e repousando sobre outro (Do céu á Cristo) observe o leitor que esse texto é
explicito, de modo que a lógica natural entende a simplicidade clara do texto.
Em seguida temos, a voz do Pai, a mesma da transfiguração, e é esse Deus que o
Filho Divino declara no sermão do monte: “Pai nosso que está no céu” (Mateus
6:9)e então, a própria pessoa do Messias, é a ação presencial do Salvador,
sendo imerso nas águas do Jordão por João Batista. Esse ato processual,
litúrgico e simbólico vai expandir-se na revelação divina, atribuindo
princípios de identificação com a morte e a ressurreição de Cristo (Romanos
6:4) em todo esse progresso até a obra consumada de Cristo, vimos essa
interação sobrenatural, Deus Pai ressuscitou o Filho (Romanos 10:9) e o
Espírito Santo ressuscitou a Cristo (Romanos 8:11) e o próprio Senhor Jesus
Cristo, Ele mesmo tem as chaves da morte e do inferno (Apocalipse 1:8) assim em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo tem um eco universal na Nova Aliança.
O cristianismo histórico retém esse legado espiritual completo, os processos
simbólicos de identificação e comunhão com Cristo, a importância desses
símbolos que nos conduzem a relação intima com as realidades mais profundas
(Gálatas 3:27 com Romanos 6:3 I Coríntios 12:13e Colossenses 2:12). Segue-se as
Palavras de Cristo como definitiva, uma ordem dada em Mateus 28:19 e tem em seu
contexto a fazer discípulos em todas as nações, o que sugere a amplidão cósmica
do evangelho e as vias de identidade cristã, através de formas de identificação
social e espiritual, esse é o motivo pelo qual a voz do Espírito Santo deve ser
ouvida todas as vezes que brado de Cristo é lido em Mateus 28:19.
CLAVIO J. JACINTO
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