A Personalidade do Espírito Santo
Há uma compreensão equivocada a respeito da Pessoa do Espírito Santo,
modalismo, arianismo e outras vertentes heréticas tendem a promover heresias
quanto a pessoa do Espírito Santo. O cristão em meio a essa confusão precisa de
informações teológicas solidas sobre esse assunto. O Espírito Santo foi o “paraclito”
prometido por Cristo, o grego relaciona o oficio de paraclito-consolador á uma
pessoa. Seria um tanto escandaloso se déssemos a um objeto, atributos relativos
a pessoas. Que você diria de alguém que se apaixonou por uma bicicleta? Você não
pode dar personalidade para um objeto sem atributos de personalidade, mas é
exatamente isso o que a Bíblia faz com reação ao Espírito Santo. Isso dispensa qualquer
tipo de arrazoamento, tendo em vista que a lógica nos conduz a sensatez, e de
modo muito claro as Escrituras abordam esse tema, que é inútil discutir quem
pensa o contrario, pois assim demonstra ter a consciência cauterizada e o coração
cego quanto a verdade. O Espírito Santo
tem um conhecimento profundo da natureza da divindade (I Coríntios 2:11) esse conhecimento
espiritual abrange todas as plenitudes de Deus, é um conhecimento profundo, que
parte de dentro do Deus Pai, e ninguém pode alcançar essa experiência de
perfeito conhecimento, a menos que tenha a capacidade de compreender a dimensão
da natureza divina, isso exige o mais alto intelecto, o mais perfeito ato de
cosnciencia pura e santificada. Por ter esse conhecimento profundo, Ele também está
apto a administrar o ensinamento aos filhos de Deus, ele revela e ensina, sobre
as questões espirituais e até convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo
(João 14:26) sendo um Mestre que trabalha no espírito humano, e tem acesso aos
recintos mais interiores da alma humana, o Espírito Santo atua ali, iluminando
e capacitando o cristão a entender a perfeição da sã doutrina e a profundidade
das verdades do evangelho. O Santo Consolador é também um fiel companheiro
(João 16:14 e II Coríntios 13:13) ele é um auxiliado, aquele que luta para manter
aceso no coração do salvo as chamas da bendita esperança, diante desses fatos,
é impossível chamá-lo de uma “força” ou “influencia” isso nega a natureza
fundamental de Seus atributos mais belos relacionados a Sua personalidade.
Assim entendemos dentro dos parâmetros das Escrituras que o Espírito Santo e
Jesus Cristo, nosso Senhor, Mestre e Salvador, estão no mesmo nível de Pessoa, como
vimos em João 14:16. Além disso, vimos que durante a era da infância da igreja,
Ele era responsável pela administração dos dons (I Coríntios 12:110 isso
significa que havia nEle um ato de volição autônoma, distribuindo aos santos
cada dom necessário, para o estabelecimento da Eclésia dos primeiros séculos da
era cristã. Mais significativo é e muito notável, que Ele fala audivelmente, só
uma Pessoa pode exercer o atributo pessoal da exortação e orientação usando os
mecanismos comunicativos da linguagem para tal (Atos 10:19) além de ter uma
volição própria (I Coríntios 12:11) Seus ofícios só podem ser exercidos dentro
dessas condições, a eloqüência das Escrituras são de grande peso de evidencias
para atestar que p Espírito Santo intercede por nós (Romanos 8:26) e além
disso, a sensibilidade sentimental lhe é atribuída de forma a ter um grau
perfeito de caráter e equilíbrio santo, Ele pode ser entristecido (Efésios
4:30) e ainda mais, assim como o Senhor Jesus foi tentado pelo diabo (Mateus
4:1 a 11) pode também o Espírito Santo ser tentado pelos seres pecadores (Atos
5:9). Acho que tenho sido claro nesses
aspectos, não preciso apresentar mais provas, sendo essas aqui, totalmente
suficientes para qualquer coração aberto á verdade. Porém há certas
qualificações que desejo enumerar aqui, pois as Escrituras Sagradas assim o
apresentam de forma mui verdadeira: Ele é eterno (Hebreus 9:14) Ele é Senhor
como Deus é Senhor (I Coríntios 13:12 a 18) Onipresente, Onisciente e
Onipotente (Salmos 139 , I Coríntios 2:10 a 11 Lucas 1:35 Hebreus 9:14 I Coríntios
3:18 Atos 5;3 e 4 Romanos 8:11 etc.) Um estudo simples das Escrituras nos
conduzem a uma percepção evidente de que o uso de pronomes pessoais masculinos
aplicado ao Espírito Santo são evidentes e tornam-se provas irrefutáveis de que
Ele é uma Pessoal
CLAVIO J. JACINTO
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