A PERSONALIDADE DO ESPIRITO SANTO



A Personalidade do Espírito Santo

Há uma compreensão equivocada a respeito da Pessoa do Espírito Santo, modalismo, arianismo e outras vertentes heréticas tendem a promover heresias quanto a pessoa do Espírito Santo. O cristão em meio a essa confusão precisa de informações teológicas solidas sobre esse assunto. O Espírito Santo foi o “paraclito” prometido por Cristo, o grego relaciona o oficio de paraclito-consolador á uma pessoa. Seria um tanto escandaloso se déssemos a um objeto, atributos relativos a pessoas. Que você diria de alguém que se apaixonou por uma bicicleta? Você não pode dar personalidade para um objeto sem atributos de personalidade, mas é exatamente isso o que a Bíblia faz com reação ao Espírito Santo. Isso dispensa qualquer tipo de arrazoamento, tendo em vista que a lógica nos conduz a sensatez, e de modo muito claro as Escrituras abordam esse tema, que é inútil discutir quem pensa o contrario, pois assim demonstra ter a consciência cauterizada e o coração cego quanto a verdade. O  Espírito Santo tem um conhecimento profundo da natureza da divindade (I Coríntios 2:11) esse conhecimento espiritual abrange todas as plenitudes de Deus, é um conhecimento profundo, que parte de dentro do Deus Pai, e ninguém pode alcançar essa experiência de perfeito conhecimento, a menos que tenha a capacidade de compreender a dimensão da natureza divina, isso exige o mais alto intelecto, o mais perfeito ato de cosnciencia pura e santificada. Por ter esse conhecimento profundo, Ele também está apto a administrar o ensinamento aos filhos de Deus, ele revela e ensina, sobre as questões espirituais e até convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 14:26) sendo um Mestre que trabalha no espírito humano, e tem acesso aos recintos mais interiores da alma humana, o Espírito Santo atua ali, iluminando e capacitando o cristão a entender a perfeição da sã doutrina e a profundidade das verdades do evangelho. O Santo Consolador é também um fiel companheiro (João 16:14 e II Coríntios 13:13) ele é um auxiliado, aquele que luta para manter aceso no coração do salvo as chamas da bendita esperança, diante desses fatos, é impossível chamá-lo de uma “força” ou “influencia” isso nega a natureza fundamental de Seus atributos mais belos relacionados a Sua personalidade. Assim entendemos dentro dos parâmetros das Escrituras que o Espírito Santo e Jesus Cristo, nosso Senhor, Mestre e Salvador, estão no mesmo nível de Pessoa, como vimos em João 14:16. Além disso, vimos que durante a era da infância da igreja, Ele era responsável pela administração dos dons (I Coríntios 12:110 isso significa que havia nEle um ato de volição autônoma, distribuindo aos santos cada dom necessário, para o estabelecimento da Eclésia dos primeiros séculos da era cristã. Mais significativo é e muito notável, que Ele fala audivelmente, só uma Pessoa pode exercer o atributo pessoal da exortação e orientação usando os mecanismos comunicativos da linguagem para tal (Atos 10:19) além de ter uma volição própria (I Coríntios 12:11) Seus ofícios só podem ser exercidos dentro dessas condições, a eloqüência das Escrituras são de grande peso de evidencias para atestar que p Espírito Santo intercede por nós (Romanos 8:26) e além disso, a sensibilidade sentimental lhe é atribuída de forma a ter um grau perfeito de caráter e equilíbrio santo, Ele pode ser entristecido (Efésios 4:30) e ainda mais, assim como o Senhor Jesus foi tentado pelo diabo (Mateus 4:1 a 11) pode também o Espírito Santo ser tentado pelos seres pecadores (Atos 5:9).  Acho que tenho sido claro nesses aspectos, não preciso apresentar mais provas, sendo essas aqui, totalmente suficientes para qualquer coração aberto á verdade. Porém há certas qualificações que desejo enumerar aqui, pois as Escrituras Sagradas assim o apresentam de forma mui verdadeira: Ele é eterno (Hebreus 9:14) Ele é Senhor como Deus é Senhor (I Coríntios 13:12 a 18) Onipresente, Onisciente e Onipotente (Salmos 139 , I Coríntios 2:10 a 11 Lucas 1:35 Hebreus 9:14 I Coríntios 3:18 Atos 5;3 e 4 Romanos 8:11 etc.) Um estudo simples das Escrituras nos conduzem a uma percepção evidente de que o uso de pronomes pessoais masculinos aplicado ao Espírito Santo são evidentes e tornam-se provas irrefutáveis de que Ele é uma Pessoal



CLAVIO J. JACINTO

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