C. J. Jacinto
Um dia anterior, tinha ouvido um sermão sobre
Isaias 53, naquela tarde de sábado, na igreja Batista Bíblica, me chamou a
atenção a mensagem, porque quando ouvia o sermão, me lembrava daqueles anos
passados, quando fiz um estudo mais
profundo sobre a mensagem da cruz. Eu gostaria de compartilhar isso com
você. Primeiro, desejo citar aquela
passagem de Paulo que corresponde a I Coríntios 1:18, 19 e 23: “Porque a
palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós que somos salvos, é
o poder de Deus. Porque está escrito: destruirei a sabedoria dos sábios, e
aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Mas nós pregamos Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e
loucura para os gregos”. Também desejo
fazer menção de Hebreus 9:12 e 22 : “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas
por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma
eterna salvação. E, quase todas as
coisas segundo a lei, se purificam com sangue, e sem derramamento de sangue não
há remissão”. A morte na cruz era absolutamente horrível e vergonhosa,
inventada pelos persas, era um meio terrível de punição, os romanos tomaram
essa pratica para punir os criminosos dos persas. Morrer numa cruz era morrer
debaixo de uma absoluta humilhação, a cruz concentra todos os absolutos, da
vergonha, das dores, do sofrimento, do insulto, da zombaria, do sarcasmo, da
desonra etc. Foi nessa condição que Cristo derramando seu sangue imaculado,
morrendo na cruz realizou uma obra consumada e perfeita, oferecendo um
sacrifício vicário e uma substituição penal. “O qual deu a si mesmo por nós”
(Tito 2:14) “Deu a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). “Em seu
sangue nos lavou de nossos pecados” (Apocalipse 1:5) “O sangue de Jesus Cristo
mos purifica de todo pecado” (I João 1:7) Aqui temos o escândalo na sua forma
mais plena, o Emanuel, Deus conosco é o Verbo encarnado, o Alfa e o Omega
reduzido á vergonha e a humilhação, esvaziando-se a si mesmo para morrer a
morte de cruz, “Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Galatas
3:13) que ato voluntario terrível Cristo teve que suportar por nós! Sob essa
horrenda humilhação, no padecimento de todas as dores mais atrozes, Cristo teve
que suportar todas as nossas iniqüidades, todas as nossas abominações, todas as
nossas rebeliões, toda a nossa impiedade estava sobre ele.”Levando Ele mesmo em
seu corpo os nossos pecados, sobre o madeiro” (I Pedro 2:24) esse é o
testemunho do Novo Testamento. Sob a vergonhosa cruz, aos olhos dos judeus, é
quase impossível que o Filho de Deus esteja nessas condições, não olhavam para
si mesmos, o orgulho os impedia de ver a graça e a misericórdia sob esta ação
de Deus pelo sacrifício redentor, ameniza-se a depravação do pecado e a
redenção pela cruz torna-se desnecessária. Porque os judeus com seus sistemas
de sacrifícios estavam impossibilitados de receberem perdão dos pecados seguido
de regeneração, como bem denota Hebreus 10, porém Paulo declara: “Todos pecaram
e destituído estão da glória de Deus’ (Romanos 3:23) destituídos significa
falidos, cada homem filho de Adão está falido espiritualmente (Efésios 2:2)
está morto espiritualmente, todo o ser espiritual que provem de adão, nasce de
falência múltipla, já entra em óbito espiritual quando nasce, e o que nasce da
carne de Adão herda a morte de Adão, mas o que é justificado por Cristo, nosso
Senhor, herda a vida eterna do Eterno Filho (João 6:47) Mas a cruz
escandalizava o judeu, não conseguiam ver a gravidade do pecado, portanto
também não poderiam entender a necessidade da obra da cruz. “O sangue da
aspersão que fala melhor que o sangue de Abel” (Hebreus 12:24) Aqui temos a
visão de escândalo, parece uma doutrina inaceitável que o Santo tenha
enfrentado a cruz, isso parece irreconciliável com a sabedoria humana, então
judeus e gregos embarcam na mesma rebelião contra a redenção pela cruz, pois
ela é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Eles tinham seus
filósofos e suas crenças, Platão e todos os outros pensadores tinham seu modo
de entender o universo, a cosmovisão grega era muito bela, não poderia sofrer
com a mancha do escândalo da cruz, isso seria loucura, assim também o judeu não
poderia aceitar a loucura da cruz, pois isso era um escândalo, o Verbo divino
fazendo-se carne para passar vergonha aos olhos humanos, e o que dizer de todos
os pagãos que eram auto-suficientes para resolver seus problemas espirituais?
Era inaceitável que as mãos humanas e o coração de tal forma esteja depravado
que todas as bias obras e intenções se apresentem maculadas perante os olhos
justos de Deus. Parecia algo inaceitável, e a fé cristã vai ser única na
historia porque vai sobreviver no antagonismo mais radical que se apresenta
contra ela, a oposição a essa idéia estava no campo inóspita do judaísmo,onde
floresceu debaixo dessa rejeição e ataque. Silenciem os algozes da cruz, porque
se a fé cristã não for verdadeira, sobrevivendo debaixo dessa ferrenha
oposição, nada mais pode nesse mundo ser considerado como verídico. Ao invés de
argumentarem sem força, deveriam aceitar esse legado de evidencias que corroboram
a sobrevivência da fé cristã debaixo dessa tripla oposição: Judeus gregos e o
colossal Império Romano, nenhum movimento puramente ateísta seria capaz de
percorrer todo esse vasto campo minado e sair ileso, podem criticar a vontade,
é muito fácil dançar em colchão de rosas, impossível é por vontade própria
descer ao fogo da provação e sair purificado ao invés de reduzido a cinzas. Quando
tudo a volta da igreja era contra ela, quando todos tentavam destrui-la, seus
membros apenas perdoavam. Gregos judeus e romanos, algozes da igreja devem
envergonhar-se porque a verdade do racionalismo é uma flor perecível comparada
com a religião cristã, que depois de sobreviver a esse escândalo e a essa
loucura, tornou-se uma rocha irremovível, onde vai sustentar cada martírio, e
se a fé cristã enfrentou o martírio para sobreviver, o racionalismo “martiriza’
a própria razão num melancólico suicídio perante tão grande evidencia, pois é
sobrenatural a sobrevivência dos cristãos, depois de ser considerado loucura
pelos gregos e de ser escândalo aos judeus e ainda mais, foram declarados
inimigos de estado do império romano, assim como é sobrenatural a sobrevivência
dos judeus debaixo da ferrenha e continua perseguição através dos séculos,
assim também o cristianismo saiu do abismo do ódio, com uma rosa de sarom na mão e com o
estandarte da mensagem da cruz na boca. só um coração insensível não fica
atônito diante desses fatos. A mensagem da cruz é nosso estandarte, alegrem-se
redimidos “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”(II
Coríntios 13:8).
A cruz é o testemunho
da graça e da misericórdia de Deus, a misericórdia de Deus é a causa de não
sermos consumidos, (Lamentações 3;22) é bem verdade como atesta a Palavra de
Deus, mas alguém teve que ser consumido na cruz, para que a misericórdia
triunfasse sobre o juízo (Tiago 2:13) Por isso, o profeta confirmou que ele
levaria sobre si as nossas enfermidades, a doença mortal do pecado sobre seus
ombros, os escombros de nossas iniqüidades sobre sua cabeça, se o açoite
dilacerou seu corpo, o nossos pecados vorazes lhe consumiu a alma, e ainda por
cima a ira divina sobre Ele, a ira de Deus precisava encontrar um cordeiro
expiatório, era nossa a condenação, mas Cristo se humilha e toma o nosso lugar,
o Filho divino se despoja da majestade e se reveste da humildade e da
humilhação, para salvar pecadores arrogantes e orgulhosos que mereciam a
condenação eterna, e eu era um deles e você também é.
A grande verdade das
Escrituras: a crucificação foi o meio pelo qual Deus em Cristo triunfou sobre o
pecado e nos concede uma eterna redenção, Cícero classificava a morte de cruz
como o mais cruel e abominável castigo, a morte da cruz era o suplicio mais vergonhoso
e mais sofrido da historia, é obra de pecadores nefastos, o homem criou a cruz,
crueldade de todas as crueldades, inventou esse meio de castigo, uma forma de
sofrimento lento e doloroso, era uma sentença reservada para escravos,
estrangeiros, revolucionários políticos rebeldes e criminosos civis, múltiplas
agressões grosseiras era o processo que antecipava a crucificação, o flagelo
era um prefacio do horror, causaria a debilidade na vitima, a fim de não
prolongar-se sob o manto da dor que devora até as profundezas do ser, nessa
agonia física e psicológica, os minutos se rebelam contra o tempo, e desacelera
as horas, a dor perpetua o agora, e esses flagelos debilitavam a vitima ao modo
que quando era pregada no “patibulum”que era erguido sobre a “estipes”, o
condenado já estava de tal modo debilitado que em poucas horas falecia na mais
extrema agonia, asfixiado, no caso de Cristo acredito eu que, ele derramou até
a ultima gota de sangue, a causa da morte de Cristo foi derramar toda a vida do
sangue (Levitico 17:11) um homem adulto tem cerca de 5,5 litros , gota por
gota, aquele sangue saiu do Verbo, o Cordeiro imaculado, derramou-se a si mesmo
em seu sangue, para fazer expiação pelos pobres pecadores. “Em quem temos a
redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua
graça” (Efésios 1:7) “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a
remissão dos pecados” (Colossenses 1:14) “Sabendo que não foi com coisas
corruptíveis, como prata ou ouro que fostes resgatados da vossa vã maneira de
viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de
Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual , na verdade, em
outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado,
nestes últimos tempos por amor de vós” (I Pedro1: 18-20)
Quem pode medir a agonia
de Cristo? “Sendo obediente até a morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8) A
paixão de Cristo é o cálice mais amargo do universo, por favor, parem de ver a
obra da cruz de forma superficial, o tratamento de Deus com a sua vitima
vicaria foi terrivelmente agonizante. A vida de Cristo do inicio ao fim foi uma
cruz, o calvário foi apenas uma consumação, o destino final da redenção, mas
olhe que ele antes já suou gotas de sangue, tal agonia da alma, apertou o
coração até o esmagamento completo do homem interior ao ponto do sangue não
suportar e fugir da carne, isso é a hematohidrose. (Lucas 22:44) Tudo de ruim
sobreveio sobre a antecipação do Golgota, ele foi traído, abandonado por quase
todos, negado, exposto a zombaria, a vergonha e nudez, ele foi coroado com a
infâmia e cuspido com a saliva das abominações humanas, veja que a hora da cruz
é a hora das trevas, até mesmo o sol se escondeu em pleno dia, daquele momento
terrível, a face do Pai Altíssimo virou-se contra seu filho, eu nem sei como os
anjos se comportaram diante daquela cena tão cruel, “Meu Deus, meu Deus, porque
me desamparaste?” (Marcos 15:34) em outras palavras, Cristo clamava “Porque meu
Pai, me deixastes em condições tão terríveis, olha pra mim, veja como as minhas
carnes estão penduradas, olha, os ossos
de minhas costelas estão nus, a coroa medonha
que os pecadores puseram na minha cabeça, olha para minhas chagas
abertas, para meu sangue que cai sobre a terra dos blasfemos, ao invés de teu
consolo recebo de ti a tua ira por amor a eles” é um paradoxo, um escândalo,
pensar que meu Salvador estava morrendo por aqueles que o estavam matando. Mas
não posso deixar de falar sobre o flagelo dos açoites, o “latigo” feito de couro
e metais e ossos fragmentados em suas pontas, a surra com esse instrumento,
devastava a carne dos flagelados, era um açoite faminto que devorava a carne
das vitimas, ao ponto do desespero da morte chegar antes da crucificação. Tudo
isso fez por nós “A igreja de Deus que Ele resgatou com seu próprio sangue”
(Atos 20:28)
A Graça e a cruz
Abrimos as Escrituras
em Lucas 23:38 a 43, dois malfeitores estavam crucificados com Cristo, um
blasfemou e o outro se arrependeu, reconheceu “Nós, na verdade, com justiça,
porque recebemos o que os nossos feitos mereciam, mas este nenhum mal fez”. Que
declaração magnífica! Ela é dupla, a
visão daquele homem se abriu, ao mesmo tempo em que a pureza do Santo iluminava
seu coração, revelava-se seu interior com seus terríveis pecados. Olhe para
aquele homem depravado, o malfeitor, veja sua condição de crucificado também,
que mérito havia naquela alma bandida? Que havia naquele homem que pudesse
fazer com que Deus lhe concedesse o paraíso, quando na verdade merecia
totalmente o inferno? Mas o malfeitor olha para Cristo, deixe-me explicar algo,
porque é correto admitir que enquanto Cristo estava crucificado numa cruz
“Sublimis” que era alta, os dois malfeitores foram crucificados numa cruz
“humilis” que eram baixas, os pés dos crucificados malfeitores quase tocavam no
chão, havia esse tipo de sentença, pois havia aqueles condenados sem um direito
a sepultura, o cadáver servia de pasto para as feras carnívoras, que durante a
noite devoravam a carne dos crucificados já falecidos. Mas um desses
malfeitores ergue os olhos para o alto, no labirinto da vida de pecados e
tantas placas de indicações, a saída é olhar para cima, é olhar para o Cristo
que morreu por nós, não há outra direção onde um pobre pecador possa olhar, só Ele pode nos conceder vida eterna, só Ele é
o caminho a verdade e a vida (João 14:6) e aquele pobre malfeitor, sem nenhum
mérito próprio, sem qualquer característica útil, não havia nada em si mesmo
que pudesse lhe dar o direito de reinvidicar o paraíso por merecimento pessoal,
nunca alguém poderia achar naquele homem um motivo eloqüente para conceder-lhe
um perdão, aqui está novamente o escândalo, e a nova aliança, o primeiro
resultado da obra da cruz, é um criminoso, uma classe mais vil de homens, que
nada merecia, pois não havia um único pingo de reputação que o fizesse merecer
o paraíso, não havia nenhum mérito, nem boas obras, nem moralidade e nem
legalismo, nada absolutamente nada, e assim mesmo Jesus declara “Hoje estarás
comigo no Paraíso”, e o sangue, aquele
sangue que se derramava de Cristo, aqueles olhos de iniqüidade viram pureza,
tão grande pureza que sobre ele veio a esperança de um perdão, a esperança da
vida eterna, inaugura-se a nova aliança como o primeiro homem transformado
vindo das profundezas do mundo caído, deixando para trás sacerdotes, escribas,
doutores da lei, filósofos gregos, e toda a classe de religiosos, homens de
sofisticada reputação religiosa que rejeitaram a Cristo, eis o que faz as obras
humanas. Essa é a grande lição, e falo ainda mais, muitos passavam e zombavam,
riam de Cristo, por ser encontrar em uma tão deplorável situação de humilhação
e tristeza, era zombadores e incrédulos, cheios de orgulho, tão obstinados
quanto os religiosos, o que o Salvador descreve na parábola do fariseu e do
publicano (Lucas 18:9 a 17) “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas
suas ordenanças a qual de alguma maneira nos era contraria e a tirou do meio de
nós cravando-a na cruz” (Colossenses 2:14), quando o fariseu enche seu coração
de méritos religiosos e vai apresentar a sua opulência “espirituosa” diante do
Senhor, olha para o resultado dessa tragédia humana, quanto mais o homem tenta
justificar-se por meio de seus méritos, mais deplorável torna-se a própria
condição diante de Deus. O malfeitor humilhado daquela cruz apenas creu, era o momento da
regeneração, a graça de crer, de confiar, de arrepender-se, reconhecer que
merece a sentença de morte e o inferno, mas recorre ao Santo Salvador, olha
para aquele sangue da remissão “Não pelas obras da justiça que houvéssemos, mas
segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração, e da
renovação do Espírito” (Tito 3:5) A multidão dos que confiavam em suas
tradições religiosas ficaram para trás, sacerdotes e escribas ficaram para
trás, rejeitaram a Cristo, mas ali estava no calvário, ao lado de Cristo o pior
de todos os pecadores, olhando para o sangue da nova aliança que era derramado
por muitos, inclusive por ele mesmo, aproxima-se por fé dessa realidade
espiritual, reconhece sai deplorável e miserável condição pecaminosa e clama a
Cristo, somente a Cristo, havia alguns outros presentes, que assistiam a
expiação vicaria do Verbo de Deus, mas o pobre homem apela tão somente para
Cristo, eis a grande conversão e a salvação tão somente pela graça, nada mais
do que a graça, favor imerecido, na sua total depravação aquele malfeitor
recebe o perdão dos pecados pelo sacrifício vicário de Cristo, e ali mesmo com
o passaporte carimbado para o inferno, recebe o direito de vida eterna através
do decreto de Cristo “Em verdade hoje estarás comigo no Paraíso” nada mereceu
para receber isso, não havia um único saldo positivo no banco dos atos
meritórios, a falência moral e
espiritual era completa, como mais tarde iria escrever Paulo, dando essa
mesma sentença para cada homem “Todos pecaram e destituídos estão da glória de
Deus” (Romanos 3:23) portanto você que não reconhece ser um pobre pecador, não
o faz por orgulho infernal, pois sem arrependimento não haverá remissão de
pecados, e assim jamais pode confiar em si mesmo, mas deve confiar
completamente na obra de Cristo “Se alguém não estiver em mim será lançado
fora, como a vara, e secará; e os colhem e os lançam no fogo, e ardem” (João
15:6) Esqueça de si mesmo, não confie na sua bondade, elas não são creditadas
como bonificações para que você mereça a vida eterna, você não pode fazer nada
para se salvar, mas Cristo fez tudo para te dar a salvação. Olhe para aquele
malfeitor, sua contrição, sua visão era simples, um reconhecimento sincero que
era falido moral e espiritualmente e então ola para Cristo e encontra perdão e
redenção, pois o pedido do malfeitor era que se lembrasse dele quando Jesus
Cristo entrasse no seu Reino, reconheceu Cristo como Rei, reconheceu a
autoridade de Cristo, reconheceu o poder de Cristo, viu no Senhor a porta de
entrada para um reino eterno, e a resposta do Senhor não decepcionou aquele
pobre homem, quando lhe seria concedida a entrada no Paraíso, e o que fez
aquele homem para merecer isso? Nada! Cristo o fez, foi Cristo quem lhe deu o
direito de entrada no Paraíso, sem ele merecer, absolutamente nada havia de
digno naquele malfeitor que o fizesse merecedor das bênçãos celestiais, mas
Cristo poderia dar gratuitamente a justificação “O salário do pecado é a morte,
mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor”
(Romanos 6:23) e foi desse dom gratuito que aquele pobre homem recebeu, e
porque recebeu? Porque reconheceu os seus pecados e reconheceu Cristo como
Senhor e Salvador. Foi somente aquele malfeitor quem no drama da crucificação
recebeu a eterna redenção, só ele se dispôs a reconhecer sua miséria, e é ele
quem inaugura a dispensação da graça, recebendo perdão dos pecados mediante a
obra consumada de Cristo na cruz. “Se não vos arrependerdes, todos de igual
modo perecereis” (Lucas 13:5) Na
salvação daquele pobre homem está o fundamento da salvação pela graça, esse
escândalo é inaceitável para os humanistas que confiam nas próprias obras, ela
é um escândalo para os que desejam o merecimento as custas dos próprios
esforços, é um escândalo para a religião
organizada ornada com as obras do orgulho humano, é um escândalo para aqueles
nutrem uma estima idolatra por sua própria tradição religiosa, é um escândalo
para aqueles que estimam as conveniências e veneram o materialismo, é um
escândalo para aqueles que racionalizam que Deus não poderia enviar seu próprio
Filho Eterno para morrer numa cruz, é um escândalo para aqueles que não
acreditam no fogo do inferno, e por tanto diminuem a importância da obra da
cruz, é um escândalo para o mundo moderno tal mensagem da cruz que absolve toda
culpa de um horrível malfeitor e ao mesmo tempo pune com a maldição eterna o
homem de boa reputação e severamente religioso que desgasta a vida trabalhando
encima da própria salvação, isso é um escândalo! Mas o escândalo da graça é
mais louvável do que a confiança que o homem nutre de si mesmo. Devemos confiar
unicamente em Cristo, só na sua obra e nada mais, devemos confiar no sangue
redentor, não desvie sua atenção dessa verdade, confie totalmente ao sangue de
Cristo e sua preciosa redenção, de outra forma, se te fias da rua religião ou
das tuas boas obras, então estarás aniquilando o escândalo da cruz (Gálatas
5:11) e a palavra da cruz se fará vã quando estiveres diante do grande tribunal
do juízo (I Coríntios 1:7)
O Testemunho
“Este é aquele que veio
por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por
sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque
três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e
estes três são um. E três são os que testificam na terra; o Espírito, e a água
e o sangue; e estes três concordam num” (I João 5:7 a 8) Note o quanto é
importante a atividade do Espírito Santo quanto ao sangue de Cristo. Mas o
testemunho do sangue e da água, este testifica na terra, é digno da minha
atenção agora. Ao mencionar água e
sangue, aqui estamos ainda em terreno sagrado, o sangue é a base da redenção,
eles testificam. Água e sangue testificam.
Quando a lança do soldado perfurou o corpo de Cristo, as Escrituras
atestam que saiu água e sangue, ali sai um liquido seroso produzido pelo
pericárdio, por sua vez, o sangue que é constituído de glóbulos vermelhos e
brancos, hemácias e leucócitos, esses elementos estão dentro do plasma que
constitui em 90% de água. O sangue e a água selam o testemunho da redenção.
Somos dignos disso? Não, mas devemos preservar esse testemunho, pelo efeito da
redenção ser a benção na vida de um redimido Veja bem, o salvo é justificado
pelo sangue (Romanos 5:9) É santificado pelo sangue (Hebreus 13:12) e é também
glorificados pelo sangue porque antes fomos justificados e santificados pelo
sangue (Romanos 8:30) assim temos um duplo testemunho, o sangue testifica seus
efeitos sobre a vida de um s alvo, testifica sobre a misericórdia e a graça de
Deus e por outra parte, o cristão testifica ao mundo o efeito abençoador da
obra de Cristo feita com o sangue do Cordeiro imaculado; Ele mesmo! O Espírito Santo cumpre seu papel
testificador “O Espírito Santo no-lo testifica” (Hebreus 10:15) o sangue e a
água também, por isso mesmo, não há argumentos confiáveis fora da lógica das
Escrituras quanto a isso. A doutrina teista é sustentada pelo fato desses
testemunhos em continuidade, e o cristão deve ser a fiel testemunha desses
acontecimentos, as evidencias da regeneração não se dá fora do testemunho do
sangue de Cristo e da obra consumada da cruz, que os homens se
escandalizem por causa da graça de Deus, mas não devemos escandalizar o evangelho por causa de uma vida incompatível com essas verdades. “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” (Hebreus 10:29). Nisto constitui o grande testemunho perante os homens, porque a obra redentora é a prova de que Deus se importa com o homem, e lhe dá as conduções necessárias, para se levantar dos escombros da queda e viver uma nova vida em Cristo (II Coríntios 5:17) o sangue e a água de Cristo são testemunhas, o Espírito de Cristo testifica sobre a redenção, o cristão testifica como um redimido, pois somos criados em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24) “E que, havendo por Ele fito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus” (Colossenses 1:20) o sangue do testemunho e o testemunho da graça andam juntos, essa era a mensagem de Paulo, pois ele vivia a vida de um crucificado, assim é fato que o efeito do pecado é real, mas o poder do sangue de Jesus é mais real ainda, porque o efeito do pecado é condenação mas o efeito do sangue de Cristo é justificação e vida eterna, assim prezamos pela bendita verdade de que a justificação pelo sangue de Cristo inclui a consagração da vida pessoal para que vivamos completamente para a glória do evangelho. Entre o escândalo da cruz e o testemunho do sangue e da água, prezamos pelo grande mistério do amor divino em ter dado seu filho em carne (João 1:14 e I Timóteo 3:16) para morrer pelos nossos pecados, um santo tomando o lugar da vil criatura rebelde, o mais puro dos homens morreu para conceder pureza para todos os contaminados filhos de Adão. Que diremos? Ficaremos em silencio diante de tão grande misericórdia? A vida espiritual que Cristo nos concede é mais que abundante, disso devemos também dar testemunho, assim como no conceito semita primitivo era que o sangue tinha uma identificação direta com o principio ativo da própria vida biológica, pelo sangue de Cristo, que é tão abordado no Novo Testamento, traz consigo o princípio ativo da redenção com total eficiência para conceder perdão dos pecados, justificação e vida eterna para todos os cque crêem em Cristo. Assim como na antiga aliança, no drama do êxodo, aquele sangue coocado sobre o umbral da porta de cada casa de um Hebreu, lhe garanto a posse da sobrevivência do juízo que cairia sobre os primogênitos no Egito (Êxodo 12:23) assim também aqueles que olham para o testemunho do sangue e da água, o brado da misericórdia sobre a cruz, mas que num ato de sacrifício com poder eficiente, concede eterna redenção a todos os que crêem. Não contava os méritos de nenhum hebreu, nada valia a não ser o sangue, por mais boa que fosse uma pessoa, por maus religiosa que fosse, nem mesmo o padrão moral elevado era garantia de proteção contra o juízo divino, apenas o sangue, o sangue sobre os umbrais, a marca do sangue era a única garantia para a morte não entrar, e era preciso apenas crer e descansar nesse fato, o sangue do cordeiro pascal era a garantia das bênçãos da libertação do cativeiro egípcio e a posse da terra prometida, nem uma grama de mérito humano foi colocada na balança da decisão do Senhor, foi totalmente o sangue, absolutamente o sangue do cordeiro pascal a proteção total desse juízo divino, a marca do sangue era a garanti única e infalível para que os hebreus recebessem libertação, proteção e posse da terra prometida, assim o sangue de Cristo, o sangue da obra de Cristo na Cruz, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) também nos concede a vitoria sobre a maldição do pecado, nos livra da condenação do pecado, nos concede vitoria sob a ação do pecado e nos concederá a total livramento da presença do pecado, quando entrarmos nos novos céus e nova terra “E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é , o diabo” (Hebreus 2:14) “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”(Apocalipse 12:11)
escandalizem por causa da graça de Deus, mas não devemos escandalizar o evangelho por causa de uma vida incompatível com essas verdades. “De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” (Hebreus 10:29). Nisto constitui o grande testemunho perante os homens, porque a obra redentora é a prova de que Deus se importa com o homem, e lhe dá as conduções necessárias, para se levantar dos escombros da queda e viver uma nova vida em Cristo (II Coríntios 5:17) o sangue e a água de Cristo são testemunhas, o Espírito de Cristo testifica sobre a redenção, o cristão testifica como um redimido, pois somos criados em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24) “E que, havendo por Ele fito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus” (Colossenses 1:20) o sangue do testemunho e o testemunho da graça andam juntos, essa era a mensagem de Paulo, pois ele vivia a vida de um crucificado, assim é fato que o efeito do pecado é real, mas o poder do sangue de Jesus é mais real ainda, porque o efeito do pecado é condenação mas o efeito do sangue de Cristo é justificação e vida eterna, assim prezamos pela bendita verdade de que a justificação pelo sangue de Cristo inclui a consagração da vida pessoal para que vivamos completamente para a glória do evangelho. Entre o escândalo da cruz e o testemunho do sangue e da água, prezamos pelo grande mistério do amor divino em ter dado seu filho em carne (João 1:14 e I Timóteo 3:16) para morrer pelos nossos pecados, um santo tomando o lugar da vil criatura rebelde, o mais puro dos homens morreu para conceder pureza para todos os contaminados filhos de Adão. Que diremos? Ficaremos em silencio diante de tão grande misericórdia? A vida espiritual que Cristo nos concede é mais que abundante, disso devemos também dar testemunho, assim como no conceito semita primitivo era que o sangue tinha uma identificação direta com o principio ativo da própria vida biológica, pelo sangue de Cristo, que é tão abordado no Novo Testamento, traz consigo o princípio ativo da redenção com total eficiência para conceder perdão dos pecados, justificação e vida eterna para todos os cque crêem em Cristo. Assim como na antiga aliança, no drama do êxodo, aquele sangue coocado sobre o umbral da porta de cada casa de um Hebreu, lhe garanto a posse da sobrevivência do juízo que cairia sobre os primogênitos no Egito (Êxodo 12:23) assim também aqueles que olham para o testemunho do sangue e da água, o brado da misericórdia sobre a cruz, mas que num ato de sacrifício com poder eficiente, concede eterna redenção a todos os que crêem. Não contava os méritos de nenhum hebreu, nada valia a não ser o sangue, por mais boa que fosse uma pessoa, por maus religiosa que fosse, nem mesmo o padrão moral elevado era garantia de proteção contra o juízo divino, apenas o sangue, o sangue sobre os umbrais, a marca do sangue era a única garantia para a morte não entrar, e era preciso apenas crer e descansar nesse fato, o sangue do cordeiro pascal era a garantia das bênçãos da libertação do cativeiro egípcio e a posse da terra prometida, nem uma grama de mérito humano foi colocada na balança da decisão do Senhor, foi totalmente o sangue, absolutamente o sangue do cordeiro pascal a proteção total desse juízo divino, a marca do sangue era a garanti única e infalível para que os hebreus recebessem libertação, proteção e posse da terra prometida, assim o sangue de Cristo, o sangue da obra de Cristo na Cruz, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) também nos concede a vitoria sobre a maldição do pecado, nos livra da condenação do pecado, nos concede vitoria sob a ação do pecado e nos concederá a total livramento da presença do pecado, quando entrarmos nos novos céus e nova terra “E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é , o diabo” (Hebreus 2:14) “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho”(Apocalipse 12:11)
Esta mensagem desenvolvida a
partir de um sermão pregado na Igreja Batista Biblica de Florianopolis no dia 7
de abril de 2019, contatos com o autor
(48)998315702
Cx postal 1
CEP 88490000 Paulo Lopes SC
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