Livres Pensadores ou Escravos da Razão?





Um livre pensador é alguém que se tornou cativo de suas próprias opiniões, mas vive à custa das opiniões alheias quando não é capaz de pensar por si mesmo. Resultado: o livre pensador é o ser menos livre de pensamento que existe no mundo.

Ninguém consegue ser um livre pensador, porque ele precisa sempre tomar idéias emprestadas dos outros para pensar.

Quando penso que sou livre para pensar, descubro que a minha liberdade é uma mera seqüência de minhas opiniões sobre determinadas coisas. Resultado: estou preso a um ciclo fechado.

Livre pensador não é um homem que se emancipou das ideologias, senão um homem que criou a sua própria ideologia.

Não existe um livre pensador, todos estão amarrados por idéias e ideais, algumas porém nos levam a amplidão existencial, outras nos remetem para o desastre de uma vida sem sentido.

Um cárcere sem paredes físicas, ainda continua sendo um cárcere...

Aquele, pois que não acredita mais na existência dos demônios, que se ocupe em ficar com as responsabilidades deles.

Todo o homem que busca mais liberdade por meio da permissividade torna-se mais cativo de seus próprios instintos.

Um ateu não crer em Deus com a mesma logica que um incrédulo crer na luz, porque um mundo para ser escuro, não necessita de luz.

Aquele que deseja ser livre para pensar, deve ocupar-se da liberdade de obedecer todas as leis que regem a conduta do seu pensamento, portanto não podem ser livres de forma alguma, não há livres pensadores, há espíritos rebeldes...

A bíblia diz:
Todo o homem é mentiroso (Romanos 3:4) porquanto não pode sozinho encontrar verdades espirituais absolutas (Efesios 2:2 e 3 Romanos 3:23 com 3:10 e 11) assim todo o conselho tonar-se em engano (12:5 com 16:3) Haverá sempre confronto entre pensamentos humanos inclinados ao egoísmo e os pensamentos de Deus (Isaias 55:8 e 9) Paulo declara que os pensamentos dos sábios são vãos (I coríntios 3:20)
O que as Escrituras ordenam?
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para a destruição de fortalezas, destruindo argumentos e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento á obediência de Cristo” (II coríntios 10:4 e 5)

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8)

Textos bíblicos da Almeida Corrigida e Fiel da Sociedade Bíblica Trinitariana


Autor: Clávio. J. Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário