A Parte Espiritual do Homem Fisico



O homem foi criado a imagem e semelhança do Criador, (Genesis 1:26 e 27)  ele é um ser que tem a semelhança com Deus, e leva algumas qualidades divinas inerentes, não significa isso que é um ser divino, mas o homem é um ser espiritual, porque “Deus é e Espírito” (João 4:24) assim procede que sendo o homem  a imagem e semelhança de Deus(Veja Tiago 3:9) é um ser moral, intelectual e espiritual.
Há no universo criado, pelo menos três classes de seres espirituais: os anjos : “não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a Salvação?” (Hebreus 1:14 veja também Atos 23: 8 e 9)) Eles possuem um corpo, porém não é um corpo biológico, mas podem interagir  no mundo físico e com os homens (Gênesis 16:9 e 10 Êxodo 23:23 Números 22:22 a 35 Juízes 2:1 a 5 Mateus 1:21 a 24 e 28:2  Lucas 1:19 a 26 Apocalipse 10:9 18:21 19:7 20:1 etc.) é sensato crer que todas as classes angelicais (querubins serafins etc.) tenham essas características. Há o diabo que se chama satanás, dragão e a antiga serpente (Genesis 3:1 com Apocalipse 12:9) os espíritos imundos, que talvez sejam os demônios,((Confira Apocalipse 16:14) ou classes distintas porem vivem dentro da esfera dos caídos  “Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios e covil de todo espírito imundo” (Apocalipse 18:2) Os demônios e os espíritos imundos também interagem  com os homens (Efésios 6:10 a 18 I Timóteo 4:1 Marcos 3:11 Lucas 4:36 Atos 8:37 Mateus 8:31 Marcos 1:34 etc.) Esses espíritos malignos foram expelidos por Cristo durante seu ministério publico (Mateus 8:16 veja também Mateus 10:1 Marcos 3:30 5:2 a 13) “respondendo, porém, o espírito maligno, disse:” (Atos 19:15 veja também 16:16) Assim vimos que há um mundo espiritual criado feito de seres benévolos e malignos (Efésios 6:12 menciona hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais) “E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos buscando repouso e não encontra” (Mateus 12:43 veja também Marcos 5:22) há também o espírito que agora atua nos filhos da desobediência (Efésios 2:2) outras menções são espíritos imundos semelhantes a rãs (Apocalipse 16:13 o que de certa forma implica uma forma de réptil). O homem também é espiritual, e desde o jardim havia uma interação com o mundo espiritual, de duas formas: comunicação com Deus e também com a serpente, que era um agente que interagia com o diabo (Apocalipse 12:9)
 Ninguém precisa ser erudito para compreender esse fato, um estudo cuidadoso da bíblia, nos leva a essa verdade preciosa, o homem também é uma criatura espiritual, afirmo isso dentro do contexto do tema, espiritual aqui significa que ele também é espírito, por isso existe a interação com os outros seres espirituais. Assim como o espírito imundo é um ser sem corpo biológico, os anjos são espíritos puros também sem corpo biológico, o espírito do homem segue a mesma classe, é a parte espiritual sede da consciência, é matriz do ser, a bíblia ensina a tricotomia como bem vimos em I Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12, mesmo os evangélicos que crêem na dicotomia, aceitam o fato de que há a parte espiritual do homem. Assim podemos ver pelas Escrituras e não devemos errar, como erraram os saduceus e foram censurados por Cristo (Mateus 22:29) mas conferir e chegar a uma conclusão para não falar somente o que convém a sã doutrina (Tito 2:1)
Primeiramente em metáfora Paulo fala do homem exterior e do homem interior “Porque segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus” (Romanos 7:22) “Por isso não desfalecemos, mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior contudo se renova de dia em dia” (II Coríntios 4:16) assim Paulo aluda a parte  material e a imaterial do homem, o corpo produz ações e o homem interior, a essência do ser, produz os pensamentos, desejos e as coisas não materiais, porém elas também interagem numa unidade completa para que o homem possa viver a sua vida biológica nesse mundo Assim entendemos que a o espírito humano tem consciência volitiva, é o eu pessoal, um ente consciente e pessoal, a influencia viva que coordena a existência biológica no intimo do homem. Agora, devemos entender: “O corpo sem o espírito está morto” (Tiago 2:26) Jesus mesmo ensinou “O espírito é o que vive, a carne para nada aproveita” (João 6:63) percebemos as declarações bíblicas? “O espírito do homem que está no homem” (I Coríntios 2:11) “o Espírito Santo testifica em nosso espírito” (Romanos 8:16) “Imundícias da carne e do espírito” (II Coríntios 7:1) observar essas distinções entre a parte física espiritual do homem é importante, não se trata de um mero fôlego, mas o ente central do homem, se é que essa descrição pode ser correta, é o espírito o próprio homem na sua essência. “No corpo como no espírito” (I Coríntios 7:14) “O meu espírito ora” (I Coríntios 14:14)  Essa verdade ecoa desde muito cedo na revelação bíblica “E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7) isso ocorre porque ao homem está ordenado morrer uma só vez, depois disso vem o juízo” (Hebreus 9:27) todos irão comparecer diante do Senhor (Romanos 14:10 e II Coríntios 5:10) A parte distinta do homem é seu espírito. A morte é uma separação, em Genesis 2:7 a vida humana é um composto de terra, fôlego de vida e alma vivente, a morte seria um retorno da carne ao pó e um desprendimento do ser do âmbito físico para o espiritual. Morto, o homem não pensa, não age, não tem volição, não há intelectualidade e nem raciocínio, não tem emoções e nenhum tipo de sentimento, só quando o espírito está presente, isso acontece. Um morto é apenas um cadáver, a própria vida na sua plenitude está no espírito “Assim diz o Senhor Deus a esses ossos, eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis” (Ezequiel 37:4) Se o espírito entra no corpo,  haverá vitalidade no corpo, se sai, o corpo morre “Senhor Jesus recebe o meu espírito” (Atos 7:59 compare essa declaração de Estevão com Eclesiastes 12:7 e encontramos aqui uma prova da divindade de Cristo) Perceba que uma coisa é entregar o espírito ao Senhor e outra, é quando Deus mesmo pede a alma do impenitente “”Essa noite de pedirão a tua alma” (Lucas 12:20) Assim, vimos também as almas dos santos que morreram por causa do testemunho e da Palavra de Deus (Apocalipse 6:9 e 20:4) Quando Jesus operou milagres, dando vida aos mortos, algo acontecia: “voltou-lhe o espírito” as palavras podem ser lidas assim com relação a filha de Jairo “Levanta-te menina, e o seu espírito voltou, e ela se levantou...”(Lucas 8:55 veja o caso de Raquel em Genesis 35:18).  Lidando com um caso de pecado grave na igreja de Corinto Paulo orientou “seja esse tal, entregue a satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus” (I Coríntios 5:5) isso combina perfeitamente com as palavras de Cristo, aqui vimos claramente que alma e espírito estão co-relacionadas “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno, a alma e o corpo” (Mateus 10:28) Em Apocalipse 18:13 as almas humanas era comercializadas e em Levitico 17:11 o sangue faz expiação pela alma. Ora, Cristo, por ocasião da sua morte “com grande voz entregou o seu espírito” (Mateus 27:50) ele foi mortificado na carne e vivificado no Espírito (Veja I Pedro 3:18) assim entregando nas mãos do PAI p seu espírito (Lucas 23:46) numa espécie de rendição (João 19:30) Estevão reagiu da mesma forma (Atos 7:59) No livro de Apocalipse, a morte o alem, deram seus mortos (Apocalipse 20:13) aqui a palavra “além”
Pelo fato de o ser na sua totalidade estar interconectado de forma perfeita para viver a presente dispensação, muitas vezes a bíblia trata do homem na sua completitude, precisamos prestar atenção no contexto, a bíblia fala da aflição de espírito (Isaias 66:2) e isso deve-se ao sentimento de pesar no coração humano, corpo e alma num mesmo nível sentimental, assim lemos que em certa ocasião, é descrito que em cada alma havia temor (Atos 2:43 veja também Lucas 1:17, 80 Apocalipse 1:10 e 21;10 I Pedro 3:4 II Timóteo 4:5) Efésios 4:23 Gálatas 6:1 II Coríntios 4:13)) aqui também é uma conexão de modo a fazer com que o homem completo esteja num equilíbrio de sentimento e zelo espiritual.  É verdade que o vocábulo “nephesh”(Hebraico) e “Psyché” (grego) dependem do contexto para ter um significado de relevância, porém é obvio que de certa forma, eles estão conectados ao significado mais profundo do home, assim dentro deles estão realidades espirituais objetivas, como a razão, a vontade e a consciência, acima de tudo, denota em muitas passagens de forma clara que o espírito humano é uma substancia incorpórea e imaterial, invisível, criada por Deus fonte e motor de todos os atos humanos. Isso concorda perfeitamente com o equilíbrio harmônico com outras criaturas não humanas como anjos que também são espíritos e todas as classes de espíritos caídos, que também não são biológicos na estrutura molecular, mas que possuem volição e ação, e de forma restrita, interagem com o mundo físico. Repito que mesmo assim, há o ensino claro e objetivo, inquestionável e irrefutável de que o espírito é a entidade não corpórea de um ser criado, o próprio Salvador afirma isso “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo, apalpai-me pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho” (Mateus 24:39) ele estava diante daqueles que já noutro tempo tinham  confundido cristo com um fantasma (Lucas 24:37 com Mateus 14:26) e após a ressurreição tiveram problemas em interpretar a realidade da ressurreição de Cristo, e formam corrigidos por Cristo. Assim entendemos de forma mui objetiva, que o ensino positivo das Escrituras é que o espírito humano é parte incorpórea dele.


Clavio J. Jacinto

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