O homem foi criado a imagem e
semelhança do Criador, (Genesis 1:26 e 27)
ele é um ser que tem a semelhança com Deus, e leva algumas qualidades
divinas inerentes, não significa isso que é um ser divino, mas o homem é um ser
espiritual, porque “Deus é e Espírito” (João 4:24) assim procede que sendo o
homem a imagem e semelhança de Deus(Veja
Tiago 3:9) é um ser moral, intelectual e espiritual.
Há no universo criado, pelo menos
três classes de seres espirituais: os anjos : “não são porventura todos eles espíritos
ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a
Salvação?” (Hebreus 1:14 veja também Atos 23: 8 e 9)) Eles possuem um corpo,
porém não é um corpo biológico, mas podem interagir no mundo físico e com os homens (Gênesis 16:9
e 10 Êxodo 23:23 Números 22:22 a 35 Juízes 2:1 a 5 Mateus 1:21 a 24 e 28:2 Lucas 1:19 a 26 Apocalipse 10:9 18:21 19:7
20:1 etc.) é sensato crer que todas as classes angelicais (querubins serafins
etc.) tenham essas características. Há o diabo que se chama satanás, dragão e a
antiga serpente (Genesis 3:1 com Apocalipse 12:9) os espíritos imundos, que
talvez sejam os demônios,((Confira Apocalipse 16:14) ou classes distintas porem
vivem dentro da esfera dos caídos “Caiu,
caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios e covil de todo espírito
imundo” (Apocalipse 18:2) Os demônios e os espíritos imundos também
interagem com os homens (Efésios 6:10 a
18 I Timóteo 4:1 Marcos 3:11 Lucas 4:36 Atos 8:37 Mateus 8:31 Marcos 1:34 etc.)
Esses espíritos malignos foram expelidos por Cristo durante seu ministério publico
(Mateus 8:16 veja também Mateus 10:1 Marcos 3:30 5:2 a 13) “respondendo, porém,
o espírito maligno, disse:” (Atos 19:15 veja também 16:16) Assim vimos que há
um mundo espiritual criado feito de seres benévolos e malignos (Efésios 6:12
menciona hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais) “E, quando o espírito
imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos buscando repouso e não
encontra” (Mateus 12:43 veja também Marcos 5:22) há também o espírito que agora
atua nos filhos da desobediência (Efésios 2:2) outras menções são espíritos
imundos semelhantes a rãs (Apocalipse 16:13 o que de certa forma implica uma
forma de réptil). O homem também é espiritual, e desde o jardim havia uma
interação com o mundo espiritual, de duas formas: comunicação com Deus e também
com a serpente, que era um agente que interagia com o diabo (Apocalipse 12:9)
Ninguém precisa ser erudito para compreender
esse fato, um estudo cuidadoso da bíblia, nos leva a essa verdade preciosa, o
homem também é uma criatura espiritual, afirmo isso dentro do contexto do tema,
espiritual aqui significa que ele também é espírito, por isso existe a
interação com os outros seres espirituais. Assim como o espírito imundo é um
ser sem corpo biológico, os anjos são espíritos puros também sem corpo biológico,
o espírito do homem segue a mesma classe, é a parte espiritual sede da consciência,
é matriz do ser, a bíblia ensina a tricotomia como bem vimos em I Tessalonicenses
5:23 e Hebreus 4:12, mesmo os evangélicos que crêem na dicotomia, aceitam o
fato de que há a parte espiritual do homem. Assim podemos ver pelas Escrituras
e não devemos errar, como erraram os saduceus e foram censurados por Cristo
(Mateus 22:29) mas conferir e chegar a uma conclusão para não falar somente o
que convém a sã doutrina (Tito 2:1)
Primeiramente em metáfora Paulo
fala do homem exterior e do homem interior “Porque segundo o homem interior,
tenho prazer na lei de Deus” (Romanos 7:22) “Por isso não desfalecemos, mas
ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior contudo se renova de
dia em dia” (II Coríntios 4:16) assim Paulo aluda a parte material e a imaterial do homem, o corpo
produz ações e o homem interior, a essência do ser, produz os pensamentos,
desejos e as coisas não materiais, porém elas também interagem numa unidade
completa para que o homem possa viver a sua vida biológica nesse mundo Assim
entendemos que a o espírito humano tem consciência volitiva, é o eu pessoal, um
ente consciente e pessoal, a influencia viva que coordena a existência biológica
no intimo do homem. Agora, devemos entender: “O corpo sem o espírito está morto”
(Tiago 2:26) Jesus mesmo ensinou “O espírito é o que vive, a carne para nada
aproveita” (João 6:63) percebemos as declarações bíblicas? “O espírito do homem
que está no homem” (I Coríntios 2:11) “o Espírito Santo testifica em nosso espírito”
(Romanos 8:16) “Imundícias da carne e do espírito” (II Coríntios 7:1) observar
essas distinções entre a parte física espiritual do homem é importante, não se
trata de um mero fôlego, mas o ente central do homem, se é que essa descrição
pode ser correta, é o espírito o próprio homem na sua essência. “No corpo como
no espírito” (I Coríntios 7:14) “O meu espírito ora” (I Coríntios 14:14) Essa verdade ecoa desde muito cedo na
revelação bíblica “E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus
que o deu” (Eclesiastes 12:7) isso ocorre porque ao homem está ordenado morrer
uma só vez, depois disso vem o juízo” (Hebreus 9:27) todos irão comparecer diante
do Senhor (Romanos 14:10 e II Coríntios 5:10) A parte distinta do homem é seu espírito.
A morte é uma separação, em Genesis 2:7 a vida humana é um composto de terra, fôlego
de vida e alma vivente, a morte seria um retorno da carne ao pó e um
desprendimento do ser do âmbito físico para o espiritual. Morto, o homem não
pensa, não age, não tem volição, não há intelectualidade e nem raciocínio, não
tem emoções e nenhum tipo de sentimento, só quando o espírito está presente,
isso acontece. Um morto é apenas um cadáver, a própria vida na sua plenitude
está no espírito “Assim diz o Senhor Deus a esses ossos, eis que farei entrar
em vós o espírito, e vivereis” (Ezequiel 37:4) Se o espírito entra no corpo, haverá vitalidade no corpo, se sai, o corpo
morre “Senhor Jesus recebe o meu espírito” (Atos 7:59 compare essa declaração
de Estevão com Eclesiastes 12:7 e encontramos aqui uma prova da divindade de
Cristo) Perceba que uma coisa é entregar o espírito ao Senhor e outra, é quando
Deus mesmo pede a alma do impenitente “”Essa noite de pedirão a tua alma”
(Lucas 12:20) Assim, vimos também as almas dos santos que morreram por causa do
testemunho e da Palavra de Deus (Apocalipse 6:9 e 20:4) Quando Jesus operou
milagres, dando vida aos mortos, algo acontecia: “voltou-lhe o espírito” as
palavras podem ser lidas assim com relação a filha de Jairo “Levanta-te menina,
e o seu espírito voltou, e ela se levantou...”(Lucas 8:55 veja o caso de Raquel
em Genesis 35:18). Lidando com um caso
de pecado grave na igreja de Corinto Paulo orientou “seja esse tal, entregue a
satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do
Senhor Jesus” (I Coríntios 5:5) isso combina perfeitamente com as palavras de
Cristo, aqui vimos claramente que alma e espírito estão co-relacionadas “E não
temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes aquele que
pode fazer perecer no inferno, a alma e o corpo” (Mateus 10:28) Em Apocalipse
18:13 as almas humanas era comercializadas e em Levitico 17:11 o sangue faz
expiação pela alma. Ora, Cristo, por ocasião da sua morte “com grande voz
entregou o seu espírito” (Mateus 27:50) ele foi mortificado na carne e
vivificado no Espírito (Veja I Pedro 3:18) assim entregando nas mãos do PAI p
seu espírito (Lucas 23:46) numa espécie de rendição (João 19:30) Estevão reagiu
da mesma forma (Atos 7:59) No livro de Apocalipse, a morte o alem, deram seus
mortos (Apocalipse 20:13) aqui a palavra “além”
Pelo fato de o ser na sua
totalidade estar interconectado de forma perfeita para viver a presente
dispensação, muitas vezes a bíblia trata do homem na sua completitude,
precisamos prestar atenção no contexto, a bíblia fala da aflição de espírito
(Isaias 66:2) e isso deve-se ao sentimento de pesar no coração humano, corpo e
alma num mesmo nível sentimental, assim lemos que em certa ocasião, é descrito que
em cada alma havia temor (Atos 2:43 veja também Lucas 1:17, 80 Apocalipse 1:10
e 21;10 I Pedro 3:4 II Timóteo 4:5) Efésios 4:23 Gálatas 6:1 II Coríntios 4:13))
aqui também é uma conexão de modo a fazer com que o homem completo esteja num equilíbrio
de sentimento e zelo espiritual. É
verdade que o vocábulo “nephesh”(Hebraico) e “Psyché” (grego) dependem do
contexto para ter um significado de relevância, porém é obvio que de certa
forma, eles estão conectados ao significado mais profundo do home, assim dentro
deles estão realidades espirituais objetivas, como a razão, a vontade e a consciência,
acima de tudo, denota em muitas passagens de forma clara que o espírito humano
é uma substancia incorpórea e imaterial, invisível, criada por Deus fonte e
motor de todos os atos humanos. Isso concorda perfeitamente com o equilíbrio harmônico
com outras criaturas não humanas como anjos que também são espíritos e todas as
classes de espíritos caídos, que também não são biológicos na estrutura
molecular, mas que possuem volição e ação, e de forma restrita, interagem com o
mundo físico. Repito que mesmo assim, há o ensino claro e objetivo, inquestionável
e irrefutável de que o espírito é a entidade não corpórea de um ser criado, o próprio
Salvador afirma isso “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo, apalpai-me
pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho” (Mateus
24:39) ele estava diante daqueles que já noutro tempo tinham confundido cristo com um fantasma (Lucas
24:37 com Mateus 14:26) e após a ressurreição tiveram problemas em interpretar
a realidade da ressurreição de Cristo, e formam corrigidos por Cristo. Assim
entendemos de forma mui objetiva, que o ensino positivo das Escrituras é que o espírito
humano é parte incorpórea dele.
Clavio J. Jacinto
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