O QUE SIGNIFICA SER ABENÇOADO?


 

O QUE SIGNIFICA SER ABENÇOADO?

Como devemos definir a afirmação: “Você é uma bênção”

 

A palavra grega traduzida como “bem aventurado”  no sermão da montanha é makarios, essa palavra no grego tem um significado mais profundo do que “feliz”. O significado de makarios induz a um tipo de grandeza espiritual. Por trás disso está o fato de Deus ser o abençoador, quando Ele nos abençoa, Ele estende seus favores e benefícios, Ele faz com que a Sua misericórdia se torne grande sobre nós, esse é o caminho da graça, a sua bênção sobre nós, é, sobretudo Deus amplia Sua graça e Sua misericórdia. Num sentido bíblico, ser uma bênção, é ter um relacionamento correto com o Senhor por conta da Sua graça estendida sobre nós.

Essa é a raiz da verdadeira felicidade, ser uma bênção, não é ser o melhor por méritos, mas é ser  alvo da misericórdia de Deus pela graça imerecida!

Dentro do sermão da Montanha vimos que a grandeza consiste em um coração pronto para amar, ser misericordioso, ser pacifico, ser paciente, ser sensível. Você é espiritual não porque é uma pessoa de natureza benevolente, mas porque Deus estendeu e ampliou a misericórdia dele sobre você, e por esse motivo essas virtudes existem em você! Ser bem aventurado é uma identificação, é uma marca distintiva, e isso nunca pode ser compreendido se não desfrutamos do verdadeiro sentido da graça de Deus, um favor imerecido, Deus sendo favorável a nós pobres pecadores merecedores da severa maldição eterna, mas Ele nos amou e deu Cristo para morrer por nós, assim o perdão e não a condenação nos alcança.

A condição do desfrute dessas bênçãos é a fé, sem fé é impossível agradar a Deus, então a fé é um mover do coração, uma confiança em Deus e em Cristo ao invés de uma confiança em nós mesmos e em nossos méritos.

Vimos um exemplo maravilhoso disso no ladrão na cruz que roga por uma entrada no Paraíso, em Paulo que furioso caminha para destruir a igreja e é alvo da graça de Deus sem merecê-lo e sem que busque isso, também vimos essa realidade em Boaz estendendo seu manto sobre Rute. Assim a graça de Deus nos busca e quando nos encontra, Deus estende seu manto de misericórdia sobre nós.

A felicidade segundo o padrão ético do Novo Testamento não depende de posses, Paulo se regozijava na prisão, o padrão mundano para a felicidade é o status, fama, aplausos, posses de bens materiais, para Cristo era ser pobre de espírito, suportar aflições, perseguições, manter-se firme nas tribulações, ser manso ter uma comunhão permanente com o Senhor, em certa perspectiva, ser cheio do Espírito Santo é uma garantia de felicidade perene, enquanto ser cheio de bens materiais apenas uma alegria frágil que se desmonta facilmente em qualquer condição que ameace a vida terrena e materialista.

 

C. J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário