Yoga: mais do que aparenta?
Pelo Rev. Dr. Ed Hird
Você pode achar este artigo um alongamento no corpo, mente e espírito. Eu evitei intencionalmente escrever este artigo por anos, porque eu sabia que ele poderia ser inevitavelmente controverso. Para ser honesto, eu estava esperando que outra pessoa escrevesse este artigo. Como a maioria dos pastores, eu quero que as pessoas gostem de mim. Com genuína relutância, eu finalmente enfrentei minha evitação de conflitos, obedeci ao Senhor e li centenas de livros de ioga em nossas bibliotecas públicas locais. Ao preparar este artigo, eu não li um livro que advertisse contra ioga. Todas as citações de livros neste artigo são de defensores e praticantes de ioga.
Para muitas pessoas, ioga é apenas a mais nova moda de exercícios para mulheres mais jovens. Vinte milhões de norte-americanos estão praticando ioga, incluindo cerca de quatro milhões de homens. Esses vinte milhões de pessoas estão atualmente sendo treinadas por mais de 70.000 praticantes de ioga em pelo menos 20.000 locais norte-americanos. [1] Muitas pessoas equiparam ioga a alongamento simples. Alongamento e calistenia são coisas boas das quais participo semanalmente na academia local. O termo "calistenia" vem da combinação de duas palavras gregas "kallos": beleza e "sthenos": força. Os exercícios de calistenia são projetados para trazer aptidão física e flexibilidade de movimento. A ioga não monopolizou o mercado de alongamentos e calistenia saudáveis. É possível que a aptidão física não comece e termine em um tapete de ioga? Estou convencido de que nos saímos bem quando cuidamos de nossos corpos como parte de nossa mordomia cristã. Deus quer que sejamos mais saudáveis em corpo, mente e espírito. Todos nós precisamos voltar à academia regularmente, não importa qual seja nossa visão sobre yoga. Seu corpo vai agradecer.
Eu participei inconscientemente de yoga, na forma de artes marciais, por vinte anos antes de renunciar. [2] Muitas pessoas não sabem que artes marciais são yoga em movimento, e se originaram com monges budistas. Depois de muita oração, eu relutantemente desisti porque eu não queria nenhuma área cinzenta na minha vida cristã. Não é uma coisa fácil ou leve para alguém renunciar a isso, mesmo como um cristão. Para muitos, é absolutamente impensável. Até mesmo imaginar desistir pode deixar alguns se sentindo inesperadamente ameaçados ou até mesmo com raiva. A maioria de nós é mais defensiva e mais emocionalmente apegada do que imaginamos. Em retrospectiva, percebi que os movimentos e posturas rituais (asanas ou katas) tinham se aprofundado muito na minha psique, moldando minha própria identidade. [3] De alguma forma, ao longo de vinte anos, eles se tornaram arraigados em mim e até mesmo se tornaram parte de mim. Sem querer, eu estava até certo ponto servindo a dois mestres. Esta foi uma verdade difícil para mim aceitar. Mudança nunca é fácil. Ouvi falar de um cristão que é tão arraigado na ioga que jurou nunca desistir da ioga, mesmo que o próprio Deus tenha dito para ele parar. Às vezes, isso faz você se perguntar quem está no comando de nossas vidas.
Historicamente, o yoga era ensinado em segredo apenas para brâmanes masculinos de casta alta. [4] Era uma coisa de homens para os ricos e poderosos. Nos últimos anos, o yoga norte-americano se desfez amplamente de suas armadilhas orientais mais óbvias: gurus, incenso, sânscrito e tangas. [5] Ele passou por uma transformação de imagem notável em um período de tempo relativamente curto. Aulas de yoga e parafernália se tornaram uma indústria de consumo de mais de dez bilhões de dólares, envolvendo spandex de grife, tapetes de yoga e DVDs. [6] Os puristas do Yoga de antigamente chamavam esse novo desenvolvimento de complexo industrial do yoga. Há tanto dinheiro a ser ganho que alguns professores de yoga têm processado sem sucesso outros professores de yoga por suposta violação de direitos autorais de posturas específicas de asana de yoga. Em algumas partes da América do Norte, as mães do yoga estão substituindo a demografia das mães do futebol. O yoga se tornou uma moda cultural tão fortemente arraigada que em algumas partes da América do Norte ele está sendo ensinado para crianças, muitas vezes usando o dinheiro dos contribuintes, em sistemas escolares públicos estritamente seculares. Espiritualmente falando, o yoga substituiu a Oração do Senhor que, você deve se lembrar, foi rejeitada das salas de aula de nossas crianças por ser muito religiosa. A suposição inquestionável é que o yoga não tem conexão religiosa.
Esta indústria de ioga norte-americana registou milhares de direitos de autor, patentes e marcas registadas, resultando por vezes em ameaças de processos judiciais. [7] O Governo Indiano está tão preocupado com os direitos de autor do ioga que criou a sua própria força-tarefa para proteger o ioga da pirataria por parte dos ocidentais:
“A pirataria de ioga está se tornando muito comum e estamos nos movimentando para fazer algo a respeito”, diz Vinod Gupta, chefe de uma força-tarefa do governo indiano recentemente criada sobre roubo de conhecimento tradicional e propriedade intelectual.
“Sabemos de pelo menos 150 asanas [posições de yoga] que foram pirateadas nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Japão”, ele diz. “Elas foram desenvolvidas na Índia há muito tempo e ninguém pode reivindicá-las como suas.” Em um esforço para proteger a herança da Índia, a força-tarefa começou a documentar 1.500 posturas de yoga extraídas de textos clássicos de yoga — incluindo os escritos do sábio indiano, Patanjali, o primeiro homem a codificar a arte do yoga.” [8]
Existem sete tipos principais de yoga: Hatha Yoga, Bhakti Yoga (devoção), Karma Yoga (ação), Jnana Yoga (sabedoria), Mantra Yoga, Tantra Yoga e Raja Yoga (real). No século XV d.C. Hatha Yoga Pradipika, seus três primeiros versos ensinam que as massas ignorantes ainda não estão prontas para o elevado Raja Yoga, e assim o Hatha Yoga foi desenvolvido como uma “escada” para levá-los ao Raja Yoga. [9] O yoga mais popular oferecido no centro recreativo local é o Hatha Yoga, o chamado yoga físico que envolve inúmeras técnicas de yoga chamadas asanas. Esses asanas iogues parecem aos não iniciados como se fossem apenas exercícios de alongamento. Os mais completamente iniciados percebem que os asanas iogues são, na verdade, posturas de adoração a divindades hindus. Todos os iniciados no yoga sabem o furo real. Eles também sabem que os norte-americanos ainda não estão prontos para a verdade completa sobre a identidade religiosa do yoga. Minha pergunta é esta: É realmente honesto e respeitoso fingir que ioga é apenas uma atividade física sem quaisquer implicações espirituais? [10] Mais importante, as pessoas deveriam ficar irritadas por causa de cristãos praticando ioga?
Para muitos ocidentais, tudo o que importa é que algo parece estar funcionando. Raramente olhamos sob o capô de nossos carros. Nossa inclinação prática é tanto uma grande força quanto uma fraqueza maior. Ingenuamente pensamos que podemos separar arrogantemente qualquer coisa de sua herança e arrebatar seus supostos benefícios sem nenhuma desvantagem. O yoga foi cuidadosamente reembalado para apelar aos norte-americanos para nosso lado fortemente pragmático. A filosofia iogue é inicialmente minimizada. Alguns defensores do yoga afirmam que asanas são apenas poses e mantras são apenas palavras. O contexto se torna tudo. Argumentar que asanas e mantras não têm significado inerente é em si uma declaração inquestionavelmente reducionista. Em última análise, não tem sentido sugerir que o yoga não tem sentido. É realmente tão fácil secularizar o hinduísmo iogue quanto nós, norte-americanos individualistas, podemos pensar?
IK Taimini, estudioso e químico indiano, escreveu que não há assunto como ioga, que é tão envolto em mistério e sobre o qual se pode escrever o que se quiser sem qualquer risco de ser provado errado. [11] A religião do hinduísmo, no entanto, é mais do que apenas vacas, carma e curry. Ioga é o próprio coração do hinduísmo. Ioga é a palavra hindu para salvação. Nove em cada dez hindus concordam que ioga é hinduísmo. [12] Sem ioga, não há hinduísmo. Sem hinduísmo, não há ioga. Não há evidências históricas para a crença popular da Nova Era de que ioga é anterior ao hinduísmo e era originalmente não religiosa. Para aqueles que acreditam que ioga "secular" é anterior ao hinduísmo, convido você a me enviar por e-mail seu documento de origem ou links da web para esta afirmação frequentemente ouvida.
Em asanas de yoga, a pessoa reencena a história de uma divindade hindu específica, identificando-se como aquela divindade específica. De acordo com o sânscrito Dr. N. Sjoman, versos do texto de yoga do século XIX Maisuru Maisiri indicam claramente que “as asanas são consideradas como tendo uma natureza interna que está associada ao seu nome específico”. As posturas das mãos (mudras) no Hatha Yoga são uma replicação das mesmas posturas das mãos nas estátuas dos deuses hindus. Yoga é a personificação espiritual. É mera coincidência que as asanas e mudras iogues reencenam a forma e a posição exatas das imagens e divindades esculpidas hindus? Os mudras são usados para canalizar energia psíquica através do corpo para alterar a consciência. Eles facilitam o processo de Auto-Realização iogue e são projetados para despertar e ativar o chakra iogue raiz (roda psíquica).
Ao contrário do judaísmo, cristianismo e islamismo, não é preciso acreditar ou adorar algo para ser impactado pelo hinduísmo. Essa diferença religiosa sistêmica é difícil para muitos ocidentais compreenderem. Como tudo no hinduísmo é visto como maya ou ilusão, a crença para o hinduísmo iogue é boa, mas não é necessária inicialmente. Nada é o que parece ser. A crença real ou estrutura de significado é frequentemente introduzida muito mais tarde em um nível mais profundo de iniciação. Como o hinduísmo é baseado em técnicas, a mera execução do asana iogue, com ou sem crença, é suficiente para abrir as energias do chakra que produzem a interação psíquica. [13] Semelhante à maneira como as drogas psicoativas têm impacto mental, emocional e até espiritual, independentemente do que se saiba sobre elas, o yoga também tem um impacto químico, independentemente do conhecimento ou crença de yoga. A irrelevância inicial da crença e da adoração é uma das razões pelas quais os praticantes de yoga frequentemente promovem o yoga para os norte-americanos como não religioso ou religiosamente neutro. [14] A Meditação Transcendental, uma forma de Mantra yoga, iniciou inúmeros ocidentais com rituais de puja em sânscrito que nunca lhes foram explicados, mas ainda assim teve um impacto significativo em sua identidade central. [15] O yoga é inescapavelmente religioso de uma forma que a maioria dos norte-americanos não notará. [16] É por isso que muitos cristãos norte-americanos bem-intencionados abriram, de forma acrítica ou involuntária, seu espírito às filosofias hindus iogues que entram em conflito com os ensinamentos de Cristo.
O termo 'yoga' vem da palavra sânscrita 'yug', que significa unir. Poucas pessoas em aulas de yoga em centros comunitários perguntam a que estão se unindo. A prática iogue é projetada para unir ou trazer união psíquica com Brahman, a mais alta das divindades hindus. O que parece para nós alongamentos simples são, na verdade, técnicas psíquicas poderosas que demonstraram mudar o próprio cerne da nossa consciência. O propósito do yoga é produzir um estado de alteração da mente que funde masculino e feminino, luz e escuridão, bem e mal, deus e humanidade. [17] Como disse o autor best-seller Deepak Chopra em The Seven Spiritual Laws of Yoga:
“Krishna ensina a Arjuna (no Bhagavad Gita) a essência do yoga, dizendo-lhe que o bem e o mal, o prazer e a dor, e a perda e o ganho são dois lados da mesma moeda da vida. A solução que o yoga oferece é ir além do reino da dualidade e se estabelecer no estado de ser que está além do tempo, espaço e causalidade... Krishna diz a Arjuna: 'Vá além do reino do bem e do mal, onde a vida é dominada por começos e fins. Entre no domínio do yoga, onde toda dualidade encontra sua unidade...” [18]
O bem e o mal na filosofia iogue são, em última análise, apenas dois lados da mesma moeda. Tudo é um. O termo 'Hatha Yoga' se refere à união do sol (ha ou masculino) e da lua (tha ou feminino) em um todo monístico. Alguns estudiosos traduzem Hatha Yoga como 'união violenta'. [19] O símbolo definitivo do yoga é o Nataraj asana, conhecido como o Shiva dançante que 'dança' a destruição sobre quaisquer distinções (avidya) entre o Criador e a criação, o bem e o mal, o masculino e o feminino. [20] A filosofia do yoga acredita que toda a matéria e diferenças são ilusões, e que todas as ilusões podem ser superadas pela realização de rituais de yoga. O yoga funciona sistemicamente para alterar funções bioquímicas, incluindo nossos hormônios e sistema endócrino. A chamada atividade física no Hatha Yoga visa atingir um estado alterado de consciência, eliminando a distinção entre sujeito [self] e objeto. O yoga é projetado para desconectar gradualmente os pensamentos e percepções sensoriais de alguém do senso de si mesmo e identidade. O resultado é uma perda profunda de personalidade e individualidade em uma época em que muitas pessoas já estão muito confusas sobre quem são. O yoga avançado produz a impressão de que a pessoa não existe mais. Essa percepção pode ser muito convincente.
Yoga é a principal técnica usada pelos iogues na tentativa de se tornarem deuses. Por meio de cânticos e asanas de yoga mântrico, a mente experimenta privação sensorial e sobrecarga sensorial, causando um desligamento da mente. Ao contrário da oração cristã e da meditação na Palavra de Deus, o propósito das práticas meditativas iogues orientais é "matar a mente". O mantra ou yoga da respiração faz com que a pessoa entre em um estado de transe meditacional no qual a mente é primeiro silenciada e depois esvaziada. A "matança da mente" produz a experiência de diferenças desaparecendo e tudo se tornando um. O yoga foi criado e desenvolvido para permitir uma fuga do pensamento racional e um acesso direto por meios não verbais a um estado psíquico específico. Muitos sustentam que o hinduísmo iogue produz um estado de transe por meio da hipnose autoinduzida. É justo se perguntar se o yoga intensivo tem efeitos semelhantes às técnicas psicológicas de lavagem cerebral? É meramente acidental que o yoga tenha a capacidade de causar um apagamento de nossas mentes, uma cessação real de nossos processos de pensamento? No futuro, as aulas de ioga em centros comunitários precisarão alertar os candidatos em potencial sobre esses riscos, de forma semelhante aos avisos nas embalagens de cigarros?
Embora a filosofia iogue seja politeísta, ela também é monística, no sentido de que sustenta que, por meio do yoga, nos tornamos o universo e/ou deus. [21] O yoga é a principal maneira pela qual os iogues tentam se libertar da escravidão cármica da reencarnação sem fim. Embora esses princípios raramente sejam ensinados em aulas de yoga em centros comunitários, eles são frequentemente mantidos pelo instrutor de yoga do centro comunitário que atingiu um nível mais profundo de iniciação iogue. Quanto mais alguém adentra no yoga, maior é o domínio que esse "outro mestre" tem em sua vida. Os instrutores de yoga que estão lendo este artigo terão uma noção maior do que estou me referindo.
Os promotores de yoga percebem que a maioria dos norte-americanos ainda não está pronta para ouvir sobre os segredos mais profundos do yoga. O yoga do Community Center está, em grande parte, alimentando práticas de yoga de nível inferior durante esse período de mudança cultural. O Hatha Yoga é derivado do muito secreto yoga tântrico. De acordo com William Broad, autor de The Science of Yoga, o Yoga Tântrico se desenvolveu na Índia por volta de 600 d.C.:
“(O yoga tântrico) adora divindades femininas, enraíza suas cerimônias na sexualidade humana, busca poderes sobrenaturais para ganho material e esconde seus ritos em segredo.”
Por volta de 1200 d.C., Gorakhnath, um asceta hindu do oeste da Índia, fundiu as tradições do Tantra e da disciplina corporal, formando o Hatha Yoga. [22] Broad ensina que o caminho da iluminação em direção à união extática do yoga era conhecido como Tantra. [23] O Hatha Yoga foi criado para trazer um despertar tântrico da Kundalini, a deusa hindu que tem um poder de serpente. [24] A palavra sânscrita kundalini significa “aquela que está enrolada”. [25] O asana da cobra não é um mero alongamento, mas uma técnica de controle mental que foi desenvolvida ao longo de muitos séculos com resultados psíquicos comprovados. Poucos adeptos do yoga em centros comunitários percebem que o asana da cobra foi desenvolvido para despertar o chakra da cobra kundalini. Diz-se que a cobra Kundalini reside no chakra mais baixo na base da coluna vertebral:
“Quando (Kundalini) é despertada pela prática de Yoga, ela se desenrola e viaja pela espinha em direção ao seu amante, Shiva. Viajando pela espinha através de centros psíquicos chamados chakras, Kundalini alcança o chakra superior para se fundir com Shiva e lá receber a iluminação divina através da união com Brahman….” [26]
Eu não sabia por muitos anos que existe um Senhor do Yoga. De acordo com a Escritura Hindu Bhagavad-Gita , Shiva, o deus hindu da destruição, é o Senhor do Yoga (Yogeshwara) e o primeiro professor de Hatha Yoga. O Bhagavad Gita usou a palavra “Yoga” no capítulo seis, onde a divindade Krishna declara: “Assim, a alegria suprema chega ao iogue... que é um com Brahman, com Deus.” [27] Por muitas gerações, os textos hindus como Hatha Yoga Pradipikia descreveram os iogues como “capazes de voar, levitar, parar seus corações, suspender sua respiração, desaparecer, atravessar paredes, projetar-se em outros corpos, tocar a lua, sobreviver ao enterro vivo, tornar-se invisíveis e morrer à vontade.” [28] Os Yoga Sutras ensinam que o praticante avançado de yoga pode desenvolver a habilidade de contar o passado e o futuro (3:16, 3.22), descobrir espíritos e se comunicar com espíritos mestres (3:25, 3:32), entrar no corpo de outra pessoa (3:38), levitar (3:40), falar com animais (3.17), descobrir conhecimento de vidas passadas (3.18), ler as mentes dos outros (3.19) e não sentir fome ou sede (3:30). Os aspectos mágicos e sexuais do Yoga Tântrico envergonharam os hindus indianos de classe média enquanto intrigaram muitos adeptos da Nova Era Ocidental. [29] O aspecto tântrico do Hatha Yoga foi associado a uma série de escândalos de yoga de Nova Era de alto nível. [30] O Dr. Carl Jung, o pai do movimento da Nova Era, concluiu notavelmente após duas décadas de estudo que o yoga avançado pode liberar uma torrente de sofrimento com a qual nenhuma pessoa sã jamais sonhou. Em seu despertar iogue avançado, Gopi Krishna disse: “Foi variável por muitos anos, doloroso, obsessivo… Passei por quase todos os estágios de… mediunidade, psicótica e outros tipos de mente; por algum tempo estive pairando entre a sanidade e a insanidade.” [31]
O yoga chegou à América do Norte em 1893, quando Swami Vivekananda, um discípulo do famoso Guru Ramakrishna, ensinou sobre yoga na Feira Mundial de Chicago. Laurette Willis , uma ex-professora de yoga, chama o yoga de braço missionário do hinduísmo e do movimento da Nova Era. Em “Uma Carta Aberta aos Evangélicos”, Swami Sivasiva Palani escreveu:
“Um pequeno exército de missionários de yoga – hatha, raja, siddha e kundalini – lindamente treinados nos últimos 10 anos, está prestes a atacar o mundo ocidental. Eles podem não se chamar hindus, mas os hindus sabem de onde o yoga veio e para onde ele vai.” [32]
Como o Guru do Yoga BKS Iyengar observa em seu livro Light on Yoga , “Alguns asanas também são chamados de Deuses do panteão hindu e alguns lembram os Avataras, ou encarnações do Poder Divino.” [33] Como as divindades hindus montavam em animais, muitos asanas de yoga são dedicados a esses animais deificados. [34] No asana Saudação ao Sol, a pessoa está prestando homenagem direta e iogue a Surya , a divindade hindu do Sol. O asana Cobra é sobre identificação e adoração à cobra Kundalini, despertada ioguemente nos chakras. O asana do peixe (Matsyasana) é a adoração iogue e a reconstituição da divindade hindu Vishnu, que se transformou em um peixe para resgatar pessoas de uma enchente. [35] O asana Meia Lua envolve a identificação iogue e a adoração a Ganesh , o deus com cabeça de elefante que jogou parte de sua presa na lua. [36] A asana da Tartaruga é dedicada à adoração iogue de Kurma, a encarnação da Tartaruga do deus Vishnu. [37] A asana do Cão Olhando para Baixo reencena a adoração hindu ao cão, como acontece durante cinco dias em novembro. [38] No livro do Dr. Raj Balkarana, The Stories Behind the Poses , ele comenta que:
Shiva às vezes é chamado de “Senhor das Bestas”, porque sua consciência refinada é dita para domar [animais] selvagens sem esforço. O cão virado para cima tem a ver com trabalhar com a energia canina selvagem… A cabeça está acima do coração, ativando o fluxo ascendente da kundalini. O cão virado para baixo é uma postura calmante. Ela oferece a presença e a companhia de um cão domesticado e amoroso. A cabeça está abaixo do coração, aterrando-se na terra .
O asana Hanuman é dedicado à adoração iogue do deus macaco, Hanuman . [39] O asana do guerreiro é identificado com a adoração iogue do Senhor Virabhadra , que é descrito como tendo mil braços, três olhos ardentes e uma guirlanda de crânios. [40] O asana do cadáver é a morte ou extinção da pessoa quando a unificação iogue com a divindade hindu Brahman apaga a própria identidade e existência. [41] O Dr. Balkarana explica que:
espiritualmente, a Postura da Criança (Balasana) invoca Krishna, um avatar ou encarnação de Vishnu, um membro da Trindade Hindu mencionada anteriormente. Krishna simboliza o jogo divino, e esta postura incorpora e cultiva “aterramento, segurança e serenidade”
O asana de Lótus é identificado com a adoração iogue da divindade hindu Lakshmi que se sentava em um lótus. [42] O asana de Marichi é dedicado à identificação iogue e adoração de Marichi , um dos sete Senhores Hindus da Criação e o Avô do deus Sol Surya . O Dr. Balkarana mostra como:
A postura da árvore ( Vrikshasana ) é simples, mas para aqueles que conhecem a grande sabedoria por trás dela, está entre as mais profundas posturas de yoga. Nessa postura, as mãos são entrelaçadas, fechando o circuito da energia do coração. Além disso, as duas pernas se tornam como uma única haste de aterramento, conectando-se com a terra. O plano vertical entre [o céu] e a terra é divino…. É o plano da kundalini [energia feminina divina] subindo, da ascensão espiritual, de tocar o [transcendente] enquanto enraizado na terra.
Vários cristãos bem-intencionados têm promovido recentemente o yoga cristianizado na América do Norte. Em suas aulas, eles geralmente fazem os mesmos asanas de hatha yoga que os adeptos da nova era, mas acrescentam citações das escrituras e música gospel. Subhas R. Tiwari, um professor da Hindu University of America que tem mestrado em filosofia do yoga, comenta: “Tais esforços [para cristianizar o yoga] apontam para um plano concertado e de longo prazo para negar ao yoga sua origem. Este esforço... está longe de ser inocente. É uma reminiscência do padrão evidente ao longo da longa história e dinâmica dos poderes colonizadores.” [43] Tiwari sustenta que os esforços para cristianizar o yoga são uma “invasão” injusta e um proselitismo cristão velado dos hindus.
Alguns cristãos alegam que 1 Coríntios 8 e Romanos 14 lhes dá o direito de cristianizar a ioga, dizendo que, como Paulo comeu carne sacrificada a ídolos, então podemos fazer ioga que foi dedicada a ídolos. Eles alegam que, por serem cristãos fortes e cheios do Espírito, podem fazer ioga sem desvantagens. Paulo, no entanto, nunca encorajou os cristãos a participar de rituais idólatras de templos gregos ou romanos como uma forma de provar o quão protegidos eles são pelo Espírito Santo. Na verdade, em 1 Coríntios 10: 1-13, Paulo declarou que os cristãos precisavam fugir da idolatria e do sincretismo. Às vezes, a coisa mais sábia a fazer é simplesmente dizer não e nos retirar de uma situação comprometedora. A Bíblia nunca nos encorajou a cristianizar a idolatria ou a ficar perto do templo idólatra para provar o quão fortes somos. Nem tudo pode ser redimido. Algumas coisas precisam ser renunciadas. Nem é preciso dizer que sacrificar animais à estátua do templo local seria impensável para os cristãos do Novo Testamento.
O que Paulo estava encorajando em 1 Coríntios 8 era a prática de dizer graças antes de comer carne no jantar. Ele sabia que a maior parte da carne teria sido sacrificada a ídolos no templo local antes de chegar ao açougueiro. Em vez de se tornar vegetariano, Paulo defendia dizer graças como uma oração de limpeza. A passagem paralela em 1 Timóteo 4:3-4 diz que dizer graças não é apenas uma coisa religiosa agradável que fazemos antes do jantar de domingo, mas sim um ato significativo de ação de graças (no grego, eucaristia), que na verdade consagra ou santifica a carne por meio da oração e da Palavra de Deus.
No entanto, fazer a oração de graça no jantar é radicalmente diferente de adotar antigas técnicas iogues de alteração da mente. Como o yoga incorpora fisicamente a filosofia espiritual do hinduísmo, ele inibe o comando do Senhor de levar todo pensamento cativo em obediência a Cristo. Ele também desconsidera o encorajamento de Paulo em Colossenses 2:8 para não ser “levado cativo pela filosofia e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os princípios elementares do mundo, e não segundo Cristo”. Isso não está no mesmo nível de se alguém escolhe ou não ter uma árvore de Natal na sala de estar, ou que tipo de música de adoração prefere. Sim, há grande liberdade em coisas não essenciais para os cristãos. Mas em questões mais essenciais como idolatria ou imoralidade, a Bíblia deixa claro que devemos ter limites claros. Alguns, vindos de origens eclesiásticas legalistas, defendem o yoga em nome da liberdade. Mas o yoga cristianizado traz liberdade ou escravidão? Envolver-se sincreticamente em coisas contra as quais a Bíblia adverte leva a uma grande confusão.
Em última análise, de uma perspectiva bíblica, as divindades do yoga não são divindades de forma alguma, e seus devotos não têm poder para proscrever ou limitar o que os crentes cristãos podem fazer com seus corpos. Jesus é o Senhor dos nossos corpos, que são o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). É por isso que muitos cristãos fazem uso de seus corpos em adoração, ajoelhados, braços elevados ou mesmo prostrados. Como usamos nossos corpos é uma expressão de nossa identidade em Cristo. Não precisamos ter medo de que, por meio do envolvimento em alongamentos e calistenia, possamos acidentalmente estar nos alongando de uma forma que possa parecer yoga. Mesmo com suas 1.500 posturas de asana, o yoga não é dono do mundo da calistenia e do alongamento.
Com yoga e hinduísmo, nada é o que parece. É por isso que tem sido descrito como o abraço que sufoca. Tentar separar o chamado físico do espiritual no yoga é como tentar remover arsênico de uma tigela de açúcar. O yoga sempre foi envolto em ilusão e segredo, e pode intencionalmente parecer o que você quiser no curto prazo. Os hindus estão bem cientes de que o yoga é uma forma antiga de adivinhação. A bíblia não nos encoraja a ver o quão perto da linha podemos chegar antes de cairmos, mas sim a fugir da idolatria. No final, a estrada iogue leva à idolatria e ao monismo, a servir a dois senhores. O senhorio de Jesus é o que está em jogo.
Yoga e cristianismo andam juntos como sorvete e areia de praia. Assim como não existe tabuleiro Ouija cristão, astrologia cristã e leitura de tarô cristã, não existe Yoga cristão que seja verdadeiramente Yoga ou verdadeiramente cristão. Convido você a fazer o alongamento, talvez algo impensável, de deixar o Yoga para fazer alongamentos saudáveis e calistenia. Isso não será fácil para você, mas será vivificante. Por favor, ore sobre isso, como eu fiz. Peça a Jesus para lhe revelar a verdade sobre o yoga. Ele quer que você renuncie a ele? A oração é o caminho a seguir. Você já perguntou a Jesus em oração se ele quer que você desista do yoga? Por que não perguntar a ele agora? Você não se arrependerá de escolher servir a um mestre. Jesus é o Senhor. O yoga não é.
ps Para aqueles que gostariam de fazer alongamentos saudáveis, recomendo que vocês confiram estes dois sites: Mayo Clinic Stretches e Sport Injury Stretches . Outra opção saudável seria conferir Praise Moves com Laurette Willis, uma alternativa ao yoga centrada em Cristo.
O Rev. Dr. Ed Hird, BSW, MDiv, DMin
-autor premiado do livro Battle for the Soul of Canada
[1] Colleen Titlman, Teach Yourself Visually Yoga (MaranGraphics, Wiley Publishing Inc, Nova York, NY, 2003), p. 33.; William J. Broad, The Science of Yoga (Simon & Schuster, Nova York, NY, 2012), p. 2 “vinte milhões nos EUA… mais de duzentos e cinquenta milhões (praticantes de ioga)…”; “Yoga in America Study 2012”, Yoga Journal. http://www.yogajournal.com/press/yoga_in_america “82,2 por cento são mulheres; 17,8 por cento são homens.” (Acessado em 28 de abril de 2013)
[2] Nathan Johnson, Zen Shaolin Karate , “Monges Ch'an (zen) do Templo Shaolin” (Ch'an vem de uma palavra indiana dhyana que significa meditação.)
[3] O taekwondo e outras artes marciais podem ser rastreados até um monge budista do século VI, Bodhidharma, que viajou da Índia para a China e estabeleceu o budismo zen no templo Shaolin de Ko San So Rim. Lá, ele ensinou a eles tanto a meditação sentada quanto as artes marciais (meditação em movimento) para permitir que seus discípulos se libertassem de todo controle consciente para atingir a iluminação. O equivalente do karatê ao poomse são os padrões de kata. Como o autor e instrutor de taekwondo Eddie Ferrie coloca, “Muitos dos padrões do taekwondo estão enraizados na filosofia taoísta semi-mística e seu significado mais profundo é considerado muito mais importante do que a mera execução de uma série de exercícios de ginástica. Isso não é imediatamente óbvio, seja ao executar ou ao assistir ao poomse sendo executado…”
[4] Timothy McCall, Yoga as Medicine: a Yoga Journal Book (Bantam Dell, Nova York, NY, 2007), P. 112 “Em um ponto, o yoga era ensinado apenas à elite da sociedade indiana, os brâmanes do sexo masculino, e então apenas para aqueles que dedicavam suas vidas a ele. Os ensinamentos e a prática do yoga eram mantidos em segredo do resto do mundo.”
[5] John Capouya, Homens de Verdade Fazem Yoga (Health Communications Inc., Deerfield, Flórida, 2003), p. xiii “Sem cânticos, sem incenso, sem gurus…”
[6] Cain Carroll e Lori Kimata, Partner Yoga (Rodale Books, Emmaus, Pensilvânia, 2000), p. 21 “Ao contrário de seus predecessores, os iogues modernos agora usam spandex e esmalte de unha e praticam posturas em finos tapetes roxos.”; “Yoga in America Study 2012”, Yoga Journal. http://www.yogajournal.com/press/yoga_in_america “A estimativa anterior do estudo de 2008 era de 5,8 bilhões de dólares.” (Acessado em 28 de abril de 2013)
[7] Broad, A Ciência do Yoga, p. 3.
[8] “A Índia faz movimentos para recuperar a herança da 'pirataria do ioga'”, David Orr, Washington Times, 22 de setembro de 2005, http://www.washingtontimes.com/news/2005/sep/22/20050922-114821-4035r/
[9] Titlman, Teach Yourself Visually Yoga , p. 7.; Svatmarama, The Hatha Yoga Pradipika, Os livros sagrados dos hindus, ed. Major Basu, IMS (aposentado) (Bahadurganj, Allahabad: Sudhindranatah Vasu, 1915), http://www.geocities.com/kriyadc/hatha_yoga_pradipika_chapter1.html .
[10] Titlman, Teach Yourself Visually Yoga , p. 11 “…Yoga não é simplesmente um sistema de exercício físico ou um meio de liberar o estresse psíquico, como muitos no Ocidente passaram a acreditar…”
[11] Broad, A Ciência do Yoga , p. ix.
[12] Laurette Willis, “Por que uma alternativa cristã ao Yoga?” http://praisemoves.com/about-us/why-a-christian-alternative-to-yoga (Acessado em 14 de dezembro de 2012).
[13] www.yogabasics.com : “Mais do que apenas alongamentos, as asanas [posturas de yoga] abrem os canais de energia, chakras e centros psíquicos do corpo. As asanas purificam e fortalecem o corpo e controlam e focam a mente.” (Acessado em 12 de dezembro de 2012)
[14] Capouya, Real Men Do Yoga , p. xiii “Yoga não é uma religião oriental estranha. Na verdade, não é uma religião de forma alguma.”; Capouya, p.xvii “Ele não está procurando por uma experiência religiosa e não a encontrou. Você não precisa ficar sentado e dizer 'Om' para fazer ioga... Não precisa ser tudo oriental e místico.”; Pat Shapiro, Yoga for Women at Midlife & Beyond (Sunstone Press, Santa Fé, 2006), p. 15 (Yoga) “não está conectado a nenhuma religião em particular e não requer um sistema de crenças específico.”; Dra. Candy Gunther Brown, Encinitas School Yoga Lawsuit, p. 5, “Muitos americanos não reconhecem práticas religiosas não cristãs (por exemplo, hindus) como 'religião' e não conseguem entender a inseparabilidade de certas práticas corporais de propósitos espirituais.” http://bit.ly/11HChls
[15] “Meditação Transcendental”, http://biblefacts.org/cult/tm2.html
[16] De acordo com o Dicionário Webster do Novo Mundo, ioga (que vem de uma palavra sânscrita do leste da Índia que significa “união com Deus” ou “unir”) é “uma disciplina hindu mística e ascética para alcançar a união com o espírito supremo por meio da meditação, posturas prescritas, respiração controlada, etc.” O dicionário online Merriam-Webster define ioga como “filosofia teísta hindu que ensina a supressão de toda atividade do corpo, mente e vontade para que o eu possa perceber sua distinção deles e atingir a libertação.”
[17] Carroll e Kimata, Partner Yoga , p. 227 “Nesses momentos de absorção, diz-se que estamos 'unidos' à força subjacente por trás de toda a criação. Neste lugar, não há perguntas, nem opostos, nem luta; há apenas união. Esta é a essência do yoga.”
[18] Deepak Chopra e David Simon, As Sete Leis Espirituais do Yoga (John Wiley and Sons Inc., Hoboken, Nova Jersey, 2004), p.197.
[19] Broad, The Science of Yoga, p. 17 “A raiz sânscrita de Hatha é hath – tratar com violência, como amarrar alguém a um poste…” P. 17 …vários estudiosos traduzem Hatha Yoga como 'união violenta'.…
[20] http://www.theyogatutor.com/natarajasana The Yoga Teacher , “O símbolo definitivo do yoga é o Nataraja, também conhecido como o Shiva Dançante.”; http://bit.ly/TNFTRV Tirusula Yoga, “ Nata= Dançarino. Raja = Rei / Senhor” (Acessado em 23 de dezembro de 2012)
[21] David Frawley (Vamadeva Shastri) “Hindu View of Nature”, Hindu Voice UK , http://www.vedanet.com/2012/06/hindu-view-of-nature “Em última análise, para o hindu, como dizem os Upanishads, 'Tudo é Brahman' Sarvam Khalvidam Brahma.” (Acessado em 5 de abril de 2013)
[22] Broad, The Science of Yoga, p. xxv.; Broad, p.16 “Na verdade, Hatha é um ramo do Tantra.”
[23] Broad, A Ciência do Yoga , p. 15.
[24] Titlman, Aprenda Yoga Visualmente , p. 16.
[25] Lee Sannella, The Kundalini Experience (Integral Publishing, Lower Lake, Califórnia 1987, 1992), P. 8.; Titlman, Teach Yourself Visually Yoga , P.7 “Duas formas populares de Tantra Yoga são Kundalini e Kriya Yoga.”
[26] Titlman, Teach Yourself Visually Yoga , p. 26.; Capouya, Real Men Do Yoga , p.89 “Na tradição do yoga… há um 'chakra', ou um centro de energia, ao redor do plexo solar…”
[27] Laurette Willis http://praisemoves.com/about-us/why-a-christian-alternative-to-yoga “…de acordo com Hatha Yoga Pradipika.”; Titlman, Teach Yourself Visually Yoga , p. 12 (Bhagavad-Gita é) “um texto hindu clássico que se acredita ter sido escrito entre o século V a.C. e o século II d.C.”
[28] Broad, A Ciência do Yoga , p. 17.
[29] Capouya , Real Men Do Yoga, P. xv (yoga) “…recarrega sua vida sexual.”; p.172” …na tradição Kundalini, o períneo é onde a energia supostamente entra no corpo. Quanto mais energia você ingere lá, acredita-se, mais excitado você fica…”; Carroll e Kimata, Partner Yoga , p. 27 “…ao contrário da crença popular, nem todo yoga tântrico é sexual.”; Broad, The Science of Yoga, p.24 “Os indianos de classe média achavam que a obsessão (do yoga) com sexo e magia era uma 'herança embaraçosa', de acordo com Geoffrey Samuel, um estudioso do yoga…”; Broad, p. 26 “Ao longo de sua carreira, Gune manteve um tabu virtual sobre a palavra 'Tantra' - o pai de Hatha que os nacionalistas hindus passaram a abominar.”;
[30] Broad, The Science of Yoga, p. 164 “…o yoga moderno pulsa com uma sexualidade aberta que vai do descaradamente erótico e do bizarramente pervertido ao profundamente espiritual.”; Broad, p. 164 “…a disciplina (do yoga) em si começou como um culto sexual…”; p. 175 “Até Kripalu foi criticado. Antigos devotos do ashram de Berkshires ganharam mais de 2,5 milhões de dólares depois que seu guru de longa data — um homem que dava palestras apaixonadas sobre o valor espiritual da castidade — confessou vários casos.”; McCall, Yoga as Medicine , p. 109 “Kripalu: Este sistema é talvez o mais New Age em termos de estilo de Yoga comum no Ocidente.”
[31] Broad, Ciência do Yoga, p. 10; Gopi Krishna, O Despertar da Kundalini (Nova York: EP Dutton, 1975), p. 124
[32] Sivasiva Palani, “Uma carta aberta aos evangélicos”, Hinduism Today , janeiro de 1991, http://bit.ly/10Bzxr1 .
[33] http://www.hafsite.org/media/pr/yoga-hindu-origins Hindu American Foundation, “Yoga Beyond Asana: Hindu Thought In Practice”, “No entanto, mesmo quando o Yoga é praticado apenas na forma de um exercício, ele não pode ser completamente desvinculado de suas raízes hindus.” (Acessado em 23 de dezembro de 2012)
[34] “The Significance of Animals in Hinduism” http://www.hinduwebsite.com/hinduism/essays/animals.asp “Os hindus reverenciam muitas divindades em forma animal. O Senhor Vishnu encarnou na Terra primeiro como um peixe, depois como uma tartaruga e depois como um javali… No panteão hindu, cada deus e deusa é associado a um animal como veículo.” (Acessado em 5 de abril de 2013); “Why Animal Worship in Hinduism?”, http://bit.ly/XZ4mbS “Quase todas as divindades no hinduísmo têm animais como seu meio de transporte (veículo) ou estão associadas a animais… Brahma viaja em um enorme cisne Hamsa, o Senhor Shiva no Touro Divino Nandi e o Senhor Vishnu viaja na Águia Dourada Garuda” (Acessado em 5 de abril de 2013)
[35] “Fish Pose”, http://www.yogajournal.com/basics/2335 (Acessado em 26 de dezembro de 2012)
[36] História das Posturas de Yoga, http://bit.ly/12puYFs (Acessado em 29 de dezembro de 2012)
[37] “Sentado como uma tartaruga”, http://bit.ly/ZErk2K (Acessado em 29 de dezembro de 2012)
[38] “Adoração Animal” http://bit.ly/2ogQaB (Acessado em 5 de abril de 2013)
[39] http://www.yogajournal.com/practice/889 Hanumanasana: pose dedicada ao deus macaco, Hanuman, por Aadil Palkhivala
[40] “Viradhadra” http://bit.ly/K1fK0R (Acessado em 5 de abril de 2013)
[41] Mike Stokes, “Shavasana the dead pose”, http://www.godrealized.com/Shavasana.html (Acessado em 5 de abril de 2013) “Por que é que em quase todas as aulas de yoga, não importa o estilo, terminamos com Savasana?… Por que praticar a pose da morte? … A razão está no fato de que a morte nos coloca cara a cara com a aniquilação total do eu… a essência de Savasana e a essência do yoga, ou seja, a aniquilação total da separação e unificação com o todo. A aniquilação do eu é o acesso à experiência do yoga.”
[42] “Lakshmi: Deusa da Riqueza e da Beleza!” http://hinduism.about.com/od/hindugoddesses/p/lakshmi.htm “Lakshmi é a deusa doméstica da maioria das famílias hindus.”; “Nome: Padmasana” http://babynamesworld.parentsconnect.com/meaning_of_Padmasana.html (Acessado em 5 de abril de 2013)
[43] “Pose dedicada a Marichi” http://www.yogajournal.com/poses/939 ; “Urban Ashtanga Teacher Training” http://bit.ly/XZ2xf3 (Acessado em 5 de abril de 2013); Subhas R. Tiwari, “Yoga Renamed is Still Hindu,” Hinduism Today , janeiro-fevereiro-março de 2006.
Fonte: https://edhird.com/2013/04/05/yoga-more-than-meets-the-eyes/
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