O substantivo “Mundo” tem vários sentido nas Escrituras e depende do contexto, para que seja definido o significado correto. Neste estudo, irei definir o sentido bíblico do “mundo” como um sistema anticristão e antiDeus. O mundo nesses termos é o sistema operacional composto, a soma de idéias, projeções, seres e entidades. Assim entendo que esse fato envolve múltiplas manifestações sociais, política, religião, filosofia ,cultura e até mesmo a ciência, pois nos primeiros capítulos de Gênesis vimos a descendência de Caim usando a tecnologia e mais adiante a humanidade rebelde usando a engenharia para construir a torre de Babel. Nesse caso tem suas Nesse sentido o mundo é inimigo da Igreja de Cristo, das Escrituras, do Deus Trino e da mensagem da cruz. Esse mundo tem outras definições correspondentes, por exemplo, Paulo descreve em Gálatas 1:4 como o “Presente século mau”
Notamos de forma clara em Mateus 4:1 a 8 e Lucas 4:1 a 12 que Satanás possui reinos, e isso corresponde com I João 5:19 onde está escrito que o mundo jaz no maligno.
A bíblia é muito clara a respeito da atuação da antiga serpente desde a fundação do mundo, satanás contribui na queda do homem, a expulsão do casal se reflete diante de duas personagens posteriores, Caim e Abel, assim vimos que o mundo ficou contaminado e tornou-se inóspito para o remanescente piedoso. (Apocalipse 12:9) Há um processo de decadência e corrupção permanente, sempre induzindo a civilização para a destruição, mesmo que haja um progresso científico e filosófico com avanços evidentes, a imoralidade, a incredulidade, a auto-suficiência e a rebelião também entra no processo, isso é evidente em Gênesis 6 e em Romanos 1 e nas epistolas universais de Pedro vimos um mundo que se corrompe até ser entesourado para uma destruição pelo fogo. (II Pedro 3:10 a 12)
Há uma mescla de entidades e influencias, forças, pensamentos e idéias, projetos, descobertas, explorações e ações, comportamentos e conquistas que caracterizam o mundo. Nesse sistema encontramos o homem caído, o diabo, demônios, falsos profetas, espíritos imundos e é isso que gera o que é denominado de má e corrompida (Filipenses 2:15) Os santos do Senhor peregrinam nesse mundo, não pertencem a ele, como disse Paulo “Nossa cidade está nos céus” (Filipenses 3:20) Por isso somos chamados de peregrinos e forasteiros (I Pedro 2:1) e somos chamados a não nos conformarmos com esse século (Romanos 12:1 e 2) Vimos de forma muito claro que esta mescla entre homens e demônios, corrompe a civilização, e há um livre curso das potestades malignas, quando a civilização se inclina ao ceticismo e abandona o conceito do sobrenatural e nega um mundo espiritual caído. Outra parcela dos homens caídos, destituídos de discernimento puro, se envolve com o paranormal e caem na armadilha satânica, onde o tentador se transfigura de anjo de luz e seus ministros em ministros de justiça, deixando um devastador legado de engano prejudicial para a civilização. (II Coríntios 11:4) A realidade desse mundo espiritual caído que se mescla com os homens pode ser vista em passagens como Mateus 4:21, 8:16, 10:1 Marcos 1:23, 3:15 a 18 Lucas 8:36, 10:18, João 10:21, I João 5:19, Efésios 2:1 A 2 , 6:10 a 18 Atos 16:16, 19:5 I Coríntios 10:20 etc.
Todo o curso do mundo que jaz no maligno tem um só destino: as profundezas de satanás (Apocalipse 2:24) os homens tem sua vontade amarrada pelo diabo (II Timóteo 2:26) e eles precisam serem libertados do poder de satanás se quiserem se livrar dessas profundezas que o tentador as arrasta (Atos 26:18) o diabo não somente levou atrás de si a terça parte dos homens, como também arrasta as almas dos homens para o inferno que foi criado para ele e para os demônios
Essas atividades demoníacas somadas a natureza decaída do homem se constitui numa avalanche de idéias, comportamentos, ações e experiências psíquicas das mais variadas formas, o homem só, já tem em si todo o gérmen do pecado aguardando somente o momento propicio para explodir em todas as formas de iniqüidades, a soma disso, assim como um espírito maligno entrou em Judas (Lucas 22:3) nem mesmo crentes professos que não estão em permanente vigilância estão livres dessas influencias (Atos 5:3 veja também I Pedro 5:8) assim toda a humanidade jaz no maligno.
O mundo é tudo o que está fadado a queima e ao juízo! as Escrituras exortam que o cristão precisa vencer o mundo pela fé em Cristo (I João 5:4) Pois Cristo, o Senhor e somente Ele venceu o mundo (João 16:39)
Quanto mais espiritual e santo se torna um homem regenerado, mais ele sentirá o peso opressor do sistema operacional satânico que trabalha no mundo. Quanto mais um cristão se empenha no testemunho da verdade e na proclamação do evangelho, sem a contaminação progressista, modernista e apóstata, mas na sua forma mais pura e bíblica, mais ele sofrerá a oposição do mundo e a perseguição virá!
Por mais tranqüilo e civilizado que se mostre a atual civilização, mesmo que apresente uma brilhante evolução científica e tecnológica, ainda diante das vantagens que oferece o conforto e a prosperidade, ela sempre irá ceder aos impulsos da decadência espiritual. Há ainda resquícios de bondade, amor, virtudes, porque o Espírito Santo ainda atua sobre o mundo, a influencia do Consolador ainda interfere no coração humano, mesmo no homem ímpio, Ele tem poder para restringir, convencer, alertar, inspirar, advertir o homem, mesmo no seu estado caído.
Somente cristãos maduros e que possuem discernimento podem entender o peso e a importância deste pequeno estudo.
No demais, satanás cegou o entendimento dos incrédulos, para que as verdades descritas aqui, não sejam vistas. A indiferença com relação as verdades fundamentais da fé cristã, constitui uma das piores formas de cegueira espiritual.
Ator C. J. Jacinto
(48) 999616582
0 comentários:
Postar um comentário