Anticristo


 



 


Seu nome nos apresenta um dos assuntos mais solenes e agourentos da Palavra de Deus. Um anticristo — alguém absolutamente oposto a Jesus Cristo — somos informados, virá (1 João 2:18). O espírito do anticristo já está no mundo, negando a vinda de Jesus Cristo na carne, seja no passado (1 João 4:3) ou no futuro (2 João 7).

Este espírito do anticristo, agora possuído por muitos, culminará em uma pessoa, o Anticristo, que negará tanto o Pai quanto o Filho (1 João 2:22).

Que ele é um único indivíduo é claramente ensinado em 2 Tessalonicenses 2, onde ele é chamado de "o homem do pecado... o filho da perdição" — "o ímpio", o iníquo.

Assim como Cristo é a imagem expressa de Deus (Hebreus 1:3), assim parece que o anticristo é a manifestação culminante de Satanás, "o príncipe deste mundo" (João 14:30). Sua vinda é "segundo a operação [energia, ou operação interior] de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça..." (2 Tessalonicenses 2:9-10)

Ele será uma “forte [ou interior] ilusão” para aqueles que não crêem na verdade (2 Tessalonicenses 2:3-12).

Este mistério da Iniqüidade já operou nos dias do apóstolo, mas houve um poder impeditivo, que, cremos, é o Espírito Santo, em Sua manifestação presente, ou ofício, a saber: como o reprovador do mundo e reunidor da Igreja. Quando Ele, o que restringe, for tirado do caminho (ou do meio), no arrebatamento da Igreja, então o mistério será desvendado, e o Iniqüidade será revelado (2 Tessalonicenses 2:7-8).

Ele será recebido, até mesmo pelos judeus (João 5:43), que, tendo retornado à sua própria terra e reconstruído seu templo, farão um tratado com ele, chamado pelo profeta de aliança com a morte e um acordo com o inferno (Is. 28:14-18). E o anticristo se exaltará acima de tudo o que é chamado Deus, ou que é adorado, de modo que ele como Deus, se assentará no templo de Deus (o templo reconstruído em Jerusalém) e se mostrará Deus. 2 Tess. 2:4. Sem dúvida, ele é o rei descrito em Dan. 11:36, etc., que fará de acordo com sua própria vontade e se engrandecerá acima de todo deus. Novamente, ele é visto como a besta descrita em Apocalipse 13:11-18 cujo número é o número de um homem, 666, e que realiza "grandes maravilhas ... e engana os que habitam sobre a terra", por meio de seus milagres, e tem o poder de matar aqueles que não adoram a imagem da besta. E novamente ele é visto em Lúcifer, ou a estrela do dia, de Isaías 14:12-16, de quem o rei da Babilônia era um tipo, e que enfraquece as nações, exalta seu "trono acima das estrelas de Deus" e se senta "no monte da congregação".

Tal, em resumo, é o quadro terrível que a Escritura nos dá deste grande oponente de Cristo. Muitos pensam que ele já foi manifestado em Antíoco Epifânio — ou os Papas de Roma — ou Maomé e seus sucessores, todos os quais consideramos errôneos. Os Papas receberam sua exaltação e poder, como os pretensos vigários de Cristo, e não como Seu oponente. É um grande erro, portanto, chamá-los de anticristo, ou o oponente. Antíoco foi, sem dúvida, um tipo de anticristo. E em sua oposição à adoração de Jeová, seu sacrifício dos porcos odiados no templo e seu tratamento implacável aos judeus, ele nos deu um quadro em miniatura do que o anticristo final fará. Mas ele faleceu muito antes de Paulo e João escreverem sobre o anticristo que viria. Da mesma forma, Maomé pode ser, em algum sentido, um tipo, mas isso é tudo.

Não, o anticristo ainda está no futuro, e ele não será manifestado até que a verdadeira Igreja tenha sido levada, no arrebatamento, como descrito em 1 Tessalonicenses 4:16-18. Pois Paulo diz (2 Tessalonicenses 2:1-2; 7): "Nós vos rogamos, irmãos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com Ele," — isto é, por este mesmo fato do arrebatamento, sobre o qual ele havia escrito anteriormente (1 Tessalonicenses 4:16-18), e que deve ocorrer primeiro antes que a apostasia chegue ao máximo, e o homem do pecado seja revelado. Isto é confirmado pelo versículo 7. O Espírito Santo, que, enquanto ele está reunindo a Noiva (1 Corintios. 12:12-13; Efesios. 4:30), reprova o mundo do pecado, da justiça e do julgamento (João 16:8), irá, quando ele for tirado do caminho, arrebatar a Noiva para encontrar o Senhor no ar, deixando a igreja apóstata, o Israel adúltero e o mundo ímpio, para acreditar em uma mentira (2 Tess. 2:11), e então o iníquo será revelado. Louvado seja Deus, que a Igreja deve ser guardada desta hora terrível de tentação (Lucas 21:36; Apocalipse 3:10). Ela estará com seu Senhor (1 Tessalonicenses. 4:17-18; 5:9-10), enquanto o mundo é governado pelo anticristo.

Mas, embora o anticristo se exalte tanto e governe o mundo com tanto poder, ainda assim "chegará ao seu fim, e não haverá quem o ajude" (Daniel 11:45). O Senhor o destruirá "com o esplendor da sua vinda" (2 Tessalonicenses 2:8), quando Ele vier, com os Seus santos, para executar o julgamento sobre os ímpios (Judas 14-15). Sim, ele será "lançado ao inferno [sheol], aos lados do abismo". Aqueles que o virem olharão atentamente para ele e o considerarão, dizendo: "É este o homem que fazia tremer a terra, que abalava os reinos; que punha o mundo como um deserto, e destruía as suas cidades?" Isaías 14:15-17.

Gostaríamos de chamar atenção especial para o fato de que o anticristo nega o Pai e o Filho (1 João 2:22), e que as palavras gregas em 2 Tessalonicenses 2:7-8 poderiam ser traduzidas como "o mistério da iniquidade" — "o iníquo". Isso, pensamos, dá um significado alarmante ao trio ateu e sem lei do socialismo, niilismo e anarquia, que se espalha tão rapidamente em nossos dias e que busca acabar com todas as leis relacionadas ao casamento, propriedade, etc.

Pode ser que estes sejam os precursores imediatos do anticristo. De qualquer forma, ele certamente está chegando, e triste mesmo é o pensamento de um mundo sem Deus, correndo para tal culminância do mal.

De Jesus is Coming, de W. E .B. 3ª rev. Nova York: Fleming H. Revell, ©1908. Capítulo 12.

Extraido de:  https://www.wholesomewords.org/etexts/blkstone/coming5.html

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