PSÍQUICO OU ESPIRITUAL?


 



 

Em Gênesis 1:3 o Espírito Santo se movia sobre a face das águas. O movimento da vida de Deus é correlato á ordem. O Espírito não projeta o caos, não é de Sua natureza promover a desordem, pois a desordem está associada a anomalia e a anomalia à iniquidade.  A ordem dinâmica de Deus e a criação perfeita ocorre após o mover do Espírito.

Em Jó 1:19 um vento destrutivo aparece e derruba as paredes da casa onde os filhos de Jó estavam reunidos, essa destruição causou a morte dos filhos do antigo patriarca. Temos aqui o modelo de um vento de destruição. O espírito de Deus não procede assim.

Em Atos 2 o Espírito Santo veio como um vento impetuoso, Sua ação foi interagir de modo a organizar o que o pecado de Babel provocou, a confusão das línguas! No pentecostes, não houve confusão, embora os incrédulos tentassem provocar isso, no pentecostes houve a restauração da mensagem da misericórdia de Deus, consumada no intimo amor de Deus: A mensagem do Evangelho, a mensagem da cruz.

Em João 5:1 a 3 um anjo vinha mover as águas do tanque de Betesda, como um vento que move a face das águas, para dar restauração.

Em Atos 1:31 o mover de Deus vem pela oração e durante todo o período histórico do livro de Atos, pela pregação da Palavra de Deus, a palavra inspirada pelo fôlego divino, é a vida espiritual autentica (Que procede de Deus)  que torna a Palavra de Deus viva e  eficaz. Um poder espiritual que se manifesta sem causar desordem, não induz ao caos. É uma ação do Espírito Santo, impor a ordem e reconstruir o caos. Assim a Palavra de Deus pregada e a oração são condições necessárias para a presença e o poder de Deus.

A intenção do Espírito Santo, a terceira Pessoa Divina do Deus único, é a ordem, Ele restaura, Seu mover e Sua ação é inserir no ambiente a ordem e a santidade, o temor e a reverencia.

Sem essas características, ainda que um ambiente esteja carregado de emoções religiosas e extáticas, ainda que alguém possa experimentar uma transcendência, ela não pode proceder do Espírito Santo, de fato essas coisas podem ocorrer pela emergência dos poderes psíquicos.  Todo o trabalho do Espírito Santo é fazer com que a imagem do homem caído e espiritualmente destruído seja restaurada, para que ele, através da regeneração, tenha a partir de sua essência mais intima á imagem de Cristo.

C. J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário