O Novo Homem e a Direção que Deve Tomar


 



 

Segundo o ensino de Paulo o homem regenerado é uma nova criatura em Cristo Jesus, é um novo homem criado em deus em verdadeira justiça e santidade.(II coríntios 5:17 com Efesios 4:24) há nele qualificações e impulsos que o levam sempre para a busca das coisas mais excelentes e ao mesmo tempo á crescer na graça e no conhecimento, gostaria de apresentar alguns pontos fundamentais d vida espiritual do homem novo regenerado que se encontra em Cristo, para que tenhamos um claro discernimento sobre os sinais que acompanham o homem transformado pelo evangelho.

Primeiro: O homem regenerado jamais pode ignorar o conflito que vai ter com o velho homem que deve ser crucificado diariamente, ele nunca irá alcançar vitória sobre o pecado sem confiar inteiramente na obra consumada de Cristo e consagrar-se a um permanente cultivo de santificação.

 

Segundo: O homem  transformado pelo evangelho deve ser uma apologia viva, a prova de que o Evangelho é o poder manifesto de Deus e isso se reflete de forma inconfundível pelo homem que foi transformado crendo em Cristo.

Terceiro: As aflições do tempo presente nunca impedem um homem regenerado de experimentar a fidelidade e a paz verdadeira na sua peregrinação, muitas vezes o Senhor concede aos seus filhos, momentos de graça e bênçãos que são características fundamentais da alegria do mundo vindouro.

 

Quarto: O sentido completo para a vida presente é estar em Cristo, portanto segue a regra que quando o viver é Cristo, até o morrer se constitui em ganho

Quinto: O novo homem odeia a hipocrisia, ele pode se entristecer muito com suas próprias faltas, mas sempre será um homem completamente dependente da graça e da misericórdia de Deus.

Sexto: Embora o mundo tenha tantos espinhos que ferem a alma, no entanto nunca secará a fonte do consolo divino para aquele que confia nas promessas do evangelho.

Sétimo: A glória da luz do evangelho alumia sempre a alma regenerada, de modo que ela nunca se perde em meio a confusão produzida pela obscuridade do mundo que jaz no maligno

Oitavo: A direção espiritual do homem regenerado é a nobreza de caráter, mesmo lutando contra tantas coisas contrarias, o fluxo celestial será sempre seu impulso primário da consciência, homens que nascem do alto aspiram viver como os anjos.

Nono: A não conformidade com este século é um dos sinais mais proeminentes na vida de um salvo, ele não pode ter paixão profunda por um sistema que é completamente contrario á Cristo, que na essência é totalmente anticristão.

Décimo: A vida transformada pelo poder de Deus na regeneração passa de das potestades das trevas para o Reino do Filho de Deus que é iluminado pela bendita glória do Evangelho, então o novo homem jamais pode ser egocêntrico, que é característica do homem que está em trevas espirituais, mas ele passa a ser totalmente cristocêntrico conforme Romanos 8:29.

 

Conclusão; temos assim algumas características de um homem transformado pelo Evangelho, que de fato nasceu de novo e vive em novidade de vida.

 

Clavio J. Jacinto

Comunhão Biblica Bereiana

Paulo Lopes SC  Brazil

0 comentários:

Postar um comentário