Lições da vida de José (Contra a Heresia do Testemunho Superficial)


 


 

A historia de Jose foi escrita por Moises no livro de Genesis, capítulos 34-50. É uma história de impacto, a vida de resiliência de José é um exemplo da dignidade que alcança um homem que confia em Deus frente ás dificuldades da vida. O perfil de José é muito parecido com a vida do Senhor Jesus Cristo, creio que muitas lições podem ser extraídas da vida de José, e essas lições tornam-se o vinculo da vida espiritual e prática de um cristão comprometido com os valores do Reino de Deus. Vejamos:

Primeira lição: Vimos em José uma pureza de coração que se evidencia perfeitamente na sua conduta e escolhas, suas atitudes são bem definidas diante dos problemas que enfrenta. A dureza de coração obscurece o entendimento mas a pureza de coração reflete a glória do evangelho. José nos faz lembrar de Cristo, pois venceu a tentação quando era seduzido pela mulher de Potifar, porquanto Jesus também venceu a tentação do diabo (Mateus 4:1 a 10).  Os dois desceram os degraus da humildade, provaram que a tentação pode ser vencida pela fé e os dois, depois de todo o processo de humilhação, elevaram ao trono. Quem desce aos vales da humildade na presença de Deus, também recebe as forças do Senhor para subir aos cumes da glória do Evangelho.

 

Segunda lição: José revela uma piedade prática, ele tinha nutria um temor santo pelo Senhor, e não queria ofender a Deus pela pratica do pecado ao ceder à tentação. No caminho da piedade entremos também no jardim santo da devoção, e cultivemos tão grande temor ao Senhor. Pois o temor é uma virtude do coração consagrado. Vimos que a piedade tem seus frutos evidentes na vida de José, assim como também vemos em Cristo tão benditos frutos de resistência e zelo. Para que possamos descobrir as riquezas ou as misérias de um homem, basta observá-lo na hora da adversidade.

Terceira lição: José é o vencedor das provações, existem dificuldades tribulações que custam as mais amargas lágrimas do nosso coração, mas por fim, o consolo divino será muito mais doce, quando confiamos no Senhor. Acredite nessa verdade; a comunhão constante com Deus faz toda a diferença na peregrinação de um homem santo. É por meio dessa intimidade com Deus que recebemos as forças para vencermos as tribulações e superar todas as dificuldades que a vida nos remete antes da glorificação eterna.

Quarta lição: José é um homem das covas, ele é punido e jogado em uma cova, depois é acusado falsamente e jogado na cova de um cárcere, mas mesmo assim a sua vida é uma pregação permanente, pois dos lugares mais profundos, seu testemunho aponta sempre para o Trono de Deus. O testemunho de um santo fala mais alto do que todas as suas provações. Assim era o Senhor Jesus. Nem sempre os homens mais santos estão nos púlpitos, chegará um tempo que eles estarão nos cárceres e nos desertos. Muitas vezes a verdade está além das coisas comuns, como no tempo de Cristo enquanto as tribunas das sinagogas estavam cheios de mestres que negavam o Verbo de Deus, João Batista estava pregando arrependimento no deserto.

 

Quinta lição: Não importa as circunstâncias, José estava firme e tinha uma atitude consciente e responsável perante os desafios e dificuldades da vida. Ele tinha um consolo divino, e nós cristãos também temos Cristo que é a fonte onde o coração devoto e aflito encontra consolo e saciedade espiritual

Sexta lição: Responsabilidade e ética. Embora José fosse jovem, ele era mais responsável que seus irmãos mais velhos. Havia uma maturidade notável nele. Por isso mesmo não compactuava com as coisas erradas que seus irmãos cometiam. Você pode ser conivente com muitas coisas erradas por causa de interesses pessoais, mas isso por fim, trará conseqüências terríveis para sua vida.

Sétima lição: Sem hipocrisia. A vida de José, tal como era também a de Jesus, era transparente e irrepreensível, eis aqui a lição: se você tenta passar para o mundo uma imagem de santidade que você não tem, o mundo te poderá, não por ser um  santo mas por ser hipócrita.

Oitava lição: José moldou e abençoou a vida de muitas pessoas a sua volta, ele foi uma ferramenta que Deus usou para abençoar muitas vidas. Tal como Jesus que morreu por nossos pecados, José viveu para abençoar muitas pessoas. A vida cristã consiste em viver a vida cristã de modo a impactar a nossa geração, cada verdadeiro cristão deve ser um agente de transformação social e espiritual.

Nona lição; Vimos José mortificar seus e instintos, ele tinha controle sobre seus impulsos. O velho homem de José estava mortificado. A doutrina da mortificação da carne parece ser quase desconhecida hoje em dia, é raro ouvir um pregador falar sobre o tema, mas José vivia a doutrina na pratica, assim como Jesus, ele vencia o pecado com a mortificação dos impulsos pecaminosos e consegui isso com a graça de Deus e com a vida consagrada. R T Willians escreveu: “A santificação pede a morte não somente dos atos pecaminosos, mas até dos desejos pecaminosos, dos apetites e dos afetos impuros. Chega-se ao centro do caráter humano para destruir toda a carnalidade”

Décima lição: A vida realçada pelo temor á Deus é outra distinção de José. Sem duvida essa era uma virtude destacada na vida dele. Quem teme a Deus é bem aventurado. David Hubbard escreveu: “O temor de Deus irradiada de nossa adoração e devoção á a conduta cotidiana que vê cada momento como oportunidade do Senhor, cada dever como o mandamento do Senhor e cada benção como um presente do Senhor. é uma nova maneira de ver a vida e ver o que ela deve ser quando vista da perspectiva de Deus”

Ultima lição: Os irmãos de José não eram amigos dele. O verdadeiro amigo não é aquele que está assistindo a sua queda com indiferença, o verdadeiro amigo é aquele que luta para que você posso se levantar novamente. Os irmãos de José o colocaram em todo o tipo de dificuldades. Porém José foi mais forte que eles, José nunca permitiu que uma dificuldade se transformasse em um ponto final em sua historia. Ele permitiu ser lapidado pelas circunstâncias e sabia que Deus estava no controle de tudo. Vimos que Cristo também tinha a mesma visão espiritual. Deus estava esperando José no final da sua provação, para coroá-lo por causa da sua fé resiliencia e perseverança. Sejamos totalmente do Senhor como José era, pois o diabo só precisa espaço dentro do nosso coração para governar o homem todo. Sejamos como José: totalmente do Senhor.

 

Clavio J. Jacinto

 

Comunhão Biblica Bereiana

Paulo Lopes SC Brasil

(48)999947392

0 comentários:

Postar um comentário