O CHAMADO PARA O SUPREMO PROPOSITO


 


O CHAMADO PARA O SUPREMO PROPOSITO

 

Em Mateus 22:37 a 39 temos uma resposta sensata sobre o maior de todos os mandamentos da lei. Foi o Senhor quem deu a resposta tão magnífica aos judeus que tanto veneravam Moisés, Cristo assim respondeu: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.  O homem deve ter Deus como centro da vida, deve amar totalmente a Deus. Nossa sociedade parece cair na armadilha do ateísmo, nesse caso, o homem tenta passar para o centro do universo. Contudo Cristo mostra outro caminho, em João 4:24 ele diz que devemos adorar a Deus em espírito e em verdade. Não há qualquer vinculo espiritual com o espírito do erro que prevalece no mundo. A vida espiritual tem um cume: adorar a Deus de todo coração alma e pensamento. Quem assim cultiva tão grande amor por Deus passa a peregrinar pelo caminho de uma bem aventurança, prossegue para a consumação de uma existência alcançando a visão e a vida beatifica, bem aventurado os puros de coração pois eles verão a Deus. O verdadeiro homem espiritual ama a Deus e ao próximo, este é o estado de uma espiritualidade autentica, oposto dos mundanos que prevalecerão nos últimos dias e que serão amantes de si mesmos como descreveu Paulo em II Timóteo 3:1 a 7. Amar a Deus e cultivar um amor permanente pelo Senhor é viver em profundidade de existência. Vejamos alguns textos das Escrituras que apontam para isso:

Apocalipse 14:7 diz que devemos adorar aquele que fez o céu e a terra. Salmos 96;9 ensina a adorar ao Senhor na beleza da Sua santidade. Em  João 4:22 Jesus afirmou a mulher samaritana: “Nós adoramos o que sabemos” você adora a Deus de todo coração, alma e pensamento? Aqui está o cerne da questão, no âmago das coisas mais espirituais está um amor forte por Deus uma paixão capaz de remover toda a frieza das profundezas da alma e iluminar com o esplendor da adoração todo o coração do devoto. É este um estado de graça muito sublime, é experimentar o céu na terra, e sentir no centro do próprio ser que o cristianismo é uma religião de vida abundante. É verdade que por um lado trava-se uma luta dentro de nós, pois o diabo quer pelo menos um pequeno lugar onde possa guardar suas parafernálias pecaminosas dentro de nós, mas a entrega absoluta a consagração total deve ser um alvo, um objetivo que devemos alcançar ainda aqui nessa vida. veja que em João 14;23 Jesus afirmou que quem ama á Ele, guardará a palavra dEle, e então tal cristão será também amado do Pai, e ambos Cristo e Deus pai virão fazer morada no homem interior do coração consagrado. Paulo disse em I Coríntios 6:19 que o cristão é templo do Espírito Santo. Temos um templo interior e ali devemos amar a Deus, um sacrifício vivo, negando a nós mesmos e servindo a deus no interior do nosso coração expressando grande estima e admiração por Cristo A devoção fervorosa jamais deve se apagar dentro do coração consagrado a Deus. O coração do cristão devoto é um pedaço do céu na terra, ele brada com toda a intensidade de amor desde o seu centro do ser “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos”(Apocalipse 7:14) lá nas moradas do deus altíssimo, as almas mais puras adoram ao Senhor de noite e de dia, num estado de êxtase celestial e plena de beatitude, e isso é a consumação de uma existência completa em todas as partes. Thomas Watson falou sobre quatro elementos que procedem da alma devota (Apreciação, afeição adoração e sujeição) e creio ser elas o modo como devemos compreender o mandamento do Senhor descrito em Mateus 22;37 a 39. Vou fazer uma definição de cada um desses elementos:

 

Primeiro: Apreciação: Apreciara bondade de Deus, a misericórdia divina é a fonte da bondade mais nobre, devemos apreciar a redenção oferecida por Deus por intermédio de Cristo. Apreciar é ter uma opinião moral elevada por Deus. É ter uma estima elevada por meio de uma avaliação profunda.

 

Segundo: Adoração: É render culto á algo venerável, é o exercício funcional do puro amor, é render culto racional é o cultivo do relacionamento intimo e espiritual, A vida cristã deve ter um relacionamento íntimo e permanente com Deus, é acima de tudo venerar e admirar todas as virtudes ae atributos de Deus

 

Terceiro; Afeição: Significa afeto por um vinculo de aproximidade relacional com alguém que desejamos ter ao nosso lado, é o sentimento de prazer, alegria e satisfação pela presença de quem amamos. É o anelo por uma comunhão ininterrupta e profunda com Deus.

 

Quarto: Sujeição: Jesus disse; “Aquele que guarda as minhas palavras”. Se Ele é o Senhor, nós devemos ser servos, devemos estar em plena sujeição é ele “Seja feita a Tua vontade assim na terra como nos céus” por isso também devemos ser santos em toda a nossa maneira de viver. Reconhecer o Senhorio de Cristo é uma atitude que prevalece na vida daquele que realimente nasceu de novo, em suma, aquele que amam a Deus deve também estar completamente sujeito a Sua Palavra

 

 

O Caminho por Dentro da Tempestade

 

Há uma vereda com frios espinhos

Mas nelas florescem as  doces rosas

Há pedras e vales escuros no caminho

Mas tu ó Senhor És a nossa luz

 

Há uma cruz pra carregar na vida

O Calvário súbito de tantas tentações

Mas dos terrores da morte e horrores

Flui imperecível a glória da ressurreição

 

Há cansaço e o desanimo se apega

Num limiar de noites duras congeladas

Mas ali no portal da sombria madrugada

A estrela da manhã incendeia a aurora

 

A vida é vereda dentro das tempestades

Furacões que arrastam nossos clamores

Tinge as chuvas o rosto das nossas dores

Irrigam o chão da alma ferida e devastada

 

Ai de mim, oh Deus, pois Que o ímpeto dos hálitos

Arrasam os jardins e tanto mais te imploro

Venha sempre em doçura, em meu socorro

Pois flutuando em ânsias ainda assim te adoro...

 

 

C. J. Jacinto

 

0 comentários:

Postar um comentário