II Tessalonicenses 2:3 e a Apostasia.



II Tessalonicenses 2:3 e a Apostasia.

Lemos na segunda carta de Paulo aos Tessalonicenses informações corretivas sobre a vinda de Cristo, o apostolo Paulo afirma que a vinda de Cristo não se dará sem que antes venha a apostasia. Alguns irmãos tentam fazer a exegese do texto, argumentando que a “apostasia” é uma retirada e não um desvio da ortodoxia. Argumentam ainda que versões mais antigas vindo do Textus Receptus traduziam como “partida” ou “retirada” no texto acima. O que esses irmãos têm em mente é provar o pré-tribulacionismo através da exegese desse texto biblico. Porém ela está errada, interpretar assim é fazer uma eisegese do texto. Porque o Novo Testamento não ensina isso. Devemos tratar o termo apostasia como a visão histórica ensina e não forçar a passagem bíblica para ensinar o que o Espírito Santo não intencionou dizer.  A apostasia é um fato que se consumará nos últimos dias. (II Timóteo 4:1)  A confusão se dá por conta de uma falta de atenção no estudo do texto. Quando o Espírito Santo quis falar sobre o arrebatamento ele usou uma palavra : Harpazo, o próprio Paulo em suas epistola usa esse termo e o Novo Testamento segue esse princípio em Atos  8:38 e II Coríntios 12:2 são alguns exemplos.  Já a apostasia de II Tessalonicenses 2;3 não tem conexão com o harpazo. Sua origem é outro termo grego: “Apo e histemi” (Abandonar por afastamento, partida para o erro; veja também em Atos 21:21 onde ocorre novamente  o termo de Apostasia de II Tessalonicenses 2:3). A apostasia de II Tessalonicenses 2:3 também é usada em Atos 21:21 e aqui a ACF apresenta por “apartarem” assim temos um contexto para verificar o verdadeiro significado da apostasia de II Tessalonicenses 2:3 porque o termo só ocorre novamente em Atos 21:21. Assim a apostasia entendido como retirada ou abandono e ainda como deserção. Uma saída de uma posição correta para uma posição errada, da sã doutrina para a heresia. Esse mover da batalha da fé (Judas 3) para o erro doutrinário. É dessa forma que deve ser entendida a apostasia de II Tessalonicenses 2:3 quando vista como uma “retirada” ou uma “partida”, pois se trata de uma deserção, partida como que se movendo da sã doutrina para doutrinas de demônios. Isso é muito claro, a apostasia na sua origem do “apo-histemi” significa exatamente esse tipo de mover, essa retirada do “front’ da verdade para o liberalismo, por exemplo, é uma apostasia.

CLAVIO J. JACINTO

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