II Tessalonicenses 2:3
e a Apostasia.
Lemos na segunda carta
de Paulo aos Tessalonicenses informações corretivas sobre a vinda de Cristo, o
apostolo Paulo afirma que a vinda de Cristo não se dará sem que antes venha a
apostasia. Alguns irmãos tentam fazer a exegese do texto, argumentando que a “apostasia”
é uma retirada e não um desvio da ortodoxia. Argumentam ainda que versões mais
antigas vindo do Textus Receptus traduziam como “partida” ou “retirada” no
texto acima. O que esses irmãos têm em mente é provar o pré-tribulacionismo
através da exegese desse texto biblico. Porém ela está errada, interpretar
assim é fazer uma eisegese do texto. Porque o Novo Testamento não ensina isso.
Devemos tratar o termo apostasia como a visão histórica ensina e não forçar a
passagem bíblica para ensinar o que o Espírito Santo não intencionou
dizer. A apostasia é um fato que se consumará
nos últimos dias. (II Timóteo 4:1) A
confusão se dá por conta de uma falta de atenção no estudo do texto. Quando o Espírito
Santo quis falar sobre o arrebatamento ele usou uma palavra : Harpazo, o próprio
Paulo em suas epistola usa esse termo e o Novo Testamento segue esse princípio
em Atos 8:38 e II Coríntios 12:2 são
alguns exemplos. Já a apostasia de II
Tessalonicenses 2;3 não tem conexão com o harpazo. Sua origem é outro termo
grego: “Apo e histemi” (Abandonar por afastamento, partida para o erro; veja também
em Atos 21:21 onde ocorre novamente o
termo de Apostasia de II Tessalonicenses 2:3). A apostasia de II
Tessalonicenses 2:3 também é usada em Atos 21:21 e aqui a ACF apresenta por “apartarem”
assim temos um contexto para verificar o verdadeiro significado da apostasia de
II Tessalonicenses 2:3 porque o termo só ocorre novamente em Atos 21:21. Assim
a apostasia entendido como retirada ou abandono e ainda como deserção. Uma saída
de uma posição correta para uma posição errada, da sã doutrina para a heresia.
Esse mover da batalha da fé (Judas 3) para o erro doutrinário. É dessa forma que
deve ser entendida a apostasia de II Tessalonicenses 2:3 quando vista como uma “retirada”
ou uma “partida”, pois se trata de uma deserção, partida como que se movendo da
sã doutrina para doutrinas de demônios. Isso é muito claro, a apostasia na sua
origem do “apo-histemi” significa exatamente esse tipo de mover, essa retirada
do “front’ da verdade para o liberalismo, por exemplo, é uma apostasia.
CLAVIO J. JACINTO
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