Ouvir e Ser Transfomado



Ouvir e Ser Transformado

Paulo inspirado pelo Espírito Santo afirma que a fé vem pelo ouvir (Romanos 10:14 a 16) Considerando que o cristão genuíno deve procurar e exigir sermões que sejam bíblicos, que não sejam persuasivos ou recheados de sabedoria humana, carnal e filosófica, mas totalmente poderosos por causa da eficácia do Espírito que opera na boca do pregador (I Coríntios 2:4) Não tendo esse alimento espiritual disponível, o cristão deve ir em busca, como um mineiro que cava em busca das mais preciosas pepitas de ouro. Sei que os dias são difíceis, porém é dever do cristão procurar fontes onde jorram sermões poderosos, cheios de graça e verdade, onde transmitam vida espiritual. Partindo dessas premissas fundamentais, se faz necessário que aprenda com zelo e paixão, pois as coisas concernentes ao evangelho e o nosso progresso espiritual, devem ser prioridades em nossa vida. Assim desejo prosseguir apresentando os aspectos positivos de uma pregação bíblica, para em seguida concluir que a vida espiritual torna-se rica, ma medida que ouvimos e aprendemos e praticamos o que ouvimos, nesse estagio, ocorre o progresso espiritual: ouvir, aprender e praticar. Deixe-me agora apresentar sete pontos cruciais e práticos que cada cristão deve levar em conta;

Primeiro: Sendo a Palavra de Deus viva e Eficaz,(Hebreus 4:12) a penetração dela é de vital importância para acender todo o coração alma e espírito com o fogo da verdade divina. Na pregação não conta tanto a eloqüência quanto a vida que deve fluir através do sermão, e porque deve fluir vida espiritual de um sermão? Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, tão grande é o poder da Palavra de Deus na exposição de um sermão bíblico, que ela torna o ouvinte sábio para a salvação ((II Timóteo 315)
Segundo: Sendo pois viva e eficaz, então devemos colocar nela toda a nossa diligencia (Hebreus 2:1) jamais ser ouvinte esquecidiço, nunca desperdiçar o momento com pensamentos vagos, mas ser diligente em ouvir e inquirir sempre sobre as coisas santas, disciplinar nosso ouvido e atentar sempre para a lei do Senhor, e sentir o prazer do manancial das alturas, pois da diligencia, a preciosa atenção voltada para o sermão que é bíblico, o cristão peregrino encontra a força para a sua firmeza.
Terceiro: Assim procede que sendo diligente em ouvir, deve ele colocar todo o seu coração na Palavra de Deus (Mateus 15:8) e não deveria ser menos do que isso, pois sendo de crucial importância o aprendizado e o fator fundamental na construção do discernimento e sabedoria, ter o coração completamente aberto para a sã doutrina vai produzir no cristão uma ortodoxia saudável e viva e não um mero formalismo morto, assim prossigo:
Quarto: Devo aceitar o pão, maná precioso de delicioso que provem do céu, o trigo da palavra aquecido pelo fervor da oração produz os mais finos alimentos e as mais preciosas iguarias que chegam até nós pelo sermão expositivo.(Mateus 4:4) Não é admirável que Cristo tenha multiplicado ano após ano esse pão do céu que é a palavra de Deus? Veja quantos sermões e quantos bons livros já foram escritos desde tempos imemoriais usando as Escrituras como a seara onde a abundância do trigo produz os mais doces frutos espirituais. Que grande graça tem o homem regenerado em sentar-se para ouvir um sermão bíblico cheio de vida! Que precioso momento, tal, só pode ser comparado com as bodas do cordeiro, esse momento em que há fartura de delicias para manter cada novo homem debaixo das doçuras do evangelho.
Quinto: Depois de ouvir com diligência e receber a nutrição do céu, o crente se fortalece para ser testemunha praticante, digo-vos que, o cristão é o que ele faz depois que aprende de cada sermão que ouve (Tiago 1:21 a 27) Aliás a pratica é o mel  produzido depois do labor, ao extrair a essência de cada sermão bíblico. A pratica da Palavra de Deus é o testemunho da vida regenerada. Não se enganem, ouvir sem praticar é o caminho da condenação, nada pode ser tão trágico do que continuar ouvindo sermões sobre a verdade para encobrir apenas o amor pela mentira, nada vale ouvir sem praticar, de nada adiante consentir que Cristo é o Caminho mas andar pelas obscuras ruas de um mundo condenado, seria então, muito melhor que nunca tivesse ouvido nada a respeito do evangelho, do que ouvindo, não ser testemunha vigorosa do Cristo Salvador ressuscitado.
Sexto: Creio que aqui está algo precioso a aprender; sermões bíblicos processam limpeza espiritual constante em seus ouvintes, a igreja se purifica através da palavra de Deus (Efésios 5:26). Então nada melhor do que manter esse padrão saudável, a suficiência das Escrituras mantém a igreja limpa de heresias e previne a apostasia de forma muito eficiente porque ela tem essa eficácia poderosa. A palavra de Deus éo meio de correção eficiente, sua ação é poderosa para purificar os salvos de modo eficaz possibilitando a brancura das vestes da noiva de Cristo.
Sétimo: O aperfeiçoamento da vida cristã vem através da pregação da Palavra de Deus (II Timóteo 3:16 e 17) e como ela é poderosa para produzir esse progresso na vida do cristão, veja que o sábio Salomão ensinou que a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito, então esse crescimento só ocorre quando a palavra de Deus é aplicado d forma correta em nossas vidas, e os pregadores bíblicos são ferramentas pelo qual o Senhor dá o alimento solido para seus filhos que amam a Sua Palavra.  Assim desses sete pontos conclui-se da importância suprema da pregação bíblica, desejo que o amado leitor tenha um desejo ardente e um zelo muito grande por esses assuntos tão relevantes pois isso é sinal de que há vida espiritual e evidencias da regeneração



 Clavio J. Jacinto


0 comentários:

Postar um comentário