Cultos e seitas “cristãs”


 

Cultos e seitas “cristãs”

Autor

Gary DeLashmutt e Dennis McCallum

I. Introdução

O objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral documentada das principais seitas “cristãs”, ou o que alguns chamam de cultos. Estamos usando o termo seitas para evitar o conceito muito mais complicado de cultos. É dada atenção específica às doutrinas bíblicas essenciais que eles negam. Nenhuma informação é dada sobre a origem e os fundadores das seitas, uma vez que isto é de importância relativamente menor para a tarefa apologética. São fornecidas orientações para ajudar o obreiro cristão na comunicação desta informação. Uma extensa bibliografia é fornecida e recomendada para estudos adicionais.


II. Bibliologia: A Fonte de Autoridade

A fonte da autoridade doutrinária para a verdade espiritual é crucial. A(s) fonte(s) que um grupo reconhece tenderão a determinar toda a estrutura doutrinária desse grupo. Esta área, portanto, é a questão fundamental entre o Cristianismo bíblico e as seitas. O Cristianismo Bíblico reconhece somente a Bíblia como autorizada porque somente ela é inspirada por Deus.

As seitas também costumam reconhecer a Bíblia como a palavra inspirada de Deus. No entanto, a maioria deles afirma que outros escritos também são inspirados. Esses escritos tornam-se a autoridade doutrinária final, visto que geralmente são a grade através da qual a Bíblia é interpretada. Algumas seitas ("Testemunhas de Jeová" e "O Caminho") acreditam que somente a Bíblia é inspirada, mas afirmam ter a interpretação e/ou tradução exclusivamente correta da Bíblia. Esta interpretação torna-se na prática a autoridade final da seita.

A. Reconhecimento pelas seitas de que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus

1.     Mormonismo: "Acreditamos que a Bíblia seja a palavra de Deus, desde que seja traduzida corretamente; também acreditamos que o Livro de Mórmon seja a palavra de Deus." 1

2.     Ciência Cristã: "A Bíblia tem sido minha única autoridade. Não tive outro guia no "caminho reto e estreito" da Verdade. Ao seguir essas orientações da revelação científica, a Bíblia foi meu único livro didático." 2

3.     Testemunhas de Jeová: “As Sagradas Escrituras da Bíblia são o padrão pelo qual se julgam todas as religiões.” 3
"Deixar que Deus seja considerado verdadeiro significa deixar que Deus tenha a palavra sobre qual é a verdade que liberta os homens... Nossa obrigação é respaldar o que é dito aqui por meio de citações da Bíblia como prova de veracidade e confiabilidade." 4

4.     O Caminho: "Não há espaço para interpretação ou discussão. "Devemos chegar à Palavra, deixar a Palavra falar e então ajustar nosso pensamento de acordo com a integridade e exatidão da Palavra. Depois de deixarmos a Palavra falar, devemos harmonizar adequadamente as nossas crenças, as nossas ações e a nossa vida." 5

5.     A Igreja da Unificação: “Até que a nossa missão com a igreja cristã termine, devemos citar a Bíblia e usá-la para explicar o Princípio Divino. Depois de recebermos a herança da igreja cristã, seremos livres para ensinar sem a Bíblia”. 6

B. As seitas afirmam que escritos adicionais são inspirados por Deus

1.     Mormonismo: “E agora, em verdade vos digo que eu estava no princípio com o Pai, e sou o Primogênito; 
e todos aqueles que são gerados por mim são participantes da glória do mesmo, e são a igreja de o Primogênito.
Vós também estávamos no princípio com o Pai...” 7

2.     Ciência Cristã: "Eu ficaria envergonhado se escrevesse sobre Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, como fiz, se fosse de origem humana e se eu estivesse separado de Deus, seu autor. Mas, como eu era apenas um escriba ecoando as harmonias do céu na metafísica divina, não posso ser supermodesto em minha avaliação do livro da Ciência Cristã." 8
"Um Cientista Cristão requer o meu trabalho Ciência e Saúde para o seu manual, e o mesmo acontece com todos os seus estudantes e pacientes. Porquê? Primeiro: Porque é a voz da Verdade para esta era, e contém a declaração completa das Ciências Cristãs, ou o Ciência da cura através da Mente. Segundo: Porque foi o primeiro livro conhecido, contendo uma declaração completa da Ciência Cristã. Por isso, deu as primeiras regras para demonstrar esta Ciência, e registrou a Verdade revelada não contaminada por hipóteses humanas." 9

3.     A Igreja da Unificação: “Pode ser desagradável para os crentes religiosos, especialmente para os cristãos, saber que uma nova expressão da verdade deve aparecer. Eles acreditam que a Bíblia, que agora possuem, é perfeita e absoluta em si mesma.” 10
"...As Palavras de Jesus e do Espírito Santo no Novo Testamento perderão a sua luz... 'perder a sua luz' significa que o período da sua missão decorreu com a chegada da nova era." 11


III. Cristologia: A Pessoa de Cristo

A Bíblia afirma claramente a humanidade e a divindade de Jesus Cristo. Os autores bíblicos consideram a rejeição ou alteração desta doutrina como heresia (I Jo. 4:1-6; Colossenses 2:4,8,9), uma vez que afeta diretamente o significado e o valor de Sua morte na cruz.

As seitas modernas atacam quase universalmente a divindade de Cristo. Embora algumas seitas neguem abertamente, outras são mais ambíguas. Mas todos se afastaram da clara posição bíblica.

A. Afirmações das seitas de que Jesus não é totalmente Deus

1.     Mormonismo: "A divindade de Jesus é a verdade que agora requer ser recebida... a divindade de Jesus e [a divindade] de todas as outras almas nobres e santas, na medida em que elas também foram inflamadas por uma centelha de divindade- – na medida em que eles também podem ser reconhecidos como manifestações do Divino”. 12

2.     Ciência Cristã: “O Cristo espiritual era infalível; Jesus, como humanidade material, não era Cristo”. “Ao curar os enfermos e os pecadores, Jesus elaborou o fato de que o efeito curativo seguia a compreensão do Princípio divino e do espírito de Cristo que governava o Jesus corpóreo.” 13

3.     Testemunha de Jeová: “Ele era uma pessoa espiritual, assim como “Deus é um Espírito”; ele era poderoso, embora não todo-poderoso como Jeová Deus é; também ele estava antes de todas as outras criaturas de Deus, pois ele foi o primeiro filho que Jeová Deus deu à luz. Por isso ele é chamado de “o Filho unigênito” de Deus, pois Deus não tem parceiro na geração de seu Filho primogênito”. 14

4.     O Caminho: "...O Evangelho de João estabeleceu a verdade da Palavra de Deus de que Jesus Cristo era o Filho de Deus, não" Deus o Filho "ou o 'Próprio Deus'." 15

5.     A Igreja da Unificação: "Historicamente, Jesus, o Messias, veio no lugar de Adão para restaurar a humanidade. Ele não era uma Deidade... é um grande erro pensar que Jesus era o próprio Deus." 16

B. Explicações das seitas sobre a identidade “real” de Jesus

1.     Mormonismo: "Jesus Cristo não é o Pai dos espíritos que assumiram ou ainda assumirão corpos nesta terra, pois Ele é um deles. Ele é o Filho, assim como eles são filhos ou filhas de Elohim." 17

2.     Ciência Cristã: “Cristo é a Verdade ideal, que vem curar as doenças e o pecado através das Ciências Cristãs, e atribui todo o poder a Deus. Jesus é o nome do homem que, mais do que todos os outros homens, apresentou Cristo, a verdadeira ideia de Deus... Jesus é o homem humano, e Cristo é a ideia divina; daí a dualidade de Jesus, o Cristo." 18
“Ele é “a ideia espiritual ou verdadeira de Deus” “Cristo, como a verdadeira ideia espiritual, é o ideal de Deus agora e para sempre...” 19

3.     Testemunha de Jeová: "...em Colossenses 1:15 ele é mencionado como 'a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação'. Assim, ele é classificado com a criação de Deus, sendo o primeiro entre eles e também o mais amado e o mais favorecido entre eles. Ele não é o autor da criação de Deus; mas, depois que Deus o criou como seu Filho primogênito, então Deus o usou como seu parceiro de trabalho na criação de todo o resto da criação. É assim afirmado em Colossenses 1:16-18 e em João 1:1-3, NM." 20

4.     O Caminho: "Aqueles que ensinam que Jesus Cristo é Deus e Deus é Jesus Cristo nunca serão aprovados em 'manejar corretamente' a palavra de Deus, pois só existe um Deus, e 'não terás outros deuses'. A Bíblia ensina claramente que Jesus Cristo foi um homem concebido pelo Espírito Santo, Deus, cuja vida era sem mácula e sem mácula, um cordeiro do rebanho, sendo assim o sacrifício perfeito. Assim ele se tornou nosso redentor”. 21
"... notamos que Jesus Cristo é diretamente referido como o "Filho de Deus" em mais de 50 versículos do Novo Testamento; ele é chamado de "Deus" em quatro. (Ele nunca é chamado de "Deus, o Filho" ) Apenas pelo peso desta evidência, 50 para 4, a verdade deveria ser evidente." 22

5.     A Igreja da Unificação: "Jesus na terra 'não era um homem diferente de nós, exceto pelo fato de que Ele não tinha pecado original.'" 23


4. Soteriologia: A Obra de Cristo na Cruz

A Bíblia afirma que a aceitação do homem por Deus é baseada inteiramente na obra de Cristo na cruz, completamente separada das obras do homem para Deus (Gálatas 2:16,21; Romanos 3:19-26). Por causa disso, o homem recebe a aceitação de Deus como um dom gratuito somente pela fé (Efésios 2:8,9). Embora a fé salvadora seja evidenciada por obras na vida do crente (Tg 2:16-24), elas são consideradas como o fruto da salvação (Gl 5:22,23), e não como a base para ela. Os autores bíblicos pronunciam o julgamento mais forte sobre qualquer professor que altere esta mensagem (Gálatas 1:3-9).

As seitas geralmente atacam a plena suficiência da obra de Cristo na cruz e, assim, tornam a salvação finalmente dependente das obras do homem para Deus. Geralmente, afirma-se que tanto a fé como as obras são necessárias para a salvação.

Algumas seitas atacam a obra de Cristo de uma forma diferente. A “Ciência Cristã” tem uma ideia de salvação totalmente diferente. No caso de “O Caminho”, a natureza da fé salvadora é diluída em mero consentimento mental.

A. Explicações das seitas sobre a morte de Cristo na cruz

1.     Mormonismo: "Joseph Smith ensinou que havia certos pecados tão graves que o homem pode cometer, que colocariam os transgressores além do poder da expiação de Cristo. Se essas ofensas forem cometidas, o sangue de Cristo não os purificará de seus pecados. mesmo que eles se arrependam. Portanto, sua única esperança é ter seu próprio sangue derramado para expiar, na medida do possível, em seu favor. 24

2.     Ciência Cristã: “A verdadeira expiação – tão infinitamente além da concepção pagã de que Deus requer sangue humano para propiciar Sua justiça e trazer Sua misericórdia – precisa ser compreendida. , por maior que seja, é insuficiente para pagar a dívida do pecado. O sangue material de Jesus não foi mais eficaz para limpar do pecado quando foi derramado sobre a "árvore amaldiçoada", do que quando corria em suas veias enquanto ele caminhava diariamente. negócio de seu pai." 25

3.     Testemunha de Jeová: “Assim João mostrou o propósito secundário para o qual o Filho de Deus veio à terra, a saber, morrer como um sacrifício santo a Jeová Deus, a fim de cancelar os pecados dos homens crentes e libertá-los da condenação da morte, para que eles possa ganhar a vida eterna no novo mundo justo que Deus prometeu criar." 26

4.     O Caminho: "Separar o Pai do Filho não desacredita de forma alguma o Filho... Pelo contrário, o dogma trinitário... degrada Deus de sua posição elevada e sem paralelo; além disso, deixa o homem não redimido." “Se Jesus Cristo é Deus e não o Filho de Deus, ainda não fomos redimidos.” 27

5.     A Igreja da Unificação: "Jesus falhou em Sua missão. Ele foi crucificado antes de poder se casar. Nunca foi o propósito predeterminado de Deus que Ele morresse." 28

"É igualmente verdade que a cruz foi incapaz de estabelecer o Reino dos Céus na Terra removendo o nosso pecado original" 29

B. Declarações das seitas sobre as condições de salvação

1.     Mormonismo: “Acreditamos que por meio da Expiação de Cristo, toda a humanidade pode ser salva, pela obediência às leis e ordenanças do Evangelho.

2.     “Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são, primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para a remissão dos pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo. .30 _

3.     Ciência Cristã: "Livrar-se do pecado por meio da Ciência é despojar o pecado de qualquer suposta mente ou realidade, e nunca admitir que o pecado possa ter inteligência ou poder, dor ou prazer. Você vence o erro negando sua veracidade." 31

4.     Testemunha de Jeová: “Todos os que, em razão da fé em Jeová Deus e em Cristo Jesus, se dedicam a fazer a vontade de Deus e depois cumprem fielmente a sua dedicação, serão recompensados ​​com a vida eterna.” 32

5.     O Caminho: "...agora que uma pessoa vai mudar de senhorio quando confessar com a sua boca um novo Senhor - Jesus Cristo." 33

"...a única prova visível e audível de que um homem nasceu de novo e foi cheio do dom do Espírito Santo é sempre que ele fala em uma língua ou línguas." 34

6.     A Igreja da Unificação: “Neste ponto (ou seja, após a morte de Jesus na cruz), Deus poderia reivindicar as almas dos homens, mas não poderia dar redenção ao corpo”. 35

"Jesus falhou em redimir o homem fisicamente. Portanto, a restauração física ainda deverá ser realizada por outro Messias no Segundo Advento." 36


V. Escatologia: O Retorno de Cristo e o Destino dos Não-Cristãos

A Bíblia ensina que Jesus Cristo retornará fisicamente para governar o mundo (Atos 1:11). Aqueles que rejeitam a provisão de Deus para a salvação serão responsabilizados pela decisão que tomaram nesta vida (Hb 9:27). Eles serão finalmente julgados e condenados à separação eterna de Deus. Várias passagens indicam que este estado será consciente e também eterno (Mt 25:46; II Tessalonicenses 1:9; Ap 14:9-11).

A maioria das seitas nega este ensino bíblico. Alguns ensinam categoricamente que todas as pessoas serão salvas. Alguns ensinam que todas as pessoas terão outra oportunidade de acreditar em Cristo. Outros ensinam que os incrédulos serão aniquilados.

A. Posições das seitas sobre o retorno de Cristo

1.     Ciência Cristã: “A segunda aparição de Jesus é, inquestionavelmente, o advento espiritual da ideia avançada de Deus, como na Ciência Cristã.” 37

"Diz-se autenticamente que um expositor das datas de Daniel fixou o ano de 1866 ou 1867 para o retorno de Cristo - o retorno da ideia espiritual à terra material ou antípoda do céu. É uma coincidência marcante que essas datas tenham sido as primeiras dois anos da minha descoberta da Ciência Cristã." 38

2.     Testemunha de Jeová: "O significado de 'parousia' é mais exato do que a palavra 'vinda' contida nas versões gerais em inglês. Não significa que ele está a caminho ou prometeu vir, mas que ele já chegou e está aqui ." 39
"Jesus Cristo retorna, não novamente como um humano, mas como uma pessoa espiritual gloriosa." 40

3.     A Igreja da Unificação: "O Senhor do Segundo Advento nascerá na terra como o Rei dos Reis... Não devemos esperar o retorno do próprio Jesus, mas de outro Messias - um homem que nascerá na Coréia. ..Ele será confirmado como o Messias através do mundo espiritual." 41

B. Posições das seitas sobre o destino dos incrédulos

1.     Mormonismo: “Precisamos de um pouco mais de explicação sobre o que queremos dizer com redenção incondicional. Isso significa restaurar-nos deste estado mortal para o estado imortal; em outras palavras, dar-nos a ressurreição. não apenas aos homens, mas também aos peixes, às aves do céu e aos animais do campo... Todos eles tinham existência espiritual antes de serem colocados na terra; portanto, devem ser redimidos." 42
"Os Filhos da Perdição, cujos membros humanos, de acordo com uma fonte mórmon, são "apenas uma pequena porção da raça humana", serão permanentemente consignados ao inferno. Lá eles estão "condenados a sofrer a ira de Deus, com o diabo e seus anjos, na eternidade"; para o seu pecado "não há perdão neste mundo nem no mundo vindouro". O seu tormento será interminável, pois "o seu verme não morre e o fogo não se apaga, que é o seu tormento - e o seu fim, nem o seu lugar, nem o seu tormento, ninguém sabe." 43
"O Reino Celestial. Este reino, que estará localizado nesta terra após sua renovação, 'está preparado para os justos, aqueles que foram fiéis em guardar os mandamentos do Senhor e foram purificados de todos os seus pecados.'" 44 " O
Reino Terrestre" . . Este reino estará localizado em alguma esfera diferente da Terra, presumivelmente em outra planta. Para este reino irão os seguintes:
Pessoas responsáveis ​​que morrem sem lei...
Aqueles que rejeitam o evangelho nesta vida e que revertem o seu curso e o aceitam no mundo espiritual;
Homens honrados da terra que estão cegos pela astúcia dos homens e que, portanto, não aceitam e não vivem a lei do evangelho;
Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias... que não são valentes, mas que são mornos em sua devoção à Igreja e à retidão." 45

2.     Ciência Cristã: "A provação do homem após a morte é a necessidade de sua imortalidade; pois o bem não morre e o mal é autodestrutivo, portanto o mal deve ser mortal e autodestruído. Se o homem não progredir após a morte, mas permanecer no erro, ele seria inevitavelmente auto-aniquilado." 46

3.     Testemunha de Jeová: “A doutrina de um inferno ardente onde os ímpios são torturados eternamente após a morte não pode ser verdadeira, principalmente por quatro razões: (1) É totalmente antibíblica; (2) é irracional; (3) é contrária à vontade de Deus. amor, e (4) é repugnante à justiça." 47

4.     A Igreja da Unificação: "Quando ele declarar o Reino, os espíritos vitais daqueles que viveram antes se juntarão aos seguidores do Rev. Moon para que possam se desenvolver em espíritos divinos. Pessoas más passarão por um procedimento de reencarnação semelhante. A lei de O Karma atua neste procedimento, pois, '...se alguém chegar ao mundo espiritual com dívidas não pagas, terá que trabalhar para ajudar talvez aqueles mesmos que feriu, a fim de pagar o que deve.'" 48


VI. Diretrizes de Comunicação

Não basta que o cristão seja capaz de discernir a falsa doutrina e defender a verdadeira doutrina. Também é necessário ser capaz de discutir estas questões de uma forma que ajude a outra pessoa a chegar à verdade. As seguintes diretrizes foram consideradas considerações importantes para o cristão que discute as seitas.

1.     Trate a outra pessoa com amor e respeito. Um dos erros mais comuns ao lidar com membros de seitas é considerá-los como inimigos a serem derrotados. É imperativo lembrar que é o próprio sistema de pensamento, e não os adeptos dele, que deve ser derrotado (II Coríntios 10:3-5). A pessoa envolvida na seita deve ser resgatada do falso sistema (Judas 22,23). Para que isso aconteça é necessária uma atitude sincera de amor e respeito pela pessoa. Evite argumentações acaloradas e qualquer forma de discurso abusivo.

2.     Mantenha o foco nas doutrinas essenciais. O foco deve permanecer nas doutrinas essenciais das Escrituras e em como o ensino da seita as nega. Evite entrar em muitos dos detalhes da seita. Eles podem ser interessantes, mas tendem a desviar o foco da discussão da doutrina essencial das Escrituras. Evite também atacar o fundador ou a história da seita. Este tipo de argumentação é falaciosa: o comportamento dos seguidores não pode verificar nem falsificar as doutrinas da seita. O Cristianismo seria vítima do mesmo tipo de ataque, como qualquer membro experiente da seita será rápido em apontar!

3.     Esteja preparado para fazer perguntas específicas e repetidas sobre a posição da seita em relação às doutrinas essenciais. Algumas seitas educam o seu povo para evitar discutir áreas concretas da doutrina. Quando for este o caso, o cristão deve insistir que seja dada uma resposta clara à doutrina em questão.

4.     Esteja preparado para discutir hermenêutica. Os membros da seita geralmente estão cientes das passagens bíblicas que contradizem as suas doutrinas, bem como aquelas que supostamente as apoiam. Devido a este facto, a discussão centrar-se-á frequentemente na interpretação dos textos apresentados. O cristão deve ser capaz de defender a sua interpretação de textos que apoiam doutrinas essenciais e refutar a interpretação errada dos textos usados ​​pelo membro da seita.

5.     Responda às pessoas de acordo com seu grau de abertura. Não é sensato ter os mesmos objectivos imediatos para todas as pessoas envolvidas numa seita. Vários fatores devem ser considerados na formação de um objetivo realista para a discussão:

o    A pessoa é um membro de uma seita altamente comprometido, talvez engajado em evangelismo? Quanto maior for o seu comprometimento, menor será a probabilidade de que qualquer mudança significativa de opinião seja observada em uma discussão. Geralmente é melhor nesta situação dar uma defesa clara e forte da posição cristã, juntamente com uma exposição das principais áreas fracas da doutrina da seita. Se não houver disposição para lidar honestamente com as passagens levantadas, é melhor encerrar a discussão educadamente.

o    Se a pessoa for um membro de “segunda geração”, um maior grau de abertura poderá estar presente. Enfatize a graça de Deus com essa pessoa.

o    Se a pessoa não for membro de uma seita, ou se for um novo membro, muitas vezes existe um alto grau de abertura. A pessoa geralmente está interessada em coisas espirituais e na Bíblia, mas talvez tenha tido exposição apenas à doutrina da seita e/ou doutrina cristã sem a devida defesa. Enfatize a divindade de Cristo e a graça de Deus com esta pessoa, e mostre como a seita interpretou mal as passagens para apoiar a sua posição.


Notas de rodapé

1. Anthony A. Hoekema,  Os Quatro Cultos Principais  (Grand Rapids, Michigan: Eerdmans Publishing Co., 1963), p. 18 citando carta ao autor de Mark E Peterson, do Conselho dos Doze, datada de 6 de julho de 1962.

2. Ciência e Saúde, p. 110., citado em Anthony A. Hoekema,  Christian Science  (Grand Rapids, Michigan: Eerdmans Publishing Co., 1963), p.21.

3. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  O que a religião fez pela humanidade?  (Brooklyn, Nova York: Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, 1951) p.32

4. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Rev. ed. 1952)p.9

5. Victor Paul Wierwille,  Poder para uma vida abundante  (New Knoxville, Ohio: The American Christian Press, 1971), p. 96., citado em Ronald M. Enroth,  A Guide To Cults and New Religions  (Downers Grove, Illinois: Inter-Varsity Press, 1983), p. 180.

6. Conforme citado em  Eternity , abril de 1976, p. 27, citado em James Bjornstad,  Sun Myung and the Unification Church  (Minneapolis: Bethany House Publishers, 1984), p. 37.

7. Doutrina e Convênios  93:21-23.

8. A Primeira Igreja de Cristo, Cientista e Miscelânea , (Boston, 1941), p. 115, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p.22.

9. A Primeira Igreja de Cristo, Cientista e Miscelânea , pp. 456-57, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 22.

10.  Princípio Divino, 2ª ed . (Washington, DC: Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial, 1973, p.9.

11.  Divine Principle , p.118, citado em Josh McDowell e Don Stewart,  Understanding the Cults  (San Bernardino, Ca.: Here's Life Publishers, 1983), p. 135.

12. Anthony A. Hoekema,  Os Quatro Cultos Principais , p. 54, citando Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 347.

13. Escritos Diversos, p.84, 141, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 42.

14. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus Ser Verdadeiro , p. 32.)

15.  Jesus Cristo não é Deus , p. 16., citado em Walter R. Martin,  The New Cults  (Santa Ana, Ca.: Vision House, 1981), p. 54.

16. DPA, pág. 75; ver DPSG, pág. 192 e DP, pp.211ss., citado em James Bjornstad,  Sun Myung and the Unification Church , p. 29,30. (Ver bibliografia para explicação das abreviaturas acima.)

17.  Doutrinas e Convênios , pág. 472.473

18. Escrita diversa, p. 473, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 42.

19. Escritos Diversos, p.347.361, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 42.

20. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus ser Verdadeiro , p.32-33.

21. Jesus Cristo não é Deus, p. 79, citado em Walter R. Martin,  The New Cults , pp.

22. Jesus Cristo não é Deus, p. 30, citado em Walter R. Martin,  The New Cults , p. 55.

23. Princípio Divino, p. 212; cf. 129.194, citado em James Bjornstad,  Sun Myung and the Unification Church , p. 30.

24. Anthony A. Hoekema,  Os Quatro Cultos Principais , p. 59, citando  Doutrinas de Salvação , I, 135.

25. Não e Sim, p. 34, 23, 25, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 49.

26. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus ser Verdadeiro , p. 38.

27. Wierwille, Jesus Cristo não é Deus, capa do livro, p. 6, citado em Ronald M. Enroth,  Um Guia para Cultos e Novas Religiões , p. 185.

28. DPA, pp. 64-5; Princípio Divino, pág. 143; cf. DPSG, pág. 133), citado em James Bjornstad,  Sun Myung e a Igreja de Unificação , p. 30.

29. Princípio Divino, p. 178, citado em Josh McDowell e Don Stewart,  Understanding the Cults , p. 138

30. Regras de Fé, p. 479, citado em Anthony A. Hoekema,  The Four Major Cults , p. 60.

31. Ciência e Saúde, p. 339, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 51.

32. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus ser Verdadeiro , p. 298.

33. Victor Wierwille, Power For Abundant Living, pp. 296.297, citado em Walter R. Martin,  The New Cults , p. 74.

34. Victor Wierwille, Recebendo o Espírito Santo Hoje, p. 148, citado em Walter R. Martin,  The New Cults , p. 74.

35. DPSG, pág. 197, citado em James Bjornstad,  Sun Myung e a Igreja de Unificação , p. 30.

36. DPSG, pp. 139, 165; cf. DP, pp. 147ss., citado em James Bjornstad,  Sun Myung and the Unification Church , p. 30.

37. Mary Baker Eddy,  Retrospecção e Introspecção  (Boston: Trustees, 1920), p. 70, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 62.

38. Maria Baker Eddy. A Primeira Igreja de Cristo, Cientista e Miscelânea . (Boston: Curadores, 1941), p. 181, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 62.

39. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus Ser Verdadeiro , p. 198.

40. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus Ser Verdadeiro , p. 196.

41. Princípio Divino, p. 510, 500.510, 520, 177, citado em James Bjornstad,  Sun Myung and the Unification Church , p. 32.

42. Doutrina da Salvação, II, 10-11, citado em Anthony A. Hoekema,  The Four Major Cults , p. 58.

43. Anthony A. Hoekema,  Os Quatro Cultos Principais , p. 72, referindo-se a Doutrina e Convênios 76:33,34;76:44,45

44. Joseph Fielding Smith, Respostas às Perguntas do Evangelho, II, 208, citado em Anthony A. Hoekema,  The Four Major Cults , p. 72.

45. McConkie, Doutrina Mórmon, p. 708. É feita referência a Doutrina e Convênios 76:71-80. Compare Anthony A. Hoekema,  The Four Major Cults , p. 73.

46. ​​Escritos Diversos, p.2, citado em Anthony A. Hoekema,  Ciência Cristã , p. 60.

47. Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados,  Deixe Deus ser Verdadeiro , p. 99.

48. DPSG, pp. cf. DP, pág. 157ss, DPA, pág. 50, citado em James Bjornstad,  Sun Myung and the Unification Church , p. 33.

 

 

Fonte:  https://www.dwellcc.org/essays/christian-cults-and-sects

0 comentários:

Postar um comentário