A PREEMINÊNCIA DE CRISTO


 



Por causa dele, por meio dele
e para ele são todas as coisas.
Que a glória seja dele por séculos.
Amém (Romanos 11:36).

Esta passagem é um dos resumos teológicos mais profundos encontrados na Bíblia e que expressa com sublime eloqüência a preeminência de Cristo sobre todas as coisas. A supremacia do Senhor é estabelecida no fato de que Ele é a fonte, o meio e o fim último de toda a criação. Todo o universo cognoscível é obra de suas mãos e para sua glória eterna. Em uma cena celestial encontrada no livro de Apocalipse podemos ver como Cristo é introduzido na eternidade pelo louvor de milhões de anjos, dizendo em alta voz: "O Cordeiro que foi morto é digno de receber poder, riqueza, sabedoria, força , honra, glória e louvor. E a tudo o que há no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a tudo o que neles há, ouvi dizer: Aquele que está assentado no trono,
Na maior assembléia que a mente humana pode imaginar, encontramos Cristo recebendo a honra, a glória e o louvor eterno de toda a criação redimida, para entronizá-lo como o único rei digno de louvor supremo, por causa dEle, por meio dEle e para Ele. eles são todas as coisas.

DELE COMO
A FONTE

Todo efeito exige uma causa, e somente em Deus podemos encontrar essa primeira causa. Ele é o primeiro e o último, o princípio e o fim, o Alfa e o Ômega (Apocalipse 1:8,11). O Senhor é a fonte criativa de tudo o que existe, o autor de toda realidade espiritual e física e o consumador de planos que somente uma mente superior poderia conceber. Ele projetou esse maravilhoso universo com as intrincadas leis que o regem e que falam de seu imensurável poder criativo e de sua autonomia para criar tudo que sua vontade assim dispuser nos tempos que lhe agradam. Assim como no céu, Deus criou serafins e querubins, anjos e arcanjos para a exaltação do seu Nome, assim também na terra, ele criou e coroou o homem como sua obra-prima para a glória daquele que tudo preenche em tudo.
Um Deus que sempre existiu, que nunca teve um começo e que nunca terá um fim, está além da compreensão de uma mente finita como a nossa. Este Deus tem o poder de criar do nada um mundo que funcione perfeitamente com a aparência de milhões de anos de antiguidade que confunde os cientistas. Somente em Deus estão escondidas todas as riquezas da sabedoria, inteligência e conhecimento, e só devemos nos glorificar quando O conhecermos: "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio da sua sabedoria, nem se glorie o poderoso da sua sua coragem." , nem o homem rico se vangloria de suas riquezas. Mas aquele que se elogia a si mesmo glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou Jeová, que faço misericórdia, julgamento e justiça na terra; pois estas coisas desejo, diz o Senhor” (Jeremias 9:23,24).

PELO
Como o meio

Todo o fiat da criação é atribuído a Cristo: "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:3). Ora, quando a Bíblia usa a expressão todos, não está excetuando nada que já exista. Além disso, John enfatiza a mesma proposição rigorosa da verdade do ponto de vista da negação. Mais adiante, a Escritura reitera a proposição de que Cristo é o criador supremo de todas as coisas: “Porque nele foram criadas todas as coisas, as visíveis e as invisíveis, as que estão nos céus e as que estão na terra; sejam tronos, sejam domínios, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 1:16). Ele trouxe matéria, tempo e espaço à existência neste universo. Portanto,
Agora, Cristo não só tem o poder de criar, mas também o poder de sustentar todas as coisas com a Palavra do Seu poder (Hebreus 1:3), pelo simples fato de que: “Nele habita corporalmente toda a plenitude da vida”. Divindade” (Colossenses 2:9). O sustento desta magnífica criação, o poder de preservá-la em equilíbrio, apesar do pesado fardo do pecado, é com o propósito de que, um dia, ela o glorifique, quando as pessoas correrem para aprender os caminhos do Senhor, e o evangelho. . de Jesus Cristo seja ouvido e obedecido pela maioria: “Acontecerá nos últimos dias que... muitos povos virão, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor , à casa do Deus de Jacó; e ele nos ensinará seus caminhos, e nós andaremos em suas veredas. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém. E ele julgará entre as nações, e repreenderá muitos povos; e converterão as suas espadas em arados, e as suas lanças em foices; Uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem treinarão mais para a guerra” (Isaías 2:2-4).

PARA ELE
Como o Fim

No princípio, Deus habitava sozinho, na perfeição de seus atributos, completo em si mesmo e satisfeito na solidão de sua gloriosa existência. Ele era o maior motivo para criar, porque não havia mais ninguém. Por causa dos atributos perfeitos que adornam seu ser glorioso, ele é um fim em si mesmo. Por isso, o fim último de todas as coisas é a glorificação do seu próprio ser, porque d'Ele e por Ele são todas as coisas.
No início não havia necessidade de criar, porque Deus é perfeito e completo em si mesmo, mas o seu atributo de amor o impelia a criar, porque no amor está o desejo inato de querer compartilhar, e esse plano criativo já contemplava a entrada do pecado para o universo, a rebelião dos anjos no céu, a encarnação de Cristo e a redenção do homem na cruz do Calvário. E nesta expressão de amor, Deus se dispôs a sofrer, porque na batalha contra o mal teve que entregar seu Filho Unigênito para morrer cruelmente em expiação do pecado: “O amor é longânimo, é benigno; o amor não inveja, o amor não se vangloria, não se ensoberbece; Ele não faz nada de errado, não procura os seus, não se irrita, não guarda rancor; Você não gosta da injustiça, mas gosta da verdade. Tudo sofre, tudo crê,
A cruz de Cristo derrotou o pecado, a morte e o diabo, e restaurou a harmonia no universo. A reconciliação de todas as coisas, incluindo a inimizade natural de Deus com o homem, foi resolvida pela obra perfeita de Cristo na cruz do Calvário (Colossenses 1:20).
E no final dos tempos: “…quando ele entregar o reino a Deus e Pai, quando tiver abolido todo domínio, toda autoridade e poder… [quando] todas as coisas estiverem sujeitas a ele, então também o próprio Filho será sujeito àquele que todas as coisas sujeitou a si mesmo, para que Deus seja tudo em todos” (1 Coríntios 15:24,28).

A ELE SEJA A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMÉM

Bem, se Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, é uma conclusão lógica que a Ele deve ser a glória, o louvor e a honra para todo o sempre; e todo ser humano deve chegar à mesma conclusão, é urgente entender e medir o calibre do Deus com quem se lida e a natureza efêmera e inconseqüente de sua própria existência. Todo homem, mais cedo ou mais tarde, dobrará os joelhos diante deste glorioso Criador: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus" (Romanos 14:11). Muitos confessarão a Deus pela salvação, e muitos confessarão a Deus tarde demais no julgamento final; mas uma coisa é certa: todos nos ajoelharemos diante dele e reconheceremos seu senhorio, a justiça de seus julgamentos e a imensa misericórdia que ele teve pelos redimidos em Cristo Jesus.

Héctor Hernández Osses

 

0 comentários:

Postar um comentário