As Inclinações do Velho Homem em Adão e do Novo Homem em Cristo.


As Inclinações do Velho Homem em Adão e do Novo Homem em Cristo.
(Sermão de Ano Novo)
Então, se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus."
(Colossenses 3:1)
O resultado da nossa identificação com a ressurreição de Cristo pode ser observada por nossas buscas e inclinações. A inclinação do homem espiritual se inclina para as coisas do Espírito. Não adianta tentarmos enganar os outros com uma piedade exterior sem essência e sem poder, a inclinação da carne, será sempre a ruína espiritual, a corrupção e a morte.
Vejamos o que Cristo ensina: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça" (Mateus 6:33) uma busca requer uma ação e escolhas. Há prioridades na vida cristã, se não atentarmos para esses fatos, estamos apenas vivendo uma religião em desobediência a Deus, algo que conduz a morte espiritual. A nossa leitura diária das Escrituras, a frequência a uma igreja biblica, exercícios espirituais, testemunho, são práticas essenciais, a natureza do novo homem transformado pela regeneração é viver Cristo e o Evangelho. Aqueles que buscam os interesses pessoais e se deixam levar pelo curso do mundo, também chegarão no mesmo destino que o mundo irá chegar. O mundo passa, e todos os que são arrastados por ele, padecerão.
Um exemplo: Naamã, o que ele buscou? Os interesses pessoais, foi atrás dos presentes que o profeta tinha rejeitado. Naamã formou uma opinião própria e foi conduzido por ela. Nada é tão trágico do que professar a fé cristã e desenvolver argumentos egoístas para formar uma opinião própria para justificar as inclinações da carne . Um exemplo claro pode ser visto naqueles que preferem se juntar aos ímpios, bêbados e toda a sorte de incrédulos para festejar a virada do ano , do que ler as Escrituras em oração para consagrar o novo ano ao Senhor.
Mais um exemplo: O filho pródigo. As inclinações carnais daquele pobre homem, o conduziram para um mundo obscuro , são notáveis as inclinações da carne, uma busca pela satisfação dos instintos, uma troca de ambiente, o jardim selado da benção paterna, pelo mundo frio e sujo, um processo de declínio até o desejo de matar a fome com as porcarias . Até que veio um despertar, ele caiu em si "O que estou fazendo aqui?" Não foi um mera conjuntura filosófica existencial, foi uma pergunta ontológica , porquanto é necessário que esse despertar surja em nós. Um transpassar da alma que produza uma angústia e um tremor no lugar em que se encontra fora da direção de Deus, uma luz radiante como a experiência de Paulo com sua religião e zelo no caminho de Damasco, esse despertar que abala nossa alma de tal modo que caem as traves que estão obstruindo a condição de miséria em que nós encontramos.
Todavia é certo, muitos cuidavam de porcos e estavam famintos, mas um só foi despertado de tão grande miséria, pobres são as almas que encontram satisfação nas coisas mundanas. Mas feliz é aquele que recebe um despertar do Espírito Santo. Muitos percorreram o caminho para Damasco, mas a luz brilhou só pra Paulo. A maioria segue o curso do zelo sem entendimento, da religião formal sem vida, professando a Deus e negando com as suas obras, que possuem aparência de piedade, mas negam a eficácia dela (II Timóteo 3:5) ou seja professam serem santos, mas trocam o quarto secreto por coisas mundanas, trocam a oração pela murmuração, o culto por mesquinharias, uma santidade sem eficácia não vale nada, e cheque sem fundo, é o selo de uma religião falida.
Se já ressuscitastes com Cristo, ja não estás em Adão, a inclinação do homem adamico e o pó, as coisas que são derivadas do mundo, os que estão em Cristo, ressuscitaram com Ele, buscam as coisas que são de cima, a inclinação da carne é morte, a inclinação do Espírito é vida. Cada um de acordo com a sua natureza, professar a fé cristã vivendo na esfera da morte adâmica , não muda o destino trágico de um perdido.
C. J. Jacinto

 

0 comentários:

Postar um comentário