Theanthropos - Somente Cristo


 


Theanthropos - Somente Cristo

 

“O Deus-Homem” — Exposições da Encarnação de Cristo

 

 

Ponto principal: Jesus sozinho responde ao maior problema, da posição mais elevada e do relacionamento mais próximo com a revelação mais clara. Ninguém jamais viu Deus; o Deus unigênito que está no seio do Pai, Ele O  revelou (explicou.) JOÃO 1:18

 

INTRODUÇÃO:

 

Heinrich Emil Brunner foi um teólogo reformado suíço no final do século 18 e início do século 19 que certa vez pregou um sermão memorável no qual destacou estes três pontos: “Todo homem tem um passado, um presente e um futuro. Todo homem tem um problema em seu passado, um problema em seu presente e um problema em seu futuro. O problema de seu passado é o pecado, mas Deus tem uma resposta para esse problema. A resposta é fé na morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O problema de seu futuro é a morte, mas Deus também tem uma resposta para esse problema. A resposta é a esperança na volta de Cristo baseada no fato de Sua ressurreição histórica e promessas. O problema de seu presente é o ódio, e a resposta de Deus para esse problema é o amor de Cristo vivido na vida daqueles que confiam Nele”.

 

A preocupação de Brunner com Cristo é a mesma ênfase que João tem feito no prólogo de Seu evangelho. E traz diante de nós uma pergunta que todos nós precisamos fazer a nós mesmos esta manhã, ou seja, Cristo se tornou a resposta para os problemas em sua vida?

 

 

Todos nós temos problemas e, precisamente, os problemas mencionados por Brunner em sua mensagem - o problema do pecado, da morte e do ódio em nossos corações. Quem está apto para lidar com o problema do pecado em nossos corações? Seus pais não podem, pois eles passaram a natureza pecaminosa para você, e eles próprios são pecadores. O pastor não pode, pois ele é um mero homem com fôlego nas narinas e sem poder para salvar. A psiquiatria e a psicologia lhe dirão que a resposta está dentro de você, em sua vontade, em sua determinação, em seu esforço próprio ou em sua autoconsciência. No entanto, o profeta Jeremias fez aos cidadãos de Jerusalém uma pergunta retórica destinada a revelar a eles e a nós nossa total necessidade da intervenção de Deus. Ele perguntou em Jeremias 13:23,

 

“Pode o etíope mudar sua pele ou o leopardo suas manchas? Então você também pode fazer o bem Quem está acostumado a fazer o mal.”

 

Aqui está a má notícia. Não podemos mudar nossos corações mais do que um etíope moreno pode mudar a cor de sua pele ou o leopardo de suas manchas. Nosso problema não é superficial; é profundo e tão profundamente arraigado que precisamos de uma nova natureza Spurgeon disse: “A questão do texto é: 'Pode o etíope mudar de pele?' A resposta é não!. Aqui está a outra pergunta: a pele do etíope pode ser trocada? A resposta para isso é sim!.” A boa notícia é que Jesus Cristo e somente Jesus pode dar o novo nascimento, e Ele é o único que responderá completamente aos problemas de nossas vidas.

 

TRANSIÇÃO:

 

O que João nos diz em sua declaração resumida no versículo 18 é que Jesus permanece sozinho como o revelador completo de Deus. Ele é a revelação final do próprio Deus. Ele é o único qualificado para exegetar ou interpretar Deus para o homem e, portanto, Ele é a resposta para os problemas de nossas vidas.

 

Então, por que devemos olhar para Ele e confiar somente a Ele com nossas próprias vidas hoje? João explica três razões.

 

A. Jesus aborda o maior problema – Ninguém jamais viu Deus;

B. Jesus tem o relacionamento mais próximo—o Deus unigênito que está no seio do Pai,

C. Jesus fornece a revelação mais clara—Ele O explicou.

 

EXPOSIÇÃO:

 

O maior problema – Ninguém jamais viu a Deus.

 

Qual é o maior problema que temos como seres humanos? Não é social e não é relacional. Não é educacional ou econômico. Nosso maior problema é espiritual. João começa com, o fato da invisibilidade de Deus Explicado: A invisibilidade de Deus tem sido um problema para a humanidade desde o início dos tempos, quando nossos primeiros pais se rebelaram contra Deus. Como você lida com esse fato? Como Deus lidou com esse fato? Vamos primeiro reconhecer que é um problema e um fato significativo. “Ninguém jamais viu Deus.” “Ninguém” é uma negação absoluta– absolutamente ninguém. Agora, com isso, João quer dizer que ninguém viu Deus em Sua essência plena e completa. Foi um problema para Jó , que perguntou:

 

Jó 11:7-8 - Você pode descobrir as profundezas de Deus? Você pode descobrir os limites do Todo-Poderoso? Eles são altos como os céus, o que você pode fazer? Mais profundo que o Sheol, o que você pode saber?

 

As profundezas de Deus são insondáveis. Os limites de Deus são insondáveis. Não há nada que um homem possa fazer para conhecê-lo, a menos que ele escolha se revelar.

 

Foi um problema para Moisés, que disse: “Peço-te que me mostres a tua glória!” E foi-lhe dito: “Você não pode ver meu rosto, pois nenhum homem pode me ver e viver!” (Ex.33:18, 20). Ver Deus em toda a Sua glória traria morte instantânea a todo pecador (Gn.32:30; Dt.5:26; Jz.13:22). E por essa razão, Moisés só foi autorizado a ver “as costas de Deus” ou a borda posterior e o resplendor da glória divina. Embora se diga que Moisés falou com Deus “cara a cara”, era apenas uma linguagem figurativa para expressar a comunicação direta sem a presença de um mediador que Moisés teve o privilégio de desfrutar. Mas até Moisés sofria do maior problema da invisibilidade de Deus.

 

Foi um problema para Isaías. No sexto capítulo, ele teve uma visão do "Senhor sentado em Seu trono... com apenas a orla da veste do Senhor enchendo o templo", e essa visão foi tão vívida, tão aterrorizante e tão próxima da coisa real que ele iria gritar:  “Ai de mim, porque estou arruinado! Porque sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de impuros lábios; Pois meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. (Isaías 6:5)

 

Foi um problema para Filipe, que ficou na fila de todos os seres humanos ao longo dos tempos. Ele sabia que não havia experiência mais elevada, nem bem maior do que ver Deus como Ele é, em esplendor inimaginável e glória transcendente. Então ele pediu a Jesus acesso direto ou uma exibição imediata do próprio Deus.

 

João 14:8-9—Filipe disse a Ele: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Jesus lhe disse: “Tenho eu estado muito tempo contigo e ainda não me conheceste, Filipe? Quem me vê, vê o Pai; como você pode dizer: 'Mostre-nos o Pai'?”

 

 

Jesus é o único qualificado de maneira única e totalmente capaz de revelar e representar Deus — porque Ele é Deus encarnado. “Ninguém jamais viu Deus.” É um fato e um problema universal. Durante Seu ministério, Jesus indiciou os judeus que afirmavam ser verdadeiros seguidores de Moisés, mas não ouviram a voz de Deus Nele nem viram a glória de Deus Nele.

 

 

João 5:37—E o Pai que Me enviou, Ele testificou de Mim. Você nunca ouviu a voz dele em nenhum momento, nem viu Sua forma.

Mais tarde, Jesus disse: Não que alguém tenha visto o Pai, senão aquele que vem de Deus; Ele viu o Pai. (João 6:46)

Tenho procurado explicar o grande problema e fato da invisibilidade de Deus. Ninguém viu Deus em nenhum momento.

 

Aplicando: As crianças costumam perguntar: como é Deus? Onde ele está? Por que não consigo ouvir Sua voz? Como Ele se parece e soa? Nós os apontamos em uma direção direta - Jesus! Em momentos de frustração, ao lidarmos com os problemas do pecado e do sofrimento, às vezes dizemos: “Se ao menos Deus falasse comigo e me mostrasse o que fazer!”

 

E o argumento que João defendeu neste capítulo é que há boas novas em Cristo! Cristo é a resposta; a questão é: o que você está fazendo com Jesus?

 

Agora vamos perguntar,

 

Qual é a razão da invisibilidade de Deus? Passamos agora do fato da invisibilidade de Deus para a razão da A invisibilidade de Deus.

 

Explicando: Foi no poço de Jacó em Sicar que Jesus revelou a uma mulher samaritana que queria saber onde as pessoas deveriam adorar. Ela pensou que seria com os samaritanos em sua montanha sagrada ou com os judeus em Jerusalém, e a resposta de Jesus deve tê-la surpreendido, pois Ele disse: “Nenhum dos dois”. Um novo tempo estava chegando, quando todos esses lugares de adoração seriam obsoletos. Cristo explicou em,

João 4:23-24 entendemos o que Jesus disse em simples plavras; Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito

Jesus explica que a razão dessa invisibilidade é porque Deus é espírito. Nesta declaração concisa, Jesus nos deu uma descrição fundamental da natureza ou essência de Deus. Observe que Jesus não disse que Deus é “um espírito” como outros seres espirituais, como os anjos. Ele disse: Deus é espírito; isto é, Ele não é uma substância material. Ele é incorpóreo: Ele não tem corpo. Assim como “Deus é luz” (1 João 1:5) e “Deus é amor” (1 João 4:16) e “Deus é santo” (Salmos 77:13), “Deus é espírito”.

João Calvino disse desta forma: “Sua natureza espiritual nos proíbe de imaginar qualquer coisa terrena ou carnal Dele. As pessoas podem imaginar que Deus é um velho que vive no céu, mas, na realidade, Ele é espírito.”

 

Os corpos físicos existem em lugares e tempos específicos, mas Deus criou todos os lugares e a matéria física e lançou o próprio tempo. Ele está presente em todos os lugares. “Não encho eu o céu e a terra? Diz o Senhor” (Jeremias 23:24). Os corpos têm dimensões, mas o ser de Deus é infinito, pois “os céus e até o mais alto dos céus não podem contê-lo” (2 Crônicas 2:6). A invisibilidade de Deus significa que Deus não tem tamanho, forma ou cor que nossos olhos possam contemplar Nele. Deus não é uma força cega, mas um Ser espiritual pessoal e inteligente que busca, tem propósito ou deseja verdadeiros adoradores.

 Agora, o ensino Mórmon se opõe a esta doutrina ensinada por Cristo. Joseph Smith e Lorenzo Snow disseram: “Como o homem é agora, Deus já foi: como Deus é agora, o homem pode ser”. Em outras palavras, Deus é um homem glorificado e nós também podemos ser deuses. Isso nada mais é do que homens tentando se igualar ao Deus vivo, o que é blasfêmia!

Porque Deus é espírito, Ele não tem corpo, e porque Ele não tem corpo, Ele não pode ser visto. Ele é invisível.

Paulo afirma este mesmo fato. Isso não é algo que estamos forçando no texto da Escritura. Simplesmente “salta” das páginas da Bíblia em todos os lugares.

 

Em Colossenses 1:15 lemos que Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Deus é invisível e Jesus é a imagem (eikon) — a semelhança ou cópia — de Deus. Às vezes, uma imagem significava uma impressão em uma moeda ou um reflexo em um espelho. E isso está dizendo que Jesus é a imagem perfeita e a exata semelhança de Deus.

 

1 Timóteo 1:11—Ora, ao Rei eterno, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.

 

1 Timóteo 6:16—[Cristo]...o único que possui a imortalidade e habita na luz inacessível, a quem nenhum homem jamais viu ou pode ver.

 

Se Ele pudesse ser visto, não poderíamos vê-lo porque somos pecadores e porque Ele habita em luz inacessível e é inacessível para nós. Deus é espírito. Deus é invisível. E a razão da invisibilidade de Deus é a própria

essência.

 

Aplicando: Agora, a razão pela qual isso importa para nós é porque, se não estivermos claros em nossa teologia sobre a natureza ou o caráter de Deus, podemos começar a pedir sinais visíveis ou provas da presença de Deus. Este foi um problema para os judeus nos dias do Antigo Testamento. Eles ficaram extremamente envergonhados pela invisibilidade de Deus. Seus vizinhos pagãos realmente os insultavam e provocavam por realmente adorarem um Deus que eles não podiam ver. “Você diz que acredita em Deus,” o pagão disse, “então onde ele está! Não podemos vê-Lo. Venha aos nossos templos e mostraremos nossos deuses!

Eles têm olhos, ouvidos, pés, cabelos e nariz; temos muitos deuses visíveis, venha aos nossos templos e mostraremos a você! Mas onde está o seu Deus?” Eles zombaram dos judeus que adoravam um Deus invisível. Uma parte de sua resposta aos pagãos é encontrada no Salmo 115:2-8, onde lemos:

 

Por que as nações deveriam dizer: “Onde está o Deus deles?” Mas o nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que lhe agrada. Seus ídolos são prata e ouro, O trabalho das mãos do homem. Eles têm boca, mas não podem falar; (sem som) Eles têm olhos, mas não podem ver; (sem visão) Eles têm ouvidos, mas não podem ouvir; (sem audição) Eles têm nariz, mas não podem cheirar; (sem sentidos) Eles têm mãos, mas não podem sentir; (sem simpatia) Eles têm pés, mas não podem andar; (sem ações)

Eles não podem fazer um som com a garganta. Aqueles que os fazem se tornarão como eles (sem vida e impotentes) Todos os que neles confiam.

 

Adorar alguma imagem e alguém que não seja o verdadeiro Deus invisível não é apenas idolatria, mas resulta em vazio! É por isso que o profeta Isaías orou em Isaías 64:1-4,

 

Oh, que Tu rasgasses os céus e descesses, Que as montanhas possam tremer em Tua presença Como o fogo acende o mato, como o fogo faz a água ferver— Para dar a conhecer o teu nome aos teus adversários,

para que as nações tremam à tua presença! Quando você fez coisas incríveis que não esperávamos, você desceu, as montanhas tremeram em sua presença. Pois desde os dias antigos não ouviram, nem perceberam de ouvido, nem com os olhos viram outro Deus além de

ti, que age por aquele que nele espera.

 

Era difícil para os judeus aceitar a invisibilidade de Deus. Mas também é assim para a geração de hoje. São pessoas que querem examinar Deus como um rato de laboratório ou observá-lo de algum modo científico, analítico e experimental. Essas são pessoas, tanto instruídas quanto não instruídas, que se recusam a acreditar em Deus, a menos que possam testá-lo por meio de seus cinco sentidos (paladar, tocar, ouvir, cheirar e ver). Mas Deus é espírito. Então, como os pecadores podem acreditar em um Deus que não podem ver? Como podemos acreditar em um Deus que não podemos ver? O maior problema e fato da invisibilidade de Deus é respondido para nós neste texto.

Como Deus resolveu o problema de Sua invisibilidade? A Bíblia responde a essa pergunta com pelo menos quatro respostas.

 

Deus começou a resolver o problema de Sua invisibilidade por meio das teofanias do Antigo Testamento. As teofanias do Antigo Testamento eram aparições  de uma Pessoa que parecia ser humana, mas no contexto, era claro - que Ele era divino. As aparições eram aparições pré-encarnadas de Cristo antes que Ele nascesse da Virgem Maria. Freqüentemente, essa Pessoa se identificava como “o Anjo/Mensageiro do Senhor”. Normalmente, o Filho fazia essas aparições de “camafeu” cumprindo papéis específicos e comunicando verdades particulares — mas tudo isso em antecipação à encarnação. Essas aparições eram revelações parciais ou diminuídas da glória de Deus. Eles não estavam cheios ou completos. Eram revelações de “Suas costas” e não “Seu rosto”. Deus resolveu parcialmente o problema de Sua invisibilidade por meio das cristofanias ou teofanias do Antigo Testamento.

 

Deus resolveu completamente o problema de Sua invisibilidade na encarnação de Jesus. Isso fica claro no versículo 14: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. É por isso que Jesus foi capaz de dizer em João 14:9: “Quem me vê, vê o Pai...” isto é, toda a glória do Pai está em mim. Quando Jesus disse em João 14:11: “Crê-me que estou no Pai e o Pai está em mim”, Ele estava nos explicando que devemos acreditar que o Pai e o Filho têm uma vida, uma glória. Em João 10:30, Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”, isto é, um em essência. Distinto em personalidade, um em Pessoa. Eu sou Deus em carne.

Se alguém quiser ver ou conhecer a Deus, a Bíblia responde: “Olhe para Jesus”. Ele é a imagem visível do Deus invisível. Mas e agora? Jesus não está aqui. Não podemos vê-lo. Isso foi há 2000 anos. Existe uma maneira pela qual Deus se torna visível hoje? Sim.

Deus continua a tornar clara a sua invisibilidade hoje no amor da comunidade cristã. Em 1 João 4:12, lemos estas palavras:

Ninguém jamais viu Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós.

O Deus invisível que outrora se fez visível em Cristo, agora se faz visível nos cristãos, SE AMARMOS UNS AOS OUTROS. O amor entre cristãos é diferente de qualquer outro amor. Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Que declaração notável e poderosa!


 

Não tente explicar. Jesus nos diz que o mesmo Deus que uma vez se deu a conhecer em sua própria pessoa continuará a se dar a conhecer por meio da vida e do amor de seu povo. Deus lidou com o problema de Sua invisibilidade. Primeiro, nas teofanias. Segundo, plena e completamente, na encarnação do Filho, Terceiro, Ele continua a se dar a conhecer no amor da comunidade cristã. E, finalmente, há mais uma maneira, não que Deus tenha se revelado, mas que ELE se revelará, ou seja,

 

 

Deus superará o problema de Sua invisibilidade pela última aparição do Senhor Jesus no último dia. O relógio está correndo quando o tempo acabará para a história humana, e a história será engolida pela eternidade. Não vimos a revelação final da glória de Deus. Aguardamos a revelação completa e final quando Cristo retornar em Sua segunda vinda em poder e glória.

 

1 João 3:2—Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que quando Se ele aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é.

 

Não mais buscaremos vê-Lo como no reflexo borrado de um espelho, mas sim face a face. Paulo diz em 1 Coríntios 13:12: “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face”. Pedro diz em 1 Pedro 1:13: “Portanto, preparem suas mentes para a ação, mantenham-se sóbrios em espírito, fixem sua esperança inteiramente na graça que será trazida a vocês na revelação

de Jesus Cristo”. A graça salvadora foi trazida a nós na regeneração quando nascemos de novo. A graça sustentadora, santificadora e perseverante foi e é trazida a nós ao longo de nossas vidas nesta terra. Mas um dia, no último ato de graça, a graça glorificante será trazida a nós quando Jesus voltar.

 

Em uma das últimas palavras dadas a nós na Bíblia, quando o diabo foi lançado no lago de fogo, junto com todo incrédulo que rejeita o Filho, então lemos sobre Deus suspendendo a maldição e restaurando todas as coisas. E ouça estas palavras:

 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. (Apocalipse 22:3-5)
Os teólogos chamam isso de visão beatífica - uma visão direta e uma experiência do próprio Deus.

Aplicação: Como nós, como cristãos, vivemos “entre tempos? Entre o “já e o ainda não?” Ele revelou a plenitude de Sua glória em Cristo

e revelará a plenitude de Seu ser quando Cristo voltar. Você está pronto para esse dia? Como vivemos? Lembrar,

 

A invisibilidade de Deus proíbe a criação de ídolos à Sua imagem. Ele proíbe o uso de coisas materiais para representá-lo visivelmente ou para servir como algum ponto focal para o qual direcionamos nossa adoração (Êxodo 20:4-6). A invisibilidade de Deus exige simplicidade na adoração e exige sinceridade e compreensão de quem Ele é. Deus  não está satisfeito com a adoração irracional ou com os lábios hipócritas.

 

A invisibilidade de Deus nos chama a lidar não apenas com os pecados da carne, mas também com os pecados do espírito, como orgulho, inveja, malícia, ganância, farisaísmo e cobiça. Deus deve ser adorado por meio de Cristo em espírito e verdade.

 

O relacionamento mais próximo - o Deus unigênito que está no seio do Pai

 

Explicando: Examinamos esta palavra no versículo 14, então não há necessidade de entrar em detalhes aqui. O Filho unigênito

(monogenes),  Ele mesmo é Deus, significa o único. Ninguém pode fazer por você o que Jesus pode fazer.

 

 

 

Ele é único em Suas origens.

Ele é único como canal das bênçãos de Deus.

Ele é único como fonte de graça e verdade.

Ele é único como o único em quem você e eu podemos ver Deus.

Mas João acrescenta: “quem está no seio do Pai”. Agora, o que isso significa? Esta frase descreve a relação eterna de comunhão ininterrupta que Jesus desfruta com o Pai. Uma expressão semelhante é usada para descrever Lázaro no seio de Abraão (Lucas 16:22-23) e João descansando no peito de Cristo na Última Ceia (João 13:23). Fala de intimidade, amor mútuo e conhecimento. Jesus falou dessa proximidade em Sua oração sacerdotal em João 17.

Agora, Pai, glorifica-me junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse. (João 17:5)

Quando entendemos isso, sentimos o horror da cruz quando Jesus carregou nossos pecados e clamou: “Deus meu, Deus meu, por

que me desamparaste” (Mateus 27:46). É interessante que Paulo, em sua descrição do julgamento dos incrédulos, não enfatiza o tormento ardente, mas a separação eterna de Deus.

 

Em 2 Tessalonicenses 1:9-10 lemos “Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder,
Quando vier para ser glorificado nos seus santos, e para se fazer admirável naquele dia em todos os que crêem (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).”

Aplicando: Oh, queridos amigos, João nos apresenta o único Cristo! Você não pode ver Deus sozinho, mas em Cristo, Deus veio aos homens de uma maneira que permitiu que os homens O conhecessem! Não há verdadeiro conhecimento de Deus fora dEle. Você quer conhecer o amor de Deus? Não o procure em sentimentos instáveis que mudam como o vento! Pois “Deus demonstrou o Seu amor por nós nisto: quando éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5:8). Você está buscando a sabedoria de Deus? Pare de olhar para a opinião dos homens e olhe para Cristo “em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento” (Colossenses 2:3).

 

o maior problema

 

O relacionamento mais próximo

 

A revelação mais clara - Ele O explicou

 

O “Ele” é fortemente enfático. João aponta seu dedo  para o Filho eterno. “Ele” e somente Ele. Ele e Ele singularmente, unicamente e soberanamente. Ele preeminentemente e imediatamente. Em outras palavras, Jesus nos dá uma revelação direta de Deus. Ele O explicou.

O que João quer dizer com Ele O explicou? Quando Lucas registra uma das primeiras aparições pós-ressurreição de Jesus, ele nos fala de dois discípulos na estrada para Emaús. Jesus juntou-se a eles, mas Sua identidade estava escondida de seus olhos. Eles foram tragados pela tristeza e incredulidade, e Jesus disse-lhes: “Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.”(Lucas 24:26-27)

 

Jesus desdobrou, declarou, esclareceu, trouxe o significado, revelou, elucidou, interpretou e esclareceu toda obscuridade sobre Seu sofrimento e glória de Sua ressurreição no terceiro dia.

 

Lucas 24:44-45—Agora Ele lhes disse: “Estas são as minhas palavras, que vos falei quando ainda estava convosco, que todas as coisas que estão escritas a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos deve ser cumprido”. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras, E o que Jesus explicou?

Deus é mais do que força e inteligência. • Deus é um Ser pessoal. • Deus é um Pai com coração. • Deus é um Deus de amor abnegado e abnegado. (João 3:16) • Deus deve ser adorado em espírito e verdade. (João 4:23-24) • Deus deve ser conhecido pela fé em Jesus. (João 14:6) • Deus requer uma justiça que excede a justiça exterior e o arrependimento. (Mateus 5:20) • Deus chama você para confiar Nele inteiramente, ou você morrerá em seus pecados. • Deus não expulsará ou afastará a pessoa que vem somente

pela fé a Cristo.

 

Todos os cultos que negam a divindade de Jesus e a humanidade de Jesus não podem trazer ninguém a Deus. Jesus e somente Jesus salva.

 

CONCLUSÃO:

 

Em 1614, Guido Reni pintou um belo afresco no teto de um palácio romano. Foi uma das obras mais impressionantes de sua época. Mas os visitantes não podiam apreciar totalmente a obra-prima porque precisavam esticar o pescoço para vê-la. Para resolver o problema, os funcionários do palácio colocaram um grande espelho no chão abaixo da pintura, permitindo que os observadores estudassem o reflexo e apreciassem mais plenamente sua beleza.

Jesus faz exatamente isso por nós quando tentamos obter alguma noção de Deus. Ele interpreta Deus para nossos corações entorpecidos. Deus se torna visível e inteligível para nós. Não podemos, por qualquer quantidade de busca, encontrar Deus. Quanto mais tentamos, mais ficamos confusos. Então Jesus aparece. Ele é Deus descendo ao nosso nível e permite que nossos pensamentos fracos se apeguem de verdade ao próprio Deus.

 

Se João, o Apóstolo, fosse um compositor, eu poderia imaginá-lo concordando com a letra escrita por Graham Kendrick:

 

Tudo o que eu amava, construí minha vida sobre Todo este mundo reverencia e luta para possuir Tudo o que eu pensava era ganho, eu contei perda Gasto e sem valor agora, comparado a isso Conhecendo você, Jesus Conhecendo você, não há nada maior Você é meu tudo, você é o melhor Você é minha alegria, minha justiça E eu te amo, Senhor

Agora o desejo do meu coração é te conhecer mais Para ser encontrado em você e conhecido como seu Para possuir pela fé o que eu não poderia ganhar Dom da justiça que tudo supera Oh, para conhecer o poder de sua vida ressuscitada E conhecê-lo em seus sofrimentos

Para se tornar como você em sua morte, meu Senhor Então, com você para viver e nunca morrer.

 


© A Igreja em South Mountain. Site: casm.org






 

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