CARREGANDO UMA CRUZ


 

                                              

                           

 

Nosso Senhor declarou uma das verdades mais práticas ao cunhar uma frase totalmente nova, nunca encontrada antes nas Sagradas Escrituras e nunca encontrada na literatura clássica; e uma frase sobre a qual, talvez acima de tudo, os discípulos meditavam ansiosamente. " E disse a todos : Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, E TOME A SUA CRUZ DIARIAMENTE " - não uma cruz de marfim, madeira ou ouro pendurada no peito, mas uma cruz áspera e de arestas vivas. vigas. Os anarquistas da Finlândia pegaram um ministro do Evangelho e cortaram uma cruz em seu peito, esfregando com sal. O orador romano, Cícero , resumindo o espírito do mundo, dá exatamente o conselho contrário: " Não apenas deixe a cruz estar ausente da pessoa dos cidadãos romanos, mas seu próprio nome de seus pensamentos, olhos e ouvidos ." A imagem de nosso Senhor é muito surpreendente. Criminosos a caminho da crucificação tinham que carregar suas próprias cruzes; e os discípulos devem ter visto com frequência a longa procissão de assassinos e rebeldes a caminho da crucificação. Agora, o significado da frase é imenso.  Jesus considera cada seguidor Seu como um mártir em potencial: pois o único uso de uma cruz é para a crucificação; carregamos uma cruz, porque Gólgota é o objetivo. Simeão carregando uma cruz nas pegadas do Senhor é uma fotografia do desígnio de Deus para um discípulo.  É extraordinariamente bonito. Nosso Senhor assume o ideal para cada crente; Ele assume que todos nós somos capazes do mais alto; Ele supõe que cada um de nós deseja segui-lo até os pináculos da glória; e, portanto, Ele vê cada discípulo cambaleando sob uma viga no caminho para um Gólgota.

 

Mas esta verdade é condicionada por um fato de primeira importância. Jesus diz: " Se alguém quiser [ está disposto a ] vir após mim, deixe -o " - pois carregar a cruz é inteiramente obra do próprio homem - " tomar a sua cruz " - uma ação deliberada de escolha consciente - " todos os dias " - pois uma vez juntando-se a essa procissão, nunca cairemos: não é um grande sacrifício feito de uma vez por todas, mas uma disposição de morrer por aquilo em que acreditamos o tempo todo - " e siga-Me " . a tomada de uma cruz é puramente opcional. Nossa cruz - pois cada um tem uma cruz peculiar a si mesmo: "que tome a sua cruz " - não é algo obrigatório, mas uma coisa de escolha; não é infortúnio, nem doença, nem nada inevitável que nos vem pela via da providência: é algo doloroso que, porque Cristo o ordena ou porque Cristo experimentou, deliberadamente assumimos sobre nós mesmos; com os olhos bem abertos, levantamos a trave e caímos na procissão, sabendo que o que carregamos pode nos custar a vida .  Nossa obediência deve ser, na vontade, se não no caso, uma obediência até a morte.

 

Assim, uma cruz está no caminho de cada crente. Nenhum de nós precisa fabricar uma: “há madeira suficiente na floresta de cada homem para construir todas as cruzes que ele terá que carregar”; e eles estão sempre esperando aos nossos pés. Temos um exemplo notável dado pelo próprio Senhor.  Jesus disse ao jovem governante: “Toma a tua cruz e segue- me” (Marcos 10:21 ). E qual era a sua cruz? ”Vende tudo o que tens e dá-o aos pobres.” O Senhor supõe que podemos recuar de nossa cruz, podemos evitá-la, podemos contorná-la; pois Ele diz em outro lugar: “e quem não tma sua cruz e não segue após mim não é digno de Mim " ( Mateus 10: 38 ). “Estremeço ", escreveu Fenelon a um amigo, " à mera sombra da cruz ". Mas nas palavras admiráveis ​​​​do arcebispo Tillotson : " Aquele que não consegue tomar a decisão de viver como um santo, tem dentro de si uma prova de que nunca morrerá como um mártir ."  Disse um velho místico : " Nunca corra atrás de uma cruz, e nunca fuja de uma ."

 

Agora é proveitoso ponderar por que devemos tomar nossa cruz alegremente, corajosamente, alegremente. “saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio " ( Hebreus. 13: 13 ). Pois (1) a religião deve provar sua sinceridade por seus mártires.  John Witherspoon , em uma crise da história americana, disse: " Embora esses cabelos grisalhos logo desçam ao sepulcro, eu preferiria infinitamente que eles descessem pela mão do carrasco público do que desertar nesta crise a causa sagrada de meu país. ": foram essas palavras que a Declaração de Independência foi assinada e os Estados Unidos nasceram. As arestas ásperas e irregulares da cruz cortam a carne.'  O ritual humilhante; a doutrina que imediatamente envolve impopularidade; a solidão que só o compromisso pode evitar; a prática que custa ao mesmo tempo - no bolso, na reputação, na saúde, talvez na vida; a atitude impossível (como o mundo a vê) a que nos obriga a fidelidade à Palavra de Deus: é na nossa cruz que o mundo vê Cristo.  Certa vez, uma companhia de incrédulos os seguiu até o túmulo. No caixão havia uma cruz. Alguém os reprovou por sua inconsistência; mas eles responderam: " Não; a cruz representa tudo o que é mais nobre na masculinidade ".

 

Novamente (2) a Via Dolorosa é a estrada da santidade.  “Não há independência na terra tão forte”, diz o bispo Moule , " e tão nobremente forte, como a de um cristão que deseja ser servo de Cristo. Há um poder e uma presença em tal vida, seja ela a mais pobre e a mais simples, que nestes dias, como em tempos passados, pode atrair mais do que admiração daqueles que menos podem trair o sentimento. Pois o que é senão um sopro do espírito de mártir vitorioso, o espírito em que Policarpo permaneceu há dezessete séculos ? invencivelmente superior perante o mundo pagão e a chama cruel ?”

 

Novamente (3) gerações ainda por vir dependem de nossa fidelidade. Quando caminhamos sobre rochas de coral, nossos passos são garantidos pelas profundezas de incontáveis ​​milhões de fósseis: assim, hoje nós mesmos estamos pisando nas vidas de mortos nobres; e as almas que ainda não nasceram de novo dependem de nossa morte em vida como o pó de sua estrada para Deus. Uma casa da Igreja no Japão foi construído em parte com pedras que uma vez foram lançadas contra os missionários por uma multidão enfurecida: esses mísseis de destruição contra os cristãos foram  preservados para construir uma casa para a glória de Deus.  Como um antigo puritano em casa escreveu aos imigrantes 'Mayflower' em meio a seus sofrimentos: " Que não seja doloroso para você que você tenha sido instrumental para quebrar o gelo para os outros. A honra será sua até o fim do mundo . "

 

Novamente (4) a doutrina de uma cruz levantada contrabalança o perigo de uma declaração desequilibrada da doutrina da graça. A Igreja Romana toma a cruz para ser salva; nós porque somos salvos: Roma trabalha para a salvação; trabalhamos desde a salvação, rumo à glória. No entanto, o enorme rol de mártires romanos fala ao coração sábio.   A Société dês Missions Êvangéliques de Paris lançou um apelo por uma semana de abnegação. Foi acompanhado por um trecho de uma carta de M. Wilfred Monod que dizia: " Como é que os protestantes produziram em um homem como Père Gratry ?" O protestantismo é, em essência, a abolição do sacrifício. Abolir a mortificação, a abstinência e o jejum; abolir a necessidade de boas obras, esforço, luta, virtude; encerrar o sacrifício somente em Jesus e não deixá-lo passar para nós; não mais para dizer, como disse São Paulo: ' Eu preencho o que está faltando nos sofrimentos de Cristo ', mas sim para dizer a Jesus na cruz: 'Sofre sozinho, ó Senhor' . Sei que isso não é verdade, mas ninguém pode viver no coração do evangelho sem um profundo desconforto sobre a verdade que está nele. Na concepção de Cristo, o cristão é um homem com algo pelo qual morrer; e o homem que não tem nada pelo que vale a pena morrer, não tem nada pelo que vale a pena viver. O martírio pode durar a vida inteira ou pode ser consumado em um instante; mas em todos os casos é a essência do cristianismo e o único significado legítimo da cruz.

 

Novamente (5) sem cruz, SEM COROA.   A dor em que a cruz nos mergulha na fornalha em que é forjada a nossa coroa. ”Se a felicidade do próximo mundo fosse tão intimamente apreendida quanto as alegrias deste, seria um martírio viver” ( Sir Thomas Browne ). Assim que Jesus falou de Sua crucificação, e depois de cada discípulo seguindo com uma cruz, lemos: " a aparência de Seu semblante mudou e suas vestes tornaram-se brancas e resplandecentes " . a cruz, no sentido espiritual e real,  é o caminho para a glória .

 

Então, em uma crise cada vez mais profunda da história do mundo, vamos carregar nossa cruz com força, vivacidade e alegria. Um recrutamento deveria ser retirado de um regimento americano quando o transporte era muito limitado para todos cruzarem o atlântico; e sortes foram lançadas colocando tantos papéis em um chapéu, e cruzes foram marcadas em tantos papéis quantos os homens a serem levados. " Se alguma vez orei em minha vida ", escreveu um rapaz a seu pai, " orei hoje para poder desenhar uma cruz ."  Que Deus nos livre de falhar com Ele na grande crise!   A recuperação dos sérvios, quando derrotaram os austríacos, deveu-se a um fato.  O rei Pedro era um velho com mais de setenta anos e aleijado com gota; mas ele foi para frente em um momento de desespero e, dirigindo-se aos homens, disse: "Heróis, vocês fizeram dois juramentos, um a mim, seu Rei, e outro ao seu país. Sou um homem velho e alquebrado à beira da sepultura e libero você de seu juramento a mim. De seu outro juramento, ninguém pode liberá-lo. Se sentirem que não podem continuar, vão para suas casas, e dou minha palavra de que depois da guerra, se sairmos dela, nada lhes acontecerá.  Mas eu e meus filhos ficaremos aqui ." A convocação foi sentida como um choque elétrico; nenhum homem se mexeu; e os austríacos foram rechaçados em legiões quebradas e derrotadas. (DM Panton)

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário