O Perigo da Insensibilidade Espiritual



Deus trata as coisas espirituais de maneira diferente como o homem pensa, e de certa forma, até mesmo diferente como muitos teólogos percebam. Essa é questão; como Deus age sob a impenitência teimosa de homens ímpios? Vamos abordar esse tema agora, pois creio há uma verdade dentro das Escrituras que poucos percebam. Deus não tolera a teimosia iníqua do homem, seja conhecedor ou não da verdade.  Um capitulo que tem revelado a natureza moral e espiritual do homem sem Deus é Romanos 1 dos versículos 18 ao 32 vimos uma descrição que se encaixa em qualquer tempo, note que a passagem termina com essas palavras: “Os quais conhecendo o juízo de Deus...”(Romanos 1:32) Como o Senhor trata a impiedade teimosa do homem? Embora haja o chamado ao arrependimento, devemos perceber que há “prazo” pois desde tempos remotos tem sido assim “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Provérbios 29:1) agora vejamos três fatos atribuídos ao Senhor, sobre o qual repousam seus justos juízos sobre aqueles que resistem a verdade, quando ignoram a voz do Espírito Santo, quanto omitem-se a contemplar o evangelho e a se arrependerem de seus pecados e abandonarem o mundo da iniquidade.
Primeiro: Deus os abandona a suas paixões infames (Romanos 1:26) há um desprezo divino sobre aqueles que teimam em amar o pecado e odiar a verdade, há uma justiça divina aplicada sobre todos os que não querem se ver livres dos grilhões da iniquidade, e note que o homem que ouve o evangelho, mas rejeita uma vez após outra, a mensagem da cruz, será rejeitado ainda nessa vida, por tamanha infamai e ofensa contra a mensagem da cruz. Que horror para o homem que chega nessa condição de ser abandonado por Deus, e isso porque amam desesperadamente essa geração perversa, (Filipenses 2:15) e se embriagam prazerosamente com o vinho da iniquidade.
 Segundo: Deus entrega o homem ímpio teimoso a um sentimento perverso (Romanos 1:28) mais uma vez, note que é Deus quem está efetuando esse juízo, se o homem afronta a misericórdia de Deus, se rejeita o convite ao arrependimento, se sorve com deboche o licor da perversidade, bailando em blasfêmias ao som do evangelho, Deus o entregará ao destino maldito que o tal insiste em prosseguir. O próprio sentimento perverso do homem maligno, serão cordas que o amarrarão no pecado, serão correntes que arrastarão o ímpio teimoso e debochado para a danação eterna, ele sofrerá o dano da segundo morte, os sentimentos estarão sob controle total de suas concupiscências, e ele estará numa condição terrível, note que Deus tratou assim com aquele povo do dilúvio, que ouviu Noé, “Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé” (I Pedro 3:20) ora o testemunho do Espírito Santo é que Noé era pregoeiro da justiça (I Pedro 2:5) mas os homens amaram mais as trevas do que a luz (João 3:19) assim posteriormente ao dilúvio, padeceu sob o fogo do juízo divino o povo de Sodoma e Gomorra, porque atesta as Escrituras: eram “Homens abomináveis” (I Pedro 2:7)
Terceiro: Deus enviará a operação aos que rejeitam a verdade (II Tessalonicenses 2:11) quantas pessoas ouvem a verdade, mas endurecem a cerviz. Quando Estevão pregava a mensagem do Evangelho, muitos judeus “E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele” (Atos 7:54) fale a verdade aos impenitentes, aos teimosos desviados, aos que se apostataram, fale a verdade ao perdido pecador, e seus corações se encherão de fúria, pois se sentirão ofendidos pela mensagem de que estão perdidos e carecem de arrependimento, todavia ai está, Estevão os denuncia: “Homens de dura  cerviz, e incircuncisos de coração e ouvindo, vós sempre resistis ao Espírito Santo” (Atos 7:51) ouviam e ignoravam a voz do Espírito, eram indiferentes ao clamor do evangelho, a imprudência dos insensatos faz com que menosprezem a obra consumada e perfeita de Cristo na cruz. Por isso a rejeição a verdade é uma porta aberta para o espírito do erro (I João 4:6) basta que alguém não tenha um zelo firme e constante pela verdade, que sua alma ficará frágil para a recepção do engano. Satanás ama corações frágeis produzidos por crenças elásticas e frouxas “Disse Pedro a Ananias: por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, e retivesse parte do preço da herdade?”(Atos 5:3) Honre a Deus, temei-o, seja zeloso pela verdade, firme e constante, pois o contexto de II Tessalonicenses 2:11 orienta o cristão “Que não vos movais facilmente do vosso entendimento “(II Tessalonicenses 2:2) e em seguida “Ninguém de maneira nenhum vos engane” (II Tessalonicenses 2:3). Amado leitor, rejeite suas iniqüidades, ouça a voz do Espirito Santo, mas decida-se de que lado estará. Não teime no caminho do erro, pois é o caminho da mentira, e quem controla o caminho da mentira é o pai dela (João 8:44). Querido irmão no Senhor, pregue essas verdades, confira o seu coração a qualidade da sua vida espiritual (I Pedro 1:15) se não fizeres isso, e teimares no caminho da impiedade, perecerás na tua teimosia, pois o Senhor abandonará os impenitentes que teimam cada vez mais em laborar no erro, Deus abandonará esses iníquos a sorte de seus sentimentos perversos, e por fim, Deus enviará a operação do erro, para que creiam na mentira, então um dia, quando já for tarde demais, pela dureza dos seus corações, quando a  vida de pecado naufragar no abismo da segunda morte, os olhos estarão abertos para os fatos mais terríveis “E no inferno, ergueu os olhos estando em tormentos...” (Lucas 16:23) então será tarde demais para se arrepender. Mas porque você está lendo essa mensagem hoje? “Porque isso é bom e  agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2:3 e 4)



Clavio J. Jacinto

0 comentários:

Postar um comentário