O SUBTERFÚGIO DO SÁBADO DE DOUG HAMP
Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e bebida, ou com relação a uma festa, ou a uma lua nova, ou a um sábado. Estas coisas são sombras das coisas futuras, mas a substância pertence a Cristo. ( Colossenses 2:16-17 ).
Tal é a determinação de Doug Hamp em colocar os fiéis sob a Lei Mosaica, que sua judaização sediciosa chegou ao ponto de enviar uma carta aberta aos " pastores e teólogos cristãos" em 2018, em um apelo para retornar ao que ele chamou de "o sábado bíblico" .
O Sabatismo do Sétimo Dia (Sábado) é uma crença legalista de que o quarto mandamento em Êxodo 20:8-11 deve ser estritamente observado. É praticado por várias seitas, como os Adventistas do Sétimo Dia, os Adventistas do Sétimo Dia Davidianos, a Igreja de Deus (Sétimo Dia), o Movimento das Raízes Hebraicas e outros grupos observantes da Torá.
Subterfúgio de Geiermann de Hamp
Hamp: "A Bíblia nunca mudou o sábado do sétimo para o primeiro dia; a Igreja Católica admite abertamente que o mudou. 'A Igreja substituiu o domingo pelo sábado pela plenitude daquele poder divino que Jesus Cristo lhe concedeu!'” —Rev. Peter Geiermann, C.SS.R., (1946), p. 50."
Geiermann se referiu ao Sínodo de Laodicéia (364 d.C.), uma convenção menor no cristianismo histórico composta por cerca de trinta membros de igrejas locais no Oriente Médio:
Cânon 29: " OS CRISTÃOS não devem judaizar descansando no sábado, mas devem trabalhar nesse dia, honrando antes o Dia do Senhor; e, se puderem, descansar então como cristãos. Mas se alguém for encontrado judaizante, seja anátema de Cristo." {1}
A igreja católica romana é culpada de muitas heresias e perversões das escrituras, mas não pode legitimamente levar o crédito por reinstituir o Sabbath de sábado para domingo. A prática do culto dominical é anterior ao Sínodo de Laodicéia e pode ser encontrada tanto no Novo Testamento quanto nos primeiros Padres da Igreja.
Hamp: " A mensagem de Paulo em Atos 20:7 ocorreu na noite do primeiro dia da semana, que era sábado à noite, do pôr do sol até a meia-noite (os dias bíblicos começam após o pôr do sol, não à meia-noite estabelecida pelos romanos). No entanto, mesmo que seu ensino tivesse ocorrido no domingo à noite, isso ainda não constituiria uma mudança no sábado. Reservar uma oferta no primeiro dia (cf. I Cor 16:2 ) também não constituiria uma mudança. O primeiro dia da semana, não o sábado, era quando eles lidavam com dinheiro. João estar no Espírito no dia do Senhor ( Ap 1:10 ) não é uma mudança no sábado; Deus declara que Seu dia é o sábado. 'Chame o sábado de deleite, o santo dia do SENHOR, honroso.' ( Is 58:13 ) Simplesmente não há nenhuma diretriz do Novo Testamento para abandonar o sábado. Nenhuma."
No judaísmo, os dias da semana não são nomeados, eles são simplesmente chamados de primeiro dia, segundo dia, terceiro dia, etc. O primeiro dia da semana, domingo ( Yom Rishon ) começa após o pôr do sol no sábado. A mensagem de Paulo em Atos 20:7 , portanto, ocorreu no primeiro dia, ou seja, o dia após o sábado judaico. O primeiro dia da semana é o Dia do Senhor ( Apocalipse 1:10 ), ou seja, o dia da ressurreição do Senhor. No Novo Testamento, não há evidências de que o sábado judaico foi observado pelos cristãos; em vez disso, todas as evidências sugerem que o primeiro dia foi reservado para adoração, esmola e Ceia do Senhor. Atos 20:7 ; 1 Coríntios 16:2 cf. João 20:19-26 ). A prática de Paulo era raciocinar com (evangelizar) judeus e gregos não convertidos na sinagoga todo sábado. ( Atos 17:2 ; 18:4 cf. Atos 13:5 , 13-52 , 16:13 ).
Além do apoio bíblico acima, a evidência de que a igreja primitiva adorava no primeiro dia da semana é esmagadora. ( Deuteronômio 19:15 ).
Didache (c. 50-120 d.C.)
Capítulo 14. Assembleia Cristã no Dia do Senhor.
Mas, em cada dia do Senhor, reuni-vos, e partais o pão, e dai graças, depois de haverdes confessado as vossas transgressões, para que o vosso sacrifício seja puro. {2}
A Epístola de Barnabé (c. 70-132 d.C.)
Barnabé 15:9: Por isso
também guardamos o oitavo dia para regozijo, no qual também
Jesus ressuscitou dos mortos, e tendo sido manifestado ascendeu aos
céus. {3}
Justino Mártir (c. 100-165 d.C.)
Primeira Apologia: CAPÍTULO LXVII -- ADORAÇÃO SEMANAL DOS CRISTÃOS.
E depois continuamente lembramos uns aos outros dessas coisas. E os ricos entre
nós ajudam os necessitados; e nós sempre nos mantemos juntos; e por todas as
coisas com as quais somos supridos, bendizemos o Criador de tudo por meio de
Seu Filho Jesus Cristo, e por meio do Espírito
Santo. E no dia chamado domingo, todos os que vivem nas cidades ou no
campo se reúnem em um lugar, e as memórias dos apóstolos ou os escritos dos
profetas são lidos, enquanto o tempo permite; então, quando o leitor cessa, o
presidente instrui verbalmente e exorta à imitação dessas coisas boas. Então
todos nós nos levantamos juntos e oramos, e, como dissemos antes, quando nossa
oração termina, pão, vinho e água são trazidos, e o presidente da mesma maneira
oferece orações e ações de graças, de acordo com sua capacidade, e o povo
concorda, dizendo Amém; e há uma distribuição para cada um, e uma participação
daquilo sobre o qual as graças foram dadas, e para aqueles que estão ausentes
uma porção é enviada pelos diáconos. E aqueles que são bem de vida, e
dispostos, dão o que cada um acha adequado; e o que é coletado é depositado com
o presidente, que socorre os órfãos e viúvas e aqueles que, por doença ou qualquer
outra causa, estão em necessidade, e aqueles que estão em cativeiro e os
estrangeiros que vivem entre nós, e em uma palavra cuida de todos os que estão
em necessidade. Mas o domingo é o dia em que todos nós realizamos nossa
assembleia comum, porque é o primeiro dia em que Deus, tendo operado uma
mudança na escuridão e na matéria, fez o mundo; e Jesus Cristo, nosso Salvador,
no mesmo dia ressuscitou dos mortos. Pois ele foi crucificado no dia
anterior ao de Saturno (sábado); e no dia seguinte ao de Saturno, que é o dia
do Sol, tendo aparecido aos seus apóstolos e discípulos, ensinou-lhes estas
coisas, que também vos submetemos para vossa consideração. {4}
Inácio de Antioquia (c. 110 d.C.)
(Carta aos Magnésios 8
Capítulo IX.-Vamos viver com Cristo.
Se, portanto, aqueles que foram criados na antiga ordem das coisas chegaram
à posse de uma nova esperança, não mais observando o sábado, mas vivendo na
observância do Dia do Senhor, no qual também nossa vida surgiu novamente
por Ele e por Sua morte - a quem alguns negam, pelo qual mistério obtivemos fé
e, portanto, perseveramos, para que possamos ser encontrados os discípulos de
Jesus Cristo, nosso único Mestre - como seremos capazes de viver separados
Dele, cujos discípulos, os próprios profetas no Espírito, O esperaram como seu
Mestre? E, portanto, Aquele a quem eles esperavam corretamente, tendo vindo, os
ressuscitou dos mortos. {5}
Tertuliano (c. 200 d.C.)
Capítulo XIII.-- A CARGA DE ADORAR O SOL RECEBIDA POR UMA RESPOSTA.
Outros, com maior consideração pelas boas maneiras, é preciso confessar, supõem que o sol é o deus dos cristãos, porque é um fato bem conhecido que oramos voltados para o leste, ou porque fazemos do domingo um dia de festa . {6}
Didascalia Apostolorum (c. 225 DC)
Capítulo XXVI
Cessai, pois, amados irmãos, (p. 113) vós que dentre o Povo crestes, mas
desejais (ainda) ser presos com as amarras, e dizeis que o Sábado é anterior ao
primeiro dia da semana, porque a Escritura disse: Em seis dias fez Deus todas
as coisas; e no sétimo dia ele terminou todas as suas obras, e o santificou [ Êx 20.11 ; Gn 2.2-3 ]..
Mas o próprio Sábado é contado até o Sábado, e se torna oito (dias); assim uma
ogdóade é (alcançada), que é mais do que o Sábado, mesmo o primeiro da
semana.
Orígenes (229 d.C.)
Comentário sobre João Livro II
Portanto, não é possível que o descanso após o sábado tenha surgido a partir
do sétimo dia do nosso Deus; pelo contrário, é o nosso Salvador que, seguindo o
padrão do Seu próprio descanso, fez com que fôssemos feitos à semelhança da Sua
morte e, portanto, também da Sua ressurreição. {7}
Atos 20:7 Comentários
Clarke: "No primeiro dia da semana - O que era chamado de κυριακη, o
dia do Senhor, o Sábado Cristão, no qual eles comemoravam a ressurreição de
nosso Senhor; e que, entre todos os cristãos, depois tomou o lugar do Sábado
Judaico. Aqueles que, professando a religião Cristã, ainda preferem o Sábado
Judaico, têm pouco para apoiá-los no Novo Testamento. Quão propenso é o homem a
afetar ser sábio acima do que está escrito, enquanto ele está, em quase todos
os aspectos, abaixo do ensino tão claramente estabelecido na palavra Divina.
{8}
Alford : ἐν τῇ μιᾷ τ. σαββ.] Temos aqui uma sugestão da continuidade da prática, que parece ter começado imediatamente após a Ressurreição (ver João 20:26 ), de se reunir no primeiro dia da semana para fins religiosos. (Justin Martyr, Apol. i. 67, p. 83, diz, τῇ τοῦ ἡλίου λεγομένῃ ἡμέρᾳ πάντων κατὰ πόλεις ἢ ἀγροὺς μενόντων ἐπὶ τὸ αὐτὸ συνέλευσις γίνεται.) Talvez a maior prova de todas, de que este dia foi assim observado, possa ser encontrada no início (ver 1Coríntios 16:2 ) e, por fim, a prevalência geral, no mundo gentio, do período judaico de sete dias como uma divisão de tempo, — que era inteiramente estranho aos hábitos gentios. Só pode ter sido introduzido como consequência da prática de honra especial prestada até hoje. Mas não encontramos nas Escrituras cristãs nenhum traço de qualquer observância sabática deste ou de qualquer dia: não, em Romanos 14:5 (onde ver nota), Paulo mostra a insustentabilidade de qualquer visão desse tipo sob a dispensação cristã. A ideia da transferência do sábado judaico do sétimo dia para o primeiro foi uma invenção de tempos posteriores. {9}
Ellicott: " Este e o conselho dado em 1Coríntios 16:2 são provas distintas de que a Igreja já havia começado a observar o festival semanal da Ressurreição no lugar ou, onde os discípulos eram judeus, além do sábado semanal." {10}
Benson: “Toda a lei cerimonial de Moisés foi revogada por Cristo, ( Colossenses 2:14 ), os cristãos não têm obrigação de observar nenhum dos feriados judaicos, nem mesmo o sábado do sétimo dia. Portanto, se algum professor fizesse da observância do sétimo dia um dever necessário, os colossenses deveriam resistir a ele. Mas embora os irmãos na primeira era não prestassem atenção ao sábado do sétimo dia judaico, eles separaram o primeiro dia da semana para o culto público e para comemorar a morte e ressurreição de seu Mestre, comendo sua ceia naquele dia; também para os exercícios privados de devoção. Eles fizeram isso, seja pelo preceito ou pelo exemplo dos apóstolos, e não em virtude de qualquer injunção na lei de Moisés. Além disso, eles não santificaram o primeiro dia da semana à maneira judaica, por uma abstinência total de trabalho corporal de todo tipo. Essa prática foi condenada pelo concílio de Laodicéia, como judaizante”. {11}
Se pastores e professores tiverem alguma sabedoria, eles rejeitarão o chamado de Hamp para retornar ao "sábado bíblico" e seguirão o exemplo das escrituras e dos primeiros Pais da Igreja.
1. PAIS DA IGREJA: Sínodo
de Laodicéia (século IV) (newadvent.org .
2. Didache. O
Ensino dos Doze Apóstolos (tradução Roberts-Donaldson). (earlychristianwritings.com)
3. A Epístola de Barnabé
(tradução JB Lightfoot) (earlychristianwritings.com)
4. São Justino
Mártir: Primeira Apologia (Roberts-Donaldson) (earlychristianwritings.com)
5. Santo Inácio de
Antioquia aos Magnésios (tradução Roberts-Donaldson) (earlychristianwritings.com)
6. Tertuliano
(Roberts-Donaldson) (earlychristianwritings.com)
7. Orígenes:
Comentário sobre João, Livro 2 (Roberts-Donaldson) (earlychristianwritings.com)
8. Atos 20
Comentário de Clarke (biblehub.com)
9. Atos 20 Comentário Exegético
Crítico do Testamento Grego - Alford (biblehub.com)
10. Atos 20 -
Comentário de Ellicott para Leitores de Inglês - Comentários Bíblicos -
StudyLight.org
11. Colossenses
2:16 Comentários: Portanto, ninguém vos julgue em relação a comida ou bebida,
ou em relação a uma festa, ou a uma lua nova, ou a um dia de sábado.
(biblehub.com)
Fonte: https://bewareofthewolves.blogspot.com/search/label/Hebrew%20Roots%20Movement
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