II Tessalonicenses 2:3
e a Apostasia ou Arrebatamento?
Lemos na segunda carta
de Paulo aos Tessalonicenses informações corretivas sobre a vinda de Cristo, o
apostolo Paulo afirma que a vinda de Cristo não se dará sem que antes venha a
apostasia. Alguns irmãos tentam fazer a exegese do texto, argumentando que a “apostasia”
é uma retirada e não um desvio da ortodoxia. Argumentam ainda que versões mais
antigas traduziam como “partida” ou “retirada” no texto acima. Acontece que a
ACF está corretíssima em traduzir “apostasia’ ao invés de “partida”. O que
esses irmãos têm em mente é provar o pré-tribulacionismo através da exegese de
II Tessalonicenses 2:3. Porém devemos tomar cuidado para fazer uma exegese
correta do texto. Não podemos enfraquecer a visão neotestamentaria que alerta
para uma universal deserção da fé que a cristandade sofrerá nos últimos dias.
Devemos tratar o termo apostasia como a visão histórica ensina e não forçar a
passagem bíblica para ensinar o que o Espírito Santo não intencionou
dizer. A apostasia é um fato que se consumará nos tempos finais. (II
Timóteo 4:1) A confusão se dá por conta de uma falta de atenção no
estudo do texto. Quando o Espírito Santo quis falar sobre o arrebatamento ele
usou uma palavra : Harpazo, o próprio Paulo em suas epistola usa esse termo e o
Novo Testamento segue esse princípio em Atos 8:38 e II Coríntios
12:2 porém não usa o termo grego “harpazo” em II Tessaloniceses 2:3, repetindo,
todas as vezes que Novo Testamento fala sobre um arrebatamento Um mover literal
de uma pessoa de um lugar a outro) ele usa o termo “harpazo”. Já a
apostasia de II Tessalonicenses 2:3 não tem conexão não é um “harpazo”. Em II
Tessalonicenses 2:3 ocorre outro termo grego: “Apo e histemi” que significa:
Abandonar por afastamento, partida para o erro. Esse é o sentido da Palavra, A
king James e a Almeida Corrigida e Fiel estão corretas, veja que a mesma
palavra também está em Atos 21:21 na ocorrência do termo, temos a chave
hermenêutica para entender o verdadeiro significado da Apostasia como uma
partida (A Peshita traduzida pelo Dr.
George Lamsa apresenta o termo traduzido por “rebelião” em II Tessalonicenses
2:3) Em Atos 21:21 e a ACF
traduz a mesma palavra que ocorre em II Tessalonicenses 2:3 (ἀποστασίαν ) por “apartarem” assim
temos um contexto para verificar o verdadeiro significado da apostasia de II
Tessalonicenses 2:3 porque o termo só ocorre novamente em Atos 21:21. E o
sentido exato do termo ἀποστασίαν pode ser vista no contexto
como lemos “E já acerca de ti foram Informados, de que ensinas todos os judeus
que estão entre os gentios a apartarem-se
(ἀποστασίαν) de Moises, dizendo que não
devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei” Assim a apostasia entendido como retirada ou abandono e ainda como
deserção, como no caso visto da acusação de que alguns cristãos estavam
promovendo a apostasia ao pregar contra a lei de Moisés que ordenava circundar
os filhos dos judeus é o modo correto de entender o tema que estou abordando
aqui. Uma saída de uma posição correta para uma posição errada, da sã doutrina
para a heresia. Esse mover da batalha da fé (Judas 3) para o erro doutrinário.
É dessa forma que deve ser entendida a apostasia de II Tessalonicenses 2:3
quando vista como uma “retirada” ou uma “partida”, pois se trata de uma
deserção, partida como que se movendo da sã doutrina para doutrinas de
demônios, uma partida da verdade sendo levado por ventos de doutrinas, uma
retirada da ortodoxia para a apostasia. Isso é muito claro, a apostasia na sua
origem do “apo-histemi” significa exatamente esse tipo de mover, essa retirada
de dentro da verdade para o liberalismo, para o relativismo e para apostasia ou o abandono da fé. Ora a própria
a palavra abandono tem em si o ato de sair, desertar, retirar-se, sair da
verdade para ir após o espírito do erro, e isso denota na prática doutrinária um mover-se para fora da verdadeira fé para uma apostasia.
CLAVIO J. JACINTO
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