A Heresia do Logos e Rhema.


 




Nestes tempos finais, somos chamados a lutar pela Fé que foi entregue pelo Senhor aos Seus santos (Judas 3). É com esta passagem em mente que escrevi este artigo. Há muitos que pervertem a verdade das doutrinas essenciais das Escrituras e as substituem pelos seus próprios ensinamentos. Pois aqueles que apoiam a sã doutrina são muito poucos na Igreja hoje (2 Timóteo 4:3). Portanto, devemos lutar pela fé. Isto significa que devemos aderir a TODOS os ensinamentos da Bíblia sem compromisso. Porque aqueles que defendem a Fé são diariamente atacados pelos líderes da religião e deste mundo. Mas também são, e é triste dizê-lo, liderados por líderes carismáticos.

 

O que é então esse ensinamento do Logos e do Rhema?

É um ensino que impede os cristãos de exercerem fé nas promessas escritas para eles na Palavra de Deus.

Aqueles que difundem este ensino errôneo dizem que você deve receber uma revelação pessoal e particular da Palavra escrita, antes de poder acreditar em uma passagem específica da Bíblia e reivindicá-la pela fé. Eles afirmam que às vezes Deus não fará o que prometeu fazer em Sua Palavra, porque pode não ser a Sua vontade para você, seja uma promessa de cura, bênção financeira, 'uma oração de fé, “batismo no Espírito Santo”. , ou qualquer outro milagre. Dizem também que a revelação que recebemos apenas através da Palavra escrita não é suficiente para servir de base à nossa fé, e que precisamos de uma revelação especial que nos assegure que esta Palavra escrita nos diz respeito pessoalmente.

Teríamos, portanto, que receber uma revelação divina pessoal a cada vez, assegurando-nos que esta passagem ou versículo específico da Bíblia é de fato a vontade de Deus para nós. Esta doutrina, portanto, afirma que seria presunçoso da nossa parte nos apegarmos a uma passagem específica da Bíblia pela fé, sem primeiro ter recebido a revelação pessoal de que esta passagem é de fato a vontade de Deus para nós. Depois de recebermos esta revelação, poderemos então agir pela fé e receber a promessa.

Os defensores desta doutrina também dizem que existem duas palavras gregas diferentes para expressar a Palavra escrita de Deus, e a revelação particular que lhe diz respeito pessoalmente, e que então lhe permite aplicar a Palavra escrita às suas necessidades. Estas duas palavras gregas seriam “Logos” e “Rhema”. O Logos seria a Palavra escrita de Deus, e o Rhema seria a sua revelação pessoal dessa Palavra. Isto significa que o Logos, a Palavra escrita, não teria significado para um cristão até que ele recebesse um Rhema pessoal mostrando-lhe que esta Palavra lhe diz respeito pessoalmente, e que ele pode então compreendê-la através da fé.

No entanto, estas duas palavras gregas significam “Palavra”.

Esta doutrina surge dos ensinamentos dos "novos teólogos ortodoxos", que afirmam, entre outros ensinamentos errôneos, que o Rhema é a Palavra de Deus que diz respeito a você pessoalmente, enquanto o Logos é a Palavra de Deus que diz respeito a todos os homens, um universal caminho. A Palavra de Deus que se aplica ao seu caso pessoal torna-se, portanto, o seu Rhema. É aquela parte da Palavra escrita que ganha vida em seu coração. Se esta Palavra escrita fala com você e lhe faz bem, ela se torna o seu Rhema, a Palavra de Deus para você.

Repito, o ponto fundamental desta doutrina é afirmar que toda a Palavra escrita constitui o Logos, e que você deve receber seu Rhema pessoal, confirmando para você esta Palavra escrita, para que esta porção da Palavra escrita lhe diga respeito pessoalmente, e que você pode agir pela fé confiando nisso.

A consequência é que você pode escolher na Palavra escrita as passagens que mais lhe agradam, dependendo se você recebeu ou não o seu Rhema correspondente!

Esta doutrina afirma que você não pode reivindicar para si mesmo nenhuma das promessas escritas na Bíblia até que tenha recebido em seu coração esta revelação pessoal, este Rhema que lhe mostra que é de fato a vontade de Deus dar-lhe esta promessa, porque você sente isso em seu coração. Seria, portanto, presunçoso agarrar-se à menor das promessas de Deus, sem ter recebido o seu Rhema, ou este sentimento no coração de que esta promessa é boa para você.

O que a Bíblia diz?

A Bíblia em nenhum lugar diz que o Rhema é uma revelação particular e pessoal da Palavra de Deus. Da mesma forma, a Bíblia em nenhum lugar menciona que o Logos é a Palavra escrita. Esta crença destrói a fé na Palavra escrita de Deus. Pois não podemos agradar ao nosso Pai se não tivermos fé (Hebreus 11:6). Esta falsa doutrina também anula as exortações de Jesus, que nos pede para acreditarmos em Deus e termos fé na Sua Palavra. Além disso, Deus quer que amadureçamos exercendo fé na Sua Palavra escrita, que é cheia de promessas para nós.

A Bíblia nos diz que toda a Escritura é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16). A passagem grega realmente diz: “Toda a Escritura é inspirada pelo sopro de Deus”. Toda a Bíblia, do primeiro ao último versículo, é uma Palavra que foi inspirada por Deus ao homem. Os autores humanos apenas escreveram, com perfeita fidelidade, a infalível revelação divina que receberam. Dizer que não podemos acreditar numa passagem desta Palavra escrita, sem ter recebido uma revelação particular que nos diz respeito pessoalmente, é dizer que Deus é um mentiroso.

Pois a Sua Palavra permanece para sempre no céu. É por isso que recebemos cada versículo desta Palavra no momento em que a aceitamos com fé:

“Por isso vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que já o recebestes, e vereis realizado” (Marcos 11:24).

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11:1).

“Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece nos céus” (Salmos 119:89).

A Palavra de Deus nos revela o caráter de Deus, Sua natureza e Seus atributos. Uma das características do Senhor é Sua fidelidade. Ele sempre permanecerá fiel à Sua Palavra. Se Deus não fosse fiel à Sua Palavra, seria equivalente a negar a Sua própria existência! É por esta razão que está escrito no Salmo 138:2: “Pois a tua fama aumenta pelo cumprimento das tuas promessas”.

Precisamos conhecer a Palavra escrita, a Bíblia, que nos permite viver uma vida santa no meio deste mundo corrupto e ser testemunhas eficazes do poder de Deus. Mas a única maneira de fazer isso é obedecer à Palavra de Deus que conhecemos, a Sua Palavra escrita, e torná-la nossa pela fé.

Muitas pessoas conhecem a Bíblia. Mas eles não conhecem a alegria que advém de vivê-la e colocá-la em prática pela fé. Deus exige obediência à Sua Palavra.

"Samuel disse: Tem o Senhor prazer em holocaustos e sacrifícios, como em obediência à voz do Senhor? Eis que a obediência é melhor do que os sacrifícios, e a observância da sua palavra é melhor do que a gordura dos carneiros, pois a desobediência é tão pecaminosa como adivinhação, e a resistência não é menos pecaminosa do que a idolatria e os terafins” (1 Samuel 15). :22-23).

A única maneira de obedecer à Palavra de Deus é ter fé na Palavra escrita, sem esperar por uma revelação especial, sensação, sonho ou visão, ou profecia pessoal ou voz do céu, para confirmarmos que esta Palavra é boa para nós, para nos permitir acreditar nele e obedecê-lo. Todas estas coisas são apenas desculpas para libertar o cristão da sua responsabilidade de agir pela fé e obedecer à Palavra escrita de Deus. Se homens e mulheres não levarem a sério a Palavra escrita de Deus e não a obedecerem, Deus os abandonará e se voltará para servos mais dóceis e obedientes.

No Antigo Testamento, a fé de um santo sempre foi julgada pela sua fidelidade a Deus. Fé não é apenas dizer algo. Consiste em obedecer e agir concretamente de acordo com o que Deus pede. A verdadeira fé sempre produzirá obras de fé.

“Você quer saber, ó homem vaidoso, que a fé sem obras é inútil?” (Tiago 2:20).

Tiago também disse que “a fé sem obras é morta” (versículo 26). A fé que não é seguida pela obediência é meramente uma crença intelectual.

Assim, este ensinamento sobre o Logos e o Rhema só pode destruir a fé. Todos nós acreditamos em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Cada cristão foi aquele “ qualquer um ” ​​que acreditou no Evangelho da salvação!

Jesus também disse: “Em verdade vos digo: se tivésseis fé como um grão de mostarda, dirias a este monte: Passa daqui para lá, e ele passará; 20).

Ele disse novamente: "Tenha fé em Deus. Em verdade eu te digo: se alguém disser a este monte: Saia daí e jogue-se no mar, e ele não duvida em seu coração, mas acredita que o que ele diz acontece , ele o verá cumprido. Por isso eu vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebestes e o vereis cumprido (Marcos 11). :22-24).

É interessante notar que o “qualquer um” ​​de João 3:16 corresponde ao “qualquer um” ​​de Marcos 11:22. O Senhor Jesus nos chama a fazer as mesmas obras que Ele fez, e obras ainda maiores, se apenas tivermos fé em Deus:

"Por fim, ele apareceu aos onze, enquanto eles estavam à mesa; e ele os repreendeu por sua incredulidade e dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que o viram ressuscitado. Então ele lhes disse: Ide por todo o mundo , e pregar as boas novas a toda a criação quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado Estes sinais seguirão aqueles que crerem: no meu. nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; se beberem alguma bebida mortífera, imporão as mãos sobre os enfermos, e os enfermos serão curados; subiram ao céu e sentaram-se à direita de Deus, e eles foram e pregaram por toda parte. O Senhor trabalhou com eles e confirmou a palavra pelos milagres que a acompanharam. (Marcos 16:14-20).

O Senhor não disse: “Estes são os milagres que acompanharão aqueles que receberam seu Rhema do céu”!

Além disso, se levarmos ao extremo este ensinamento de Logos e Rhema, isso significa que Deus enviaria homens e mulheres para o inferno, porque eles não teriam recebido dele nenhum Rhema pessoal, o que não os teria permitido, portanto, acreditar. em João 3:16 ou em outras passagens que dizem respeito à salvação. Sem Rhema não poderíamos saber se é a vontade de Deus nos salvar ou não!

Nada poderia estar mais longe da verdade! Deus envia homens e mulheres para o inferno eterno porque não quiseram acreditar , não porque não pudessem acreditar ! Eles não estavam dispostos a abandonar seus pecados e se arrepender diante do Senhor. Jesus disse: “E vocês não virão a mim para terem vida!” (João 5:40). Isto nos mostra que os homens podem decidir por si próprios se acreditam ou não. É o mesmo mecanismo!

Da mesma forma, para acreditar que Jesus é o Filho de Deus e que Ele morreu por você, você teria que receber o seu Rhema, para lhe revelar que todos os seus pecados foram perdoados e apagados pelo sangue de Jesus! Se você cair em uma área específica, precisará receber um Rhema novamente para saber que aquele pecado específico foi realmente perdoado, mesmo que você tenha pedido perdão ao Senhor. Tudo isso não faz absolutamente nenhum sentido! Pois o Senhor tem nos dito constantemente em Sua Palavra escrita que, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e que Seu sangue nos purifica de todo pecado (1 João 1:9).

"Bendize ao Senhor, minha alma! Abençoe tudo o que há em mim, abençoe o seu santo nome! Bendiga ao Senhor, minha alma, e não se esqueça de nenhuma de suas bênçãos! Ele é quem perdoa todas as suas iniquidades, quem cura todas as suas doenças; é ele quem perdoa todas as suas iniqüidades, quem cura todas as suas doenças; é ele quem livra a tua vida da cova, que te coroa de bondade e de misericórdia; é ele que sacia a tua velhice com coisas boas, que te faz jovem como sempre; a águia… Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto ele afasta de nós as nossas transgressões” (Salmos 103:1-5, 12).

Assim que nos aproximamos de Deus em arrependimento, Ele espera que acreditemos no que Ele diz na Sua Palavra escrita, sem esperar por mais revelações do céu, o que apenas dá a Satanás uma oportunidade de atacar os nossos pensamentos e de nos tornar ineficazes na oração. Não ter certeza de que nossos pecados foram apagados e perdoados, quando nos arrependemos verdadeiramente, é quase como dizer que o sangue de Jesus e Seu sacrifício feito por nós no Calvário não são suficientes para apaziguar a ira de Deus!

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é perdoado!” (Salmo 32:1).

Deus espera que tenhamos fé em Sua Palavra escrita!

O tema central da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, é a fé.

Está escrito em Gênesis 1:1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. O primeiro versículo da Bíblia nem sequer tenta provar a existência de Deus, simplesmente afirma a existência de Deus. Devemos aceitar toda a Bíblia pela fé. Deus Pai, como Jesus e os apóstolos, sob a unção do Espírito Santo, sempre repreendeu aqueles que eram incrédulos, especialmente aqueles que normalmente deveriam ter tido fé.

Os filhos de Israel não entraram na Terra Prometida por causa da sua incredulidade.

“E quando o Senhor te enviou a Cades-Barneia, dizendo: Sobe e possui a terra que te dou; desobedeceste ao mandamento do Senhor teu Deus, e não obedeceste à sua voz” (Deuteronômio 9). :23). Veja também Salmo 78.

Jesus repreendeu Seus discípulos por sua incredulidade após Sua ressurreição (Marcos 16:14), como fez em outras ocasiões (Mateus 6:30-34; 8:23-27; 14:25-33). Jesus não elogiou Pedro porque ele era o único dos doze apóstolos que conseguia andar sobre as águas. Mas Ele o repreendeu por sua incredulidade, por causa da qual ele afundou. Nem Jesus o felicitou porque ele recebeu seu Rhema, que lhe permitiu obedecer e andar sobre as águas! Mas ele voltou atrás por causa de sua incredulidade. Os apóstolos também repreenderam os cristãos pela sua falta de fé.

"Tenhamos, portanto, medo, enquanto a promessa de entrar em seu descanso ainda permanece, para que nenhum de vocês pareça ter chegado tarde demais. Pois esta boa nova foi proclamada a nós e a eles; mas a palavra que foi para eles anunciada não lhes serviu de nada, porque não achou fé naqueles que a ouviram... Esforcemo-nos, pois, por entrar neste descanso, para que ninguém caia, dando o mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4 :1-2, 11).

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na rebelião, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram para me provar, e viram o meu trabalha durante quarenta anos” (Hebreus 3:7-9).

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá com simplicidade e sem censura, e ela lhe será dada. Mas peça-a com fé, sem duvidar; pois quem duvida é como uma onda do mar, agitado pelo vento e levado de um lado para o outro” (Tiago 1:5-6).

Duvidar é não acreditar. A Bíblia também nos diz que toda incredulidade é pecado: “Mas quem tem dúvida sobre o que come está condenado, porque não age por convicção. Tudo o que não é produto de uma crença é pecado ” (Romanos 14:23) .

Por que Deus, o Pai, Jesus e os apóstolos, que foram os instrumentos pelos quais o Novo Testamento foi escrito, repreenderiam aqueles que eram incrédulos, se fosse verdade que eles não poderiam acreditar a menos que recebessem seu Rhema do céu? Se a doutrina do Logos e Rhema realmente viesse de Deus, Ele não teria deixado de revelá-la com muita clareza em Sua Palavra, para que todos pudéssemos entendê-la. No entanto, este não é o caso.

Constantemente, depois de curar um doente, Jesus lhe dizia: “A tua fé te curou!” Se fosse necessário receber um Rhema para ser curado, não teria sido a fé do doente que o teria curado, mas a fé de Deus, porque Deus lhe teria revelado que queria curá-lo pessoalmente! Jesus teria, portanto, sido um mentiroso ao dizer o que disse. Você entende todas as consequências negativas desta doutrina e seu efeito negativo sobre a verdadeira fé?

Aqueles que ensinam a doutrina do Logos e Rhema também dizem que uma passagem das Escrituras expressa verdadeiramente a vontade de Deus para você, se você sentir em seu coração que esta passagem lhe diz respeito. Esse sentimento no coração, segundo eles, é o sinal de que você recebeu o seu Rhema, o que lhe dá fé para fazer sua essa passagem.

Porém, a verdadeira fé não depende das circunstâncias, nem do que sentimos ou não no coração, nem da situação em que nos encontramos. A Bíblia exorta-nos a seguir o exemplo de Abraão, o crente, e a imitar a sua fé.

Abraão não andou pelo que via, nem pelo que sentia. Mas ele andou pela fé (Hebreus 11:13-19). Sua fé lhe foi creditada como justiça:

"Como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça, reconheça, portanto, que aqueles que têm fé são os filhos de Abraão. Portanto, a Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, Ele anunciou este bom notícia a Abraão: Todas as nações serão abençoadas em ti, para que aqueles que crêem sejam abençoados com Abraão, o crente” (Gálatas 3:6-9).

Devemos fazer o mesmo e também andar pela fé. Não devemos esperar que algum Rhema do céu nos faça “sentir” que é hora de avançar na fé. Deus não é tocado pelos nossos sentimentos, pelas nossas sensações ou pelas nossas circunstâncias, mas é tocado pela nossa fé.

Outras evidências de que esta doutrina é falsa:

Para lhe mostrar que esta doutrina é completamente falsa, estudemos as seguintes passagens, que os proponentes desta doutrina usam para confirmá-la:

“Assim a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). A palavra grega traduzida aqui como “palavra” é Rhema. Já podemos perceber em que se baseia esta doutrina: “A fé vem através de um Rhema pessoal”. O Logos mostra a vontade geral de Deus, mas, se você receber um Rhema, então poderá ter fé naquela passagem específica, e sua oração será então respondida.

Porém, ao longo desta mesma passagem, Paulo ensina a importância de se referir à Palavra escrita de Deus, as Escrituras, ao pregar o Evangelho, para que os pecadores sejam salvos.

Na verdade, na língua grega, Rhema significa “palavra falada”. Nesta passagem da epístola aos Romanos, Rhema refere-se, portanto, à palavra que é pregada, e não a uma revelação particular que nos permitiria acreditar na Palavra escrita.

O que Paulo está realmente dizendo é isto: “Quando vocês falarem palavras, sejam palavras que correspondam à Palavra escrita, que proclama Cristo”. Também é interessante notar que a palavra grega usada em Romanos 10:8 também é Rhema: “A palavra está perto de você, na sua boca e no seu coração. Mas é a palavra da fé que pregamos ”. Esta palavra (Rhema) está na nossa boca e no nosso coração, mas não é uma palavra que desceu do céu especialmente para nós. Não precisamos esperar por uma revelação pessoal do céu expressamente para nós. Esta revelação já nos foi dada em todos os 66 livros da Bíblia!

Esses falsos mestres puxam o tapete sob seus próprios pés, segundo sua própria definição de Logos e Rhema! Pois Paulo nos disse que já temos toda a revelação necessária na Palavra escrita de Deus! Na verdade, é toda a Escritura que constitui o nosso Rhema! (Romanos 10:17). Toda a Bíblia é a nossa revelação. Assim, por definição, a fé vem da pregação do Evangelho, que é a Palavra escrita de Deus, que em si é a revelação de Deus para nós.

A palavra Rhema é usada em outras passagens da Bíblia:

"Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, pela palavra viva e permanente (Logos) de Deus. Pois toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. A erva murcha , e a flor cai; mas a palavra (Rhema) do Senhor dura para sempre, e esta palavra (Rhema) é a que vos é falada pelo evangelho” (1 Pedro). 1:23-25).

Nesta passagem, Logos e Rhema são usados ​​indistintamente. O apóstolo Pedro nos diz que fomos regenerados pelo incorruptível Logos de Deus, e que este Rhema permanece eternamente, porque este Rhema é a Palavra que nos foi anunciada pelo Evangelho.

Para os defensores desta falsa doutrina, Rhema é uma palavra pessoal, uma revelação limitada no tempo e no espaço. Enquanto Pedro nos revela que o Rhema de Deus, ou seja, a Sua Palavra escrita, a Sua revelação escrita, permanece eternamente! Não é uma revelação dada em determinado momento a um determinado homem. Permanece para sempre e não pode ser alterado.

Em outra passagem, esta palavra Rhema é usada por Paulo, quando fala da armadura dos guerreiros espirituais:

“Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra (Rhema) de Deus” (Efésios 6:17). A Palavra de Deus é a espada do Espírito. Se acreditássemos nesta falsa doutrina de Logos e Rhema, só poderíamos lutar contra Satanás e seus demônios quando recebêssemos revelação pessoal do Senhor. A Palavra escrita não seria suficiente! Se fosse assim, Jesus teria desobedecido à vontade de Seu Pai ao citar a Palavra escrita de Deus quando resistiu ao diabo no deserto:

“Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. estava com fome. O diabo lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão. Jesus lhe respondeu: Está escrito: O homem não viverá só de pão (Lucas 4). :1-4 e seguintes).

Outras passagens nos mostram que Jesus sempre fez a vontade de Seu Pai (João 4:34; 8:28). Ele não esperou que um Rhema pessoal derrotasse o inimigo!

Pode-se, portanto, ver que esta doutrina de Logos e Rhema não está de acordo com as Escrituras. Esta é apenas uma desculpa para permitir que os cristãos incrédulos evitem agir pela fé e obedecer somente à Palavra escrita de Deus. Tal ensino nos faz retroceder espiritualmente e deve ser rejeitado por todos os que desejam avançar com o Senhor e que têm fome e sede de Sua justiça. Fomos batizados em Seu Espírito Santo, para que Ele possa guiar-nos a todos em toda a verdade (João 14:16-17:16:13).

Tudo o que o Espírito Santo nos revelar será sempre consistente com o que já está escrito na revelação completa de Deus, os 66 livros da Bíblia. Portanto, devemos sempre obedecer à seguinte regra simples: “O verso antes da voz”!

Deus o abençoe !

 http://esaie.free.fr/pdv/articles/A161.logos_rhema.htm

 

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