O QUE SIGNIFICA PERDER TODAS AS COISAS PARA GANHAR A CRISTO?


 



 

 

 

“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escoria, para que possa ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8 - ACF)

 

“E na Verdade” Paulo entrou na realidade da Verdade, além do  físico transcendeu para o espiritual, agora deixe-me dizer, o cristão moderno entende o “espiritual” como algo etérico, sem forma, frágil, algo opaco e invisível, algo sem sentido, fora do alcance da percepção dos sentidos da carne. O que existe de mais real na sua plenitude é o DEUS TRIUNO, e Cristo afirmou “DEUS é Espírito”, portanto a realidade que sustenta todas as demais realidades é um SER Espiritual: DEUS! Assim entendemos que o que é espiritual é uma realidade que é eterna e indestrutível, enquanto que todas as realidades dentro da criação são perecíveis, o apostolo Pedro até afirma que o mundo real como nos percebemos a nossa volta vai se desintegrar (   ) Cristo disse “Passará o céu e a terra” João viu uma outra realidade “E vi novos céus e nova terra” O Autor aos Hebreus afirmou que as coisas moveis serão removidas para que as eternas e irremovíveis permaneçam. “E esta palavra: ainda uma vez, mostra a mudança das coisas moveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverencia e piedade” (Hebreus 12:27 e 28) Essa realidade é vista dentro de Cristo, pela Sua obra e Sua pessoa eterna. Cristo bradou: “Eu Sou o Caminho a Verdade e a Vida” (João 14:6). Não se engane! o homem espiritual difere do homem natural, e quanto mais compreendemos a mensagem do Evangelho, mais teremos percepção de que a realidade maior é o mundo vindouro, quem permanecer em Cristo e conhecê-lo é bem aventurado, pois segue a via do ápice da beatitude verdadeira e contemplará a Deus, pois Jesus nosso Senhor e Salvador afirmou “Bem aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus” (Mateus 5:8)

Físicos e metafísicos afirmam que a consciência cria a realidade, isso não é verdade, Deus cria a realidade e criou a consciência das criaturas para que percebam a realidade, e dá uma nova consciência para a nova Criatura em Cristo Jesus, para que ela perceba a realidade inabalável que os olhos naturais não podem contemplar.

 

“tenho também por perda todas as coisas” Paulo tinha fama e tinha uma plataforma religiosa com muitos holofotes acesos, tinha posição eclesiástica e formação acadêmica, tudo isso lhe dava prestigio e vantagens, era um homem respeitado entre os fariseus, era de caráter forte, decisivo e corajoso, determinado e ousado. O mundo aplaudia, admirava, respeitava e amava Paulo, ele tinha estima e era muito bem conceituado, subiu os degraus da religião judaica e estava no cimo da pirâmide, Paulo antes da conversão, tinha um nome que indicava tremor e medo, quando era mencionado e os cristãos ouviam. Mas ele perde, quando caiu no caminho de Damasco, caiu tudo, a sua conversão foi uma inversão, as luzes dos holofotes se apagaram e a escuridão das prisões foi uma freqüência na vida dele.  Para Paulo a mensagem do Evangelho é pregada em meio a uma batalha, não há férias, do Caminho de Damasco, a conversão abriu caminho para o martírio e ele caminhou resoluto de que morrer com Cristo é ganho, embora a morte seja um tema de horror para os cristãos modernos, a maioria nunca vê a morte como um ganho, mas como uma grande perda. Eles testemunham que Deus fechou a sepultura para eles, o céu é algo muito abstrato, a presença do Senhor deve ser algo como uma apólice de vida desgastada pelo tempo, quando o ultimo suspiro ir embora desta vida, então quando não restar mais nenhum segundo para viver no mundo, então o céu terá seu valor. Paulo não tinha essa visão, seu prazer é buscar a Deus nesta vida para contemplá-lo na eternidade, o respirar de Paulo era o Evangelho, o viver de Paulo era Cristo. Para isso, ele perdeu muitas vantagens, abriu mão de muitas coisas, perdeu a reputação, os aplausos, o conforto, a fama, passou fome, frio, naufrágio, traição, deserção, calunia, prisões, privações, açoites, enfim, as perdas de Paulo foram inúmeras, os ganhos incalculáveis, essa é a questão, onde estará o nosso tesouro ali estará o nosso coração. O coração de Paulo estava em Cristo e as perdas das coisas passageiras foram substituídas pelas insondáveis riquezas de Cristo.

“pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” Por acaso há algo que seja mais excelente do que conhecer a Cristo como Senhor e Salvador? Em Cristo não estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento? A posse das coisas eternas se dá, senão somente através de Cristo, quem pode prometer isso “Dou-lhes a vida eterna” e ainda “Nunca hão de perecer” ou ainda mais “Ninguém as arrebatará das minhas mãos”?  Conhecer a Cristo é conhecer Deus Pai “Quem vê a mim vê ao Pai” e “ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Cristo é um grande tesouro a ser encontrado pelos perdidos e um grande tesouro a ser explorado pelos salvos. É uma excelência conhecê-lo, buscá-lo, o coração santo tem anelo por conhecer mais de Cristo, a direção da vida espiritual verdadeira é ter Cristo como caminho e Cristo como um fim “Para que onde eu esteja estejais vós também” o mover do salvo é em Cristo, nosso destino é encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Mas a excelência desse conhecimento não algo que ocorre de forma não simples, pois Paulo mesmo mostra isso, haverá perdas, muitas perdas! Perderemos o publico entusiasta por idolatria, se seguirmos para o quarto secreto, perderemos as diversões do mundo se quisermos viver uma vida de oração e estudo das Escrituras, perderemos horas agradáveis de conversas fúteis, se quisermos conhecer mais de Cristo, precisamos buscar amigos que conheçam mais do Senhor e abandonar os incrédulos que nada conhecem acerca dele.  Se quisermos conhecer a Cristo precisamos abandonar as horas de descanso para freqüentar as reuniões cristãs, precisamos abrir mão daquelas coisas que gastamos para nosso prazer egoísta e comprar livros que falem muito acerca de Cristo, homens piedosos que conheceram intimamente o Salvador transferiram suas experiências para as paginas que consagraram ao Seu nome.

“pelo qual sofri a perda de todas estas coisas” Vivemos em uma época que falsos profetas pregam falsos evangelhos e buscam apresentar um deus utilitarista que está disposto a dar aos homens tudo o que diz respeito as satisfações mundanas. Paz e segurança serão uma boa propaganda que o anticristo usará para atrair devotos. Pessoas são motivadas a interesses puramente egoístas, elas estarão dispostas até mesmo a vender a sua liberdade por uma segurança. O apego demasiado as coisas terrenas nos impõe o custo de um cristianismo superficial. Mas devemos sempre nos lembrar que a nossa pátria pátria está nos céus, somos peregrinos, Jesus disse: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perde-la-á, e quem quiser perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. (Mateus 16:25) por outro lado também temos a advertência “Pois que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”(Marcos 8:36). Sofremos a perda de coisas temporais para ganhar as eternas, o mundo passa e todas as suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. O utilitarismo tem sido uma filosofia nociva que se infiltrou na religião cristã. As pessoas procuram servir a Deus por interesses puramente pessoais e terrenos, querem levar vantagem em tudo, e maioria quando tiver a vida ameaçada, foge, nega e se apostata da fé, pois esperam servir a Deus por causa de todas as vantagens e as coisas deste mundo, mas Paulo disse que se esperamos em deus somente nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens. Paulo perdeu amigos, perdeu status, perdeu fama, perdeu tudo, a queda no caminho de Damasco fez com que perdesse até mesmo a visão. Com a sua religião farisaica, ele tinha dinheiro e um grande apoio de grandes judeus, mas ele perde tudo, está num nível espiritual muito elevado e desapegou-se totalmente das coisas passageiras, cada momento da vida de Paulo é um viver para a gloria de Deus, na prisão ou em liberdade, usufruindo de paz ou padecendo perseguições, em abundancia ou com fome, e durante seu ministério nos é dito que alguém aplaudiu ele, mas sofreu muitas surras. Mas suas perdas eram sofridas sob a  assistência do Senhor que recompensava Paulo com a mais doce esperança, ele ansiava deixar este tabernaculo que era seu corpo para estar na presença do Senhor pois isso era bem melhor. Paulo, pés na terra e coração no céu, ele viveu nas duas esferas, e por  fim subiu para lá. Os que rastejam sobre o mundo sem olhar para Cristo e sem crer nele, cairão na desgraça da maldição eterna.

“e as considero como escoria” O grego “eskubalon” pode ser traduzido por lixo, algo sem valor. Paulo tinha algo mais precioso que era Cristo, as comparações foram feitas, Cristo é tudo, uma vida sem Cristo é nada! Os holofotes da religião são como relâmpagos que brilham em segundos e logo jazem na escuridão quando comparados com a glória celestial, as cidades deste mundo são meras paisagens sombrias quando comparadas com a Nova Jerusalém. Paulo sabia do valor das coisas fúteis, das coisas removíveis, as glorias dos homens, das glorias deste mundo tenebroso, ele sabia fazer os cálculos, tudo no evangelho é precioso, até mesmo o sangue da redenção é precioso, tudo é de valor incalculável, o evangelho é uma perola de  valor  incomparável, suas promessas são maravilhosas, os valores eternos de tudo o que Cristo dá nunca pode ser comparado com as vanglorias do mundo e os prazeres do pecado, um milhão de horas de prazeres pecaminosos se desfazem com um segundo do fogo do inferno. Mas os homens do mundo não sabem fazer cálculos, só os homens redimidos olham para as vaidades do mundo e preferem peregrinar para o mundo vindouro, novos céus e nova terra onde habita justiça.

“para que possa ganhar a Cristo” Querida alma, há algo mais precioso do que ganhar ao Senhor? Ganhar a Cristo é ganhar a salvação, a vida eterna, é ser co-herdeiro com Ele, o nosso bem mais precioso, incalculável, é o Senhor. Paulo perdeu coisas que precisava perder para que sua visão contemplasse aquilo que tem um valor eterno e pudesse ganhar. Olhe para os homens do mundo, eles estão buscando mais e mais saciar a fome por fama, sucesso e dinheiro, desejam o poder e o conforto a todo custo, buscam os aplausos e o sucesso, mas por fim, tudo ruirá, conta-se que quando Alexandre o Grande morreu, suas mãos ficaram penduradas enquanto seu cadáver era conduzido para o tumulo, as mãos caídas e vazias de Alexandre, ele não conseguiu levar nada para a sepultura. Seu poder, sua fortuna tudo se esvaneceu, ele foi absolutamente impotente para o sepulcro e sua alma seguiu mendiga, maltrapilha e miserável para a eternidade. Mas quantos homens seguem esse mesmo caminho de ilusões? Talvez você seja um desses imprudentes que se esquecem que tudo na vida sem Deus é ilusão e vaidade, mas aquele Paulo furioso, arrogante, cheio de si, teve um encontro com Cristo, ali ele se despiu de todas as ilusões e Cristo o revestiu com todas as verdades do evangelho. Glória a Deus por essa conversão que Paulo experimentou, ela também pode ser a sua conversão. Amém

 

 

Sermão de C. J. Jacinto – Contato (48) 999616582

Mais mensagens como essas podem ser lidas em:

www.heresiolandia.blogspot.com.br

 

 

0 comentários:

Postar um comentário