Cosmovisões


Aprenda a Discernir o Mundo Pelas Idéias Filosóficas e Suas Crenças

 

 

 

Por: C. J. Jacinto

 

Em nossos dias mais do que nunca precisamos de discernimento espiritual pois estamos em uma batalha espiritual que se torna cada vez mais ferrenha. Isso ocorre no campo das idéias, veja que o primeiro conflito que levou o homem para na perdição e para o pecado e o afastamento de Deus se deu no campo das idéias, a dialética satânica tinha como alvo levar Eva e duvidar da Palavra de Deus. Um afastamento da simplicidade que há em Cristo Jesus no que diz respeito a salvação e as verdades do Evangelho tem sido o ataque da antiga serpente, que usa os homens para promover o erro e a confusão. O mundo jaz no maligno afirma as Escrituras, e a o modo como vimos essa sentença bíblica é observando o relativismo das religiões e seitas e vãs filosofias, a síntese do diabo é um engano a grosso modo que atinge pessoas e grupos, algumas das visões do mundo apresentadas abaixo, capacitará o leitor a ver o mundo na sua multiplicidade de cosmovisões, porém a verdade está somente em Cristo (João 14:6) essa é a única verdade que se associa com a realidade espiritual, em Cristo e nos ensinos de Cristo e na obra consumada e perfeita de Cristo está a base pelo qual se estabelece a verdadeira iluminação espiritual a verdadeira libertação espiritual e a verdadeira salvação eterna.

·         O agnosticismo.

Sustenta a hipótese de que a verdade é “incognoscível”. Um       agnóstica duvida da existência de Deus e ensina que é impossível saber se Ele existe.

·         Ateísmo
Na visão ateísta, Deus não existe, tudo é uma cidente oprado pela dinâmica cega do acaso.

·         Racionalismo
Vê toda a natureza como racional e faz deduções, sugere uma racionalidade incrédula quanto ao mundo espiritual, os mecanismos da razão são vistos como a única via de conhecimento. Ser um racionalista é reconhecer que a incredulidade racional é o único meio de conhecimento e a única autoridade aceita.

·         Pragmatismo
Está mais preocupado com o que 'funciona' e não com o que é verdadeiro. Na mentalidade de um pragmático o que é funcional (mesmo sendo maquiavélico ou seguindo a a dialética hegeliana) é o que vale e tem valor, assim o pragmático segue uma linha de pensamento que pode levar ao engano mais sutil, quando é abordado a questão da existência do diabo e dos demônios.

·         Marxismo/Leninismo.
A fé em um deus é considerado uma crença aberrante (nos moldes judaicos cristãos) é considerado de um modo geral como um fenômeno que surge das pressões da luta de classes. A religião não é vista com bons olhos ou sofre uma adaptação para se ajustar aos pensamento comunistas/socialistas.

·         Monismo
Tudo é uma unicidade ou unidade indiferenciada, criação e Criador são um só. É uma crença antiga, aguns filósofos como Plotino, principal representante do neoplatonismo acreditava que o universo era uma emanação da divindade.

·         Henoteísmo
Um deus supremo, não rejeita a pluralidade de deuses, aceita a possibilidade da existência de outros deuses menores. É um movimento de síntese, uma filosofia de inclusão

·         Liberalismo/Modernismo
Devemos repensar e adaptar nosso conceito de Deus e da verdade para se adequar à cultura e aos modos de pensar modernos.

·         Panteísmo/Naturalismo
Tudo é deus, essa visão é muito parecida com idéias animistas, pagãs e neoplatonicas.

·         Politeísmo
Existem muitos deuses em geral, na verdade essa crença é o que caracteriza as religiões que nasceram a partir da civilização de Caim, é um conceito muito forte nas religiões antigas e pagãs..

·         Monoteísmo
Existe apenas um Deus. Revelado nas Escrituras, Criador de todas as coisas, apresentado nos porimeiros capítulos de Genesis como o Criador, revelado a Abraão e posteriormente a Moisés e tendo a consumação cósmica na sua totalidade na vida e obra redentora de Cristo

 

 

0 comentários:

Postar um comentário