Apocalipse 1;10 e o dia do Senhor
Vamos fazer uma análise exegética do texto de Apocalipse1.10:
1. Inicialmente, deve-se esclarecer que o Apóstolo João era judeu, filho de Zebedeu e Salomé. Ele certamente era um guardador da Lei, a Torá, e observador do Shabat (sábado). Concorda?
2. Com certeza ele conhecia a língua hebraica e o grego Koiné.
3. O Shabat (hebraico) e o Sabbaton (grego); os dois termos aponta o sétimo dia.
4. Permita-se pensar, caso o texto de Ap 1.10 referia-se ao sábado judaico, como sendo o “dia do Senhor” teria que está escrito. “Fui arrebatado em espírito no “sábado”, o dia do Senhor. Por que não está escrito?
5. Este é um argumento fracassado, é uma especulação que não se sustenta em pé, não passa pelo crivo da boa hermenêutica bíblica e da exegese; não se constrói uma doutrina, com texto um texto só, e pior ainda deturpando o seu contexto.
► Para concluir:
O texto de Ap. 1.10 é um texto descritivo e não um mandamento. Ainda que João tenha sido arrebatado em espírito no sábado, isso faz o sábado ser obrigatório à igreja?
Mais uma heresia do Adventismo que vai para o RALO ABAIXO...
Aliás, o “dia do Senhor” são todos os dias. Aleluia!
Diácono Sergio Baeta
O dia do Senhor no contexto de Apocalipse 1:10 é um dia escatológico não sabático. Em todo o Novo Testamento, temos o testemunho do Espírito Santo ao inspirar os textos de que a ocorrência do dia do Senhor é sempre associado com um fenômeno de revelação, juízo e consumação, veja, por exemplo, Atos 2:20, I Coríntios 5:5 II Coríntios 1:14 I Tessalonicenses 5:2 II Pedro 3:10, todas essas passagens mencionam o Dia do Senhor, mas sempre com uma relação direta com um evento escatológico. Dentro do contexto neotestamentario é impossível concluir que o dia do Senhor em Apocalipse 1:10 seja o sábado judaico
C. J. Jacinto
0 comentários:
Postar um comentário