INTRODUÇÃO
A pergunta mais importante que alguém responderá é: “Quem é Jesus?” Nossos corações nunca serão resolvidos até que resolvamos essa questão. No mundo pluralista de hoje, existem muitas religiões e filosofias religiosas, cada uma com a sua própria perspectiva de quem é Jesus Cristo.
Na Bíblia, Jesus perguntou aos Seus discípulos: “Quem vós dizeis que sou?" (Mateus 16:15). Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v.16). Se Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus e Salvador do mundo (João 1:29; Lucas 2:11), então o destino eterno de cada pessoa depende da sua resposta a essa pergunta.
Portanto, é crucial considerar as distinções apresentadas abaixo, que identificam o incomparável Jesus bíblico — que provou Sua afirmação de ser divino ao:
Sua realização de inúmeros milagres
Seu cumprimento de extensa profecia
Sua ressurreição sobrenatural dentre os mortos
O Jesus Bíblico: -
Realizou incontáveis Milagres distintos
Historiadores seculares autenticaram os registros evangélicos como documentos históricos confiáveis – fonte primária de evidência da vida de Cristo. Os discípulos originais (testemunhas oculares da vida de Cristo) registraram neles os ensinamentos e milagres de Jesus (2 Pedro 1:16). A maioria dos Seus milagres foram uma renovação da criação caída, por exemplo, restaurando a visão, fazendo o coxo andar, até mesmo restaurando a vida a pessoas que tinham morrido. Através de Suas curas, Ele demonstrou atos de misericórdia para com a humanidade sofredora. Ele também demonstrou poder milagroso sobre a natureza; por exemplo, acalmar um mar tempestuoso com um comando (Mateus 8:26-27) e multiplicar alguns pães e peixes para alimentar 5.000 pessoas (Mateus 14:15-21). Jesus apontou Seus milagres para validar Sua afirmação de ser o Messias predito pelos profetas do antigo João 10:32; 15:24).
“Isso Significa que Cristo é Salvador e restaurador, suas curas e milagres apontam para uma nova criação onde Cristo resolverá todos os problemas existenciais e conduzirá novamente a humanidade para um estado de perfeição, na consumação essa perfeição será absoluta. Na Sua morte na cruz Ele nos redimiu para uma nova vida, pelo perdão dos nossos pecados, nos dando a possibilidade garantida de entrar nesse mundo vindouro e perfeito” (C. J. Jacinto)
Passo de Defesa Bíblica para a Divindade de Cristo
(1) Jesus afirmou ser Deus (João 14:11; 5:18; Lucas 22:66-71). (2) Jesus compartilha a essência e os atributos de Deus ( João 1:1-3; 2:23-25; 17:5, 24; Col. 1:17; 2:9; Tito 2:13-14; Mat. 18:20; Marcos 1:24; (3) Jesus é eterno ( João 17:5; Filipenses 2:5-6; 1 Pedro 1:20). (4) Jesus é o intérprete divino/humano do Deus invisível (Hebreus 1:3; João 1:18; Mateus 11:27). (5) Jesus foi adorado como Deus (Mateus 2:8-11; 8:2; 14:33; 16:16; 20:20; Lucas 24:51-52; João 9:31-32, 38). Finalmente, estas nove passagens afirmam claramente a divindade de Jesus: Rom. 9:5; João 1:1-2; 1:18; 20:28; Heb. 1:8; Tito 2:13; 2 Pedro 1:1; Atos 20:28; 1 João 5:20.
O Jesus Bíblico: - Cumpriu Numerosas Profecias Preditivas
Somente Deus pode prever o futuro com 100% de precisão. O Antigo Testamento contém mais de 300 predições específicas sobre a vinda do Messias, o Cristo. Séculos mais tarde, Jesus de Nazaré cumpriu todas elas. E 61 delas eram grandes profecias messiânicas.
Por exemplo, o profeta Miquéias previu oito séculos antes, que o Messias nasceria em Belém (Miquéias 5:2), o mesmo local do nascimento de Jesus (Mateus 2:1-6; João 7:42). Outras profecias referiam-se ao tempo da vida, morte, ressurreição e governo eterno do Messias. (A probabilidade estatística de apenas oito dessas profecias serem cumpridas numa pessoa é de 1 em 10 elevado à 17ª potência!) A identidade de Jesus como Messias foi certamente estabelecida.
O Jesus Bíblico: Amor Sacrifical
De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo deu voluntariamente a Sua vida numa cruz romana há 2.000 anos, para pagar a pena por todos os nossos pecados. Seu motivo era o amor divino (Romanos 5:8). No momento em que Adão e Eva desobedeceram a Deus no Jardim do Éden, a humanidade tornou-se imperfeita e o pecado e a morte entraram no mundo. Como resultado, todas as pessoas têm uma natureza pecaminosa e nascem separadas de Deus (Romanos 3:23). Embora o resultado do pecado seja a morte, existe um remédio glorioso (Romanos 6:23) . “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito [Jesus como nosso Salvador], para que todo aquele que nele crê não pereça. mas tenha a vida eterna” João 3:16).
“O Filho de Deus tornou-se homem para permitir que os homens se tornassem filhos de Deus.”
(C S Lewis)
'O Jesus bíblico: é Deus, que veio em forma humana
O Novo Testamento revela que Jesus é Deus encarnado – Deus que veio à terra como um ser humano, mas sem renunciar à Sua divindade João 1:1-3; 1Tm. 3:16; 1 João 4:2-3; Fil. 2:7). “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (João 1:1-2). No versículo 14, a Palavra é claramente identificada como Jesus Cristo. Deus existe em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – mas Ele é um só Deus.' As três pessoas da Trindade são co-iguais, coexistentes e co-eternas. Jesus é o Filho de Deus (ou seja, subordinado em relação ao Pai), mas também Deus, o Filho (ou seja, igual em natureza ao Pai).
O ÚNICO DEUS-HOMEM
Jesus de Nazaré afirmou ser totalmente Deus e totalmente homem. (Ver Lucas 22:66-71; João 5:18; 8:58; 14:11.) Sua frase “Eu Sou” indicava que Ele era eterno e existia antes de Abraão (Êxodo 3:14)? Deus, o Pai, identificou Jesus como Seu Filho divino no batismo de Jesus (Mt 3:13-17) e em Sua transfiguração (Mt 17:1-9).
O Jesus Bíblico: Redentor e Salvador
Vida Eterna Jesus Cristo veio a terra para reconciliar Deus e o homem, entregando-se como resgate por todos (1 Timóteo 2:5-6). João Batista anunciou: “Eis! O Cordeiro de Deus [o Filho de Deus será levado ao matadouro] que tira o pecado do mundo!” (João 1:29; Isa.53:7). Jesus pagou um preço tremendo para nos oferecer a salvação eterna. Pela Sua morte e ressurreição, Ele abriu a porta do céu para todos os que crerem Nele (João 14:6). Jesus, nosso Bom Pastor, declarou: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e | conheço-os e eles Me seguem. E | dá-lhes a vida eterna, e eles nunca perecerão” ( oh 10:27-28).
O Jesus Bíblico: Você Nos Redimiu pela Graça de Deus O sacrifício de Cristo por nós demonstra o dom da graça de Deus (2 Coríntios 8:9). “A graça é o favor imerecido de Deus para com o homem.” “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós; é dom de Deus, não de obras [humanas]” (Efésios 2:8-9). Embora sejamos pessoas pecadoras (imperfeitas), podemos ter a rica recompensa de ir para o céu algum dia porque Jesus morreu em nosso lugar. Embora Deus seja um Deus amoroso, Ele também é justo. Portanto, a penalidade pelos nossos pecados teve que ser paga. de Seu profundo amor por nós, Deus nos declarou inocentes pelo precioso sangue derramado de Seu próprio Filho (Romanos 5:9; João 3:16).
O Jesus Bíblico: Ressuscitou dos Mortos e Vive Hoje
A ressurreição de Jesus, um milagre incomparável, é a principal validação da afirmação de Jesus de ser divino.” Jesus até predisse que Ele ressuscitaria dos mortos (Mateus 12:38). —40). No terceiro dia após Seu sepultamento, Seu túmulo estava vazio. Jesus retornou à vida em Seu corpo ressuscitado. Ele caminhou pela terra por 40 dias, ensinando sobre o reino de Deus diante de centenas de testemunhas oculares. (Mc 15:5-8). Então Ele ascendeu ao céu, onde está vivo hoje à direita do Pai (Marcos 16:19). Quem crê em Mim , ainda que morra, viverá” (João 11:25). Tragicamente , os cultos pseudo-cristãos promovem, sem saber, um Jesus antibíblico que não pode nos salvar (1 Timóteo 2:5). A Bíblia adverte que haverá falsos cristos e falsos evangelhos (Mateus 7:15; 24:24; 2 Coríntios 11:3-4). Portanto, devemos testar os professores e as suas mensagens (1 João 4:1-3). E devemos defender sinceramente a verdade de Deus ( Gude 3), enquanto falamos a verdade em amor (Efésios 4:15).
Duas marcas comuns de um culto são: (a) Eles acrescentam à Bíblia outro livro ou fonte de revelação do Jesus Bíblico: Deus (Judas 3-4), e (b) Suas crenças são centradas em um fundador religioso humano, santo , guru ou messias (Hebreus 12:2; 4:14; Lucas 21:8; Efésios 1:22-23).
Exemplos de falsificações Alguns exemplos de cultos e outros Jesuses falsificados são:
O “Jesus” do Mormonismo é um dos muitos deuses, um homem que alcançou a divindade através da obediência e devoção. Ele é o irmão espiritual de Lúcifer. O “Jesus” das Testemunhas de Jeová é um ser criado, a primeira criação de Deus. Ele é Miguel, o arcanjo.
O “Jesus” de Cientologia é um homem que trabalhou em direção à divindade através de níveis de conhecimento (mas nunca atingiu o nível mais elevado de cientologia). O “Jesus” da Ciência Cristã é um ser humano que demonstrou “o Cristo”, a Idéia Divina.
O “Jesus” da Igreja da Unificação é um homem que alcançou a divindade, mas não é o próprio Deus. Ele reencarnará em um país oriental. O “Jesus” do movimento Bahái é uma das diversas manifestações divinas. Ele é um dos pelo menos nove mensageiros divinos, incluindo Buda e Moisés.
O “Jesus” da Nova Era (Hinduísmo) é uma boa pessoa, sábio ou profeta habitado pelo Cristo ou “ consciência cósmica”. Ele despertou. O “Jesus” do Islã é um dos muitos profetas de Alá. Ele não é divino. Ele foi substituído pelo profeta Maomé.
O Jesus do Kardecismo não é Deus nem mesmo único salvador, no espiritismo a salvação é pelas obras, que definirá a próxima reencarnação da pessoa de acordo com obras boas ou más.
CONCLUSÃO
Abundam idéias e escritos baseados em homens sobre quem é Jesus. Mas qual Jesus nos garante a vida eterna e é digno da nossa adoração? O Jesus bíblico – pois Ele é incomparável. Como nosso Bom Pastor, Ele deu a vida pelas Suas ovelhas porque nos ama incondicionalmente. E somente Ele viajou para o território desconhecido além da morte, depois retornou à terra para nos chamar para a família de Deus. Ainda hoje, o divino Filho de Deus bate à porta dos nossos corações. Ele deseja ter um relacionamento pessoal de amor conosco agora e para sempre. Você está pronto para atender Seu chamado?
Traduzido de um folheto de TRUE-WAY TRACTS
0 comentários:
Postar um comentário