798) ANÁLISE DO TEXTO DE LUCAS 23:56.


 


I – Argumento Sectário:


A Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina que o texto de Lucas 23:56 chancela que o sábado judaico está vigente, porque as mulheres foram preparar perfumes e óleos aromáticos para o corpo de Jesus, era o dia da preparação (sexta-feira), e descansaram no sábado, em obediência ao mandamento. Portanto, DEVE ser guardado por toda a humanidade.


II – Resposta Apologética:


1. Fazendo uma análise exegética mais apurada do texto bíblico de Lucas 23:56, vemos ali como pano de fundo, um cenário cultural religioso judaico e a observação do Shabat.


2. Com relação a aquelas “mulheres judias”, não devemos esquecer que elas ainda estavam sob a autoridade da lei de Deus, a Tora e os (613 mitzvot), incluindo a guarda do Shabat, logo, elas tinham por obrigação de guardá-lo. Lembrando que elas não podiam permanecer no sepulcro após o pôr-do-sol, pois violaria o mandamento e corriam o risco de serem apedrejadas, conforme a lei.  


3. Portanto, o texto em análise não apresenta nenhuma Ordem para um cristão gentílico guardar o sábado judaico. O texto é descritivo e apenas informa que mulheres foram ao sepulcro para preparar o ungüento para embalsamar o corpo de Jesus.


4. Como esperar que aquelas mulheres judias viessem compreender imediatamente que depois da ressurreição de Jesus, cessaria a questão sobre os ritos mosaicos; como, a circuncisão, as solenidades judaicas, as primícias, o dia de pentecostes, os dias de festas, das luas novas, dos sábados. Esse entendimento veio mais tarde com o tempo. 


5. Os primeiros cristãos na sua maioria eram gregos prosélitos, gentios e judeus conversos, a figura do Templo, da Sinagoga e do sábado estava muito presente na vida da Comunidade Judaica em seus primórdios (Lc 24:53).


6. No II século, a observância do “primeiro dia” da semana já era Universal. Na medida que a evangelização missionária se espalhava, a observação das leis e costumes judaicos perdeu força e praticamente tornou-se obsoleto para a Igreja primitiva.


► VEJA O QUE DIZ:   — A lição da Escola Sabatina, do 3.º trimestre de 2010, descreve a relação dos primeiros cristãos com os preceitos cerimoniais da lei mosaica: 


✓ Todos os primeiros conversos para o cristianismo em sua maioria eram gentílicos e judeus, e o Novo Testamento não dá nenhuma indicação de que lhes tenha sido pedido que abandonassem imediatamente a prática da circuncisão ou ignorassem as tradições as festividades judaicas. Veja também a (Revista Sabatina, 1º Trim. de 1980, p. 19).


● O Pr Adventista Wilson Paroschi, Doutor em Teologia, com especialização em Novo Testamento, e professor do UNASP, frisa que esse entendimento veio com o tempo, apesar das resistências dentro da própria Comunidade Cristã judaica.


Aut. Diácono Sérgio Baeta

0 comentários:

Postar um comentário