"DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem." (Sl 14:1)
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- "Um modelo importante de argumentar corretamente para a existência de Deus é o
sermão de Paulo aos filósofos gregos em Marte Hill (Atos 17). É importante notar, primeiro, que Paulo não se envolveu no diálogo, mas pregou um sermão. Ele disse: "Pois, quando passei e observei os objetos de vossa adoração, também encontrei um altar com esta inscrição:" Ao deus desconhecido ". O que, pois, adorais como desconhecido, isto vos anuncio "(Atos 17:23). Paulo pregou aos filósofos. Ao fazê-lo, utilizou a teologia do Antigo Testamento de Deus e da criação e aplicou-a contra as falsas crenças do
epicurismo, do estoicismo e de outras filosofias sobre Deus, a natureza, o propósito, a morte e o pecado.
Por exemplo, Paulo proclamou que Deus é o Criador transcendente, pessoal e soberano pelo seu poder imperial: Deus "fez o mundo e tudo nele, sendo Senhor do céu e da terra" (Atos 17:24). Esta declaração reflete a teologia do Antigo Testamento (1: 1, Ex 20:11, Isaías 42: 5) e contradiz diretamente o ponto de vista epicurista de que tudo aconteceu pelo acaso de átomos eternos. A afirmação de Paulo também se opõe ao conceito estóico de que tudo no mundo se originou de um princípio fatalista, impessoal e
racional (o logos ).
Além disso, Paulo confrontou os epicuristas com a verdade do Antigo Testamento de que o Deus pessoal e soberano existe independentemente dos edifícios artificiais: Deus "não vive em templos feitos pelo homem" (Atos 17:24). Paulo não negou que Deus poderia manifestar sua presença em edifícios terrestres, como o tabernáculo eo templo do Antigo Testamento, mas, antes, Paulo negou que Deus precisava de edifícios físicos para
viver. Esta declaração também era verdade do Antigo Testamento. Ao refletir sobre o templo que Deus pediu a Salomão para edificar, Salomão disse a Deus: "Mas Deus habitará na terra? Eis que o céu e o céu mais alto não podem contê-lo; Quanto menos esta casa que edifiquei! "(1 Reis 8:27). E mais tarde, Isaías deu uma mensagem de Deus:
"Assim diz o SENHOR : 'O céu é o meu trono, ea terra é o meu escabelo dos pés; Qual é a casa que você poderia construir para mim, e qual é o lugar do meu descanso? "(Isaías 66: 1). O uso de Paulo da teologia do Antigo Testamento opôs-se à crença epicurista de que os deuses viviam em templos feitos com mãos humanas.
Paulo também enfocou a teologia do Antigo Testamento contra as crenças estóicas e
epicuristas sobre o dever do homem de servir os deuses adequadamente. Os estóicos ensinavam que o homem deveria viver impassivelmente aceitando e conformando-se ao destino impessoal. Eles acreditavam que se deveria viver pelo princípio da apatheia (indiferença sem paixão). Os epicuristas ensinavam que o homem deveria servir os deuses pelo princípio da atarxia (prazer mental), o que, para eles, era uma falta
de desejo por qualquer prazer. Os estóicos e os epicuristas tinham visões diferentes sobre
qual serviço aos deuses deveria parecer, mas ambos os sistemas acreditavam que os deuses precisavam do serviço do homem. Paulo não negou que o homem deveria servir a Deus, mas negou que o verdadeiro Deus precisava do serviço do homem: "nem é servido por mãos humanas, Como se ele precisasse de alguma coisa "(Atos 17:25). Paulo também poderia ter mostrado que o conceito do dever do Antigo Testamento para com Deus era uma questão de amor a Deus (Dt 6: 4-25). Independentemente disso, Paulo claramente
pregou a teologia do Antigo Testamento. O Deus verdadeiro e soberano não precisa de nada do homem:
《Eu não aceitarei um touro de sua casa ou cabras de suas dobras. Pois todo animal da floresta é meu, o gado sobre mil colinas. Conheço todas as aves dos montes, e tudo o que se move no campo é meu. Se eu tivesse fome, eu não diria, porque o mundo e sua plenitude são meus.》 (Salmo 50: 9-12)"
John MacArthur Jr. & Richard Mayhue
(DOUTRINA BÍBLICA - Um Resumo Sistemático da Verdade Bíblica. Crossway)
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