Entendendo a diferença entre o UNICISMO e a TRINDADE


 

Segundo os unicistas, Jesus é Deus. Todavia, Deus não subsiste nem coexiste em três pessoas distintas, mas Jesus era o Pai no Antigo Testamente, depois é o Filho que vem morrer por nós (daí o nome patripassionismo, ou seja, patri=pai, passio=sofrimento, então sofrimento do Pai) e finalmente Jesus retorna como Espírito Santo, ou seja, Jesus teria três modos de se manifestar. Mas conforme os cristãos que guardam a sã doutrina, Deus subsiste ao mesmo tempo em três pernonalidades, ou pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.


A essa crença já ensinada nas Escrituras, um dos pais da igreja deu o nome de TRINDADE. Embora esta palavra não se encontre na Bíblia, é ensino Bíblico que: 


1. O Pai é Deus “Recomendou-lhe Jesus: […]: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” – João 20.17 


2. O Filho é Deus “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” – João 1:1. 


3. O Espírito Santo é Deus “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentastes no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” – Atos 5:3, 4.


Natanael Rinaldi

0 comentários:

Postar um comentário