“O Führer alemão, como sempre afirmei, é um evolucionista; ele procurou conscientemente fazer com que a prática da Alemanha se conformasse à teoria da evolução.” | Sir Arthur Keith, Evolution and Ethics, Putnam, NY, EUA, p. 230, 1947
Talvez essa declaração seja polêmica, as ideias de Darwin sobre o evolucionismo foram influenciadas por ideias espiritualistas,(Darwin era amigo do espiritualista Alfred Wallace) pois o espiritualismo também crê numa evolução cósmica, a diferença do darwinismo é que a evolução é um processo imanente a matéria, enquanto o espiritualismo crê que a evolução dos seres transcende a matéria. É comum encontrarmos a crença da evolução da consciência, justamente por conta dessa diferença na cosmogonia. Teilhard de Chardin talvez seja o principal expoente do evolucionismo transcendental (Também chamada de evolução teísta). Embora o evolucionismo transcendental seja um erro, contudo apresenta uma esperança. O ateísmo fundamentalista, que se sustenta na evolução “cega” e fatalista, imanente a matéria e reducionista na visão futurística. O darwinista proselitista e materialista, comum entre os ateus que se comportam mais adequadamente como anticristãos, enxerga o cosmos como uma maquina cruel que mói a existência da vida biológica até o pó, e depois lança as cinzas numa escuridão absoluta de inexistência. É a teoria do desespero frio e inevitável, a vida perde o sentido. No nazismo, a visão era esotérica, a exaltação de uma raça superior e ariana tem suas raízes no esoterismo, e por meio dessa visão esotérica, surge a crença do evolucionismo espiritual, assim, o teísmo evolucionista apenas segue por um atalho, a mesma visão de Chardin e Wallace e outros (Blavatski, Steiner, Kardec etc.)
Um estudo cuidadoso do Novo Testamento, Cristo e Paulo e do Velho Testamento, principalmente os escritos de Moisés, nos dão uma base sólida para rejeitar o evolucionismo teísta, esotérico e o materialista.
C. J. Jacinto
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