Métodos de cura xamânica
As
tradições de cura xamânica são praticadas nas culturas pagãs por curandeiros,
feiticeiros, mágicos, bruxas, dervixes islâmicos, imãs e curandeiros
espirituais e milagrosos. Na Europa, os esoteristas misturam elementos
do xamanismo com
cultos espirituais de povos indígenas e africanos para formar uma espécie de
"neo-xamanismo", que está se tornando cada vez mais popular na
Alemanha. As "ofertas de cura" dos "neo-xamãs"
dificilmente podem ser esquecidas:
Eles instruem a fazer contato com espíritos curadores, ensinam jornadas
de transe ao "outro mundo" e usam todos os recursos possíveis para
sua "cura espiritual". Os "xamãs originais" vêm de
avião para iniciar "práticas de cura" e apresentar sua arte em
seminários e workshops. Os institutos são treinados para se tornarem
"xamãs europeus certificados". As partes interessadas podem ser
treinadas para se tornarem "conselheiros xamânicos e curadores" em
seminários de três semanas.
O currículo:
·
"Trazendo estados xamânicos de consciência,
·
Chamar e lidar com ajudantes espirituais e seres
protetores,
·
Métodos de cura espiritualistas,
·
Rituais e Cerimônias ".
No xamanismo, os processos de diagnóstico e cura ocorrem durante um
êxtase ou transe do curador,
as doenças são explicadas com a penetração de espíritos malignos no
paciente. O trabalho do curador xamânico é afastar e banir os espíritos do
doente. Magia negra, feitiçaria, culpa pessoal ou maldição são
diagnosticados como a causa da intrusão de espíritos malignos. As doenças
mentais são "perda de alma":
A alma do paciente teria sido roubada por espíritos malignos e carregada
para o mundo subterrâneo. A tarefa do xamã é encontrar seu paradeiro no
mundo espiritual para conduzir a alma de volta ao corpo. Para fazer isso,
ele empreende uma jornada de transe para o mundo espiritual.
Os métodos de cura xamânica incluem:
·
Tocar o corpo doente, impondo as
mãos sobre a cabeça ou os órgãos doentes,
·
Massagens,
·
Respiração ligada,
·
Cirurgia mental,
·
Encantamentos e poções de cura.
Em um "ritual de iniciação", poderes de cura são
transmitidos. Pacientes que realizaram um ritual de cura xamânico relatam
um "sentimento de felicidade duradouro e indescritível", que muitas
vezes é substituído por depressão e estados de confusão até psicoses.
As viagens de visualização e transe também devem ser interpretadas como
terapia xamânica:
O objetivo das viagens de visualização é o encontro do paciente com seu
"guia" espiritual ou "espírito guardião". Após certos
exercícios de transe, o paciente é sugerido a imaginar uma fantasia, por
exemplo uma "viagem leve" que o leva flutuando em direção ao sol,
onde ele encontra seus "amigos", seu "mentor" ou "anjo
da guarda":
"Seu guia espiritual agora coloca as mãos sobre a cabeça de seu eu
espiritual e age em uma bênção amorosa como um emissor, transdutor e
distribuidor de energia que é transmitida da luz através dele ou dela para seu
eu espiritual" (B. Hoffmann, Desenvolvimento do Amor, p.58f).
Para a autoterapia, também são vendidos materiais didaticos com
instruções para viagens de visualização, que podem tornar-se ainda mais
perigosas para o corpo, mente e alma quando quem procura ajuda já não consegue
encontrar o caminho de volta à realidade. A etnóloga Joan Halifax escreveu
em sua obra padrão "A outra realidade dos xamãs.
Testemunhos de
·
Mágicos,
·
Homens da medicina e visionários
·
Coletou testemunhos autênticos de xamãs de todo o
mundo,
·
Por curandeiros indianos,
·
Dançarinos de transe africanos,
·
Curandeiros esquimós,
·
Mágicos siberianos
·
E mágicos das selvas da América do Sul.
Ela descreve sua própria experiência, que aconteceu sem querer durante
uma visita ao xamã indiano Adamis, da seguinte forma:
"Uma força me puxou para a dança e o rugido. O tempo se foi. Eu
queria pular da cadeira e gritar descontroladamente. O sangue subiu à minha
cabeça até que senti como se fosse explodir de meus olhos e boca. Eu Fiquei
olhando para Adamis, e meu corpo se contraiu em violentas convulsões ... Uma
luz rodopiante percorreu meu corpo ... Eu gritei. "
Posteriormente, Joan teve de ser levantada do chão depois de "cair
no chão".
Os sentimentos de felicidade que os carismáticos descrevem quando são
jogados de costas também são conhecidos pelos xamãs e mágicos:
“Após a destruição do ego, sua dissolução, uma alegria de vida flui
através do ser humano, que une todos os fios musculares e fibras nervosas em um
único clamor de êxtase”
(Kalweit, Welt der Schamanen, p. 52).
Os fenômenos no xamanismo são claramente produzidos por demônios . Não
existe " magia branca ".
Adelgunde Mertensacker
https://www.bible-only.org/german/handbuch/Schamanische_Heilverfahren.html
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