A Heresia da Meditação Transcendental


 

Meditação transcendental

Em 1º de janeiro de 1958, o monge hindu Maharishi Mahesh Yogi (nascido provavelmente em 12 de janeiro de 1918; nome real: Mahesh Prasad Varma), discípulo de Swami Brahmananda Sarasvati ("Guru Dev"), fundou o "Movimento de Regeneração Espiritual" em Madras / Índia. Isso logo ficou conhecido nos EUA e na Europa com o nome de sua tecnologia "TM". TM - também conhecida como a "ciência da inteligência criativa" - afirma ser um método científico e ideologicamente neutro para reduzir o estresse, aumentar o desempenho, desenvolver habilidades sobrenaturais (por exemplo, "flutuar"), entre outras coisas. Na realidade, ele combina felicidade ocidental, consumismo e pensamento progressivo com um ensino Vedantico Advaita e técnica de mantra ioga.

A MT é considerada "o caminho mecânico para a realização de Deus". O objetivo é a união do humano com o ser absoluto ou "Deus" (Hindu: Atman-Brahman-Identificação) por meio da iniciação e da meditação de ioga, da qual devem fluir energias e possibilidades ilimitadas. A iniciação ocorre - na maior parte inconsciente do iniciado - transferindo a propriedade para divindades e mestres hindus, em que o professor de MT os invoca em sânscrito e faz as oferendas (flores, frutas, lenço, etc.) na frente da imagem do Guru Dev (em um puja -Pensado). A meditação "transcendental" consiste em citar um mantra secreto (principalmente um nome abreviado de um deus hindu com efeito mágico), que supostamente estabelece um campo de força de energia espiritual no meditador e em seu ambiente. Onde um por cento da população já pratica a MT, a iluminação, a paz, a diminuição do crime e uma sociedade ideal são possíveis.

Em 1973, Maharishi anunciou seu "plano mundial" para a solução de todos os problemas humanos (como resultado, "centros de planejamento mundial" em rede seriam criados). Em 1976, ele proclamou o "Governo Mundial da Idade do Iluminismo", que é hierarquicamente estruturado com professores de MT, governadores e ele mesmo no topo. TM tem cerca de 2 milhões de seguidores em todo o mundo. A Central se encontra em Seelisberg / Suíça.

Como resultado de seu totalitarismo no que diz respeito à salvação da humanidade, seu caminho hindu de iluminação, a pressão espiritual sobre seus seguidores, os danos consequentes observados, como isolamento, apatia, perda de personalidade, etc., bem como a veneração cúltica que Maharishi Mahesh Yogi foi concedido, a MT é considerada a religião da juventude do Extremo Oriente, a ser classificada como uma forma de idolatria. Está em contraste com o bíblico-cristão. Acreditar.

 

Lit .: Maharishi Mahesh Yogi: A Ciência do Ser e a Arte da Vida, 1966. - Crítico: F.-W. Haack: Youth Religions, 1979; K. Hoppenworth: Novos caminhos de salvação do Extremo Oriente, 1978; M. Mildenberger / A. Scholl: O poder das palavras doces, 1977; S. Leuenberger, Meditação Transcendental, 1999.

Lothar Gassmann

0 comentários:

Postar um comentário