Edward E. Hindson. D., D. Phil.
O Novo Testamento ensina claramente que Jesus Cristo "voltará"
(João 14: 3) ele irá "aparecer uma segunda vez" (Hebreus
9:38). Pelo menos nove termos bíblicos são usados no Novo Testamento
para descrever o retorno de Cristo.
1- Ho erchomenos. "Aquele que
vem", como em Hebreus 10:37, "Por ainda um pouco, e aquele que há de
vir virá. "
2- Erchomai. O ato de vir. Usado
freqüentemente para o retorno de Cristo. Cf. Mateus 24:30; João
14: 3; 2 Tessalonicenses 1:10; Judas 14; Apocalipse 1:
7; 22:20.
3- Katabaino. Para "descer"
ou descer, como em 1 Tessalonicenses 4:16, "Para o O próprio Senhor
descerá do céu com um grito. "
4- Heko. Resultado da vinda de
alguém, ter "chegado", como em Apocalipse 3: 3, "Eu virei como
um ladrão. "
5- Parousia. Denota chegada e
presença (de um governante), como em 1 Tessalonicenses 2:19, "Pois qual é
a nossa esperança, ou alegria, ou coroa de júbilo? Não estás na presença de
nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? "
6- Apokalupsis. Significa "revelar"
ou "descobrir". Renderizado "aparecendo"(1 Pedro 1: 7)
ou "vinda" (1 Coríntios 1: 7) ou"revelação"(Apocalipse1:1). Envolve
a revelação de Sua glória divina.
7- Phaneroo. Para
"aparecer" (João 21: 1) ou ser "manifesto" (1 João 3:
5). Como em 1 João 3: 2: "Ainda não se manifestou o que haveremos de
ser. Mas sabemos que, se ele há de ser manifestado, seremos como ele; pois
nós o veremos como ele é. "
8- Epiphaino. Para
"aparecer" em plena luz ou visibilidade. Denota o
"brilho" de Sua vinda (2 Tessalonicenses 2: 8) e a glória "daquele
dia ... a todos os que o amam aparecendo
"(2 Timóteo 4: 8)
9- Horao. Para "ver com os
olhos" ou "aparecer" visivelmente, como em Hebreus 9:28, "e
aos que o aguardam ele aparecerá segunda vez. "
NATUREZA DE SUA VINDA
A Bíblia prediz o retorno pessoal literal de Jesus Cristo para arrebatar
Sua igreja, para julgue o mundo e estabeleça o Seu Reino na terra. Às
vezes, isso é descrito como um grande evento. Outras vezes, é claramente
dividido em fases distintas.
1- Pessoal. O pronome intensivo
"ele mesmo" significa o Senhor e nenhum outro, como em 1
Tessalonicenses 4:16, "Porque o mesmo Senhor descerá do céu."
2- Literal. Ele retornará conforme
ascendeu literalmente. Atos 1:11 promete: "Este mesmo Jesus, que foi
tirado de você, virá da mesma maneira que você viuele vá para o céu ”.
Apocalipse 1: 7 promete que“ todo olho o verá ”.
3- Gloriosa. Ele retornará na glória
de Sua divindade. Mateus 16:27, "na glória de seu Pai. "Mateus
25:31," em sua glória. "Mateus 24:30," ... grande glória. "
4- Poderoso. Jesus voltará na
"glória do seu poder" (2 Tessalonicenses 1: 9).
Ele empregará anjos de poder (1: 7) para estabelecer Seu Reino na terra enquanto Ele vem com Sua escolta celestial
angelical (Mateus 25:31).
HORA DE SUA VINDA
A maioria dos evangélicos concorda quanto à natureza do retorno de
Cristo, mas há
desacordo sobre o tempo de Sua vinda. Observe esses aspectos-chave
do tempo de nosso Senhor Retorna:
1- Futuro. Toda a ênfase do Novo
Testamento aponta para um futuro retorno de Cristo. Ele prometeu "Eu
voltarei" (João 14: 3). Os anjos prometeram que Ele voltaria (Atos
1:11). Os apóstolos ensinaram a certeza de Seu retorno futuro (Filipenses 3:20; Tito 2:13; 2 Pedro 3: 3-8;
1 João 3: 2-3).
2- Progressivo. O tempo presente de
"vem" em 1 Tessalonicenses 5: 2 indica que Ele está em processo de
vir novamente, marcando o constante, ininterrupto movimento do tempo em direção
a esse determinado dia. Hebreus 10:37, "Por enquanto, e o que há de
vir virá e não tardará. "
3- Iminente. O retorno de Cristo é
sempre descrito como potencialmente iminente ou "à mão" (Apocalipse
1: 3; 22:10). Cada geração de crentes é avisada para ser pronto para a Sua
vinda. Lucas 12:40, "esteja ... pronto também: porque o Filho do
Homem vem em uma hora você pensa que não. "Os crentes são constantemente
instados a procurar a vinda do Senhor (ver Filipenses 3:20; Hebreus 9:28; Tito
2:13; 1 Tessalonicenses 5: 6).
4- Distante. Da perspectiva de Deus,
Jesus virá a qualquer momento. Mas do perspectiva humana já se passaram
quase 2.000 anos. Jesus deu a entender isso em o Sermão do Monte na
ilustração do homem que viajou para um "distante país "(céu) e se
foi" por muito tempo "(Mateus 25:19). Pedro também implica isso em
sua previsão de que os homens começarão a zombar da segunda vinda depois de um
longo período de tempo (2 Pedro 3: 8-9).
5- Sem data. Embora o Arrebatamento
seja o próximo grande evento no calendário profético, não tem data, assim como
a gloriosa aparição de Cristo. Jesus disse: "Mas daquele dia e hora
ninguém conhece, nem mesmo os anjos do céu "(Mateus 24:36). Mais tarde ele
acrescentou: "Não vos pertence saber os tempos ou as estações" (Atos
1: 7).
6- Inesperado. A massa da humanidade
não estará procurando por Cristo quando Ele retorna (Mateus 24:50; Lucas
21:35). Eles estarão dizendo, "paz e segurança", quando pego
despreparado por Seu retorno. Tão inesperado será o Seu retorno que,
"como um laço cairá sobre os que habitam em toda a face da terra
"(Lucas 21:35).
7- Repentino. A Bíblia avisa que
Jesus virá "como um ladrão de noite (e) então destruição repentina
"virá sobre o mundo incrédulo (1 Tessalonicenses 5: 2-3). Seu retorno
para a Noiva ocorrerá em um flash: "em um momento, em um piscar de um olho
... pois a trombeta soará, e os mortos (os crentes) ressuscitarão incorruptível,
e nós (os crentes vivos) seremos transformados ”(1 Coríntios 15:52).
DOIS ASPECTOS DE SUA VINDA
A Segunda Vinda de Cristo é uma série de eventos que cumprem todas as
profecias do tempo do fim.
Isso inclui previsões da vinda de Cristo para Sua Igreja e com Sua
Igreja. Os pré-tribulacionalistas geralmente dividem a Segunda Vinda em duas
fases principais: o Arrebatamento do Igreja e a gloriosa aparição de Cristo.
O Arrebatamento (ou tradução) da Igreja é freqüentemente comparado ao "Arrebatamento"
de Enoque (Gênesis 5:24) e Elias (2 Reis 2:12) ou a ascensão de Cristo (Atos 1:
9), todos os quais foram "levado" para o céu. A Bíblia afirma
claramente: Pois o próprio Senhor descerá de céu, com um alto comando, com a
voz do arcanjo e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós que ainda estivermos vivos
seremos apanhados
para cima (grego, harpazo) com eles nas nuvens para encontrar o Senhor
nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre "(1
Tessalonicenses 4: 16-17, itálico adicionado). A esperança da Igreja é o
Arrebatamento. Ela aguarda o Salvador que está vindo para Sua noiva. A
Igreja não espera a destruição do mundo como os incrédulos, ela espera um Pessoa. Pedro
explica que o mundo atual está "reservado para o fogo, sendo guardado para
o dia de julgamento e destruição de homens ímpios (2 Pedro 3: 7, itálico
adicionado). Enquanto a Igreja é advertida para se preparar para o
sofrimento e perseguição ao longo da Era da Igreja, ela não é como a objeto da
ira final de Deus.
A Igreja tem a promessa de que a "vinda do Senhor" resultará
em ela ser "reunida
juntos "(em grego, episunagoges) nele" (2 Tessalonicenses 2:
1). 2 É esta promessa do
Arrebatamento, não a Ira, que está em vista em Apocalipse 3:10, "Eu
te guardarei de (grego, ek" fora de ") a hora da prova que virá sobre
o mundo inteiro." Observe que a Igreja deve ser guardada de não
passar, a hora da tribulação. Devemos esperar que Jesus venha do céu para “livra-nos
da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1:10).
O Arrebatamento levará aqueles que morreram em Cristo ao longo dos
séculos e aqueles crentes que estarão vivos quando Ele retornar. Isso
ocorrerá no futuro. Jesus disse: "O tempo é virá quando todos os que
estão na sepultura ouvirão a Sua voz e sairão ”(João 5:28). Os crentes são
retratados como sendo ressuscitados para a vida (primeira ressurreição) para
reinar com Cristo mil anos (Apocalipse 20: 4-5).
Não pode haver dúvida de que a Bíblia ensina um Arrebatamento
("arrebatado" ou "ajuntamento juntos ") da Igreja. Os
amilenistas e os pós-milenistas erram totalmente esse ponto. será um
Arrebatamento, ou 1 e 2 Tessalonicenses precisam ser removidos do Novo
Testamento! o a única questão real é quando isso ocorrerá?
A ORDEM DO ARREBATAMENTO
Ao combinar João 14:13, I Tessalonicenses 4: 13-18 e 1 Coríntios 15:
51-53, Tim LaHaye sugere a seguinte sequência de eventos:
1- Jesus Cristo desce do céu (João 14:
1-3; I Tess. 4:16).
2- Ele vem para nos receber (igreja) para
Si mesmo (João 14:13).
3- Ele vem em um "piscar de
olhos" (1 Cor. 15:52) com um grito e o toque de trombeta de Deus (1 Tes.
4:16).
4- ressuscita
os crentes que "adormeceram" na morte (1 Tes. 4: 14-15).
5- Aqueles que estão vivos naquele tempo
serão "arrebatados" (Arrebatamento) com os ressuscitados Igreja nas nuvens (1 Tes.
4:17; 1 Cor. 15: 51-53).
O arrebatamento será seguido por:
1- Tribunal de Cristo (Romanos 14:20; 1
Cor. 3: 11-15; 2 Cor. 5:10) e
2- Ceia das Bodas do Cordeiro (Ap 19:
7-9).
Esses dois eventos precedem o retorno de Cristo em poder e glória no
Armagedom (Apoc. 19: 11-21).
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