Jacob Boehme (1575-1624) foi um Sapateiro
e escritor, desenvolveu um sistema teosófico abrangente ( teosofia ) baseado
em experiências visionárias ("visão central" mística no mistério de
Deus e de todas as criaturas) , que está ligado às Sagradas Escrituras,
mas vai muito além delas e contém muitos conceitos esotéricos e uma grande influência de do gnosticismo e neoplatonismo por exemplo:
·
Alquimia,
·
Espiritualismo,
·
desenvolvimento evolutivo de Deus e do mundo,
·
Divisão do céu e do inferno em níveis e hierarquias
de espíritos.
Böhme nega a justificação por meio da
morte sacrificial de Jesus Cristo e, em vez disso, ensina um novo nascimento no
sentido de uma transformação espiritual por meio da luz da natureza e do
Espírito Santo. Muitos pietistas seguiram Böehme sem, é claro, adotar seu
sistema como um todo. A influência de Boehme no pietismo radical
e também no pietismo mais
moderado não deve ser subestimada. O historiador da igreja Armin
Sierszyn diz:
"A influência de Boehme na
história das idéias é enorme. A ortodoxia o combate, pietistas radicais,
panteístas, maçons e esoteristas se sentem ligados a ele ... O quieto Jakob
Böhme, que aderiu à igreja luterana por toda a vida, torna-se ... o pai do
pietismo radical ou entusiasta. "
( L. Gassmann, Pietismus woin?, 2003.)
A teosofia desenvolvida por Boehme é
mais inclinada aos conceitos cristãos (por influencia da teologia luterana) é
pois o único místico de linha protestante a ter uma influência que ultrapassa o
tempo. Boehme negou o sacrifício por expiação e a redenção pelo sangue de
Cristo, embora não tenha negado de certa forma, a sua divindade e a sua
encarnação como o Verbo de Deus, por esse motivo, o sistema de Boehme é mais
perigoso e sutil, embora de certa forma, como Madame Guyon, há muitas idéias que
podem ser verdadeiras, outras são apenas interpretações alternativas a temas
complexos como a teodiceia. A teosofia de Boehme é diferente da teosofia de
Blavatski, que mergulha no paganismo para buscar respostas espirituais, a
reação contra isso veio de Rudolf Steiner, criador da antroposofia que abandonou a visão de
Blavatski e adotou uma visão cristã, o sistema da antroposofia é mais inclinado
a fé cristã, embora Steiner ainda seja um esotérico. Esses movimentos sincréticos
apenas adotam as velhas abordagens do neoplatonismo e do gnosticismo, devemos
tomar cuidado com esse movimentos heterodoxos, pois são fontes em ebulição que
espiritual que promovem heresias perigosas.
C. J. Jacinto
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