Jacob Boehme (Pai do Teosofismo Primitivo)


 

 

Jacob Boehme (1575-1624) foi um Sapateiro e escritor, desenvolveu um sistema teosófico abrangente ( teosofia ) baseado em experiências visionárias ("visão central" mística no mistério de Deus e de todas as criaturas) , que está ligado às Sagradas Escrituras, mas vai muito além delas e contém muitos conceitos esotéricos e uma grande influência de do gnosticismo e neoplatonismo por exemplo:

·         Alquimia,

·         Espiritualismo,

·         desenvolvimento evolutivo de Deus e do mundo,

·         Divisão do céu e do inferno em níveis e hierarquias de espíritos.

Böhme nega a justificação por meio da morte sacrificial de Jesus Cristo e, em vez disso, ensina um novo nascimento no sentido de uma transformação espiritual por meio da luz da natureza e do Espírito Santo. Muitos pietistas seguiram Böehme sem, é claro, adotar seu sistema como um todo.  A influência de Boehme no pietismo radical e também no pietismo mais moderado não deve ser subestimada. O historiador da igreja Armin Sierszyn diz:

"A influência de Boehme na história das idéias é enorme. A ortodoxia o combate, pietistas radicais, panteístas, maçons e esoteristas se sentem ligados a ele ... O quieto Jakob Böhme, que aderiu à igreja luterana por toda a vida, torna-se ... o pai do pietismo radical ou entusiasta. "

( L. Gassmann, Pietismus woin?, 2003.)

A teosofia desenvolvida por Boehme é mais inclinada aos conceitos cristãos (por influencia da teologia luterana) é pois o único místico de linha protestante a ter uma influência que ultrapassa o tempo. Boehme negou o sacrifício por expiação e a redenção pelo sangue de Cristo, embora não tenha negado de certa forma, a sua divindade e a sua encarnação como o Verbo de Deus, por esse motivo, o sistema de Boehme é mais perigoso e sutil, embora de certa forma, como Madame Guyon, há muitas idéias que podem ser verdadeiras, outras são apenas interpretações alternativas a temas complexos como a teodiceia. A teosofia de Boehme é diferente da teosofia de Blavatski, que mergulha no paganismo para buscar respostas espirituais, a reação contra isso veio de Rudolf Steiner, criador da  antroposofia que abandonou a visão de Blavatski e adotou uma visão cristã, o sistema da antroposofia é mais inclinado a fé cristã, embora Steiner ainda seja um esotérico. Esses movimentos sincréticos apenas adotam as velhas abordagens do neoplatonismo e do gnosticismo, devemos tomar cuidado com esse movimentos heterodoxos, pois são fontes em ebulição que espiritual que promovem heresias perigosas.

 

C. J. Jacinto

 

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